Aos Leitores: Meu Muito Obrigado e Um Feliz Ano Novo

2 de janeiro de 2009 | Por | 30 Comentários More

Em setembro de 2006 nasceu o Aquela Passagem inspirado no VnV do Ricardo Freire e no Fatos e Fotos de Viagens do Arnaldo Interata.

O que nasceu como um passatempo hospedado no Blogger cresceu muito desde então. Hoje temos 1097 posts, 4341 comentários, possuímos pagerank 4 (acreditamos que vamos superar o 5 que o antigo domínio ainda possui), cerca de 1300 leitores recebem as atualizações por RSS ou email e alcançamos cerca 407 mil visitas, um grupo de leitores fiéis e formado por consumidores  informados e reais consumidores de passagens aéreas nacionais e internacionais. Leitores formadores de opinião e que não apenas lêem os posts, mas têm a capacidade de interpretá-los e a partir deles tormar suas decisões, traçar estratégias próprias e criarem seu próprio caminho.

Considero o Aquela Passagem o precursor dos blogs sobre passagens aéreas no Brasil tendo como foco o consumidor de passagens (não nos amantes de aviação e aviões), que fornece muito mais informações úteis ao leitor que apenas posts de promoções ou a reprodução simples de press releases das cias aéreas. Servimos de inspiração e outras vezes como fonte de informação para outros blogs e publicações (apesar de alguns copiarem informações e até minhas fotos – fraquinhas comparadas as dos mestres Arnaldo, Tony, Márcio, Riq…- sem dar o menor crédito a elas, já que um link para o Aquela Passagem pode demonstrar a incapacidade de produzir material próprio de qualidade). Pena que uma grande parte deles não copiem também a responsabilidade na difusão da informação, o espírito crítico da notícia, a preocupação com o copyright das fotos, em citar fontes das informações, estimular a leitura das regras das promoções e passagens, a isenção nas informações (sempre com foco no consumidor) entre outras características que prezo em cultivar no Aquela Passagem.

Nesse tempo minha vida também mudou, como não vivo de blog nem de turismo ou  de nada associado a eles, minha vida profissional no mundo real e minha vida pessoal passaram a demandar cada dia mais tempo e o blog sofreu um pouco com isso em 2008. Atualizações feitas na madrugada, erros de português motivados pelo sono e atrasos nas respostas aos comentários (que chegam a 30 em alguns dias nos diversos posts). Não nego que já pensei em colocar o blog num ritmo mais lento e mais focado na produção de informação e menos focado nas promoções das quais muitas vezes me sinto refém pela sua imprevisibilidade. Consultar uns 15 sites/blog por dia e uns outros 20 no final de semana não é fácil, mas os comentários que recebo diariamente no blog me repõem o gás que as  vezes falta no fim do dia.

Por isso, gostaria de agradecer do fundo do coração a vocês leitores anônimos, comentaristas, tripulação do VnV e visitantes que caíram aqui via Google e aprenderam a gostar do blog. O Aquela Passagem só existe por causa de vocês! Fiz grandes amigos via blog! Aos comentaristas, peço desculpa pela ausência de respostas aos comentários, sei que são o que, na minha opinião,  diferenciam o blog de um simples site, mas as coisas recentemente fugiram do meu controle. Nem os emails dos queridos amigos tenho conseguido responder…Espero colocar a casa em ordem no futuro próximo. Comunidade VnV: estou com uma dívida enorme com vocês (parte deles tem blogs listados ai na coluna da esquerda), já que não tenho conseguido visitar esses maravilhosos blogs que tanto gosto, por essa razão os indico, mas mesmo assim sou visitado por seus autores que sempre deixam uma mensagem de carinho.

Meu muito, muito obrigado a vocês! Desejo um ótimo 2009 a todos, recheado de paz, felicidades, saúde e que seus sonhos de viagens tornem-se realidade!

Foto: Basibanget sob licença Creative Commons

Category: O Blog e Amigos

Comentários (30)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Ernesto disse:

    Rodrigo

    Um [otimo 2009, para voce e para os seus!!

    Por sinal, se voce puder me passar a decisão das bandas tarifárias para que eu possa dar uma comentada, agradeço!

  2. Eduardo Gaspar disse:

    Caro Rodrigo

    Virei leitor de seu blog pelo conteúdo e utilidade – e ao postar uma pergunta, tive ainda a felicidade de receber rapidamente a resposta. Sobre você, lembrei-me de uma passagem de um livro da Família Schurmann, em que eles conhecem um radioamador que por prazer passava boa parte de seu tempo no rádio orientando aqueles que navegavam pela Polinésia. Um dia vários barcos com completos desconhecidos dele de várias partes do mundo lhe prepararam um jantar, dizendo daquela forma como ele era útil. Como se sentiram prestigiados e como foram ajudados pela sua generosidade. Mesmo que ele não tivesse completa noção disso tudo.

