Alguns sites, como o da Tivoli, têm alertado para mudanças introduzidas pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos em São Paulo.
Parece que a receita está exigindo a nota fiscal dos bens para comprovar a saÃda regular do bem.
Antigamente, para realizar a Declaração de SaÃda Temporária de Bens, a qual deve ser preenchida uma única vez (pode-se usar a mesma nas viagens subseqüentes) para comprovar a saÃda regular de bens de alto valor (câmeras, notebooks e etc) e permitir o retorno do bem sem problemas com a alfândega era necessário apenas a presença do aparelho e os documentos do viajante.
Portanto atenção com os notebooks, câmaras e a fins.
Atualização: Segundo a leitora ThaÃs trata-se de uma “Ordem de Serviço ALF/GRU nº 02, que determina que a partir de 20/08/2007 será exigida a nota fiscal!” Interessante como um aeroporto pode ter um procedimento diferente dos demais…. Sou a favor de uma regra para todos!
Category: Aeroportos
Preciso levar meu notebook no avião mas não sei como faço para não ser barrada. Pode me dar alguma dica?
Bárbara,
Basta levar a nota fiscal.
Tenho uma filmadora e gostaria de levar a uma viagem ao exterior, porém a nota fiscal foi perdida (ou extraviada), alguém tem ideia de como devo proceder para levar o bem sem problemas??? considerando que não exite mais a declaração de saÃda temporária de bens.
Se a NF foi extraviada mesmo, o que vc tem a fazer é entrar em contato com a loja onde vc comprou a filmadora. Vc tem que saber se quando a loja que vc comprou o produto já emitia Nota Fiscal Eletrônica (NFe), em caso positivo, vc liga lá, fala que quer falar no depto. fiscal e pede que eles te enviem em PDF ao seu email.
No caso da empresa não tenha emitido a NFe, pedir uma segunda via dessa NF autenticada. É a forma que vc pode comprovar que o produto é seu mesmo e foi comprado por vc e no seu CPF. Isso pode levar tempo, dependendo da empresa, pois a NF tem que ser procurado em um arquivo.