Aeroporto Internacional de Tocumen, Cidade do Panamá, PTY

17 de junho de 2011 | Por | 40 Comentários More

Google Maps

O aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, não se destaca pelo tamanho ou pela modernidade, mas sim pela eficiência que permite a Copa Airlines fazer conexões muito curtas por lá.

Ele está localizado a cerca de 25 km do centro da Cidade do Panamá e basicamente é atualmente formado por um retângulo central com dois satélites nas extremidades. Em breve (está em final de construção) deve receber mais um terminal, o Muelle Norte que poderá receber até aviões A380.

Os dois satélites, pelo que pude notar, são de uso mais intenso pela Copa, cia aérea que tem lá seu Hub. Neles, a Copa tem as condições necessárias para fazer conexões bem curtas, já que uma aeronave que chega do Brasil, por exemplo, para nas proximidades das aeronaves que irão fazer conexões para os principais destinos da cia aérea na América do Norte e Caribe. Você sai de um portão e entra no portão do lado na maioria das vezes.

Apenas algumas poucas opções de alimentação estão localizadas nas proximidades dos satélites, mas existe uma praça de alimentação (recém inaugurada e gerenciada por uma empresa brasileira) no terceiro piso da parte central do aeroporto.  Lá você encontra um pequeno número de fast foods e um Air Magaritaville, um restaurante temático que possui inclusive uma aérea para crianças. Achei os preços um pouco mais caros que os cobrados nos shoppings da cidade, coisa comum no Brasil… O ponto forte é que da praça de alimentação se pode ver do alto o intenso movimentos de aeronaves pelo aeroporto.

Nos horários de pico, o aeroporto ferve, mas parece dar conta do recado. A exceção parece ser os sanitários femininos que apresentavam fila em vários pontos do aeroporto.

O aeroporto conta com sala vip do OnePass, a Continental President Club (Continental, Copa e Star Alliance).

Em muitos pontos, eu vi placas indicativas de internet grátis Wi-Fi. No pouco tempo que passei lá, eu não consegui me conectar com a rede. Talvez estivesse fora do ar…

Duty Free Shop

A parte central do aeroporto (um longo corredor) é tomado por um conjunto de lojas. Você fica meio impressionado ao chegar lá.

Mas o impacto inicial passa ao descobrir que a maioria das lojas é do mesmo dono e tem produtos e preços semelhantes, apesar de algumas vezes mudarem de nome.

Os preços são inferiores aos cobrados no duty free do Brasil (que se dá ao luxo de ficar parado no tempo devido à alta demanda gerada por nossos altíssimos impostos). No caso de eletrônicos, achei os preços superiores aos cobrados em Miami nas grandes lojas, onde sempre há uma boa promoção. Em uma curta pesquisa, constatei diferenças de 5 a 10 USD entre os preços cobrados no duty free do Brasil e no duty free do Panamá em perfumes e bebidas.

Imigração

A minha imigração foi simples e rápida. Vale lembrar que não era um momento de pico.

O interessante é que ao entrar no Panamá como turista, você recebe um cartão que dá direito a um seguro de urgências médicas por 30 dias. Possui inclusive atendimento telefônico em português. Tem uma cobertura de cerca de 7 mil USD e tem várias exceções como todo seguro, mas é um diferencial que o Panamá oferece.

Transporte

Como em muitos aeroportos por ai, você vai encontrar várias pessoas te oferecendo transporte ao sair da sala de desembarque.

Táxi

Apesar das corridas de táxis terem preços baixos dentro da cidade do Panamá (ela é cobrada segundo zonas), os preços dos táxis com direção ao aeroporto são muito acima da média. Corridas até o centro da Cidade ficam por volta de 25 a 35 USD. Confirme o valor antes de embarcar e prefira o guichê de táxis oficiais. Corridas com direção as Eclusas de Miraflores (Canal do Panamá) saem um pouco mais caras.

