Atualizando as Notícias da Aviação na Versão Junina

28 de junho de 2010 | Por | 28 Comentários More

Pousar ou decolar no Santos Dumont no Rio de Janeiro é sempre um prazer (quase um passeio turístico se o tempo ajudar), mas permanecer no aeroporto ou nas suas imediações parece ter se tornado algo arriscado diante dos assaltos no aeroporto ou nas suas imediações. No Galeão, o roubo de malas continua mesmo com as “rígidas” normas de segurança para evitar terrorismo. Se alguém consegue subtrair algo sem ser visto, poderia também implantar algo nas malas…

Falando no Galeão, dá dó ver um aeroporto daquele tão mal conservado (nas férias fiz dele meu ponto de conexão). Olha que ele é muitas vezes a primeira visão que o turista internacional tem do Rio de Janeiro ou do Brasil em uma cidade com vocação para o turismo. Elevadores e escadas rolantes em manutenção, forro soltando, ar condicionado ineficaz, praça de alimentação com preços elevados e pouca variedade de oferta…. Mas podemos ficar tranquilos, pois será tudo será reformado para a Copa, já que nós usuários nacionais não merecemos tanto luxo…

A BQB estará operando dois vôos semanais (quinta e domingo) ligando Porto Alegre a Punta de Leste em julho. Ela promete ainda iniciar a rota Florianópolis/Montevidéu a partir de 11 de setembro de 2010. Falando em Mercosul, está mais que na hora de termos uma política real de integração que envolva uma redução das taxas aeroportuárias para vôos dos países dentro do bloco! Não dá para ter taxas aeroportuárias tão altas e muitas vezes em vôos com duração inferior a deslocamentos internos.

A Tap vai oferecer ônibus ligando Congonhas ao Aeroporto de Viracopos para os passageiros que forem voar nos novos vôos partindo de Campinas a partir de 3 de julho (operados as terças, quintas e sábados). Para poder fazer uso do serviço, os passageiros deverão fazer suas reservas no ônibus com 48 horas de antecedência e chegarem 30 minutos antes da partida dos mesmos em Congonhas. Bem que a Tap poderia fazer alguns acordos com a Azul permitindo assim que os seus passageiros voando por Campinas pudessem utilizar os ônibus da Azul, que tem mais opções de destinos rodoviários no interior de São Paulo, e que tivessem as franquias de bagagem internacionais também aceitas nos vôos da Azul de/para Campinas.

Como era de se esperar e apesar da imprensa ter feito o maior barulho, a distribuição de slots realizada no aeroporto de Congonhas em março não deu em nada. Uma grande parte dos slots foram devolvidos pelas cias aéreas. Até a Azul e a NHT devolveram parte dos slots recebidos alegando falta de viabilidade financeira de operação dos mesmos. Vale lembrar que a grande maioria dos slots eram para ser operados no final de semana, momento em que Congonhas vê suas operações reduzirem-se intensamente por ser uma aeroporto mais voltado ao turismo de negócios.

A Delta cancelará a rota Fortaleza/Atlanta a partir de 6 de setembro. Não adianta cobrar preço de São Paulo em um vôo muito mais curto, oferecer aeronaves mais velhas e querer conquistar mercado. É claro que a opção de sair do Nordeste direto para os EUA é um grande atrativo (apesar de Miami e Nova Iorque terem um potencial de atração muito maior que Atlanta), mas só isso não é suficiente. O Governo brasileiro fica devendo uma política de descentralização dos vôos internacionais nem que seja oferecendo custos mais baixos para quem opera fora dos congestionados aeroportos do Sudeste. A Delta prefere brigar em Brasília com o futuro serviço da American para os EUA.

A Aerolineas anunciou seu novo logotipo e pintura de suas aeronaves. Tomara que o serviço acompanhe essas mudanças. O site também foi reformulado. O que eu não sabia é que a Aerolineas tem um programa para fidelizar as secretárias dos executivos. Quem sabe agradando a secretária não se conquista mais vendas de passagens de viagens a negócio? Depois de agradar os agentes de turismo (algumas cias têm um programa de milhagem exclusivo para os agentes que acumulam milhas com vendas), as cias aéreas partem para conquistar outros indivíduos apostando no seu poder de influência. Se o Chefe entender do assunto, melhor a secretária ter cuidado nas suas escolhas…

Foto: Attack the Darkness
Sob licença Creative Commons

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Category: Cias Aéreas, Novos Vôos

Comentários (28)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Vicente Pires disse:

    Rodrigo,
    Faltou falar que a American Airlines está vendendo desde ontem passagens do voo BSB-MIA http://vicentepires.blogspot.com/2010/06/proximo-domingo-e-dia-de-comprar.html

    O problema que os preços agressivos que eles prometeram não se concretizaram, pois cobrar U$ 1300,00 não tem nada de agressivo.

