WEBJET: Cancela 54 Vôos Só Hoje! Fique Alerta!

27 de Setembro de 2010 | Por | 32 Comentários More

Muitas razões fazem as cias aéreas cancelarem vôos em massa. Vimos isso com a Tam e manutenção vencida das aeronaves, Gol e falta de tripulação e BRA por falta de dinheiro.

A causa do cancelamento desses vôos Webjet podem ser uma das acima ou até outra. Certo é que ela vinha fazendo promoções em demasia, cortando custos como o transporte Guarulhos/Congonhas, redução do serviço de bordo. Desde a necessidade de fechar um balanço melhor para ser mais convidativa para uma futura compra até problemas de gestão podem estar envolvidos nessas mudanças.

A Webjet possui slots interesssantes e espero que sua situação seja explicitada de uma forma clara ao consumidor. Enquanto isso, sugiro cautela.

A Webjet é do antigo dono da CVC (que foi vendida para o Grupo Carlaile), Gulherme Paulus e não foi incluída (nem a GJP) na venda da CVC.

Como muita gente teve contato com a Webjet via o Aquela Passagem, achei prudente fazer esse alerta e contrariar um pouquinho quem tem me cobrado tanto para cuidar de mim primeiro. (Estou melhorando, mas bem de vagar. Obrigado a todos pelo apoio e por deixar as coisas rolando aqui sem minha presença!.

Tags:

Category: Cias Aéreas, Por Sua Conta e Risco

Comentários (32)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Ernesto says:

    A boa noticia é que o Rodrigo decolou de novo!!!

    Responder

  2. Rodrigo Purisch says:

    No momento estou igual a planador… Tem que ser puxado para entrar no ar… O pior é que tenho que concordar que o pessoal em volta de mim estava com razão…

    Um abraço

    Responder

    Ernesto respondeu:

    Então cudie-se bem!!! Faça votos de abstinência da WEB por 48 horas!!

    Responder

  3. Felipe says:

    Melhoras, Rodrigo. Se para nós é difícil ficar longe do AP, imagina para você então.

    um abraço

    Responder

  4. Magrineli says:

    Lembra o q nós conversamos sobre estes preços baixo lá na ConVnVenção. Diria até q é coisa de oráculo (kkk – tô brincando). Acho q vem mais uma BRA aí…

    Responder

  5. Kely says:

    Rodrigo, obrigada pelo post, ia mesmo realizar uma compra, vou aguardar agora…

    Melhoras viu…

    Responder

  6. Cinthia Rangel says:

    Rodrigo,
    Valeu pelo post, mas vc tem que se cuidar!
    Ab,
    Cinthia.

    Responder

  7. Ernesto says:

    A expolicação é o excesso de trabalho da tripulação http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/805300-webjet-cancelou-voos-porque-tripulantes-estavam-no-limite-da-carga-horaria-diz-anac.shtml

    Alguem por aqui estava nos voos cancelados? Como foi o tratamento da empresa?

    Responder

    Ed respondeu:

    Não vi NADA no site da Webjet, que coisa estranha…

    Responder

  8. Gabriel Dias says:

    Anac suspende a venda de passagens da Webjet
    http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/09/27/anac-suspende-venda-de-passagens-da-webjet-922003270.asp

    Responder

    Eduardo Galvão respondeu:

    E o site continua no ar, vendendo passagens normalmente. E dá-lhe, Brasil!

    Responder

    Vinícius respondeu:

    Que beleza!!!

    Responder

  9. Clara says:

    Meu marido chegou de uma viagem internacional ontem de manhã cedo fazendo conexão de Guarulhos para o Rio de Janeiro e relatou um completo caos na chegada em São Paulo, com longuíssimas filas para tudo. Para não perder o vôo para o Rio teve de furar fila(dizendo que tinha uma conexão quase perdida, o que era verdade) e fazer mil e um malabarismos. Disseram que aquilo não era comum, mas nada foi dito sobre o porquê daquele caos. Evito Guarulhos sempre que possível, pricipalmente na volta ao Brasil(esse aeroporto dá muito problema, nossa!).

    Responder

  10. alex says:

    Um dos problemas enfrentados na webjet, é o mesmo que a Gol enfrentou meses atras. Trabalho no setor aéreo (nao sou funcionario web) e vou tentar explicar um pouco oque acontece com a “falta de tripulação” que a empresa divulga.
    Tripulante de voo, de maneira geral pode voar por lei 85 horas/mes ou 230 horas/trimestre. O trimestre em questao agora são os meses Julho/ Agosto / Setembro.

    Em julho, devido varios fechamentos de aeroportos e voos nao programados para atender passageiros, voos alternados, enfim. a tripulação de maneira geral voou 85 horas de voo. Em agosto com o problema da Gol, todas as outras linhas ficaram sobrecarregadas e também forçaram a tripulação a voar 85 horas de voo. O fechamento constante de Curitiba e Porto Alegre ajudou em muito que o nivel de horas voadas/voos alternados fosse elevado.

