TAM: Brasil Airpass e South America Airpass

14 de January de 2009 | Por | 19 Comentários More

A Tam está lançando a versão 2009 do Brasil Airpass e do South American Air Pass, passes voltados para quem mora fora do Brasil e deseja fazer um tour pelas bandas de cá.

Brasil Airpass

Funciona tendo como base cupons, sendo que cada cupom corresponde a um vôo em classe econômica. Você pode comprar de 1 a 9 cupons, mas o preço será o mesmo comprando de 1 a 4 cupons. Ao comprar o conjunto de cupons, você deve escolher uma classe de reserva (não confundir com classe de serviço) entre as 4 disponíveis, o que refletirá no preço e possivelmente na maior disponibilidade de assentos nos vôos para quem optar por uma classe mais cara.

Para a compra desse passe é necessário que tanto a compra como a emissão seja realizada no exterior (não adianta chegar no Brasil e tentar emitir esse passe) e que se compre uma passagem internacional com início fora do Brasil com destino a uma cidade brasileira. O segundo pré-requisito é que o passe seja conectado a esse bilhete internacional.

Caso você opte por um vôo internacional operado e vendido pela Tam ou Tam Airlines (antiga Tam Mercosul), acabará pagando um pouco menos pelo passe. De acordo com a classe de reserva, o passe pode sair a partir de 551 a 842 USD ( 1 a 4 cupons) chegando  até a 1241 a 2001 USD (9 cupons). Se você optar por um vôo internacional de uma cia que mantenha acordo interline com a Tam ou vôo Tam code share (operado por outra cia e vendido pela Tam como dela devido a acordos operacionais) o passe parte de 635 a 926 USD ( 1 a 4 cupons) chegando  até a 1511 a 2201 USD (9 cupons). O tempo máximo para uso dos cupons é de 30 dias a partir do primeiro vôo.

A franquia de bagagem utilizada nos vôos do passe é a mesma do vôo internacional, a taxa de mudança de datas de vôos ou cancelamento é de 100 USD e não é possível mudar as rotas depois de emitido. Existe uma série de outras regras que você deve ler antes de procurar seu agente ou loja Tam para emitir o passe.

Uma curiosidade, apesar de se chamar Brasil Airpass, pode se incluir vôos para Cidade Del Leste no Paraguai.

South America Airpass

Voltado para quem mora fora da América do Sul e que viajar pelas cidades atendidas pela Tam na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

É necessário comprar uma passagem internacional partindo de fora da América do Sul para qualquer um desses destinos e emitir o passe em conjunto com essa passagem no exterior.

Esse passe é baseado em milhas voadas e possuem duas classes tarifárias. Os preços partem de 339 a 402 USD para voar de 1200 a 1900 milhas até 1236 a 1470 USD para voar de 7201 a 8200 milhas, caso a passagem internacional seja vendida e operada pela Tam ou Tam Airlines. No caso do passe ser emitido em conjunto com uma passagem internacional operada por uma cia com acordo interline com a Tam ou em vôo code share TAM (operado por outra cia e vendido pela Tam), os preços partem de  de 402 a 564 USD para voar de 1200 a 1900 milhas até  1470 a 1800 USD para voar de 7201 a 8200 milhas.

Permitido no máximo 8 vôos, sendo no máximo 5 no mesmo país. Os vôos devem ser completados até 30 dias após a data do primeiro vôo do passe e acumulam 90% dos pontos no Fidelidade Tam.  Válido apenas para vôos operados pela Tam ou Tam Airlines (não inclui vôos code share com outras cias aéreas). Existe uma série de outras regras que você deve ler antes de procurar seu agente ou loja Tam para emitir o passe.

Vendas dos dois passes: até 31de dezembro de 2009 e envolve vôos até 10 de junho de 2010. Os vôos pontuam 90% dos pontos no Fidelidade Tam.

Fica a pergunta: Esses passes valem a pena? Vai depender muito da época em que se deseja viajar, das distâncias a percorrer, da situação do mercado nacional no momento da viagem (se existem promoções locais ou não) e do seu tempo para completar a viagem (o passe te dará apenas 30 dias para completar todos os trechos). São tantas as variáveis que é muito difícil generalizar se é ou não é um bom negócio. Isso vai depender muito de uma avaliação do consumidor e da disponibilidade dele ou do seu agente em buscar alternativas de preços a esses passes. Vale lembrar que o passe fica muito engessado de pois de montado, tendo que se pagar taxas no caso de mudança de datas e não por não ser possível mudar as rotas depois de emitido.

Tags: ,

Category: Cias Aéreas

Comentários (19)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Aline Lima says:

    Rodrigo! Akemashite Omedetou Gozaimasu (que feliz ano novo comprido, não?)
    Sabe para quem compensa e muito os BAP e SAP da vida? Para os japoneses, oras! Eles normamente fazem viagens para o Brasil e para a America do Sul à negócios e por pouco tempo, então a validade de um mês vale sim. Até eu mesma usei um SAP em viagem ao Brasil 3 anos atrás (voei CGH-MGF/MII-SAO-BUE-SAO) por uns 350 dólares na época. Ou mesmo para quem mora em certas cidades da Região norte (Porto Velho é um exemplo) que não são servidas por tarifas vendidas no exterior. Então sai mais barato para o pax comprar um BAP mas voando SAO-PVH ida e volta por exemplo do que comprar um bilhete a parte (e ainda pagar excesso). Só a VariGol que precisa acordar e divulgar o BAP deles (sim, eles tem, mas param de emitir por causa da fusão no sistema RG-G3), porque um amigo meu quase comprou esse BAP para ir a Fernando de Noronha, só não conseguiu por causa da tal fusão. Acabou comprando bilhetes à parte no site da Gol e pagando quase o mesmo preço que o BAP…

    Link para o BAP Vairgol: http://portal.varig.com.br/br/varig/I18NLayer.2004-05-25.0213589417/i18nlayer.2005-10-31.8028187231/i18nlayer.2008-07-07.0767483382/pt-br

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Aline,

    Muito obrigado por essa dica sua! !!!!