Ônibus

Existem linhas de ônibus comuns que passam a frente do aeroporto e que ligam o mesmo à cidade. Você deve gastar cerca de 30 a 90 minutos no trajeto dependendo da linha e do trânsito e pagar por volta de 0,25 a 1,50 USD. Esse meio de transporte não é recomendado para quem tem malas ou tem um curto tempo para fazer seu passeio. Quem está interessado em ir ao Albrook Bus terminal (perto do shopping Albrook e do aeroporto doméstico de mesmo nome), existe uma linha, chamada Tocumen-Corredor, que passa na avenida à frente do aeroporto que faz esse trajeto e passa de 45/45 minutos.

Dicas:

Se você precisar fazer check in antes de embarcar, chegue com antecedência. O recomendado por lá é de 3 horas antes do vôo. O check in online pode economizar um pouco de tempo nas filas.

O trânsito no horário de pico pode envolver alguns engarrafamentos no caminho, leve isso em consideração ao planejar sua viagem em direção ao aeroporto nesses horários.

Caixas automáticos podem ser encontrados à direita de quem sai da sala de desembarque.

Apesar da moeda local se chamar Balboa, ela virtualmente não existe (apenas em moedas de pequeno valor). A economia é dolarizada e 1 balboa equivale a 1 dólar americano. Assim, a moeda corrente é o dólar mesmo. Evite trazer notas de grande valor, que são mais difíceis de serem trocadas.

Se você porventura for pegar um vôo doméstico, possivelmente seu vôo partirá de outro aeroporto (Albrook Airport). Assim planeje bem sua viagem, pois para chegar ao mesmo você terá que cruzar a cidade.

Vi na revista de bordo da Copa, uma propaganda de um micro-ônibus grátis ligando o aeroporto ao shopping Metromall (localizado a cerca de 10 minutos do aeroporto) e outra de um tour por cerca de 30 USD por pessoa que inclui as eclusas de Miraflores (Canal do Panamá) e uma visita ao Shopping Multiplaza. Não tive tempo para me informar melhor sobre eles.

Tags: , , , ,

Category: Aeroportos

Comentários (40)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Adolfo disse:

    Rodrigo, achei o aeroporto pequeno, mas muito bem organizado (bem diferente de nossos aqui). Tudo funciona bem e rápido, inclusive a imigração, que também foi vazia, até porque a maioria dos passageiros de nosso voo iam para a República Dominicana (a conexão era dois portões ao lado).

    Pegamos o taxi oficial para a cidade por 20 balboas, digo dolares. Depois, usamos um carro que estava no hotel e o motorista cobrou 80 dolares por um city tour de um dia (canal, centro histórico e o Amador Causeway) e o retorno para o aeroporto, numa confortável SUV.

    O dolar é a moeda corrente, mas espere chateações para notas acima de 50. Em uma loja, tivemos que fazer um “cadastro” para que eles aceitassem, fora as canetas e maquinetas para ver se não era falso. Mas ao receber o troco (que é difícil como no Brasil), a gente também ficava inspecionando a nota !!!

  2. Rodrigo Purisch disse:

    Em breve vou postar minha experiência em uma longa conexão no Panamá.

    Um abraço

  3. Alessandro A. disse:

    Rodrigo,

    Parabéns, mais um excelente post de utilidade pública!
    Quando estive lá no ano passado a conexão Wi-Fi gratuita funcionou muito bem, tanto na ida quanto na volta. A conexão era rápida e consegui usar o skype tranquilamente para falar com o Brasil. Só em alguns momentos de maior movimento notei uma queda na velocidade, mas nada que atrapalhasse muito. Bem que os nossos aeroportos poderia oferecer um serviço gratuito semelhante!

    Abraços!

  4. Estive lá em 2004, e o que mais lembro foi o Frio que passei neste Aeroporto, acho que foi o Ar Condicionado mais potente que peguei em minha vida.
    Estive nele em conexão e depois desembarcamos para ir a Panamá City, e nas três passagens por ele esse foi o fato marcante. Mas é um Aeroporto muito organizado e realmente de fácil uso.
    Acho que aos Brasileiros que não viajam pelo destinos e sim para fazer compras e visitar OUTLET este deva o Aeroporto dos Sonho, um paraíso entre conexões.
    Abraço!!