    Não o conheço. Mas gostaria que soubesse que você realmente faz a diferença (apesar do pieguismo e desgaste desta expressão).

    Continue, cara. E receba meu abraço de feliz 2009.

  3. Carla disse:

    Rodrigo,

    Obrigada pela leitura tão boa em 2008 e por todas as dicas e por responder sempre minhas dúvidas.
    O Aquela Passagem foi um dos meus grandes achados de 2008.

    Feliz 2009!

    Beijos

  4. hotmar disse:

    Rodrigo, parabenizo-o por manter tão excelente blog, cheio de informações úteis e prestativas. Concordo com a Carla, o Aquela Passagem foi um dos meus grandes achados de 2008.

    Destaco também a comunidade de comentaristas que foi criada a partir desse blog, e aproveito o espaço para agradecer a todas as pessoas que, com seus comentários, tornaram esse blog ainda mais rico em conteúdo.

    Um abraço especial ao Giancarlo, ao João Ondas e ao Nick, pelas preciosas dicas postadas no tópico sobre cartões de crédito!

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

  5. Sylvia Lemos disse:

    Rodrigo , um excelente 2009 para ti e teus queridos !!
    Nunca fiquei uma unica semana sem passar por aqui .
    Este blog é indispensável !!!!
    Abraços carinhosos

  6. Malu disse:

    Rodrigo, recebo as atualizações por e-mail e já indiquei seu utilíssimo Blog ara vários amigos. Quando precisei, vc respondeu prontamente. Sou grata e desejo um 2009 com mudanças muito boas.Super abraço.

  7. Marcus (Cuiabá) disse:

    Olá, Rodrigo!
    Muitos obrigados nós pelo interessantíssimo Blog!!!
    Excepcional 2009 pra você e sua equipe!

    “Aproveitando esta oportunidade”:
    Perdoe-me a ignorância,Purisch…
    Por favor, você (ou alguém) poderia me esclarecer porque para as empresas aéreas É VANTAJOSO que o passageiro fique no destino mais de 10 dias? Afinal, por quê, muitas vezes, o valor destas passagens é bem mais inferior que nas viagens mais curtas?

  8. Rafael Braga disse:

    Sensacional o blog ! Parabéns!

  9. Giancarlo disse:

    Rodrigo, feliz 2009 a vc e todos os leitores do blog. Que em 2009 o Aquela Passagem seja ainda mais útil e com informações valiosas como foi em 2008.

    Só para citar algumas coisas que eu mudei depois de começar e ler o AP:

    -Meu cartão de crédito (óbvio).
    -Emiti 3 ida e volta pra Fortaleza com 3000 pontos por trecho.

    Fora o que eu aprendi a “fuçar” a internet através de informações sobre passagens.

    Abraço a vc e retribuo o abraço especial ao Hotmar, que é uma alma incansável nesse blog.

  10. Rachel Nardelli disse:

    Rodrigo,
    Nós, leitores, é que devemos agradecer pelas informacoes sempre tao uteis que vc posta aqui. Muito Obrigado!! Um ótimo 2009, muita energia positiva,saúde, felicidade e alto astral p/ vc !

  11. Alessandra K. de Castro disse:

    Querido Rodrigo.

    Eu que agradeço à você este blog maravilhoso, cheio de comentarios ótimos e dicas surpreendentes, Sou uma leitora fidelíssima sua, e te indico para varios amigos (as)e meu marido. Seu blog e assuntos dele, ja foram motivo para altos papos de jantar aqui em casa e graças a ele em Julho faremos uma viagem bem legal para o Chile e Argentina…
    Não se preocupe com os erros de português, etc de que adianta você ter um português perfeito e um blog sem conteudo? Acho que a “brincadeira na Net” é assim mesmo…
    Qto as cópias de suas fotos e matérias, não esquente a sua cabeça, sinal que o sucesso esta aí, quem vive a sombra dos outros, morrerá assim, acredite nisto.
    Você nasceu para brilhar e o brilho que bate em uns, faz a sombra em outros…
    Rodrigo feliz 2009 para você, organize a sua vida e sua agenda e aprenda a correr menos e viver mais!! Você consegue, acredite!!
    Boa sorte e mais sucesso, muita saúde e muita paz!!
    Beijos
    Alessandra

  12. Carmen disse:

    Oi, Rodrigo. Seu post é muito emocional. Você é uma pessoa de grande coração e o seu blog é como você.

    Você faz voar as pessoas. Em Natal eu voou com Clickair e pensei em você. Toda vez que eu vá para um aeroporto que eu penso em seus conselhos e sua assessoria. Obrigada e feliz 2009!