    Para o mes de Setembro restou aos pilotos e comissários apenas 60 horas disponíveis no mês (85 julho + 85/agosto + 60/set = 230 maximo trimestre). No começo do mes de setembro, feriado, onde normalmente se voa mais, e o uso da tripulação foi ostensivo.

    Pq na gol e na tam nao aconteceu isso agora? Na gol foram canceladas todas as ferias, varios voos foram cancelados para estas datas ,nem foram vendidos devido a forte fiscalização da anac, e varios tripulantes que estavam no grup de voo do 767 voltaram a voar o 737.

    Na Tam, que nao tem aproveitamento tao ostensivo de sua malha, alguns ajustes feitos, ferias canceladas também e varios tripulantes entrando em voo (contratados inicio do ano).

    A Webjet, nao teve a programação correta, houve mudança em toda sua diretoria meses atras, que estao acredito tentando por a casa em ordem. A contratação de tripulantes é bem vinda, mas nao é tao simples. O tripulante deveria ter sido contratado em Maio no maximo para estar operacional agora. Foi a falta de previsão do aumento de tráfego de passageiros, com horas consumidas fora do planejamento lá em julho, que fizeram com que a empresa parasse agora. Dia 1 “reseta” tudo as horas e a empresa volta ao normal.. Por isso a venda de passagens suspensa ´somente ate sexta (01/10) onde entao tripulantes tera suas 85/230 horas livres.

    grato

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Alex,

    Duro é:
    Quem não tem tripulação ficar fazendo promoção aumentando a demanda para depois prestar um serviço aquém do esperado.

    Ver que a ANAC mesmo após o caso da Gol e da multa a Webjet, não seguiu fiscalizando e esperou as coisas acontecerem para tomar atitude.

    E que a legislação trabalhista que visa a segurança de vôo é relegada a um segundo plano.

    Aeroportos saturados, empresas sem tripulação, demanda aquecida, ausência de programação… C.A.O.S

    Responder

    Beto respondeu:

    Concordo Rodrigo!!!!!

    Vou eu aqui na minha empresa estender as horas de trabalho… no outro dia o sindicato vem e para tudo!!!!!

    Abssss

    Beto

    Responder

    Armando T respondeu:

    Concordo Alex
    Eh um caso em tudo identico ao que se passou com a Gol apenas por razoes diferentes,eh sem sentido o pessoal falar que eh uma nova BRA. Agora, as promocoes…

    Responder

  11. E o planejamento dessas empresas? Não conseguem adiantar esse tipo de problema? Valeu pelo aviso e se cuide aí!!

    Abs!

    Marcio

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Marcio,

    Um abraço, obrigado e parabéns atrasado pelo novo layout do A Janela Laranja!

    Responder

  12. jorge says:

    Vi hoje à noite num telejornal que a Webjet perdeu 50 pilotos para as conocorrentes.

    Responder

  13. Ernesto says:

    Os salários que eles pagam são os piores da aviação. E, o atendimento ao publico foi pessimo.

    Responder

  14. alex says:

    Realmente falta um planejamento.
    No caso da web, teve uma troca inteira de diretoria nos ultimos meses, os que assumiram o cargo agora sao do ramo da aviaçao, antes era do ramo do turismo. Bom, o planejamento nao é tao facil, até pq a contraçao de pilotos hoje nào é simples. Eh a gigante burocracia da ANAC, e até a falta de simuladores para o treinamento. Na Gol existem pilotos contratados em Abril que ainda nao estao em voo, pq nao conseguem terminar o treinamento, falta de simulador de voo disponivel, tanto no Brasil, quanto fora do Pais.

    Na Web, o problema eh maior, pois operam 737- 300, que já eh uma aeronave antiga, e nao tem poucos simuladores disponivesi no mundo para o treinamento da tripulaçao.

    Quando ao salários, entre as grandes empresa..

    1 Tam
    2 Gol
    3 Web
    4 Ocean /avianca
    5 Trip
    6 Azul (esse é realmente o menos dos menores salários)

    Um piloto na Azul ganha metade do que ganha na Tam.

    A Saida da tripulaçao da Web, se deve por outros fatores. E a unica empresa com base no RIO, e os tripulantes de Sao Paulo estao mudando de empresa. Também seu equipamento mais antigo, e a falta de benefícios compromete a estabilidade dos funcionários

    Abraços

    Responder

    Ernesto respondeu:

    Mas, veja que os equipamentos operados pela Trip e Azul, são diferentes dos operados pelas outras. Não trabalho com aviação, mas tive um amigo piloto que saiu da TAM para trabalhar na Avianca. Nunca perguntei o salário dele, mas creio que ele deve ter tido alguma vantagem ao pedir demissão na TAM e ir para a Avianca.

    Responder

  15. Planejamento, Organização, Direção e Controle. Alguém lembra desses preceitos?

    Responder

  16. milon says:

    O problema é que na asia o mercado para pilotos esta superaquecido, quase todos os orfãos da transbrasil e varig arrumaram colocação na china e como vão as coisas num futuro próximo pode ser bem possível que faltem pilotos no Brasil.

