Voando na Executiva e Trocando Experiências

26 de June de 2011 | Por | 217 Comentários More

Existem muitas razões para se pagar um pouco mais e optar por voar na Classe Executiva, principalmente em rotas mais longas. Vamos listar algumas delas abaixo:

Os executivos, não por acaso, emprestaram o nome a essa classe de serviço. Muitas vezes utilizam o tempo em vôo para trabalhar e descansar, já que costumam iniciar suas atividades de trabalho logo que põem os pés no destino final. Uma noite mal dormida pode comprometer uma importante reunião ou mesmo ter reflexos em toda uma semana de trabalho. Pelas mesmas razões que os levam a escolher voar na Executiva, muitos acabam não aproveitando todos os serviços oferecidos a eles, pois o foco deles é outro.

Pessoas com idade mais avançada ou portadores de determinadas doenças podem ser muito beneficiados pelo espaço extra, pela atenção individualizada e pela facilidade de deslocamento dentro da aeronave que são oferecidos aos passageiros das classes superiores. O corpo definitivamente sofre menos.

Quem tem pouco tempo para aproveitar um destino, principalmente se o vôo é muito longo, acabam sendo beneficiados da mesma forma que os Executivos. Já fui várias vezes a Ásia na Econômica, mas nunca cheguei tão inteiro como na última vez quando fiz São Paulo/Cingapura na Classe Executiva da Singapore. Fiquei apenas 5 dias no destino e se tivesse chegado moído, perderia pelo menos dois dias da viagem tentando me recuperar do vôo ao mesmo tempo que me ambientava com o fuso horário. Se não tivesse voltado na Executiva, com certeza não teria conseguido retornar às minhas atividades de trabalho no dia seguinte ao da chegada.

Consumidores que podem arcar com os custos, curtem serviço de bordo e estão cansados do aperto que só aumenta na Classe Econômica. Viajar em um boa Classe Executiva para quem curte isso é tão interessante como ficar em um super hotel para quem curte essa parte da viagem.

Para quem prevê trazer mais bagagem que o permitido na Econômica, algumas vezes é interessante investir em uma passagem para voar na Executiva (isso quando a Executiva possui uma franquia ampliada de bagagem) ao invés de pagar uma fortuna em excesso de bagagem.

A Classe Executiva sempre foi um local onde a cia aérea olha com carinho. Como muitas cias aéreas estão eliminando suas primeiras classes, muitas Classes Executivas têm se aproximado dos padrões de conforto que tínhamos no passado nas Primeiras Classes. Nesses espaços, as cias oferecem o que tem de melhor como se fosse sua grande vitrine. E não é  para menos, já que muitos vôos internacionais têm seus custos operacionais cobertos unicamente com as passagens vendidas na Classe Executiva.

O certo é que Classe Executiva não é tudo a mesma coisa. Vide nossa avaliação da Classe Executiva da Copa Arlines, da  super Classe Executiva da Singapore Airlines e do relato da Classe Executiva da Delta feita pelo Fernando Rosa (Bankreview).

A cada dia, a disputa fica mais acirrada e cada cia aérea tem sua proposta de serviço, que pode inclusive variar entre rotas domésticas e internacionais ou mesmo dentro da mesma malha internacional. Cias aéreas que têm uma Classe Econômica fraca podem se apresentar de uma outra forma para os passageiros da Executiva.

Assim, escolher aonde comprar sua passagem para voar na Executiva não se resume apenas a procurar o melhor preço. É importante conhecer a aeronave usada na rota, qual o tipo de assento disponível e se informar sobre o tipo de serviço no ar e fora dele que é oferecido. Algumas cias oferecem transporte de/para aeroporto, diárias de hotel e outros mimos para quem voa na sua Executiva dependendo da tarifa paga. Tendo essas informações na mão, você poderá então tomar sua decisão de consumo com menos risco de ter suas expectativas frustradas.