  5. Manuel disse:

    Sao muitas as coneçoes que pode fazer la, somente de aqui na Colombia tem 9 cidades com voos diarios até lá, entao pode viajar a qualquer parte de latinoamerica mesmo

  6. vilela disse:

    Adolfo,
    vc tem contato dessa empresa/motorista?ou tem o nome pelo menos?
    Esse valor foi por pessoa ou para todos?
    quanto tempo de tour?
    obrigado
    Vilela

  7. Fabio disse:

    Atualmente deve ser o aeroporto que mais pouso/decolo devido às conexões.
    A organização e pontualidade envergonha qualquer aeroporto brasileiro , embora não prime pelo luxo e conforto.
    Como vou direto para o Presidents Club , nem sabia dessa praça de alimentação recém inaugurada rs rs .
    Nas duas vezes que resolvi fazer city-tour devido ao longo tempo de conexão , achei mais interessante “alugar” um taxi pelo dia inteiro . US$70.00 com direito a visitar o Palácio Presidencial POR DENTRO .
    Acho que dei azar pois em ambas as vezes a imigração tnha uma fila de tamanho considerável.
    Rodrigo, não esqueça de informar que o Panamá exige certificado internacional de vacinação contra febre amarela.
    Nem sempre é pedido , mas é bom ter a mão.

  8. Rodrigo Purisch disse:

    Fábio,

    Com relação a vacina contra Febre Amarela, minha recomendação é vacine-se até para se proteger no Brasil. Temos ainda registros de casos por aqui. Não precisa ficar esperando uma viagem. Vacinou? Então vá na Anvisa e peça seu cartão de vacinaão internacional.

    Febre Amarela e Panamá

    No sistema usado pelas cias aéreas não existe obrigatoriedade de vacinação (há apenas a recomendação) contra Febre Amarela para entrar no Panamá (use o site da Asiana )http://us.flyasiana.com/Global/US/en/homepage?fid=INFO12330 :

    / 18JUN11 / 0037 UTC

    Embarkation Brazil (BR) /Destination Panama (PA)

    Panama (PA)

    YELLOW FEVER VACCINATION NOT REQUIRED.

    Recommended:
    – Vaccination against Yellow Fever for passengers:

    -arriving from: Angola, Benin (Republic), Bolivia, Brazil,
    Burkina Faso, Cameroon, Colombia, Congo (Kinshasa), Ecuador,
    Gabon, Gambia, Guinea (Republic of), Liberia, Nigeria, Peru,
    Sierra Leone, Sudan or Venezuela.
    Note: Exempt from this recommendation are transit

  9. Pedro Bezerra Jr disse:

    Com o início das operações da Copa Airlines aqui em Brasília, espero conhecer em breve o Panamá. Muito bom seria se aprendêssemos com a eficiência do aeroporto de Tocumen, pois do jeito que a coisa está, acho que o aeroporto de Brasília logo, logo explode com tantos vôos internacionais 🙂 Esse grande número de vôos é muito bom, mas tomara que a expansão prevista seja concluída com sucesso, já que estamos bem engargalados. A Pluna começou a operar por aqui esses dias, e só pensar que não precisamos mais ir a Guarulhos para ir pra o Chile ou Argetina é espetacular. Grande abraço.

  10. Ernesto disse:

    Otimo post, parabens!

  11. Adolfo disse:

    Vilela, pegamos este “taxi” no hotel em que nos hospedamos, o Courtyard Panama Real Hotel, que fica ao lado do shopping Multiplaza. Na verdade o hotel fica dentro da área do shopping.

    O preço foi combinado com o motorista e válido para o carro (uma Gran Caravan). Estávamos eu e minha mulher, mas se couber, dá pra todo mundo.

  12. Fabio disse:

    Já tinha lido vários comentários sobre a falta de opções para comida no aeroporto do Panamá, mas pelo visto agora inauguraram um andar inteiro!
    Vou conferir isso pessoalmente agora em julho na rota GRU-PTY-LAX.

  13. Bernard Jean Braun disse:

    Rodrigo, ótimo post!

