TAM: Podendo Comprar Fatia da LAN

28 de January de 2010 | Por | 3 Comentários More

Vocês se lembram da notinha sobre a venda dos 26% que o futuro presidente chileno tem na Lan publicada aqui?

A Tam está interessada nela e pode usar o dinheiro arrecado da IPO do Multiplus para isso. A Tam nega, mas como uma cia listada em bolsa tem que fazer isso ou fazer publicar um fato relevante para os investidores.

Sinceramente, torço para que isso não aconteça. Não desejando desgraça as duas cias aéreas, mas pelo bem do consumidor da América do Sul. A Lan, apesar de um acordo de cavalheiros que parece ter com a Tam que impede disputa de preços, ainda é o contrapeso na região (tanto em tamanho como qualidade) ao crescimento, domínio mesmo, da Tam e Gol na América do Sul.

Depois da junção da Taca com a Avianca (duas antigas concorrentes), o número de cias aéreas que realmente brigam por mercado está diminuindo muito. As tarifas pagas por nós nos vôos regionais (e as taxas também) são muito mais altas quando comparadas com outras áreas do globo. Poucas cias aéreas, muitas estatais, mercado muito regulado,  sem política de “céus abertos” visando proteger as cias nacionais e muito pouca concorrência na maioria das rotas contribui muito para isso.

Precisamos é de mais concorrência e não de menos concorrência. Se há um processo de fusão pelo mundo, também há um processo de liberalização onde as tidas como estrangeiras estão tendo acesso mais facilitado a outros mercados. Se vamos seguir o caminho da consolidação, também temos que ir em direção a uma liberação de mercado.

Tags: ,

Category: Cias Aéreas

Comentários (3)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. pauloBR says:

    Eu torço contra a TAM comprar fatia da LAN.

    Eu considero a LAN superior à TAM em tudo: atendimento em terra e no ar, conforto a bordo, pontualidade, organização e (muito importante para o viajante indepedente) sistema de Internet. Até hoje, mesmo com o novíssimo sistema da TAM, não é possível comprar passagens múltiplos destinos. Na LAN, isto já é possível há anos, sendo que em Dezembro usei de 2006 eu já comprei passagens múltiplos destinos no site da LAN.

    As tarifas domésticas que pagamos na TAM são muito caras. No Perú, apesar de a LAN ter mais de 90% dos voos domésticos, os preços são melhores do que no Brasil. Um exemplo: em Setembro/2009 voei na LAN Perú os trechos ida e volta Lima-Trujillo e Lima-Arequipa. Para cada voo de ida e volta paguei cerca de 100 dólares; isto não existe no Brasil.

    Responder

  2. Vinícius says:

    Eu torço por algo relativamente inverso: Que a LAN entre com uma operação doméstica no país, algo como LAN Brasil.

    Precisamos de uma concorrência urgente ao nível do que a VARIG foi no início da última década perante GOL e TAM que estão fazendo o que bem entendem com o mercado.

    Em termos de América do Sul, desde da quebra da VARIG e a “diminuição” da Aerolineas, quem vem mandando é LAN, TAM e AVIANCA + TACA.

    Nunca voei de LAN para saber se o serviço é superior que o da TAM, mas, que a TAM perdia feio pro atendimento da VARIG (mesmo nos finalmentes) isso é fato!

    ¡Hasta Luego!

    Responder

  3. Lu Malheiros says:

    Eu estou torcendo para a TAM ficar muito longe da LAN, já que o serviço da LAN me parece melhor. Sabe como é, na hora de nivelar os serviços , é sempre por baixo…

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.