TAM: Mudanças no Fidelidade TAM

2 de October de 2008 | Por | 19 Comentários More
Quando digo que as mudanças nos programas de fidelidade raramente beneficiam o associado e que milha boa é milha gasta com sabedoria e rápido tem gente que ainda me acha dramático demais.

Vamos lá, a Tam decidiu que as milhas bônus ganhas pelos associados elite (Azul e Vermelho) do programa Fidelidade Tam não mais contarão para a contagem das milhas voadas durante o ano de aquisição para renovação do status elite. Você pode usar as milhas bônus normalmente para emitir suas passagens, mas vai ter que voar mais um pouco para poder conquistar um status superior ou manter o adquirido. É inegável que a Tam está entupida de clientes cartão Vermelho, vide a fila prioritária para esses associados nos check in, mas tirar vantagens deles é desconsiderá-los como clientes fiéis e freqüentes (não é para incentivá-los que o programa foi criado?). Só a falta de concorrência explica coisas assim.

No comunicado, ela fala que está seguindo a tendência das cias aéreas pelo mundo afora. Olha, tem muita cia que não aceita os pontos/milhas voados em parceiros ou não dá milhas bônus nos vôos desses parceiros, mas das grandes, poucas não contam as milhas (ou parte delas) bônus voadas na própria cia aérea dona do programa de fidelidade para a evolução no status elite.

A entrada da Tam na Star Alliance vai trazer novas mudanças pela frente. Só quero ver se o associado Vermelho TAM vai ter acesso as Salas Vips nos vôos internacionais mesmo voando econômica, coisa que é de praxe na aliança. Pelo mesmo estão dando um jeito de reduzir o associados Vermelhos no futuro…

Pelo menos a necessidade de 7 dias de antecedência mínima para emissão de uma passagem prêmio no Fidelidade Tam, tão criticada por mim aqui no blog, vai cair também. Mas falam no aviso de uma opção para emitir passagens com menos de 7 dias de antecedência. Opção seriam mais milhas pelo mesmo prêmio? Vamos esperar. Confirmado, no texto fala em no mínimo 15 mil pontos no lugar das 10 mil tradicionais por trecho…

As novas regras entram em vigor a partir de 01 de janeiro de 2009.

Obrigado a PêEsse pela dica das mudanças.

Tags: ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (19)

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites que indicaram este post

  1. Aquela Passagem » Blog Archive » Resumo da Semana | 6 de October de 2008
  1. PêEsse says:

    Rodrigo, a parte final do comunicado diz o que é preciso para emitir uma passagem com menos de sete dias de antecedência: existir vaga no vôo e 15.000 pontos. Ou seja: poder, pode, mas paga mais.

    Responder

  2. Rodrigo Purisch says:

    Valeu pela correção.. Qual o vôo e data e valor que você estava querendo na Aerolineas?

    Responder

  3. Anonymous says:

    Como voce fala …. milha boa é milha gasta!

    As altrações vão sempre em desrepseito ao consumidor.

    Isto sem falar nos horriveis assentos da TAM, feitos para faquires hindus….

    Ernesto

    Responder

  4. Lucas Welter says:

    Oi Rodrigo… na verdade acho que a TAM só está corrigindo um erro criado por ela mesma. Basicamente, se eu possuo um Fidelidade Vermelho, eu só preciso voar 37.000 milhas para me manter na mesma categoria, já que as milhas faltantes vem no bônus de 50% do Fidelidade. Na Lufthansa, para me manter na categoria Senator, eu preciso voar 75 mil milhas (já que as outras 25 mil) vem do bônus).

    Normalmente o bônus vem quando a gente voa na própria companhia. Em vôos meus pela United, a TAM também me deu o bônus. Sei que a Lufthansa dá o bonus quando vôo nas empresas que usam o M&M como programa de milhagem e na United.

    Os funcionários também comentam que haverá uma nova categoria de cartão, o Roxo. Talvez seja esse o equivalente ao Star Alliance Gold?

    Responder

  5. Anonymous says:

    Me disseram que ao completar 1.000.000 de milhas no programa AAdvantage, você se torna um membro Executive Platinum vitalício, você sabe dizer se é verdade ? Na TAM você não ganha nem copo de água quando atinge este valor…

    Responder

    Pedro respondeu:

    Na verdade se torna GOLD para sempre. Na tam nao me deram nem upgrade…

    Responder

  6. PêEsse says:

    Rodrigo, posso ir de BsAs para Ushuaia em qualquer vôo a partir das 16h do dia 8 de dezembro (minha preferência já com uma boa margem de segurança, para não ter de dormir uma noite inutilmente em BsAs) ou o mais cedo possível no dia 9 de dezembro. O valor por mim pretendido é o mais barato possível. Pelo site da Aerolíneas para argentinos, da última vez que vi conseguia por 800 pesos aproximadamente. No site para o Brasil, por US$ 400. Em uma conversão aproximada para reais, dá mais ou menos 100% de diferença. Injustíssimo esse tratamento diferenciado.

