United: Atenção, Mudanças no Mileage Plus

4 de November de 2008 | Por | Comente More

As cias continuam a promover mudanças nos seus programas de milhagem. Agora é a vez do Mileage Plus da United fazer as suas e em parte aproveitando o fato da American já ter realizado as dela….

Apesar da United permanecer estagnada enquanto as suas rivais aumentam e desconcentram seus vôos no Brasil, gosto do serviço da mesma e do seu programa de milhagem. Mas nos últimos tempos, a United tem tomado atitudes um tanto discutíveis. Primeiro foi a tentativa de cobrar por refeições em vôos internacionais, frustrada diante da reação dos seus consumidores mais fiéis e que movem a cia aérea (os viajantes a negócio).

Agora a United faz 3 modificações no seu Mileage Plus.

A primeira é o retorno do mínimo de 500 milhas por vôo a ser creditado apenas aos clientes com nível elite (Premier, Premier Executive e 1K). No meio do ano ela deixou de creditar essas milhas a todos os associados. Parece que foi mais um tiro que saiu pela culatra…

A segunda é que a partir de 01 de julho de 2009 vai passar a cobrar um adicional em dólares além das milhas para realizar um upgrade de uma passagem econômica promocional (ou seja, tudo que não é tarifa cheia a qual tem preço igual de uma da executiva promocional). O número de milhas necessárias para o upgrade foi levemente reduzido. No caso da rota América do Norte/América do Sul, será cobrado 25 mil milhas e mais 250 a 500 dólares pelo upgrade de uma passagem econômica promocional ao invés dos 30 mil necessários hoje….Reduzem 5mil pontos e colocam uma taxa de 250 a 500 USD…. Nova tabela a valer a partir de 01/07/09 pode ser vista aqui.

Para complicar, modificaram o número de milhas necessárias para emitir uma passagem prêmio em determinadas rotas a partir de 01 de janeiro. A nova tabela que passa a valer a partir de 01/01/09 pode ser vista aqui. Saindo da América do Sul para os EUA ou Havaí são necessárias 50 mil milhas e passarão a ser necessárias 55 mil. Para a Europa passará a ser necessário 80mil no lugar dos 70 mil atuais. Para o Japão, 95 ao invés dos 90 mil de hoje e para a Austrália, Nova Zelândia e Oriente Médio 90 no lugar dos 80 mil de hoje.

Portanto, você vai ter que voar muito mais (para acumular milhas) para chegar no mesmo lugar. Na minha opinião, o Mileage Plus perdeu um pouco do brilho. Uma pena! Mas como já deu para notar, fazer mudanças piorando a vida do associado não é algo restrito ao Mileage Plus.

Vamos repetir a ladainha? Milha boa é milhas gasta com sabedoria e o mais rápido possível. Não encare sua milhas como um depósito de longo prazo, já que a cia pode mudar as regras do programa, passar por dificuldades financeiras ou deixar de voar um destino desejado. Sem contar que algumas dificultam ao máximo a emissão de uma passagem prêmio.

Tags:

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.