TAM: Inicia Amanhã Cobrança de DU no Internacional. Tarifas 6% Mais Caras Fora do Site

30 de September de 2010 | Por | 11 Comentários More

A Tam vai iniciar a manhã (01 de outubro de 2010), segundo o Panrotas, a cobrança de taxa DU nas compras feitas fora do site (call center e agências de turismo por exemplo). Isso já ocorre nas passagens nacionais, mas vai passar a atingir também as passagens internacionais que tem preços médios mais elevados.

A DU é a taxa de comissionamento que agora é paga pelo consumidor junto com o valor da passagem ao invés de ser paga pela cia aérea. Na essência, é uma tarifa justa, já que remunera o trabalho do agente de turismo que emite a passagem. Por outro lado, deixa ainda mais claro  que quem deve ser o foco do trabalho da agente de turismo é o consumidor e não a cia aérea (não dá para ficar fugindo da responsabilidade que o agente teve em indicar e ser comissionado para emitir uma determinada passagem em caso de problemas com a cia aérea). Fica mais importante  ter um agente de turismo que saiba o que está fazendo e que faça de forma a preencher as necessidades do consumidor, porque para muitos deles, esses 6% ( a Tam promete subir para 7% no futuro…) a mais em tarifas internacionais faz alguma diferença no bolso.

Assim, vamos acompanhar os preços da Tam no site,  já que como vai ser cobrado 6% a mais nos demais canais de venda, ou a Tam vai dar um desconto de 6% nas tarifas no site para manter igual o valor final cobrado nas agências hoje ou vai gerar um aumento de 6% em suas tarifas em todos os canais que não sejam o site.

Resta saber se quando você for obrigado a emitir uma passagem pelo Fidelidade Tam em parceiras, o que não é possível via site, se a comissão também será cobrada.

Tags:

Category: Cias Aéreas, Consumidor

Comentários (11)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Emilio says:

    Se fosse para apostar, eu iria pela TAM cobrar 6% a mais nos demais canais de venda do que dar um desconto de 6% nas tarifas no site para manter igual o valor final. Um palpite somente. Tomara que eu esteja errado.

    Responder

    Gabriel Dias respondeu:

    Tomara que você esteja errado, Emilio. Mas se eu fosse apostar, seria junto com você!

    Responder

    GDC respondeu:

    Também desejo que esteja errado mas como o próprio Comandante Rolim já dizia no primeiro dos 7 mandamentos da TAM: “Nada substitui o lucro”…

    Responder

  2. Thor says:

    Alguem recebeu o email da GOL?? “Neste fim de semana a GOL tem uma novidade para voce” Tem um aviao saindo de Sao Paulo e nada mais. Sera que vai surgir uma nova rota internacional? Uma amiga que trabalha de aeromoça na GOL me disse que se falava muito de África do Sul por la, mas ate o mes passado nao passava de boato.

    Responder

  3. Glauber says:

    Amigos, procurei o local mais adequado para enviar essa pergunta, mas nao encontrei, entao me desculpem se posto em local errado.

    Gostaria de saber se é possivel pontuar no smiles da gol voando pela AA, e se sim, como fazer? Grato.

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Emiti uma passagem para meu tio semana passada SFO – LAX no site da AA. Existe um campo em que eles pedem se o cliente faz parte de outro programa de milhagens. É Só colocar SMILES – GOL e pôr o número. Ou então apresentar o cartão no check-in.

    Responder

  4. Paulo Brandt - Brasília says:

    Rodrigo,

    Mudando de assunto. Alguém viu os novos pedidos de voos internacionais da Tam (www.anac.gov.br/hotran)?
    2 4 6 D BSB-MIA 22:55-06:30
    2 4 6 D MIA-BSB 13:00-20:20

    3 5 S CNF-MIA 22:30-06:30
    3 5 S MIA-CNF 13:00-21:00

    Será que precisou a AA entrar em Brasília pra Tam acordar??? E o que serão dos vôos GIG-MIA, já que os vôos de Brasília e BH serão operados com o Boeing 767 (caindo aos pedaços, lamentável…)

    Pelo jeito, terei mais uma opção para ir pros EUA. Resta saber o preço da brincadeira.

    Responder

    Paulo Brandt - Brasília respondeu:

    Ahhh, início em 01/12/2010.

    Responder

  5. Dr. says:

    A TAM é fogo… Eles que aumentem as tarifas deles, não vôo para o exterior com a Tam ou Varig, as passagens são muito caras em relação aos concorrentes. Estou indo pela 17a vez aos EUA e NUNCA usei TAM ou Varig. AA, United e Delta sempre tiveram preços e conexões melhores.
    Houve um tempo em que a TAM se diferenciava pelos serviços, hoje não mais, é tão ruim como o de qualquer outra. 777 e A330 apertado qualquer companhia tem. Conexões no exterior só com outros Star Alliance. É fogo.

    Responder

  6. Antônio Freitas says:

    Valeu TAM, mais uma conquista para seus clientes: o direito de pagar uma taxa exclusiva, que as outras companhias não cobram. Por outro lado, acho que tem outro tipo de problema na pontuação do cartão fidelidade. AParecem os pontos no extrato e eles não são somados aos pontos que você já tinha. Como provar que antes do voo eu tinha x pontos? Tenho que somar e subtrair os pontos desde que eu iniciei no programa??

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.