    Responder

  7. Barioni says:

    Tenho informações da existência de um cartão black, a partir de março de 2009.

    Responder

    hotmar respondeu:

    Seria um Itaúcard Mastercard Black? 🙂

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    Responder

  8. Rodrigo Purisch says:

    Barioni,

    Com tanto fidelidade vermelho por ai, só criando um novo nível mesmo..rsrs

    Responder

  9. ed bonfim says:

    Amigo, posso resgatar até 40.000 milhas no meu cartão. Ainda não tenho cartão fidelidade. Penso em fazer um planejamento para viagens curtas nacionais, utilizando essas milhas. Pergunto: é negócio? Conseguirei bom desconto? Naturalmente vou utilizar para viajar com a esposa e filho.Aguardo opinião.
    obrigado.

    Responder

  10. hotmar says:

    Rodrigo, um alerta: há um texto na Internet muito parecido com o que você publicou nesse post. Dê uma olhada nesse link: http://www.candidonobrega.com.br/fidelidade-do-cliente-tam-saira-mais-cara/

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    Responder

    Giancarlo respondeu:

    Rodrigo e Hotmar, lendo o comunicado da TAM e o que esta escrito no blog linkado percebo uma diferença de informação que me deixou preocupado. Não sei se é falha de interpretação ou se é informação extra.

    No comunicado da TAM, o aumento para 15.000 pontos parece ser apenas para emitir trechos nacionais com menos de 7 dias, aliás isso está bem claro no texto.

    Já lendo o que está no blog linkado, não há menção a isso e pode-se depreender que pode haver aumento generalizado no número de pontos necessários para emitir os diversos trechos, aliás, um belo aumento de 50%. Por exemplo, de 10.000 para 15.000 um trecho nacional ou dentro da América do Sul. Não parece que trechos para Europa e América do Norte também podem ter a quantidade de milhas necessárias modificada para resgastes (respectivamente 20.000 e 30.000 o trecho em baixa temporada)?

    Isso me preocupa significativamente, já que pretendo emitir um bilhete para a Europa no começo de maio e as milhas estão contadinhas.

    Alguém tem mais informações sobre isso?

    Responder

    hotmar respondeu:

    Giancarlo, pra mim, o que vale é o que está escrito no comunicado da TAM: 15.000 pontos apenas para resgates dentro de 7 dias antes da viagem. Para viagem normal, o resgate continua sendo de 10.000 pontos.

    Aliás, resgatei uma passagem-prêmio em janeiro/2009, e usei a pontuação-padrão de resgate, 10.000 pontos.

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    Responder

  11. hotmar says:

    A pontuação de viagens no exterior também vale para o upgrade de categoria? P.ex., uma viagem ida-e-volta de SP para Europa vale 12.000 pontos. Se a pessoa fizer 4 viagens ida-e-volta, ganhará 48.000 pontos. Com essas viagens feitas dentro do período de 1 ano, ela é promovida à categoria Fidelidade Vermelho no ano posterior? Ou, para efeitos de upgrade de categoria, só valem as viagens dentro do Brasil?

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    Responder

  12. Walter Marinho says:

    Existe o cartão Fidelidade Black, eh um cartão que foi lançado em 2009 e esta em fase de teste, em tese são para as 100 que mais viajam TAM, eh um cartão tão restrito q poucos pessoas conhecem a existencia do mesmo. Qualquer duvida, pode entrar em contato com o call center do fidelidade e verificar o que afirmo

    Responder

    Ignacio respondeu:

    Existe realmente pois se vc entrar no site da Star alliance, quando vc entra nas salas lounge, ali ele aparece o fidelidade black.

    Outra coisa que esta acontecendo com a TAM é que estão acreditando menos voos nos fidelidades vermelhos, eu peguei uns 10 trechos nos ultimos 45 dias e so foram acreditados 2.

    Responder

  13. mauricio says:

    Acabei de falar com o pessoal do call center, apareceu no meu fidelidade que faltam 100 mil pontos para virar black, é preciso 150 mil milhas num ano para mudar de categoria para a black

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.