TAM: Cobra 50 USD por Assentos com um Pouco Mais de Conforto. GOL Ansiosa Para Fazer o Mesmo e Ainda Mais

10 de May de 2010 | Por | 35 Comentários More

A Tam, que já tinha ventilado por várias vezes na mídia que iria fazê-lo (eles querem aumentar a rendas extras), iniciou a cobrança, na forma de teste, de 50 USD para quem quiser viajar nos assentos localizados próximo a saída de emergência ou na primeira fileira nos vôos para os EUA. Eu ainda acho que esse tipo de assento poderia ser disponibilizado aos seus clientes mais fiéis… O problema vai ser se alguns pagarem e outros não pagarem e usarem esses assentos porque eles estavam vazios…

E não se engane, a coisa não vai parar aí.

A Gol está demonstrando um enorme interesse em começar a cobrar um extra por vários serviços, mas ela ainda tem dois probleminhas pela frente: o Código Brasileiro de Aeronáutica e o Código de Defesa do Consumidor.

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Category: Cias Aéreas

Comentários (35)

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  1. Clara says:

    Eu já vim numa dessas de N.Y, tinha esquecido. Mas não paguei nada a mais por ela, sei que paguei uma pequena fortuna na classe econômica na temporada natalina do ano retrasado. Vai ver, estava incluído(quem me arrumou foi minha agente de viagens)e eu não sabia.

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  2. Mariana says:

    Mudando mais ou menos de assunto, mas continuando nos “bons serviços” da TAM… Alguém sabe porque os pontos do fidelidade estão demorando quase dois meses para serem creditados? Fiz uma viagem BSB/EZE/BSB no começo de março e até agora nada. Hoje creditaram uma viagem BSB/CGH/BSB do dia 22/03 (!!!). Outra coisa: tentei fazer um upgrade com pontos do fidelidade antes do check in e me informaram que isso só pode ser feito agora com 7 dias de antecedência. Qual a razão disso?

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    Tony respondeu:

    Mariana, somos muitos com problemas para conseguir os créditos dos pontos voados. Eu aguardo créditos de março e abril. Ligar para o Call Center é uma perda de tempo. O Fale com o Presidente não resolve nada. Estamos na mão deles.

    O assunto foi tratado pelo Rodrigo no seguinte post: http://www.aquelapassagem.com.br/milhaspontos-acompanhe-seu-extrato-do-programa-de-fidelidade/

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    Gilberto respondeu:

    As vezes penso que essa demora se dá para que aproveitemos menos as facilidades dos pontos. Por exemplo, agora mesmo existe uma promoção onde com apenas 8000 milhas se consegue um voo. Pode ser também pura ineficiência. Em ambos os casos sempre levamos a pior. Semana que vem dia 20/4 viajo pela Air China uma parceira *Alliance, vou dar o numero do fidelidade TAM… a Tam terá apenas uma semana de aliança assim tenho certeza que seão alguns meses até eu ter meus pontos computados.

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  3. É uma tendência, em alguns países já chegaram a cobrar o assento adicional cobrado aos obesos, bem, aqui no Brasil creio que isso não seja permitido, afinal de contas obesidade é uma doença. É complicada essa questão da obesidade, na prática os números não mentem quanto maior o peso do passageiro maior é o custo operacional desse voo.

    O fato de que você precisa pagar mais caro para se sentir confortável num voo é um absurdo. Nos tempos áureos da Varig viajar de avião era sinonimo de luxo e conforto, porque não voltar então a categoria 1ra e 2da classe?

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  4. Gustavo says:

    Na minha opinião, o problema destes assento para Tam, é que ela sempre foi reconhecida como uma companhia de Qualidade e não Preço. Quando se começa a cobrar pelo assento melhor, pelo amendoim, pelo fone de ouvido, você se compara com outras companhias que priorizam preço; e os preços da Tam estão de longe acima de outras companhias. Será que 8 a 16 poltronas a $50,00 fazer diferença em um voo de 250 a 300 lugares a $900,00?? Será que não é melhor tratar o cliente fiel melhor? Até concordo em vender assentos confortos, para aviões menores, voos domesticos. Companhias Preço como Jet Blue vendem assentos, não trancam o lugar como a Tam, e inclusive bonificam clientes (já fui bonificado, para resolver problemas de lugares ou mesmo fidelidade).
    Outro problema é a compra, não estão preparados para vende-los. Em CNF não podemos compra-los. Alem de não valorizarem o cliente fiel, não valorizam os clientes fora do eixo Rio/SP. Em tempo: Já estou olhando outros planos de fidelidade – já tem tópico para isto???

