Voando na Singapore Airlines: O Que Esperar na Primeira Classe, Executiva e Econômica – 1ª Parte

2 de May de 2011 | Por | 14 Comentários More

Este post será dividido em duas partes. Nesta primeira falaremos dos serviços comuns a todas as classes e no seguinte falaremos um pouco do serviço específico fornecido a cada classe de serviço.

Introdução

Minha história com a Singapore é antiga (pode ser lida aqui) e, por ser fã da mesma, muitos leitores do Aquela Passagem já leram alguma citação dela aqui nesses mais de 4 anos de site/blog. Meu grande temor ao falar tanto dessa cia aérea é gerar expectativas acima da realidade quanto a voar Singapore já que, por mais 5 estrelas que ela seja, não existe cia aérea perfeita. Além disso, todos nós consumidores estamos sujeitos a algum tipo de contratempo, seja por questões operacionais ou climáticas. Mas o que muitas vezes marca a experiência de consumo do passageiro é a forma como a cia aérea reage a esses contratempos, e neste ponto a Singapore tenta se esmerar.

Através desse trip report quero sintetizar e passar o que um consumidor de passagens da Singapore Airlines pode esperar ao realizar um vôo de longo curso com ela. Com essas informações na mão, você poderá então definir se a proposta da cia aérea vai de encontro às suas necessidades ou exigências e assim subsidiar sua decisão de consumo.

Este vai ser um trip report diferente já que, como fui convidado pela cia aérea para participar do seu vôo inaugural no Brasil, não participei de todas as etapas da experiência de consumo. Vale ressaltar ainda que tive mais contato com o serviço prestado na classe Executiva, na qual realizei meus vôos, do que o prestado na classe econômica (na qual foram todas minhas experiências anteriores). Apesar disso, tentei ao máximo conversar com passageiros que voaram na Econômica a fim de captar a visão deles do serviço oferecido.

Compra da Passagem

No meu caso, eu não paguei pela minha. Independente do convite, eu já estava me preparando para embarcar Singapore logo após os primeiros dias de operação. As tarifas de lançamento da nova rota disponíveis no site eram de 770 USD na Econômica e 2800 USD na Executiva para Barcelona e 1200 USD na Econômica e 5300 USD na Executiva para Cingapura.

Existia ainda uma tarifa de 550 USD oferecida pela Singapore apenas a algumas operadoras (não disponibilizada no site próprio da cia aérea) para alguns dos primeiros vôos. Essa oferta limitada a operadoras dificultou muito seu acesso pelo viajante independente que prefere comprar suas passagens diretamente nos sites das cias aéreas.

O site da Singapore possui uma versão em inglês voltada para o Brasil e é um site fácil de usar. Foi lançado posteriormente um microsite em Português com um resumo das principais informações constantes no site em inglês. Esperamos que a Singapore faça uma versão mais completa do site em português, já que a língua inglesa ainda é um obstáculo ao total entendimento das informações por uma importante parcela de potenciais consumidores da Singapore no Brasil.

Compras via cartão de crédito no site da Singapore só são possíveis quando o dono do cartão é um dos passageiros que irão voar dentro daquela reserva. É necessário apresentar o cartão usado na compra no momento do check in. Portanto atenção!

Vale lembrar que é obrigatório portar o cartão internacional de vacinação constando imunização contra Febre Amarela se seu destino for Cingapura. Apesar de não ter sido ostensivamente cobrado no momento da imigração (como ocorre na Tailândia), esse cartão consta no sistema como obrigatório e não vale a pena arriscar voar sem ele. Tome a vacina em qualquer posto de saúde com pelo menos 10 dias de antecedência da data do vôo e procure emitir o certificado internacional de vacinação junto à Anvisa.

Check In

Por ser um vôo inaugural, os funcionários ainda estavam se adaptando ao sistema da cia aérea, assim o check in em Guarulhos demorou um pouco mais que o habitual. Interessante notar é que uma longa fila rapidamente se formou antes da abertura do check in no Brasil, o que, ao meu ver, podia ser explicado pelo horário de partida do vôo ser às 01:40h fazendo com que muitos quisessem ficar logo livres das bagagens para se acomodar em algum local à espera do vôo e, além disso, por um certo grau de excitação do grupo que iria participar daquele vôo inaugural.