Estou criando este espaço para que aqueles interessados em voar na Executiva em uma determinada cia possam trocar experiências com quem já voou nela ou mesmo ter dicas de como conseguir um upgrade por meio de milhas ou dinheiro.

Não há compra de passagem na Executiva certa ou a compra errada. Existe aquela que atende ou não atende às minhas necessidades e que se acomoda dentro do meu orçamento. Vamos respeitar as opiniões dos demais comentaristas!
Se você acha que voar na Executiva é uma futilidade, você pode simplesmente ler os comentários e aprender mais sobre este tipo de serviço e suas peculiaridades ou ignorar este post. Não há espaço para comentários pejorativos aqui.

Espero que este espaço criado a pedidos seja bem utilizado e que ajude  muitos leitores a tomarem suas decisões.

Atualização: Devido ao grande número de comentários (obrigado pela participação!) e pela utilidade dos mesmos, optei por organizar os relatos segundo cia aérea para facilitar busca de informações mais específicas. Então clique aqui para ter acesso a esse menu de comentários classificados por cia aérea. Foram indexados até o presente momento os comentários postados até o dia 31/07/11. Pretendo atualizar a indexação pelo menso uma vez por mês.

Tags:

Category: Troca de Experiências

Comentários (217)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Valdir says:

    acho que não é erro. minha mulher tranferiu para a conta dela outras 50K milhas e creditaram 100k. há vários relatos similares.

    acho q em comum há o fato de todos serem conta BB estilo (ou não)? quer dizer, meu cartão não é estilo, mas minha conta é. enfim, deve haver alguma promoção específica para este caso. não acredito em coincidências.

    por via das dúvidas, emiti duas passagens para paris, executiva, e já tenho os e-tickets. praticamente zerei minha conta.

    Responder

  2. Carlonis says:

    Boa tarde pessoal, estou planejando uma viagem para londres no final do ano e gostaria de saber sobre a classe executiva da british airways, sempre que viajo uso a executiva da tam, fiquei tão acostumado que nem me preocupo em ver outras cias mas agora queria dar uma variada para ver como são as classes excutivas de outras cias, alguém teria uma opinião? é melhor? é pior? é a mesma coisa? tem alguma outra cia que seja superior a essas? Qualquer opinião seria muito bem-vinda pois eu procurei vários vídeos e não achei nada sobre o voô GRU-LHR.

    Responder

  3. GUSTAVO ACCIOLY says:

    Prezados colegas virtuais.
    Recentemente viajei de turkish executiva e foi incrivel até isntanbul. Impecavel até…. nao chegarem minhas malas! Passei tres dias procurando e a CIA aerea nao me ajudou em nada nesse aspecto. Mas é fantastica. Os voos de istanbul para asial nao tem a mesma reclinicacao do voo que parte de SP.
    Em outubro, vou experimentar sao paulo barcelona pela singapura…

    EM julho agora irei para Nice pela Lufhtansa na business class. So depois que comprei tive pessimas indicacoes, principalmente quanto ao desconforto. É o voo que sai de GRU E VAI À MUNIQUE. Alguem tem alguma sugestao sobre a classe business dessa cia aera que, eu na minha ingenuidade, achava que era otimoa. Considerem que tenho um metro e noventa de altura.
    Perdoem – me meu teclado.

