Visto de 10 Anos para os EUA Mais Próximo

4 de December de 2008 | Por | 5 Comentários More

Depois de um acordo entre o Brasil e a Rússia ter isentado os turistas brasileiros de visto de turismo (obrigado a Rosa pela lembrança!), agora é a possibilidade do visto americano voltar a valer por 10 anos que está mais próxima.

Os dois países, Brasil e EUA, já chegaram a um acordo e para entrar em vigor falta o envio de uma mensagem do Presidente Lula ao Congresso e a aprovação de um decreto legislativo.

O precesso de retirada do visto americano é caro e toma tempo, principalmente de quem não mora em cidade com consulado americano. Com essa mudança me dou por satisfeito. Prefiro um visto longo (ou melhor uma pré-checagem no Brasil) a não ter visto e correr mais risco ainda com uma imigração complicada no exterior como ocorre em alguns países da Europa. Enquanto alguns dos nossos continuarem a praticar no exterior ilegalidades em altos volumes, a coisa vai ser sempre assim..

Mas agora, bem que o Governo Brasileiro podia mudar a validade do nosso caro passaporte para 10 anos ao invés dos 5 atuais!

Tags: ,

Category: Vistos

Comentários (5)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Fernando Elias says:

    Caro Rodrigo: no ponto de 10 anos versus 5 anos de validade do passaporte é algo que eu não compartilho pelo seguinte motivo: o fato de ter esse tempo deve-se a que principalmente obedece a motivos de segurança na identidade do dono do documento. Por exemplo, eu, sou peruano, e meu RG vasta para transitar livremente e sem problemas só que -detalhe- tem caducidade e registra bem o meu rosto. O RG brasileiro pela sua vez não tem caducidade e qualquer filho desta bela terra pode ter problemas no check-up migratorio.

    É isso ai. Longa vida a teu blog.

    Responder

  2. Rodrigo Purisch says:

    Fernando,

    Se o processo de emissão do passaporte fosse mais barato, já que é um documento de porte obrigatório, até podia ser. Lembre-se que além das justificativas de menor risco de falsificação, a presença de dados biométricos (digitais codificadas entre outros) no passaporte poderiam fazer a correta identificação do portador independente da foto. Alguns países permitem que o mesmo passaporte tenha sua validade ampliada ( de 5 pra 10 anos) com alguns pequenos procedimentos…

    Um abraço!

    Responder

  3. Marcio Rocha says:

    Olá Rodrigo, tenho o passaporte italiano, cuja validade é de 10 anos. O grande problema no Brasil é que, diferentemente da Comunidade Européia, etc. o nosso “novo” passaporte ainda não possui um “chip”, que permite identificar os cidadãos mais rapidamente e com maior segurança. Não sei por qual motivo, no processo de modernização, nosso passaporte não tornou-se um “e-passaporte”. Coisas do Brasil ! Isso facilita e muito as coisas.

    Responder

  4. Câmara says:

    Caro Rodrigo, vc acha que esse acordo deve sair ainda esse ano? Acha que vale a pena esperar?

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.