Smiles Volta Atrás e Diz Que Houve Falha no Sistema Após Cobrança do Ministério Público. Você Acredita Nisso?

18 de July de 2013 | Por | 13 Comentários More

Após o Ministério Público do Distrito Federal ter anunciado que investigaria a Gol e o Smiles, o Smiles localizou uma “falha em seu sistema” que fazia com que o seu associado tivesse que pagar mais milhas para emitir uma passagem em parceiro do que o próprio site anunciava que devia ser cobrado.

Leia este post e entenderá o que estava acontecendo.

Diante da “falha” localizada só agora, prometeu devolver as milhas cobradas a mais de quem emitiu passagens em parceiras com cobrança de milhas superior ao da tabela do site.

Devem achar que o Ministério Público e seus associados são tão incompetentes como eles foram em detectar essa falha, ou seja, gastando mais de 1 mês no processo de busca…

Vários sites/blogs relevantes anunciaram as mudanças, o perfil da Gol no Twitter foi informado e respondeu que era direito do Smiles mudar as regras a qualquer momento. Ciente já estavam, e ficaram esse tempo todo só procurando onde esse pequeno erro que viola as regras do próprio Smiles estava ocorrendo?

Desculpa, não acredito nisso. Também não fico satisfeito com apenas esse anúncio de devolução com intenção de encerrar o caso. O consumidor deve ser protegido do abuso do poder econômico e esse abuso punido. Se não continuaremos com as múltiplas tentativas de “falhas” para ver se colam sem causar nenhum tipo de reação dos órgãos de defesa. Isso porque eles se garantem quando a coisa é só entre 1 consumidor e o departamento jurídico da cia aérea.

Bem que o Ministério Público podia também investigar alguns programas de fidelidades de bancos também.

Sinceramente, me entristece muito e me faz desacreditar no país quando vejo uma cia de capital aberto alegar falha de sistema (não identificada por mais de um mês e que afetou cerca de 4 mil consumidores) tão facilmente.

E os tantos que deixaram de emitir porque não tinham mais o número de milhas pedidos pelo Smiles nesse último mês? Falhas como essas fazem corar empresas que se preocupam com sua imagem e com seus consumidores.

Aproveite e emita sua passagem se já tiver milhas suficiente antes que a “falha” se transforme em regra de verdade. Depois disso, pense bem aonde você vai depositar suas milhas no futuro.

Obrigado ao Marcelo pela dica da identificação do erro pelo Smiles!

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Category: Consumidor, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (13)

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  1. RABUGENTO (@RABUGENTO) says:

    Mais uma daquelas tentativas de “se colar”.

    A TAM é outra que mostra uma quantidade nas regras e na hora da compra aumenta em muito as milhas a serem usadas principalmente na “executiva”

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    Wilian Delatorre respondeu:

    Estamos em um mato sem cachorro!

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  2. Carlos says:

    E eu me pergunto: qual seria o melhor programa de milhagem ?

    Estou no AADvantage há mais de 15 anos (talvez 20) e, em algumas oportunidades, com promoção conjunta com Citibank, tem havido promoções interessantes, como 30.000 milhas round-trip que daria direito para ir até Honolulu.

    E os demais programas ?

    Eu realmente gostaria de ter um parâmetro para comparar.

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    Wilian Delatorre respondeu:

    Continue trabalhando com o Aadvantage. Apesar da pouca opção de envio via cartões de crédito é um programa que está sempre buscando melhorias e não trata o consumidor de bobo como os programas nacionais. Eu estou bem satisfeito com o Lifemiles da Avianca pois consigo enviar os pontos do AMEX Platinum de maneira rápida e prática, fora que posso emitir bilhetes na Avianca com milhas reduzidas e ou membros Star Alliance.

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  3. Sandra says:

    No começo desse mês eu resgatei uma passagem GRU-Paris com milhas do Smiles pela Air France e paguei 95.000 pontos ida e volta, quando o anunciado no site é 70.000. Graças à sua informação, acabei de ter um resultado prático: entrei em contato com o Smiles, via chat, e prometeram que receberei os pontos pagos a mais de volta.
    Curioso é que a atendente nem sabia do que se tratava, após falar com o supervisor disse que vão “tomar as providências cabíveis”. Vou torcer para receber mesmo.
    Só eu acho que essa restituição deveria ser espontânea e não “a pedido”.
    obrigada pela dicas.
    Sandra

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  4. Virginia Lucia says:

    Corri para reservar logo meu bilhete, antes que mudem as regras novamente. Porém, há algum problema no site e não se consegue emitir bilhete de parceira. Consegui a emissão, sem cobrança de tarifa, de uma das pernas. Quando fui efetuar a emissão da segunda perna (após transferência de milhas do cartão) a Central, surpreendentemente, não consegue efetivar a reserva de voo que está disponível no site. Tem alguma coisa estranha…já aconteceu com alguém?

    Responder

    Eduardo respondeu:

    Acabo de passar pelo mesmo. Estou tentando emitir pelo site um trecho interno nos EUA com a Delta e está dando erro toda hora! Vou tentar amanhã pelo telefone…

    Responder

    Eduardo respondeu:

    Consegui, pelo próprio site. Bilhetes emitidos: SFO-JFK com a Delta por 12.500 milhas cada!

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  5. Antonio says:

    Boa noite a todos,
    Eu já não viajo mais ao exterior com milhas a muitos anos pela TAM e Gol (e seus “parceiros”), prefiro pagar passagens pela AA, AirFrance e outras, pelo menos a gente não se sente tratado como palhaço.
    No Brasil ainda uso o Smiles, Tam nem entro no site.

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  6. André says:

    Tenho pontos em cartões Bradesco, Santander e Caixa, para quais programas de milhas consigo transferir além de Smiles e Tam ?

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  7. Jackson says:

    Olá, Rodrigo!
    Vc já tem alguma opinião acerca do Clube Smiles, lançado recentemente? R$360(por ano) por um bilhete só não parece muito atraente,não?Não sei se vc pode “acelerar” o crédito de pontos. A verdade é que comecei a considerar isso porque a qtde.de milhas necessárias para fazer uma perna para ou da Europa é bem “melhor” via Smiles,além de vc ter alternativa de usar Iberia ou AirFrance, que o “Fudelidade”. Que vc acha? Saudações!

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    Rodrigo Purisch respondeu:

    Jackson,
    Não gosto de poupança de longo prazo em milhas, ainda mais em um programa onde as regras andam mudando com muita facilidade.
    Para quem viaja mais internacionalmente, hoje nem o Smiles e nem o Fidelidade/Multiplus são grandes opções.
    360 reais pode ser muito ou pouco dependendo da promoção de milhas e do preço no momento da emissão.
    Um abraço

    Responder

    Jackson respondeu:

    Obrigado pela resposta. Sei que nenhum dos 2 – Smiles e Fidelidade,são opções boas. Em sua opinião, quais as cias.aéreas oferecem o melhor programa de recompensas atualmente, para a Europa?

    Responder

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