Varig Não Pretende Expandir suas Rotas Tão Cedo

18 de February de 2008 | Por | 8 Comentários More
Essa é para o associado Smiles sentar e refletir sobre a escolha que ele fez ao associar-se e acumular milhas no programa de fidelidade da Varig.

O presidente da Gol, o Sr Constantino, afirmou em reportagem publicada pelo Investnews que a Varig não deve adicionar mais nenhuma rota a exceção de Nova Iorque em novembro. Nem mesmo rotas nacionais. A Varig deve ainda tentar acordos com outras cias para viabilizar as operações para os destinos internacionais atualmente operados.

Eles vão tentar acordos interline (acordos onde uma cia vende passagens da outra, mas não associação entre as mesmas) e que negociam uma parceria (code share) com a Air Europa.

De que adianta ter uma conta recheada de milhas Smiles se não há opção de destinos internacionais para usá-las e os destinos nacionais vivem em promoção, além de serem em número reduzido?

Por isso vou repetir o que já escrevi no blog:

Não olhem sua conta do programa de fidelidade como uma conta bancária de longo prazo, na qual você deposita seus sonhos e tem a garantia de que os mesmos vão se realizar no momento em que você desejar. Use suas milhas sempre que puder, obviamente usando os ensinamentos contidos aqui no Blog. Tudo pode acontecer, sua cia pode falir, pode ser vendida para outro, aumentar o número de milhas necessárias para aquela viagem , deixar de voar para aquele destino ou você pode ter que brigar para usar suas milhas da forma que as regras do programa permitiam………

Tags: ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (8)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Prounião says:

    Oi Rodrigo

    Tenho milhas SMILES/VARIG e no site da Varig fiz a simulação de viagem Fortaleza-Bogotá com conexão em Guarulhos e deu certo. Vale a pena usar as milhas ou melhor seria tentar uma promoção ?

    Obrigado
    Abel

    Responder

  2. Diogo says:

    Falou e disse!!! Minha última esperança é esse trecho de NYC. Senão, queimo minhas milhas pra Manaus que seja… que merda.

    Cara, curti muito o relato da tua trip. Mesmo! As fotos e vídeos são de vocês? Que qualidade, hein?!

    Abração

    Responder

  3. GisaFreitag says:

    Oi Rodrigo,
    estou sempre lendo, mas é primeira vez que comento.
    Gastei 150.000 smiles e fui passar o carnaval em Madri com meu marido, justamente com medo dos cancelamentos da Varig, mas deixo o registro que o atendimento de bordo estava maravilhoso, todos muito atenciosos e a comida acompanhada de um caldinho muito gostoso, coisa rarísssima! O vôo de volta estava deserto, para nós ótimo, mas claro que não tinha como se manter um trecho assim.
    E outra coisa, uma ajuda, estou tentando montar uma volta ao mundo mas estou com dificuldade para o final da viagem, oriente médio (Dubai talvez), África do Sul e Rio, sabes qual seria a melhor aliança para fazer isso?

    Obrigada!
    Gisa

    Responder

  4. Anonymous says:

    Um saludo des de Barcelona.
    Os cometários são mas rápidos que um avião.
    Um abraço.
    Carmen

    Responder

  5. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens says:

    RODRIGO, eu – voc6e sabe, já afomei dizenas de vezes – DETESTO a VARIG. A velha e essa nova, que acaba de deixar um casal de amigos na Europa por conta desses cancelamentos. Mas estive vendo uma passagem para um casal de amigos que querem ir a Madri e Andaluzia em julho de 2009, e eu pensei em irmos com eles também. O preço está bem favorável HOJE (925 dólares), com o dólar HOJE a 1,735. Você acha perigoso comprar antecipadamente assim? A vantagem é que podemos parcelar e quando chegar na hora não teremos mais essas despesas de passagens aéreas. Eu sei que se a VARIG desistir de Madri também, certamente devolverá o dinheiro ou dará outra solução, mas não estou assim seguro. O que vc acha?

    ABRAÇO.

    Responder

  6. Rodrigo Purisch says:

    Abel,

    Peque o valor da passagem (em dólares e sem as taxas) e divida pelo número de milhas necessárias para emitir o vôo. Se der um valor maior que 3 centavos de dolar por milha, você passa a estar ganhando mais que o que gastou para acumulá-las normalmente (calcula-se que cada milha é vendida pela cia aérea por 1 a 2 centavos aos seus parceiros). Se uma passagem FOR/BOG custa cerca de 813 USD e você gasta 20.000 milhas = 4 centavos de USD. Conclui-se que vale a pena sim!

    Diogo,
    Fotos e Videos da Equipe do Aquela Passagem..rsrs Obrigado, mas nada digno de Tony, Márcio ou Arnaldo..

    Gisa,
    Atripulação faz o que pode. Mas as aeronaves velhas e sem vídeo on demand e a falta de conexões com parceiras não ajuda a Varig.

    Rio, uma importante cidade negligênciada pelas cias aéreas..

    Com a Star Alliance finalizar Oriente Médio-Dubai-Rio não vai ser fácil sem passar pela Europa.

    A South African voa apenas para São Paulo e não há vôos Dubai África do Sul.

    É mais fácil fazer Dubai na Ida e voltar pela África do Sul para São Paulo….

    Brinquei na Oneworld e acho que você consegue (fiz um Rio/Los Angeles/Toquio/Cingapura/Cidade do Cabo/Dubai/Rio e ele aceitou. Mas não coloquei as datas.

    A Star Alliance e a Oneworld têm ferramentas para montagem de viagens para download ou uso no site. Vale a pena baixar e brincar com elas.

    obrigado pela visita Carmen!

    Arnaldo,

    Situação difícil.

    Normalmente, uma passagem comprada agora vale por 1 ano após a emissão. Mas não sei como fica nesse caso de compra muito antecipada. Isso é importante no caso dos planos mudarem e você não puder ir ou ter que mudar datas. Julho de 2009 está longe.

    Segundo, até agora a varig não deu motivos para que se invista em uma compra de longo prazo com ela. Se ela vier a cancelar a rota, você pode receber o dinheiro de volta ou eles podem endossar sua passagem em outra cia aérea. Mas vai dar chateação do mesmo jeito. Mas até agora ela não conseguiu parceiras…Parece que ela está tentando a Air Europa…..

    Se tivesse que comprar com tanta antecedência (lembrando que há promoções em datas mais próximas- 4 meses antes), apostaria em uma cia maior/mais estável e com serviço melhor. Olha os preços da AA e Continental. Dá para parar nos EUA e ir para a Europa pagando um pouco mais e com um pouco mais de segurança. Mas não dá para afirmar nada…Nem quanto vai estar o dólar em 2009…

    Um abraço

    Responder

  7. Marcia says:

    Eu sempre viajei Varig, e continuo a fazê-lo, embora hoje com algum receio.Meu filho ia para Frankfurt em julho,e cancelaram este vôo, porém a Varig o reacomodou para Paris e o trecho Paris/Frankfurt
    pela Air France, devo dizer que sua passagem é SMILES, tudo muito
    corretamente,sem problemas.
    Vamos acreditar!!!!

    Responder

  8. Rodrigo Purisch says:

    Marcia,

    Até quero, pois tenhos umas milhas presas na Varig. Mas está difícil. Imagina um consumidor corporativo que costuma pagar preços mais altos por suas passagens vivendo com as incertezas da Varig. Ele deixa de comprar Varig por causa disso. Então ela vai ter que brigar por preço, mas a diferença não é tão substâncial que justifique um vôo Varig sem entretenimento de bordo e com conexões mais difíceis….

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.