    Responder

    GDC respondeu:

    É isso mesmo Milon, já ouvi alguns casos de pilotos e até mesmo de ex-engenheiros de voo (daquelas aeronaves mais antigas com a 3ª cadeira na cabine do piloto) que estão na Ásia e alguns trabalhando até mesmo na fábrica da Embraer em Harbin, China.
    O problem é que o tempo de resposta para esta demanda aquecida de pilotos é bem lento já que são necessárias algumas centenas ou milhares de horas de voo para ser habilitado…

    Responder

  17. Harpia says:

    Hoje fiz CWB/GRU pela Gol. De início anunciaram atraso de 1 hora. Na realidade foram 45 minutos de atraso na decolagem devido ao vazamento do fluído hidráulico do freio do trem de aterrisagem do lado direito. Os passageiros com conexão internacional em GRU foram chamados para se apresentarem e pegaram Webjet que saiu antes. É… parece que a ajuda das companhias aéreas são mútuas.

    Responder

  18. Jackson says:

    Sou visitante eventual do seu blog, que acho muito legal. Caos tupinquim à parte, gostaria de registrar que fiz dois vôos(GIG/RAO e RAO/GIG)recentemente pela Webjet, com um pouco de receio por causa das tarifas bem baixas(~ R$50/perna), mas dentro do contexto foi satisfatório. Apenas a ida atrasou (40 minutos hj em dia,é até aceitável), e no geral o serviço foi bem razoável. Os sanduíches acabam para as últimas fileiras de assentos,mas estavam bons, padrão SkyChefs, a R$12 cada.
    O pessoal de bordo é simpático e simples, e sem muito blablabla de speech.
    Por fim, estão com alguns assentos com tarifa de R$9,00(Nove Reais, mesmo!) para alguns destinos durante o fim de ano.
    Sucesso e obrigado!

    Responder

  19. DAN SEVERO says:

    RELATO: EXPERIENCIA QUE TIVE COM A WEBJET.
    Comprei duas passagem no site da WEBJET para o Rio (SDU) partindo de GRU com dois dias de antecedencia, para o dia 28/12, no vôo 6761 11:20hs, por incríveis R$99,00; valor muito baixo considerando a demanda e a data próxima ao reveillon, com uma certa dúvida em relação à empresa, devido a diversos depoimentos negativos, mesmo assim resolvi arriscar por causa do preço.
    Na noite anterior ao vôo,um telejornal divulgou que os vôos para o RIO estavam cancelados pela empresa! Liguei no callcenter e não fui atendido; Fiquei decepcionado!Arrependimento !
    Aproximadamente ás 07:30 do dia 28/12 recebi uma ligação da empresa avisando do cancelamento e pedindo que eu me deslocasse até congonhas para seguir viagem! Tive mais dúvidas, pois essa empresa não opera nesse aeroporto; Liguei de novo ao callcenter e fui bem atendido, onde confirmaram para que eu fosse para Congonhas.Ok.
    Chegando lá às 09;30 (preparado para brigar rs), encontrei outros passageiros do mesmo võo na mesma situação, e fui muito BEM ATENDIDO na loja da WebJet,com cafezinho, água e etc, rapidamente a atendente pediu os documentos e saiu, para minha surpresa fui informado que estava realocado no vôo da Gol, fiz o check in e o jato partiu às 10:10.
    Foi minha primeira experiencia por essa companhia (WEBJET) e acabei sofrendo um “upgrade forçado” no preço, pois a Gol no dia cobrava mais de R$500,00 na passagem que voei. Até então nem sabia como era o serviço da empresa pois nem tinha chegado a voar nela, mas devido à solução de meu caso (que era chegar no Rio) após o cancelamento do meu vôo, não tenho reclamações a fazer, talvez tenha tido “SORTE” ao me ligarem, ou então essa nova diretoria está começando a fazer a diferença.
    Torço que a empresa dê certo e force a concorrencia;.
    Tive minhas férias e um ótimo fim de ano no Rio;A volta no dia 05/01 foi sem susto e sem atrasos (SDU/GRU)o atendimento foi justo,e objetivo. Enquanto embarcava eu observei que a TAM , tinha problemas com cancelamentos e atrasos nesse trecho naquele dia. Acontece.
    É apenas um relato, da primeira experiencia que tive com a webjet.
    PARABÉNS PELO SITE, ABRAÇO.

    Responder

    Harpia respondeu:

    Num outro post estou falando de coisas “estranhas” da Webjet mas o atendimento no seu caso foi acima das expectativas. Obrigado pelo relato.

    Responder

    Miner respondeu:

    Considero importante esse relato positivo, porque a maior parte das pessoas apenas divulga por aqui – ou em outros espaços – quando algo dá errado e não quando tem um atendimento adequado (como julgo que aconteceu nesse caso).

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.