    Responder

  4. AlexM says:

    Fiz o trecho GRU-ORD agora em 26-jun via United, voando na 1a classe. Apesar do serviço ser razoavel, o aviao era bem velho, poltrona gasta, o monitor antigo. Só para se ter uma idéia, o filme foi entregue numa fita antiga, parecia um VHS só que em tamanho reduzido, algo ridiculo para uma primeira classe da United. A volta farei agora em 11-jul tambem de United, porem desta vez IAD-GRU, vamos ver que tipo de aviao será… Apenas uma dica, neste intervalo aqui nos EUA, voei com a Delta o trecho LAX-MCO de Business First, por incrivel que pareça me informaram que mesmo voando em primeira classe, nao tinha direito de acessar a sala vip da Delta (Sky Club) no aeroporto de Los Angeles, mas mesmo assim fui até a Sala vip para tentar, e realmente não permitiram, mas acabei entrando por ter o AMEX Platinum. Quando a recepcionista me perguntou se eu tinha este cartao, respondi que sim, mas tinha quase certeza que nao daria certo por ser emitido no Brasil, mas para a minha surpresa ela passou o cartao no leitor e liberou o meu acesso na hora, alem da minha esposa e filha. Fica aqui a dica. Abraço a todos. AlexM.

    Responder

  5. Viviane says:

    Oi Rodrigo, tentei com o agente sim. Ele me disse que não seria possível. Depois de eu ter fechado minha passagem, verifiquei ser possível, no site da TAP, quando não se coloca escolha de tarifa, aparecerem diferentes classes. Mas não se tem o controle sobre quais trechos serão.

    Responder

  6. Gustavo says:

    Voei este ano AA GIG-JFK de executiva. Emiti passagens para toda a minha familia utilizando milhas. Já havia voado antes GIG-MIA, porém a aeronave para NY era melhor. Os assentos reclinam quase 180 graus, o atendimento a bordo é muito bom e a viagem fica melhor com os fones Bose fornecidos durante a viagem. Não tive nenhuma surpresa negativa nessa viagem. Alguns comentários:
    – Com antecedência, é possível emitir passagens em Business facilmente para 3 pessoas. Para 4 pessoas as opções são muito mais restritas.
    – Com antecedência também é possível emitir passagens em Business utilizando 50.000 milhas por trecho.
    – No meu caso, como não quis correr riscos, emiti 3 pasagens de Business (300.000 milhas ida e volta). Comprei uma em econômica e solicitei upgrade com milhas para garantir os 4 assentos juntos no mesmo voo.
    – Atendimento bem diferenciado no check-in no JFK.
    – Acesso às salas AAdmiral em todos os aeroportos.

    Recentemente tentei marcar via TAM e para o ano inteiro somente havia opções gastando 200.000 pontos por pessoa. Um absurdo!

    Responder

  7. Ronaldo says:

    Alguém pode me dizer qual a diferença entre a classe Premium Econômica e a classe Executiva da Air France? Vale a pena a diferença?
    Este tipo de classe (Premium Econômica) também tem sido oferecida por outras companhaias, só que tenho notado que a difernça de tarifa é pequena em relação a classe executiva. Agradeço desde já os comentários

    Responder

    Cristina respondeu:

    Oi Ronaldo,

    A Premium Economica fica nas fileiras mais a frente, logo atras da Executiva. As poltronas sao as mesmas que na economica, porem reclinam um pouco mais e tem distancia um pouco maior em relacao a poltrona da frente. Eu e meu marido voamos duas vezes na KLM. Amsterdam-SP custou 130 euros a mais por pessoa ( alem da tarifa economica). Achamos muito mais conveniente do que pagar 3000 euros para voar na executiva ( no final a passagem para SP saiu 880 euros economica + 260 euros de premium , sendo 130 por trecho).No mais, o servico de bordo é da economica. Achamos que valeu a pena, parece ou nao o conforto extra foi um diferencial.