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    Gustavo T respondeu:

    Tratar bem um cliente fiel é algo que a TAM não sabe fazer. Alias é dificil pensar em algo que ela faça realmente bem a ponto de se pensar “vou voar pela TAM porque ela faz isso”. Torci para a azul trazer um nível de serviço diferenciado para poder me livrar da TAM mas infelizmente isso não aconteceu.
    Será que nenhuma companhia ainda percebeu que o que fez a TAM crescer (e que ela se esqueceu) foi o tratamento diferenciado dispensado ao cliente ? Qulquer administrador deveria saber que o consumidor paga novamente por uma experiência diferenciada e positiva que ele vivencia. Se você foi à algum lugar e foi muito bem tratado, você não voltaria??

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  5. Carlos says:

    Uso a TAP e a TAM frequentemente. A TAM voei algumas vezes para exterior e sempre no Brasil, em razão do trabalho. Acho o programa Victoria da TAP muito melhor,apesar de ser vermelho na TAM que de especial não tem muita coisa.

    No Victoria, consegue-se emitir bilhete de acompanhante com 60% das milhas do bilhete prêmio normal e de criança com 50%. E ainda, se Voce for Gold, pode nomear seu conjuge para receber o cartão também. Up grade são fáceis de fazer antes do vôo e no momento do vôo e ainda custam poucas milhas comparando com outras empresas.

    Enfim,não acredito que seja vantagem se usar o fidelidade TAM para pontuar, visto que o Victoria da TAP que também é star alliance seja mais “maduro”e respeitoso com seus clientes que a TAM.

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  6. Andre Lot says:

    Qual evidência existe de que o ar das cabines “está cada vez pior”, e de sua relação com trombose venosa?

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  7. Fabio says:

    Por essas e outras que eu , que viajo aos USA com certa frequência , já deixei de utilizar tanto a TAM como qualquer outra cia aérea americana (todas péssimas) e ultimamente tenho optado pela Copa. O serviço de bordo é bem melhor que qualquer cia americana , no mesmo nível da TAM , sempre consigo marcar meus assentos junto à saída de emergência pelo site no momento da compra sem nenhuma cobrança adicional e existe uma tolerância bem razoável para excesso de bagagem.

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  8. Luis Gustavo says:

    Esse ano optei pelo assento conforto em um voo para Nova Iorque da TAM. Infelizmente um dos banheiros não estava funcionando e obrigou todos os passageiros atendidos pelo banheiro quebrado a passarem por aquele espaço que paguei como sendo o meu conforto.

    Acredito que para pessoas maiores e obesos o lugar é bom, mas não sendo este o caso, a classe econômica oferece mais comodidade e menos apurrinhação que nesse chamados assentos conforto.

    A melhor opção seria oferecer estes assentos para passageiros preferenciais e clientes especiais sem a cobrança de taxa. Fica mais elegante para a companhia oferercer um conforto a mais sem cobrar.

    Quando pagamos por um serviço e não temos este serviço a decepção é bem maior que se tivéssemos isto oferecido como uma cortesia.

    Fiz minha reclamação com o Fale com o Presidente da TAM mas infelizmente obtive a resposta de que minhas considerações foram enviadas para o departamento de marketing.

    Ou seja, foram U$ 100,00 jogados fora na minha opinião.

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  9. JL says:

    Utilizei o assento conforto nos trechos pra NY (ida e volta).. a melhor opção eh a primeira fileira da economica ou os lugares da janela (na fileira de emergencia).. pq senao o pessoal passa a noite inteira atrapalhando que eesta no meio.

    Na minha opiniao.. já que vao vender, poderiam fazê-lo com antecedencia (site)

    Lembro aos colegas que a AZUL já vende (em voos nacionais) esse assento conforto(acho q sao as 3 primeiras fileiras) que tem um acrescimo de R$ 30,,00 (se nao me engano.)
    Abs

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  10. Le says:

    Pois é.

    Mas a snata ignorância das pessoas e da empresa não entendem que as primeiras filas são assentos para “passageiros com prioridade”:
    Gestantes, Com crianças de colos, portadores de deficiências e etc.

    Mas mesmo assim a TAM insiste em vender esses assentos até para quem realmente precisa.
    Digo isso, porque trabalho lá.
    E acho um absurdo.

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  11. Le says:

    ps: Não que outras pessoas não possam se sentar nesses assentos.

    Porque quando estoura overbooking no vôo os tentamos colocar os passageiros até sentados na cabine.

    Mas prioridade é prioridade; tem a preferência para tal coisa.

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  12. Ex-cliente says:

    Caso estes assentos conforto fossem de fato “novos”, ate’ valeria a pena pagar. mas desenbolsar 50libras a mais por algo que era gratuito, é muito lamentavel. Ainda mais porque em teoria estes são lugares prioritários. Agora idosos, gestantes e crianças vao ter de pagar extra por algo que era de direito deles pelo ANAC! Um absurdo!!

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