Changi: Check in Econômica

Changi: Check in Primeira Classe

O check in do vôo de volta foi rápido ao extremo. Vale lembrar que em Cingapura ele pode ser feito até 48 horas antes do vôo e que os balcões de check in da Classe Econômica ficam fisicamente separados dos da Classe Executiva e da Primeira Classe no Terminal 3 de Changi. Enquanto o check in da classe Econômica ocorre no portão/ corredor 4, os da Executivas ocorrem no portão/ corredor 5 e os da Primeira Classe ocorrem em um balcão especial com serviços vips, tais como carregadores de malas.

Sala Vips

Em Guarulhos

Passageiros voando na Executiva da Singapore ou passageiros voando econômica mas portadores de status Gold em algum programa Star Alliance podem ter acesso à sala Vip Fidelidade da Tam (que fecha às 23:30h, ou seja bem antes da decolagem do vôo da Singapore) ou sala Vip Red Carpet Club da United.

Em Changi

Quem voa Singapore Airlines na Econômica e tem status Gold em algum programa Star Alliance tem acesso à sala vip KrisFlyer Gold. Já quem voa na Executiva na Singapore tem acesso à sala vip SilverKris, sendo essa mais ampla e sofisticada.

Em breve publicaremos posts sobre essas salas vips.

Embarque

A Singapore mantém a política de embarque diferenciado de passageiros voando de Primeira, Executiva e/ou portadores de cartões Gold ou superiores na Star Alliance. O embarque de todas as classes se dá ao mesmo tempo, porém em filas diferentes em Guarulhos ou fingers (pontes de acesso à aeronave) diferentes em Cingapura e Barcelona.

Escala em Barcelona

Os passageiros que têm como destino Cingapura fazem uma escala em Barcelona. Tanto na ida como na volta. É solicitado a todos passageiros que desembarquem trazendo sua bagagem de mão a fim de facilitar a limpeza da aeronave. Após sair da aeronave, todos passam por uma inspeção de segurança (detector de metais e Raio X) e então são conduzidos diretamente ao setor de embarque do belo aeroporto El Prat, de Barcelona.

A escala tem duração de cerca de 90 minutos, mas o que parece inicialmente incômodo torna-se algo interessante porque possibilita esticar as pernas. No El Prat, não será possível acessar a maioria das lojas e restaurantes, pois eles se localizam no primeiro piso antes do controle de passaportes, mas no terceiro piso e próximo ao portão de embarque da Singapore existe uma loja Duty Free e um Mac Donald’s.

Para quem tiver acesso às salas vips do Prioty Pass ou às associadas ao Diners será possível utilizar a sala vip Juan Miró, no segundo andar.

Serviço de Bordo, Assentos e Entretenimento

A Singapore tenta se superar nesses quesitos. Definitivamente as Singapore Girls, como são chamadas as comissárias da Singapore, fazem toda a diferença. A mesma delicadeza mostrada na forma de se vestir, maquiar e se portar pode ser constatada no trato com os passageiros. Ainda nunca vi Singapore Girl de cara amarrada por ter que atender a chamado de passageiro, mas isso não quer dizer que elas não sejam firmes quando a questão seja segurança.


Ao contrário de muitas cias aéreas, as Singapore Girls têm por hábito circular pelos corredores oferecendo bebidas, chocolates, frutas, sanduíches e salgadinhos aos insones passageiros entre as refeições.  Um alento em vôos de longa duração. Na Executiva, me ofereceram uma garrafa de água de 500ml no caso de sentir sede e a todo o momento em que estava acordado me ofereciam alguma coisa.

