Uma Opção ao Travelocity: Zuji.com

6 de October de 2006 | Por | 1 Comentário More
Por muito tempo o Travelocity, um consolidador internacional, foi minha ferramenta de pesquisa favorita. Isto se explicava pela opção de busca por vôos com datas flexíveis que permitia o uso de intervalos de meses. Essa opção listava as melhores tarifas disponíveis para venda (e suas regras) em grandes intervalos de tempo, permitindo assim que se acessasse as tarifas com baixa disponibilidade para venda, geralmente por serem mais baratas. É muito difícil que você, desconhecendo a existência de uma determinada tarifa, possa pescá-la usando datas pouco flexíveis (mais 3 ou menos 3 dias). Porém, desde que o órgão de defesa ao consumidor americano questionou os resultados apresentados pela busca flexível (os resultados eram apresentados por ordem crescente do valor da tarifa e não do preço final de compra que inclui as taxas, encargos etc), a opção foi desativada. O citado órgão de defesa advogava que os resultados exibidos da maneira acima poderiam induzir a erros por parte do consumidor, pois nem sempre a menor tarifa resulta no menor preço final. Assim o Travelocity perdeu metade da graça.

Mas como tudo na vida tem sempre uma opção, o grupo Travelocity, possui outros sites espalhados pelo mundo e um deles o Zuji, baseado em Singapura e que tem foco de vendas na Ásia e Oceania, traz de volta a opção de busca flexível. Como o banco de dados é compartilhado pelos sites da Travelocity, os resultados do Zuji tendem a ser os mesmos do Travelocity original, caso esta opção fosse ainda disponível.

Vá ao ZUJI e na barra superior (zuji in your country) escolha “other”, o que permitira que os resultados sejam mostrados usando dólares americanos.
Na próxima página, click em “Fights”. Preencha a caixa de busca com os nomes das cidades ou os códigos dos aeroportos ou cidades para ficar mais rápido. Depois, click em “Flexible Date”. Escolha um intervalo desejado e então click em “Search”. Os resultados aparecerão em ordem crescente de tarifas (sem incluir taxas). Agora você vai clicar no link “Conditions” (verde e abaixo do preço) associado à tarifa que mais lhe agradar. Então, se abrirá uma nova janela com as regras da tarifa escolhida. Dentro das regras leia o item “Seasons”, para verificar se o período no qual você deseja viajar está incluído entre as datas permitidas para voar com a tarifa escolhida. Se sim, feche a janela, volte à janela anterior e click em “Check Seats” (à direita). Na próxima página, aparecerá alguns calendários, nos quais as datas com assentos disponíveis para venda estarão marcadas de verde, inicialmente em azul aparecerão as datas nas quais a tarifa pode ser utilizada.

Aqui mora a grande vantagem deste tipo de busca. Imagine uma tarifa muito boa, mas que possui poucos assentos para venda e esses são limitados a poucos dias. Neste calendário, as datas com vôos disponíveis para venda ficam evidentes e você não fica no processo de tentativa e erro para tentar pescá-las.

Escolha as datas de ida e volta e nas próximas páginas serão oferecidas combinações de vôos nessas datas para serem escolhidas. Caso apareça um vôo code share, fique de olho, pois raramente esses vôos são incluídos na promoção, apesar de oferecidos pelo sistema de busca. Então, faça buscas com e sem ele para verificar se há diferença de preço.

Após a seleção dos vôos, serão apresentados os preços finais com taxas etc. Você pode comprar no Zuji mesmo ou pegar estas datas e vôos e tentar comprar com seu agente de viagem. Nesse último caso, seja rápido, pois se a disponibilidade for baixa pode ser que seu agente não ache mais tarifa para venda. Não esqueça de imprimir as regras da sua tarifa e de tomar conhecimento das mesmas.

Na semana que vem vou falar do ITA, uma ferramenta muito útil para os mais experientes.

Tags: ,

Category: Newsletters, Planejar e Comprar

Comentários (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. FATOS & FOTOS de Viagens says:

    Rodrigo, passei por aqui, como sempre faço, para ler os novos posts. BEm, seu último “recado” no meu blog mencionava que suas duas cidades prediletas são Barcelona e Singapura. Pois bem, Barcelona conheço bem, já Singapura…está nos meus planos para o ano que vem. Estou começando a planejar uma viagem a Bangkok e Singapura. Evidentemente que conto com suas dicas e sugestões sobre Singapura. Se puder me mandar algumas por e-mail, agradeço desde já. Grande abraço e parabéns pelo blog, utilíssimo e muito bem escrito.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.