TWITTER: Mais Uma Ferramenta a Seu Favor

13 de March de 2010 | Por | 8 Comentários More

Quando da divulgação da Concurso Cultural “1 dia a mais” da GJP, alguns leitores relatam uma certa dificuldade em participar do mesmo por envolver o Twitter.

A ferramenta Twitter pode até não ser de uso da maioria dos leitores do Aquela Passagem, mas com certeza a maioria já ouviu falar sobre a mesma.

Através de um texto de no máximo 140 caracteres, cada um passa sua mensagem, seja ela qual for. Se você se interessar pelo que determinada pessoa ou empresa tem a falar, então é só passar a seguir (Follow) aquele perfil e na sua página no Twitter vão parecer os “recados publicados” por quem te interessa. Você ainda pode distribuir pelos amigos dicas/recados que você acha que poderão ser interessantes a eles. O Ricardo Freire, que já  publicou um texto  sobre essa nova ferramenta ou mídia social, é um dos fãs dela. Neste link, você encontra o texto “Tudo que você precisa saber sobre o Twitter” que pode clarear algumas das suas dúvidas.

Inscrever no Twitter é fácil. Na minha forma de ver, ele não é algo essencial ou que mudará sua vida, mas pode ser um aliado a mais para montar suas viagens (dicas de pessoas, blogs, sites, das cias aéreas ou de empresas relacionadas ao tema viagens) ou até para se informar das últimas novidades. Contanto que você selecione bem quem você quer seguir, fica fácil de acompanhar seu perfil. Assim não será por falta de conta no Twitter (é gratis) que você deixará de participar do concurso cultural da GJP!

Dentro do universo de possibilidades oferecidas por ele, o Aquela Passagem escolheu usar o Twitter como uma ferramenta para divulgar mais rápido as notícias interessantes aos leitores e que posteriormente vão ser analisadas e ou publicadas no blog. Se você tem muita pressa de saber as coisas, siga então o Twitter do Aquela Passagem, se ainda não assina o  nosso RSS para ser informado assim que publico algo no blog. Receber as atualizações por Email é a forma de receber o conteúdo completo publicado no blog no dia anterior direto na sua caixa postal. Simples e fácil e em uma ferramenta que todos dominam (o Email). Essa tem sido a forma preferida pela maioria de nossos leitores para acompanhar o blog.

Um dos problemas do Twitter é facilidade com que usuários anônimos conseguem criar perfis/contas que levam a outros usuários a crer que sejam uma presença oficial de uma marca. Tem muito blogueiro sem ética que já criou perfis usando nomes de cias aéreas, usando inclusive logotipos (marcas registradas) e outros aspectos de identidade corporativa dessas cias em seus perfis. o Twitter tem tentado combater isso com a criação de perfis verificados (Verified Account).

Os perfis oficiais das principais cias aéreas nacionais são:

Perfil: @TAMAirlines

Perfil: @GOLComunicacao

Perfil: @Webjet

Perfil: @azulinhasaereas


Perfil: @voetrip

Acompanhando esses perfis acima e outros como o da LufthansaGJP, Accor (Ibis, Formule 1, Mercure, Novotel….), CVC, Submarino, Decolar, etc,  você também fica menos dependente de blogs/sites que só postam promoções. Você ai bebe diretamente da fonte. Depois vem no Aquela Passagem para ler uma análise dessas estratégias de marketing, oops, promoções  ou os comentários dos demais leitores ou ainda para ler sobre outros temas que tratamos aqui.

O post contou com informações já postadas no nosso blog em espanhol, o Dvuelos.

Category: Notícias, O Blog e Amigos, Planejar e Comprar, Promoção

Comentários (8)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Fábio G. says:

    Há há Rodrigo que metido você cara, até em espanhol!
    🙂 Parabéns!

    Responder

  2. ranerio says:

    Rodrigo, os URL dos twitter da Gol e azul náo estao certos. Da gol eh http://twitter.com/golcomunicacao (sem cedilha e o til) e da azul http://twitter.com/azulinhasaereas

    Parabens. Eu tive um voo pessimo pela Webjet e ainda não recebi contacto pela reclamação que fiz tanto online quanto no formulário durante o voo. Vamos ver o twitter se tem alguem para encaminhar.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Obrigado!
    Eu estava querendo consertar esse link desde ontem cedo, mas não tive tempo… Meus finais de semana estão ficando como meus dias de semana… Tenho que dar um jeito nisso…

    Responder

  3. Gabriel says:

    Amigo, voce poderia fazer um post sobre a ‘venda casada’ de seguro de viagem embutida no site no TAM, em parceria com a MONDIAL. Tenho certeza que muitas pessoas foram lesadas com este procedimento da TAM. A ANAC e o PROCON já declararam a venda ilegal, mas a TAM continua explorando os incautos.
    abraco
    Gabriel.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Já fizemos um post sobre a autuação da ANAC no passado. Tam, Gol e Azul foram autuadas.

    O negócio é reclamar na ANAC de novo. Quem sabe um dia as cias aéreas passam a ter medo de multas (assim que elas começarem a pagá-las….)

    Responder

  4. Rodrigo,
    Coincidentemente estava pensando que preciso aprender realmente a usar esta ferramenta….

    Posso fazer uma pergunta “boba” ? Se a gente escreve torpedo para o Twitter e posta do Celular, a gente só paga o valor do torpedo mesmo ?

    Obrigada pela atençaõ, seu Blog está nos meus FAVORITOS….

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Se for enviado como SMS, será cobrado como SMS. Existem programas que rodam em Smartphones, nesse caso usam o plano de dados..

    Responder

  5. Gratuidade says:

    Twitter tem se mostrado uma boa ferramenta para encontrar descontos e promoções. Mesmo que não se tenha cadastro no site, o bom é visitar alguns perfis constantemente. Já ganhei descontos em livros, hospedagem e camisetas.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.