    Responder

  2. Rodrigo,

    Esses passes são cópias deslavadas dos passes da LAN Chile.
    Bom para nós é que nos passes de lá, somos considerados de fora da América do Sul e podemos comprar os passes para a América do Sul. No da TAM é “Para Inglês, ou melhor, japonês ver”.

    []’s

    Responder

  3. Carla says:

    Rodrigo,
    não sabia aonde colocar essa dúvida então vai aqui mesmo. Viajei na Argentina 3 vezes com a Lan, e dei meu número fidelidade TAM pra contabilizar os pontos. 2 meses depois os pontos ainda não entraram. Já passei todas as minhas informações por telefone e scaneei meus cartões de embarque e mandei por e-mail, até agora nada.
    Aonde mais posso recorrer?
    Obrigada

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Carla,

    há um tempo fizemos esse alerta aqui. A Tam é mestre em fazer isso principalmente com os vôos nos parceiros… Faça uma reclamação no fale com o presidente. :

    FALE COM O PRESIDENTE
    Fale Grátis: 0800 123 200
    Horário:das 08 às 18h (seg a sex).

    Se não der certo você pode tentar o site indicado pela Juliana mais em baixo, mas não tenho referências dele não quanto a confidencialidade dos dados dos usuários.

    Responder

    Carla respondeu:

    Obrigada Rodrigo, vou lá no site da TAM.

    Responder

  4. Roberta says:

    Oi Rodrigo não me lembro de ter visto aqui nada sobre isso…
    A TAM esta fazendo emissão com pontos fidelidade com menos de uma semana de prazo, mas com 15000 pontos (cada trecho)…começou agora em jan/09…
    Fica a dica…
    Adoro seu blog
    Um abraço

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Roberta,

    Falamos disso há algum tempo neste post, mas vale a pena retornar com a informação num post novo! Essas regra nova entrou em vigor no dia 01 de janeiro.
    Obrigado pela lembrança.

    Responder

  5. juliana says:

    Carla, aconteceu isso comigo, pus a boca no trombone lá no RECLAME AQUI, http://www.reclameaqui.com.br/ .
    Consegui meus pontos em 10 dias. passa lá e dá uma olhada! otima opçao antes do PROCON e pequenas causas

    Responder

  6. juliana says:

    oi Rodrigo, também tenho uma pergunta: a tal promoção do FIDELIDADE TAM que sugere que há passagem desde 3000 pontos existe mesmo? Ja tentei mil vezes conseguir passagem para março e NENHUMA opção de 3000 , 5000, 6000, 8000 pontos apareceu. Sempre surge a solicitação de 10.000. Há alguma pegadinha? tipo dia, hora estabelecido, ou limite de data? Outra pergunta,será que pós alta temporada surgirão promoções de milhas internacionais?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Juliana,

    Tentei hoje umas simulações e também não consegui nada, mas também achei o site mais lento que o habitual. posso te dizer que já achei passaegns promocionais no passado sim, mas elas não estão disponíveis em todos os vôos da mesma rota. Elas são mais frequentes nos vôos fora da hora de pico (depois das 10 horas e até as 16 horas e tarde da noite). Vi inclusive que andaram mudando recentemente os destinos envolvidos nas promoção. O negócio é ir tentando mesmo. Não se esqueça que essas promoções tem um número reduzido de assentos e são na verdade grandes jogadas de marketing.

    Um abraço

    Responder

    juliana respondeu:

    eu tb ja achei no passado, com MUITA facilidade inclusive. Fiz a tentativa com as 20,000 milhas para Noronha na TAM, com 3 meses de antecedencia e simplesmente dizia nao haver mais disponibilidade pelo site. Será que só na loja pagando R$30,00??

    Responder

    juliana respondeu:

    Rodrigo a TAM mudou os destinos na promoção dos 3000 pontos e eu acabei de comprar sem muitos problemas! Como diz meu sobrinho “tem filet mignon por 3000 pontos : Fortaleza, NAtal.
    Fiquei feliz da vida

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Fortaleza ou Natal saindo do Sudeste por 3 mil pontos é de animar mesmo!
    Parabéns e um abraço!

  7. wendel eudes campos da silva says:

    ola tudo bem estou indo de londres pra goiania mas vou trocar de aeroporto em sao paulo e estou levando minha cachora e quero saber se posso comprar o vool da cachorra e se posso levala no onibus da tam obrigado

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Wendel,
    Regras de animais variam muito de cia para cia. Entre em contato com o call center da TAM e confirme as informações que você deseja.

    Responder

  8. THIERRY says:

    bom dia, com esse pass e possible de viagar ate Fernabdo de Noronha?

    Obrigado, merci

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Thierry,

    Entrei em contato com a Tam e eles pediram para você ligar para 33 1 5353 8000 (França). Esse é o telefone da central deles ai na França e podem te ajudar. Se te derem mais informações, depois posta aqui.

    Responder

  9. Rodrigo Purisch says:

    Thierry

    A Tam não voa para Fernando de Noronha. Ela vende passagem em code share com a Trip. Esses passes não permitem a inclusão de vôos code share. Assim não é possível usar esse passe para chegar a Fernando de Noronha.

    Você pode tentar voar a Natal ou Recife e tentar comprar uma passagem na Trip (www.voetrip.com.br) ou Gol (www.voegol.com.br) até Fernando de Noronha. Esse é um destino caro mesmo para nós aqui do Brasil.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.