    Responder

  8. Cristina says:

    Entre 2008 e 2011 voava pelo menos 3 vezes por ano RJ ou SP – Alemanha na classe executiva. Na época voei Air France, Lufthansa e Iberia, sendo essa mais frequentemente devido ao preco. No final do mes passado vim da Alemanha na executiva da Iberia e achei que o nivel de servico caiu muito. Antes, o menu da Iberia na executiva tinha pelo menos 2 opcoes de prato principal. Dessa vez, o trecho Barcelona -SP tinha 1 opcao e era um prato de peixe!!!!Tudo bem que a posta de peixe estava deliciosa, mas se eu nao gostasse de peixe ou tivesse alguma restricao alimentar, imagino o que viria….será que o prato de pasta da economica?
    Em marco no trecho SP- Madrid, o sistema de entretenimento ( a TV) estava fora do ar!!!!!Costumo dormir e nao assistir filmes, mas achei um absurdo que quem queria assistir TV, nao tinha essa opcao, na Executiva!!! Viajo sempre a servico, mas se tivesse pago do meu bolso, e quisesse assistir um filme, ficaria muito indignada.
    Mas enfim…Iberia sempre teve os melhores precos do mercado, mas agora esta oferecendo servico compativel ao preco…lamentavel.

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Nossa! Que péssima notícia. A minha última experiência foi em Agosto de 2009. Preciso alertar meus leitores de blog.

    Responder

  9. Francisco Dimas C says:

    Pessoal,
    Quero voar executiva para NYC-JFK de Sao Paulo. Como anda a Executiva da American? Ouvi falar da nova executiva mais moderna. Vi um comentário bom ai em cima. Tinha a imagem de que a American so deixava aviao ruim para America Latina. Será que melhorou? O preço está bem melhor do que o da TAM. As poltronas sao boas? Reclinam?
    Abs

    Responder

  10. Luiz Fernando de M says:

    Ja viajei com essas empresas aereas e seus respectivos avioes.
    British 747- lie flat 180 , espacos reservados tipo uma primeira individuais, refeicao nao muito boa.
    Catay Pacific 747- mesmo estilo, individual tipo cabine, exelente atendimento.
    Tam Cama fica inclinada nos 330 e nos 777 assentos novos, no 767 sao assentos antigos mas muito mais confortaveis , refeicoes muito boas.
    Lan 340 e 767 cama lie flat 180 muito bom o atendimento
    Thai 340 747 cama igual da tam, mas atendimento muito muiot bom.
    Qantas. 747 cama lieflat melhor atendimento de todos, fornecem pijama na executiva.
    United voos internos americanos business first sao aquelas poltronas velhas tipo copa airline.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Obrigado por compartilhar suas experiências.

    Responder

  11. Ana says:

    Gostaria de alguma informação sobre a classe executiva American Airline vôo para Miami…

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Depende da rota e do avião. De bom mesmo só vôo São Paulo/Dalas com o novo B777 dela com a nova Executiva

    Responder

  12. bruno says:

    Boa tarde, alguém já voou Miami-Brasília pela American na executiva? Estou prestes a comprar esse trecho na executiva, mas ouvi uns relatos com reclamações do avião, espaço e etc. Att, Bruno.

    Responder

  13. inez says:

    Por que viajar na executiva? Num primeiro momento, esta opção pode parecer uma coisa esnobe, mas não é. Para quem tem 20 e poucos anos e está indo fazer um “mochilão”, vale tudo; mas depois de uma certa idade, depois de já termos nos firmado financeiramente, acredito que seja merecido mais conforto. O prazer de qq. viagem começa já no vôo. Chegar descansado ao destino é uma experiência ímpar. Afirmo, sem medo, que vale muito a pena gastar um pouco mais e fazer uma viagem confortável. Comprando com bastante antecedência, encontram-se passagens na executiva por bons preços. Compartilhando da opinião do Ricardo, a Singapore Airlines é, de longe, a melhor executiva. O vôo São Paulo-Barcelona é uma excelente porta de entrada na Europa. Só espero que a Singapore não remodele os seus aviões nos mesmos moldes que a British, que “modernizou” a configuração da executiva, o que não foi nada além do que aumentar o nº de poltronas para 8 em cada fileira, sem, contudo, reduzir o preço. Quem está planejando uma viajem à Europa, faça uma cotação de preço na Singapore Airlines, certamente vai valer a pena.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.