    Decidi viajar para NY no começo desde ano, e desde então venho planejando e organizando minha viagem de 12 dias para que tudo ocorra bem. Para minha enorme alegria, a COPA AIRLINES, começou a operar em Brasília desde o mês passado. Moro em Goiânia, e daqui em Brasilia é 01:30 de carro. Esse deslocamento não é nada, perante ter que enfrentar o abandonado aeroporto de Goiânia e muito menos, ficar horas em São Paulo.
    Pois bem, há 3 semanas comprei a passagem. BSB X NY, ida e volta, ambos fazendo conexão no Panamá. Acreditem no valor que paguei: R$1314,00 em 5x sem juros no cartão!!!
    Na ida a conexão é de 09 hrs e na volta a conexão é de 06 hrs. Iremos sair de Bsb dia 04/09 às 05:40 e chegaremos no Panamá por volta das 09:45. Acredito que até 10:30 já fiz todo desembaraço de desembarcar e passar pela imigração, correto?
    Pretendo dar uma pequena volta na cidade, de táxi, e passar algumas horas no Albrook Mall. A minha dúvida é a seguinte, quanto tempo demora de táxi do aeroporto à este shooping? Tendo em vista que o dia será num domingo…
    E outra coisa, se o meu voo é as 18:23 para NY , eu chegando no aeroporto por volta das 16:00hrs, é um tempo o bastante para fazer o check-in e embarcar tranquilo?

    Já adicionei o site nos favoritos!

    Um abraço a todos,
    Bernard.

  14. Rodrigo Purisch disse:

    Bernard,

    Coloca 30 a 40 minutos do aeroporto até o Albrook. No domingo pode ser um pouco mais rápido.

    Se você já saiu do aeroporto com os cartões de mebarque na mão como eu, acho que esse tempo é suficiente. Se tiver que fazer o check in é melhor voltar com pelo menos 3 horas.

  15. Bernard Jean Braun disse:

    Muito obrigado!
    Assim que voltar, relato minha experiência..

    Outra coisa..
    Vi que você foi recentemente…. Ouviu falar, ou teve alguma pessoa que você precisou ter problemas com relação extravios ou roubo de pertences dentro de mala?

    Bernard.

  16. Alexandre disse:

    Rodrigo e amigos, estou em fase final do planejamento da viagem e lendo os fóruns, persistem algumas dúvidas. Agradeço MUITO a quem puder auxiliar.

    No caso de desembarque no Panamá é preciso fazer o pagamento de outra taxa de embarque ($40,00), novamente?

    Minha situação é a seguinte: Tinha a opção de conexão de 9h ou 15h. Optei pela segunda e vou passar, inclusive, uma noite hospedado por lá.

    De layover virou um “stopover”. E agora? rsrsrs.

    Além disto, gostaria de confirmar uma coisa em relação as bagagens. Independente do tempo de conexão, elas serão despachadas apenas no ponto inicial e retiradas no destino, correto? Sei que conexões longas, neste sentido, é arriscado pelo extravio de bagagens/etc., mas a tarifa compensava muito.

    No meu caso saio de Miami, faço conexão (15h) no Panamá e chego em Lima.

    Aqui pego a mala e despacho para Brasília, correto? (são cias aéras distintas. Até Lima farei pela COPA e o trecho LIMA>BSB farei pela TACA). O fato de desembarcar em Lima após o vôo da COPA para embarcar pela TACA, enseja, novamente, outra taxa de embarque($31,00)?

    São as dúvidas do marinheiro em conexões “enrroladas”.
    Obrigado amigos.

  17. Ricardo B disse:

    Olá, amigos,
    estou indo para o Panamá dia 16/8. Gostaria de saber se existe um site do duty free do aeroporto de Tucumen.
    Agradeço desde já a colaboração.

  18. Rodrigo Purisch disse:

    O site existe, mas não tem nada lá… http://www.grupowisa.com/duty_pma.html

  19. Paula disse:

    Oi, Rodrigo

    Voce indica algum hotel proximo ao aeroporto pois chegaremos as 8 da noite e nosso voo retorna para Manaus as 3 da tarde.

  20. adriana disse:

    Oi,porfavor…
    Alguen sabe me falar quais as lojas e marcas que encontro no Duty free do Panama!??Sabem me dizer se acho tenis de marca com preço bom!??
    Obrigada

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.