Não Tem Visto Mexicano ou Americano Para Entrar no México? Então Use o Sistema de Autorização Eletrônica!

12 de May de 2011 | Por | 38 Comentários More

Brasileiros para entrar no México necessitam de uma autorização. Você pode conseguir essa autorização solicitando um visto mexicano, apresentando um visto americano (EUA) válido ou usando o Sistema de Autorização Eletrônica, SAE,  para ingresso no México.

Recentemente fui ao México e testei essa via alternativa, ou seja, o SAE. É um processo muito simples, mas necessita de um extremo cuidado.

Para poder fazer o uso do SAE seu vôo deve ser realizado na Aeromexico, Copa ou Taca, ser brasileiro, russo ou ucraniano e ter passaporte válido.

Se você não vai voar com elas, então precisará apresentar na imigração um visto mexicano ou um visto americano que substitui a necessidade de um emitido pelo governo mexicano (a obrigatoriedade de visto mexicano aos brasileiros foi imposto por pressão dos americanos preocupados com a imigração ilegal a partir da fronteira com o México).

O Processo

Com o seu passaporte na mão, entre no site do Instituto Nacional de Migracion do México.

Leia as instruções na primeira página, depois as instruções de preenchimento e finalmente vá a página de solicitação da autorização eletrônica.

Preencha todos os campos com muito cuidado. Aqui é onde mora o perigo.

No México, o oficial da imigração preferiu usar o meu visto americano dizendo que o processo era mais simples e menos propenso a problemas. Questionei o porquê. Então ele me explicou que todos os dados da Autorização Eletrônica devem ser preenchidos com extremo cuidado e de forma idêntica à forma com que são apresentados no seu passaporte. Um acento, uma cedilha, um “de” a mais ou a menos ou ainda uma letra trocada é suficiente para invalidar a Autorização Eletrônica e ter sua entrada no México negada.

Portanto atenção!

O preenchimento é simples e só não entendi a razão de perguntar sua religião, já que não acredito que esse deva ser um critério de avaliação das pessoas.

Depois de clicar em enviar e conferir os dados, o sistema te dá uma resposta imediata ao pedido. No meu caso, foi uma solicitação autorizada e então se gera um PDF para ser impresso e apresentado no momento da imigração.

Simples e indolor, apesar de um visto americano válido tornar toda essa coisa desnecessária. Mas na ausência dele, o SAE é um caminho prático desde que você preencha os critérios para seu uso.

Tenha paciência, o processo de imigração e alfândega no México não é dos mais rápidos e é realizado com fiscalização ostensiva de bagagem de mão e de bagagem despachada. Assim, chegue de espírito aberto, com uma boa dose de paciência e tempo folgado. Quem não deve, não teme.

Tags: ,

Category: Vistos

Comentários (38)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Roberta says:

    Muito obrigada Rodrigo!

    Responder

  2. Viviane says:

    Olá! Eu e minha Familia iremos para Orlando no final do ano via México, num vôo da Aeromexico. É necessário visto mexicano para não ficar limitado à sala de conexão? E depois para sair dos EUA para o México? Algum documento especial? Obrigada!

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Viviane,

    Para não ficar restrito a sala de conexão, vale a pena solicitar essa autorização tanto para ida como volta.

    Responder

  3. Gerson Mathias says:

    Ontem telefonei no atendimento da cia aérea Tam, e me informaram que a entrada e visiitacao ao México ficou muito mais simples, basta possuir visto valido para os estados unidos, não havendo necessidade de qualquer preenchimento de papelada ou formulário eletrônico; em resumo, com visto americano valido, chegando lá, entra normalmente e pronto.
    Alguém pode me confirmar esta informação?

    Responder

    marco mendes respondeu:

    fiz este voo tem 1 mes ,e so ter o visa americano,que nao te pedem mais nada!!!

    Responder

    Priscila respondeu:

    eu estarei indo de ferias para o mexico passar 12 dias, tirei o SAE e imprimi o PDF, vou eu e outra pessoa.
    Nao temos visto americano e vamos pela tam, será se teremos problemas?

    Responder

    Marina respondeu:

    Oi Priscila
    Tenho a mesma duvida que você. também vou pela TAM e não tenho visto americano.
    você teve problema de entrar só com o SAE?
    obrigada

  4. Mariana says:

    Alguem sabe se a Delta tem o SAE saindo do brasil indo pro mexico?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Mariana,

    Se você vai voar pela Delta vai fazer conexão nos EUA. Se vai fazer conexão nos EUA precisa de visto americano. Se tem visto americano, não precisa de visto mexicano ou SAE.

    Responder

  5. CRis says:

    bom dia,

    Fiz o meu pedido e de meu esposo, para autorização eletronica, e quando foi gerar o PDF para impressão do numero do meu esposo o sistema travou… será que devo fazer novo pedido? O meu medo é eles bloquearem devido a pedido em duplicidade.
    Outra duvida é… Entrarei no mexico dia 18-04 dia em que expirará a minha autorização, e ficarei até dia 25-04, por que fui informada que só poderia tirar o mesmo com 1 mes de antecedencia, então fiz exatamente faltando 1 mes para a minha viagem…

    Será que se eu pedir uma nova autorização, eles bloqueiam o meu pedido existente?

    favor me ajudar..

    Responder

  6. Aline says:

    Boa tarde, Rodrigo.
    Parabéns pelo post.
    Apenas fiquei em dúvida no trecho em que escreveste que um acento ou uma cedilha podem invalidar a autorização.. Isso foi dito pelo próprio oficial? Pergunto porque o Sistema apenas reconhece os acentos existentes em espanhol, o que não é o caso do til sobre vogais (Ã, por exemplo) e da própria cedilha. Será que isso pode acarretar algum problema?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Aline, foi dito próprio cara da imigração. Mas se o sistema não aceita…

    Responder

  7. Aline says:

    Pois é, isso me deixou bem preocupada, mas não me parece razoável que todas as pessoas de nome JOÃO, por exemplo, não possam usar essa via alternativa em razão do til sobre o A…
    Na tentativa de sanar a dúvida, enviei e-mails aos Consulados de SP e do RJ; este último apenas me respondeu, dizendo que não há problemas…

    Responder

    Daniela respondeu:

    Aline, também estou com este problema.

    Você conseguiu entrar sem problemas no méxico, mesmo escrevendo o nome sem o “til”?

    Responder

  8. Silmara says:

    Boa tarde…alguem sabe me dizer se restrição no nome (serasa ou spc) traz algum problema na hora de tirar a SAE???

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Eles não devem ter acesso a esse tipo de cadastro.

    Responder

    Silmara respondeu:

    obrigada Rodrigo

    Responder

  9. Mari says:

    Olá vou viajar para Cancun e estou com um problema nO SPC..
    Consigo o visto tranquilamente?
    obrigada

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.