  13. Carmen disse:

    Rodrigo, com Clickair voou en não tinha qualquer problema, o avião fica no tempo e chegou ao aeroporto de destino antes. Os assentos desconfortáveis, você sabe sobre as companhias aéreas de baixco custo: guardar para sempre. Eu não bateu a grave dos pilotos e controladores de tràfego aéreo, mas sei que estes dias os aeroportos em Espanha estão a sentir um certo caos. Sei que esta informação lhe interessa.
    Tchau

  14. Ernesto disse:

    Bem se for para falar de ofertas úteis, destaco: várias milhagens emitidas com 3000 pontos, diversas ofertas em que viajei a preços bem em conta, e o alerta relativo a não comprar milhas, a não ser de alguem conhecido.

  15. Patricia Brazil disse:

    Olá..adoro seu blog!já evitei muitos perrengues por estar sempre lendo seus posts! Parabens e obrigada..
    Estou programando minhas ferias de julho/2009. Pretendo passar pelo menos 30 dias na Europa. Tenho que ir à Suiça e à Espanha e o resto eu decidolácom meus amigos. Minha duvida é: Como conseguir uma passagem barata saindo do Rio de janeiro com destino à Madrid ou Zurich? Qual a melhor hora,companhia..?
    Espero uma resposta anciosa.. Obrigada e FELIZ 2009!!!

    Patricia.

  16. Majô disse:

    Rodrigo, com atraso passo por aqui para desejar ao trio, em 2009, muitas alegrias, paz e saúde !!!
    Seu blog é passagem obrigatória para me manter atualizada, adoooro !!!

    Um grande abraço para a família,

    Majô

  17. Meio Aéreo disse:

    Rodrigo,

    Nós, comissários de vôo do Meio Aéreo |http//www.meioaereo.com | estamos aqui para atestar a qualidade de seu blog, sempre com informações úteis e esclarecidas para os passageiro. Sem dúvida, quando decidimos ampliar nosso blog para divulgar novidades no serviços de bordo das companhias aéreas, promoções e outras dicas para que o cliente final tenha sempre um melhor vôo e viaje mais, analisamos diversos blogs e sites sobre o assunto e o seu realmente foi nos quais nos inspiramos.

    Parabéns pelo trabalho que faz. Queremos (e precisamos) que mais pessoas viagem e descubram o quão lindo é nosso país, e com certeza, você contribui para isto de forma profissional, gostando do que faz!

    Desejamos um excelente 2009 e vida longa ao Aquela Passagem referência para todos que adoram uma boa, tranquila e barata viagem de avião!

    Abraços,
    Equipe Meio Aéreo

  18. Tatiana Monteiro disse:

    Rodrigo,

    Não poderia lhe desejar um Feliz 2009 sem antes agradecer por todas as suas dicas que fizeram o meu ano de 2008 mais feliz!
    O seu blog é um grande exemplo de solidariedade e generosidade.
    Muito obrigada!
    E que venha o novo ano repleto de grandes promoções aéreas (kkkkkkk)!

  19. Fabio Caruso disse:

    aee Rodrigo,
    feliz 2009 tudo de bom, aproveito para dizer que li na revista Flap da possibilidade de a Singapore Air Lines operar ainda esse ano com uma escala ainda a ser definida..
    abçs
    Fabio Caruso

  20. Rodrigo Purisch disse:

    Ernesto, Eduardo, Carla, Hotmar, Sylvia, Marcus,Rafael, Giancarlo, Rachel, Alessandra, Carmem, Patricia, Majô, Danilo, Tatiana e Fábio,

    Muito, muito obrigado! Não esperava tantas demonstrações de carinho! O legal e sentir o feedback de o que posto aqui fez diferença para alguém!

    Marcus,

    As passagens mais caras são compradas pelos executivos que ficam poucos dias no destino, as vezes, voltam no mesmo dia. Obrigando o consumidor a ficar mais tempo, você tenta afastar o consumidor executivo das promoções e alguns consumidores que compram duas passagens em cias diferentes unindo-as e formando duas passagens híbridas com intervalos menores entre elas. No final das contas, é uma forma de restringir o número de interessados e ao mesmo tempo sair alardeando que tem passagens promocionais baixinhas (mas que pouco s podem aproveitar)……

    Carmem,

    Que bom que você conseguiu fugir da confusão da Iberia! Low cost é low cost, o assento é ruim mesmo…

    Patrícia,

    Comece fazendo uma pesquisa no ITA. Leia os posts dessa página. Neles você encontrará várias dicas. Eu não tenho no momento com cotar passagens, mas assim que você tiver dúvidas via perguntando que te respondo.

    Fábio,

    estou ouvindo esse boato há um tempo, mas parece que a Singapore quer primeiro reduzir custos.. Mas se voar para o Brasil, vai ser uma alegria para mim! Sou fã de carteirinha mesmo dela.
    Um abraço a todos..

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.