Taxas Aéreas nos Programas Fidelidade: Matéria Ainda Mais Obscura e Que Merece Muito a Sua Atenção

8 de February de 2011 | Por | 21 Comentários More

Continuando a série abordando as taxas e adicionais que encarecem sua passagem aérea que iniciou com um alerta sobre alguns serviços adicionais dispensáveis que são oferecidos ao comprar sua passagem no sites das cias aéreas, passou pelo post sobre as taxas e adicionais que são adicionados ao valor da tarifa e dos quais não conseguimos escapar, pelas nova política de taxas de embarque  da ANAC, agora vamos abordar as taxas e adicionais cobrados pelos programas de fidelidade.

Já deve ser de conhecimento de muitos que alguns programas de fidelidade aérea cobram um adicional pela emissão em canais outros que o site do programa (algumas chegam mesmo a cobrar uma valor fixo e independente do canal utilizado para emissão), que algumas cobram  um adicional em emissões realizadas em períodos mais próximos da data da viagem e por aí vai. Então, atenção às regras do seu programa de fidelidade!

Para se ter uma idéia do que acontece mundo afora, o Airfarewatchdog fez uma pesquisa sobre as taxas  e adicionais associados ao uso de milhas acumuladas nos principais programas de fidelidade americanos.

Mas uma série de reclamações recentes no Aquela Passagem chamam a atenção para uma política diferenciada de taxas que algumas cias aéreas têm ao emitir passagens por meio de seus programas de fidelidade comparada com uma passagem comprada no site da cia aérea dona do programa de fidelidade.

Algumas estariam cobrando mais e outras menos taxas/adicionais quando se compara uma passagem emitida com milhas/pontos com uma passagem comprada com dinheiro ao invés de créditos do programa.

Exemplos:

Rota São Paulo/Bogotá:  Passagem Gol comprada X Passagem Gol emitida via Smiles


Passagem Comprada

Emitida no Smiles

Neste exemplo da Gol e Smiles, vemos taxas idênticas sendo cobradas em ambos os canais de emissão

Rota Brasil/Bogotá: Passagem Tam comprada X Passagem Tam emitida no Fidelidade Tam

Comprada no site da Tam

Emitida no Fidelidade Tam

Como na Gol, não houve diferença nos valores cobrados nas cotações feitas em ambos os canais.

Nas várias cotações que fiz, na verdade apelei para um parceiro já que não tenho pontos no Fidelidade faz algum tempo, eu não consegui identificar diferenças nas taxas cobradas em ambos os canais de emissão. Porém, alguns leitores já chegaram a afirmar que já tinham notado diferenças nessas taxas e adicionais,  mas não consegui nenhuma prova mais concreta dessa diferença. A queixa seria de que ela cobrava adicional de combustível em algumas cotações de passagens partindo do Brasil (atenção: é permitido fazer a cobrança em passagens que não partem do Brasil). O interessante é que  alguns desses mesmos leitores chegaram a relatar que em novas cotações o adicional não mais aparecia. Flutuação no sistema?

Rota São Paulo/Miami: Passagem Lan comprada X Passagem Lan emitida no Lanpass

Comprada site da Lan

Emitida no Lanpass

No caso da Lan, as taxas são completamente diferentes e são menores quando se emite no Lanpass do que se compra no site. Vale lembrar que a Lan tem algumas aeronaves registradas nos EUA e que são tratadas como aeronaves americanas pela legislação local.

Resta saber ser a diferença a favor do Lanpass teria alguma relação com o local de emissão da tarifa que não seria mais o Brasil, já que a sede do Lanpass fica fora do território brasileiro e assim  poderia ser beneficiada por alguma isenção. Não tenho resposta a essa pergunta.

Certo é que emitir no Lanpass uma passagem assim sai mais em conta para o consumidor!

Rota São Paulo/Miami: Passagem American comprada X Passagem emitida no Aadvantage

Comprada no site da American

Emitida no Aadvantage

O site da American e do Aadvantage não discrimina a composição das taxas. Mas aqui encontramos o mesma fato ocorrido no Lanpass. As taxas e adicionais são inferiores quando se emite uma passagem pelo Aadvantage nesta rota.

Rota São Paulo/Frankfurt: Passagem Tap comprada X Passagem emitida com milhas no Victoria

Comprada no site da Tap

Emitida no Victoria

No caso da Tap e Victoria, as taxas são as mesmas independente do local da emissão.

Então consumidor, além de avaliar qual programa de fidelidade faz valer mais suas milhas/pontos, fique de olho nas taxas e adicionais associados com a emissão da sua passagem no seu programa de fidelidade escolhido!

Atualização 12:45h : Como muitos leitores chamaram a atenção, você  deve ficar alerta quando for emitir passagens one way (só de ida) ou quando for formar um roteiro com duas pernas one way ou emitidas separadamente.

Além da possibilidade de franquia de bagagem diferente entre os vôos (vôos que partem do Brasil podem ter uma franquia maior do que os que vem para o Brasil), a taxa de combustível poderá ser cobrada no vôo de volta ao Brasil desde que sejam adquiridos de forma isolada do vôo de ida. Isso não é possível quando emiti-se uma passagem de ida e volta partindo do Brasil.

Tags: , , , , ,

Category: ANAC, Consumidor, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (21)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Ricardo says:

    Fazem o que querem!!!
    Isso foi o que a TAM cobrou – Milao/Sao Paulo
    Tarifa Aerea: USD 0.00
    Taxas: BRL 206.31 YQ Adicional de combustive
    BRL 1.31 MJ Imposto de aeroporto
    BRL 4.69 EX Imposto de aeroporto
    BRL 10.20 HB Imposto de aeroporto
    BRL 17.57 IT Imposto de aeroporto
    BRL 4.10 VT Imposto de aeroporto
    Total : BRL 244,18
    TOTAL BRL 244,18
    *Taxas inclusas na primeira parcela para compras com os Cartões de crédito Mastercard e Diners. O addicional de emissão ou repasse a Terceiros não é reembolsável nem endossável.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.