Star Alliance: Avianca, Taca e Copa Dentro e Tam Fora?

10 de November de 2010 | Por | 67 Comentários More

Vários artigos na internet dão conta que a Star Alliance deve anunciar uma nova estratégia para a sua ação na América Latina, dentre elas o anúncio de novas cias associadas.

Notícia publicada no Valor Econômico especula que será feito em breve o anúncio da entrada da Avianca/Taca (não fala claramente da Avianca Brasil) e da Copa na Star Alliance.

Se isso se confirmar, a Tam (que um dia ainda deve se chamar Lan Brasil) estaria mesmo com as duas pernas fora da Star Alliance e viria a se juntar a Lan na Oneworld no futuro. A Tam teria assim uma das passagens mais rápidas por uma aliança nos últimos anos (processo que é muito caro).

Tendo essse mesmo quadro em vista, o Brasil passaria de novo a não ter uma cia aérea com cobertura nacional dentro da Star Alliance. Em resumo, quem voa muito no Brasil e gosta de usar o status acumulado em vôos e nas salas vips da Star,  ficaria órfão mais uma vez (Varig já foi Star Alliance). Vai que nessa a Avianca não decide ir as compras no Brasil mesmo?

A Tap, por sua vez, teria o risco de perder a parceria com a Tam e ao mesmo tempo passaria a ser uma das principais opções para a Europa para quem quer voar Star Alliance (Swiss e Lufthansa são da mesma aliança, mas operam menos vôos partindo do Brasil). Mais complicado seria se a Tap fosse comprada em um eventual processo de privatização por uma British, por exemplo. Assim a Star teria poucas opções para a Europa partindo do Brasil em virtude da lentidão do grupo Lufthansa em apostar mais em terras brasileiras.

Juntar a Copa e a Avianca/Taca na mesma aliança reduz a chance das duas continuarem a concorrerem em preço no Brasil.

E nós consumidores brasileiros? Não dá para afirmar, mas acho que saimos perdendo com essas mudanças. Pelo menos quem gosta das boas opções que a Star Alliance oferece no exterior.

Atualização: Confirmado a entrada da Avianca/Taca e da Copa na Star Alliance. Só falta a Tam pedir para sair…

Neste comentário, eu explico melhor porque penso que a Tam estaria com as duas pernas fora da Star Alliance.  Mas não há nada confirmado ainda e tudo é apenas expeculação.

Tags: , , , , ,

Category: Aliança Aérea, Cias Aéreas, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (67)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Ronnie Oyama says:

    Olá Rodrigo, como não achei e-mail para enviar uma pergunta, vou fazer por aqui.

    Ontem, 12/12 passei pela área internacional do aeroporto de Curitiba e vi que estão adiantadas as obras de instalação do Free Shop. Fiquei curioso pois atualmente temos voos da Pluna e Gol para Assuncion, Buenos Aires e Montevideo. Será que só esses vôos justificariam a instalação de um free shop em CWB? ou as empresas estariam pensando em colocar mais saídas aqui do Sul… Seria uma boa podermos sair daqui direto para a Europa ou EUA sem precisar ir para Sao Paulo ou Rio. Como a TAP e a AA estão abrindo rotas, Curitiba poderia concentrar esses voos aqui do PR e de SC. Abraço

    Responder

  2. Luciano says:

    Star Alliance atrae a Lan Airlines para continuar en Sudamérica
    La compra de Lan sobre su par brasileña TAM dejó a Star sin su único miembro sudamericano.
    por Bloomberg News – 14/12/2010 – 08:11
    Vota: 12345Resultado: 0 votos Compartir 12La asociación de aerolíneas Star Alliance dijo que está buscando atraer a Lan Airlines del grupo Oneworld pues la adquisición de TAM, por parte de la firma aérea chilena, amenaza con eliminar su único miembro sudamericano.

    “Creemos que Star tiene una muy buena propuesta”, dijo hoy Jaan Albrecht, jefe ejecutivo de la alianza, a periodistas en Queenstown, Nueva Zelanda. “Estamos bastante seguros de que tenemos una posición líder en Latinoamérica”.

    Lan no ha decidido si permanecer en Oneworld con aerolíneas como British Airways y American Airlines, de AMR Corp., tras su adquisición de TAM, miembro de Star. En la alianza Star están United Continental Holdings y Singapore Airlines. La combinación de Lan y TAM, que se llamará Latam Airlines, será la mayor aerolínea en Latinoamérica.

    Funcionarios de Star están hablando a ejecutivos de Lan y TAM, dijo Albrecht. Antes de Tam, con sede en Sao Paulo, la alianza no había tenido un miembro sudamericano desde que se fue Varig en 2007. Aerovías del Continente Americano, conocida como Avianca y con sede en Bogotá, y Copa Holdings, con sede en la ciudad de Panamá, tienen previsto incorporarse al grupo en 2012.

    Los representantes de Lan no estaban disponibles para comentarios, dijo hoy un funcionario de relaciones públicas desde Santiago.

    Aerolíneas Argentinas, la quinta aerolínea más grande de Sudamérica, dijo el mes pasado que se incorporará a la alianza SkyTeam encabezada por Delta Air Lines y Air France-KLM Group.

    Tam es la mayor aerolínea de Sudamérica por cantidad de pasajeros, transportando anualmente 29 millones de viajeros en 2009, según datos de International Air Transport Association. Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA, también con sede en Brasil, es la segunda con casi 28 millones, seguida de Lan, con 15 millones, y Avianca, con 9 millones.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Só esqueceram de citar que A Avianca/Taca, além da Copa foram convidadas para a Star…

    Responder

  3. Dani Polis says:

    Bom dia, Rodrigo! Ressucitando o tópico, mas é que como agora vou voar para os EUA de Avianca, me veio a dúvida… Já estão valendo créditos de milhas voadas na Avianca em outros parceiros da Star Alliance? Eu tenho o programa da United, e seria bem mais interessante creditá-lo lá.

    Obrigada

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    A Avianca ainda não está na Star Alliance.

    O interessante é que o programa da Avianca (o Lifemiles) permite acúmulo em vôo United. Já o Mileage Plus só permite acúmulo em vôos Taca…
    http://www.united.com/page/article/0,6722,51762,00.html

    Por via das dúvidas cheque junto ao Mileage Plus da United se estão aceitando Avianca também.

    Responder

    Dani Polis respondeu:

    Obrigada pela rápida resposta, e pela ajuda também!

    Vou verificar se os vôos da Avianca podem ser creditados na United, e posto aqui a resposta. Pode ajudar outras pessoas também!

    Como a viagem ainda é em novembro, tenho algum tempo para acompanhar as próximas notícias…

    Obrigada mais uma vez!

    Responder

    Dani Polis respondeu:

    Achi isso aqui também no site da Star Alliance:

    http://www.staralliance.com/en/press/cmavta-prp/

    Segundo a matéria, a integração total deve acontecer em meados de 2012 =)

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.