O sistema de entretenimento é chamado de Krisworld. Apresenta opções semelhantes de programação independente da classe de serviço voada. De negativo, o fato do sistema ainda não possuir filmes com legendas ou dublados em português. Como a programação é escolhida com dois meses de antecedência, a informação passada ao Aquela Passagem é que até junho de 2011 estarão disponíveis títulos em português.

O sistema tem tantas opções (só de filmes são 430…) que nem as mais de 23 horas de vôo são suficientes para conseguir esgotar as opções que mais te interessaram. Me diverti vendo filmes indianos, coreanos e japoneses, coisas raras de assistir no Brasil.

Além de filmes, séries de TVs, concertos, shows, documentários, programas televisivos, 749 CDs de músicas, rádio, games, existem ainda áudio-books e curso de línguas Berlitz. Sem contar que o sistema possui porta USB e Vídeo In para acessar seus documentos ou vídeos. O Krisworld possui uma revista de programação que chega a ser mais grossa que muita revista de bordo por aí.

Além disso, são disponibilizadas a Silverkris Magazine (revista de bordo da Singapore) e pelo menos na Executiva foi oferecido sempre uma grande opção de jornais e revistas para todos os gostos.

Para quem voa na Executiva e Primeira Classe há a opção, dependendo da rota, de escolher com atecedência (mínimo de 24hs) o que quer comer no serviço Book the Cook e opções de  menus infantis. Existe ainda uma grande opção de refeições especiais.

Desembarque

O desembarque foi rápido, as malas foram prontamente disponibilizadas nas esteiras (em uma das 35 disponíveis do Terminal 3…) e a imigração rápida e indolor.


Cingapura te recebe de braços abertos, mas entenda que existem coisas que não são toleradas por lá (em vermelho no formulário: Morte aos traficantes de drogas!).

O Terminal 3 de Changi faz as boas-vindas aos passageiros e já causa a primeira boa impressão do país logo no aeroporto, diante da sua impressionante arquitetura e decoração.

Para quem tem conexão de banda larga, os vídeos tem opção de apresentação em HD.

Tags: , ,

Category: Cias Aéreas, SIABrasil, Trip Report

Comentários (14)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Marcelo Q. says:

    Rodrigo,

    Foi com grande prazer que lí seu relato sobre o primeiro voo da Singapoure Airlines no Brasil, e aproveito para parabeniza-lo novamente.

    Compartilhamos a mesma admiração por esta empresa, que me impressiona cada vez mais quando voo novamente com eles.

    Há algumas semanas, tive oportunidadede de voar em 4 trechos nas suites do A380 da Singapoure, simplesmente um espetáculo, sobretudo, nos pequenos detalhes, como, acredite, massagem nos pés recebida de uma Sigapoure Girl no trecho SIn/MEL, simplesmente Incomparável, agora, independente da classe de serviço, também voei por diversas ocasiões em executiva ou econômica, e sempre ficou aquela sensação agradável quando somos bem tratados.

    Em uma etapa que realizei em classe econômica há alguns anos, minha mala foi extraviada, e no próprio aeroporto de londres autorizaram um voucher inicial de usd 300.00 para itens básicos, no dia seguinte outros 500.00, independente da entrega da mala (intacta) antes do final do dia.

    Certamente, esta ocorrência foi um acaso na operação da Singapoure, porque nenhuma empresa sobreviveria com tal despesa de forma constante, entretanto, demonstrou de forma clara a posição da empresa em problemas.

    Singapoure é sinônimo de qualidade e respeito ao passageiro, e talvez tenha plantado uma na semente causa pela melhoria da aviação nos vôos entre Brasil e Espanha, ainda que seja na rota gru/BCn.

    Acredito sinceramente, que Ibéria e Tam, maiores afetados por esta nova concorrencia na ligação direta, devam gradativamente sentir algum efeito pratico desta concorrência e aplicar alguma melhoria no serviço, ou definitivamente sucumbir à concorrência e limitarem-se a fazer promocoes e reduzir seus preços como argumento de escolha para o mercado.

    Grande abraço, e sucesso!

