Smiles/Gol e Flying Blues Air France/KLM: Regras de Acúmulo de Pontos

5 de May de 2009 | Por | 64 Comentários More

Desde 01 de maio os associados Smiles podem acumular milhas nos vôos da Air France e KLM e os associados Flying Blue nos vôos Varig e Gol como já falamos neste post aqui. De 01 de maio a 31 de julho de 2009, as milhas acumuldas nos novos parceiros são depositadas em dobro.

Mas no mundo das milhas, nem tudo é tão simples assim. Você deve ficar atento a tarifa que você comprou para saber se você terá direito ao acúmulo de milhas e de quanto será esse acúmulo.

Acumulando Milhas Voadas na Air France/KLM no Smiles

Nas tarifas primeira classe, acumula-se 150% das milhas voadas, nas da executiva (Premium e Alizé) 125% e na econômica 100% das milhas voadas, mas apenas nas tarifas com classe de reserva Y,B,R,K,M,H,Q,V,R,X,L,T.

O acúmulo é possível em todos os vôos operados pela Air France (AF) ou KLM (KL), desde que nas classes de reserva acima, não sendo possível acumular em vôos Code Share (têm código AF ou KL, mas são perados por outras cias). Nada ainda da Air Europa na parceria. Mínimo de 1000 milhas por trecho voado.

As milhas acumuladas em vôos Air France/KLM não são contabilizadas para upgrade de status elite no programa Smiles e nelas não são aplicados os bônus elites dados aos portadores de cartões Smiles Diamante, Ouro e Prata.

Acumulando Milhas nos Vôos Varig e Gol no Flying Blue

Se você voar na classe Comfort (classe de reservas C e D), terá direito a acúmulo de 125% das milhas voadas. Voando na econômica você terá direito a acumular 100% das milhas voadas nas classes de reserva Y,S,K,M,H,Q,L e V, 75% nas classes T,F e U, 50% nas classes J e W e 25% nas classes P e E. Tarifas na classes A,N,G,Z,X,I,R,B,P,O e Z não acumulam milhas.

Mínimo de 750 milhas por trecho e todos os vôos G3 (Varig e Gol) permitem acúmulo de milhas desde que respeitadas as classes de reserva.

Nenhuma das cias ainda liberou as regras de emissão de passagens nos novos parceiros que inicia-se em 01 de julho

Portanto, se você for associado Flying Blue e estiver interessado  em acumular em vôos Varig/Gol vai ter que ficar atento a qual tarifa você está adquirindo.  A informação sobre a classe de reserva no site da Gol encontra-se no topo do campo regras tarifárias que aparece ao final da página que contém os vôos selecionados. Algumas tarifas chamadas de programadas do novo perfil de tarifas da Gol e que pontuam 100% das milhas voadas no Smiles podem pontuar menos que isso no Flying Blue. Atenção então!

se você é associado Smiles e quiser pontuar em vôos Air France/KLM você tem verificar a tarifa, principalmente em vôos promocionais dentro da Europa (muitas mesmo não permitem acúmulo de milhas). Já na página que descreve as promoções no site da Air France para o Brasil, fica exposta a classe de reserva da tarifa promocional e ao lado das opções de vôo no momento da busca inicial aparece a  classe da tarifa à direita.

Olha, pessoalmente prefiro muito mais que um programa de fidelidade se associe a uma aliança aérea, como vai fazer a Tam no futuro, do que essas parcerias que nossas cias possuem hoje em dia. As restrições ao acúmulo de milhas nas alianças são levemente menores, mas mesmo em tarifas mais baixas, no caso de se possuir status elite no seu programa, as vantagens de franquia de bagagem, acesso a poltronas melhores e a salas vip continuam valendo, apesar do acúmulo de milhas poder sofrer restrições, coisas que não acontecem nessas parcerias. Mas qualquer parceria no Smiles é bem vinda diante do hiato formado após o abandono da Star Alliance e dos vôos próprios internacionais.

Obrigado ao Fábio pela dica do post!

Tags: , , , , ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (64)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. jefferson says:

    olá rafael.
    estou entrando em contato com a smiles, pelo visto vai ser isso mesmo que vc comentou, falando que minha passagem nao pertence a regra para pontuacao. eu entrei no site da smiles e ate salvei a pagina dizendo que se aculuma 100% das milhas voadas, agora minha duvida ;e o seguinte, queria saber onde tem uma tabela de milhas falando que do rio a amsterdan – ida e volta – da 20 mil milhas ou mais ou menos.. vc sabe me falar?

    Responder

    Rafael respondeu:

    Essa tabela não existe, ou até existe mas você vai ter que buscar no site da Air France quantos pontos você acumularia no programa deles, de acordo com a classe tarifária. Uma perna Rio x Europa costuma pontuar 7000 na econômica..mas as vezes entra 50% ou 25% desse valor, mas se não entrou nem perde tempo…

    Responder

  2. jefferson says:

    rafael..
    será minha um pergunta… eu prometo
    na acao vc ja pediu 20 mil milhas de cara.. ou pediu conforme a tabela de 100 % do voado e tambem pediu danos morais mas foi indeferido ?
    valeu..

    Responder

  3. Erika says:

    Pessoal,

    Seguindo o exemplo do Rafael, eu e meu marido entramos com um processo contra a GOL pedindo as milhas Smiles de nosso voo para Paris (Juizado Especial). Foram dois processos separados. PEdimos R$1.000,00 + 20.000 milhas. Eu ganhei o R$1.000 e as milhas referentes aos voos (7.570 milhas). Meu marido ganhou apenas 7.500 milhas, sem o dano moral (o juiz foi diferente do meu).
    Entramos com o processo em agosto e em dezembro saiu a sentenca.
    Vale a pena correr atrás dos nossos direitos.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.