    Responder

  2. Rubens Takashi says:

    Prezado Rodrigo,
    Eu fiz dois voos pela Singapore Airlines, entre FRankfurt/Cingapura (jan/2011) e Cingapura/Franfurt (fev/2011). Optei por pagar um pouco mais caro para ter um serviço melhor e os comentários que você sempre faz aqui no Aquela Passagem me influenciaram na decisão de voar pela Singapore Airlines.
    Viajei de classe econômica e os aviões eram muito bons, espaçosos e o serviço de bordo excelente. É exatamente o que você disse: as Singapore Girls trabalham muito durante o voo, ficam o tempo todo servindo alguma coisa para os passageiros.
    O único ponto negativo da viagem foi que durante a maior parte do voo Frankfurt/Cingapura o serviço de entretenimento não funcionou, o que foi uma pena. Tirando isso, tudo correu muito bem!
    E chegando ao aeroporto de Changi ainda havia distribuição de caixas de chocolate belga Guylian na saída da aeronave.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Rubens,
    Por acaso você fez alguma reclamação formal sobre o sistema de entretenimento?
    Se fez, qual foi a resposta?

    Um abraço

    Responder

  3. André says:

    Rodrigo, uma pergunta:
    Esse foi foi apenas para convidados ou foi também para passageiros que compraram suas passagens?
    Se não foram todos, saberia dizer quantos foram os convidados?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Andre,

    Foi vôo regular mesmo. Muita gente com passagem comprada, mas alguns convidados também. Só conheci os convidados da imprensa, mas tinha gente convidada que fazia parte do trade.

    Dos outros convidados não sei, da imprensa eram 7 (3 grandes jornais, uma revista semanal, uma revista de turismo, uma revista de luxo e apenas o Aquela Passagem da mídia eletrônica).

    Responder

  4. Geraldo says:

    Em junho estarei voando para Barcelona pela Singapore. Custou US$990,00 na classe Econômica e não US770,00 como retro mencionado, ou seja, bem acima da China Air que cobrava US$770,00 para Madri. Entretanto, preferi pagar a mais para voar por uma das melhores companhias aéreas do mundo. Afinal sou um saudosista da velha Varig. Mesmo voando desde 1968 para a Europa e resto do mundo, nunca encontrei companhia aérea igual a antiga Varig, onde o serviço da classe econômica correspondia ao da classe executiva e era realmente um prazer voar. Daí minha curiosidade. Se pelo menos as poltronas forem espaçosas já valeu a pena.
    Um abraço.

    Responder

  5. ary carvalho lima says:

    gostaria de saber se singapore air tem planos para vooar cidade do rio de janeiro/rj brasil . o muito obrigado se puderem responder ok

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Ary,
    Até onde sei no momento não. Ela deve consolidar primeiro o vôo para São Paulo e torná-lo diário primeiro.

    Responder

  6. Pedro says:

    Eu estou me preparando para passar férias na Alemanha, mas só pelos seus comentários, já decidir ir pela Singapure e ficar uns dias em Barcelona antes de ir para Alemanha.

    Responder

  7. Gabriel Bernardino says:

    Gostaria de saber se tem agências de turismo com tarifas da Singapore nas mão, abs.

    Responder

  8. Elda Lúcia Nascimento da Silva says:

    Apesar de todas estes adjetivos, estou decepcionada, no sentido da troca de dia para retorno, alguns dias estamos tentando mudar o retorno de minha filha de Barcelona , agendado para 29 de junho, quero transferir para começo de outubro devido a extensão do curso dela, e não temos respostas satisfatória as tarifas apesar de estarmos longe da data, estão cobrando praticamente o preço de uma passagem. O que é absurdo.
    Espero em breve resolver este problema, mas até agora estou insatisfeita com este atendimento, eu só quero adiar o retorno, e até o momento não consegui.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Elda,

    Passagens tem regras, inclusive sobre mudanças e cancelamentos. É importante que se conheça as regras das passagens que se compra. A Singapore como outras cias possuem tarifas com datas mais flexíveis, mas essas custam muito mais caro. Assim há de se pesar o que é mais interessante para você antes de comprar.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.