  2. David disse:

    Bom ter + 1 opção ao Uruguai, país que admiro tanto. O problema são os aviões que a BQB deciciu usar. Eu acho que eles poderiam aproveitar mais os destinos nacionais pq fazer um voo internacional como FLN-MVD em um turbohélice não deve fácil. Quanto a Aerolineas, tomara que a mudança ocorra tb na atitude dos funcionários.

  3. ernesto disse:

    A area perto do Santos Dumont, de dia eu acho bem tranquila. Ja embarqeui e desembarquei diversas vezes de onibus urbano comum, e nunca vi nada que me chamasse a atenção. A noite, nao arriscaria.

  4. Oscar disse:

    Rodrigo

    Em minha última ida ao Brasil acabei optando em voar via GIG. Meu Deus o que é o estado de conservação daquele aeroporto? Isso sem falar que do GIG à CWB conseguiram detonar minha mala. Será que um dia teremos no Brasil um aeroporto que chegue a altura dos aeroportos de Cingapura, Seoul, Hong Kong?
    Abraço

  5. jorge moraes disse:

    Com certeza o bolso do passageiro se sente bastante agredido,rs.

  6. Legal essa opção da BQB saindo de Florianópolis, realmente o Urugay é um destino excelente.
    Vocês sabem quais são as aeronaves?
    Abraço!

  7. Janete disse:

    Eu gostaria de saber como faço pra trocar as milhas pois ninguém mim esclareceu por telefone.obrigado

  8. Emilio disse:

    Vicente Pires,
    Com este valor realmente não é nada convidativo. Espero que a AA repense nesta política de “preços agressivos”. Conforme comentou o Rodrigo, a Delta prefere brigar com a AA em Brasília, mas não vi esta briga ainda.
    Abraços

  9. Celso disse:

    757 em voo diurno no trecho BSB-MIA. O 757 da Delta tem melhor entretenimento e voos red eye nas duas pernas BSB-ATL.
    US 1.300 está salgado!
    BSB-MIA na baixa custa US 930 na TAM com taxas, conectando rapidamente em MAO com aeronave e serviço melhor que a AA.

    sds

  10. Gilberto Martins disse:

    O avião utilizado pela BQB é o turbohelice ATR 72-500 semelhante aos que a Trip utiliza no Brasil.

  11. Rodrigo Purisch disse:

    Oscar,

    No dia que nossos governantes descobrirem que não é o câmbio que nos torna menos competitivos e sim a falta de estradas de qualidade para escoar a produção e de segurança que elevam o frete e o seguro, a falta de portos decentes de forma a escoar rapidamente e sem furtos as mercadorias, a falta de aeroportos, fiscais alfandegários …..

    Depois eles vão descobrir que turismo é uma importante forma de renda, que os aeroportos podem e devem ser o cartão de vista da cidade ao turista e podem ser muito mais que apenas um local de pouso e decolagem.

    Acho que temos que ter muita paciência…

  12. Leandro disse:

    Alguém aqui já usou o free shop de Campinas nesse vôo da TAP?
    Para mim seria mais interessante sair de lá do que de Guarulhos, mas acontece que não sei como é o free shop do local. A Dufry também opera lá? Existe variedade, pelo menos próxima do que existe em SP? Ou em razão da frequência dos vôos os caras nem pensaram nisso ainda?
    Seria legal alguém que já embarcou em Viracopos dar umas ideias prá gente!
    Valeu moçada!

  13. Celso disse:

    Nada é como GRU no Brasil em termos de oferta e variedade. Sugestão, vá via Campinas e volte via GRU. Provavelmente terá a mesma tarifa.

    sds

  14. jorge moraes disse:

    Quem sabe daqui uns trinta anos.

  15. breno campina grande disse:

    Se o voo Fortaleza-Atlanta fosse o mesmo preço de GRU-ATLanta que eu acho um absurdo, mas ainda seria bom…..o problema é que é mais barato voar de Fortaleza pra GRU e depois pra Atlanta do que voar direto de fortaleza pra Atlanta.
    eu acho que pela mesma razao vai fechar em breve o voo Recife-Miami.
    sem contar com uma alfandega muito rigorosa que coloca todos os passageiros na esteira.

  16. Estevao disse:

    Quanto bairrismo nesse site!
    Parece que GRU ou CGH são maravilhosos!
    Esse é o tipo de “imprensa” que não contribuiu em nada para promoção do turismo. Pergunto: Há problemas de segurança somente no Rio? A cidade continua a ter seus problemas, mas por que não contribuir para divulgar o turismo na cidade ou ajudar a melhorar a situação que aliás não está muito diferente de qualquer outra metrópole no país?
    O idealizador dessa matéria não utiliza-se de documentos para comprovar a situação, apenas diz algo… isso é muito vago!
    Desculpe, mas não dá para confiar num blog como esse!

  17. Rodrigo Purisch disse:

    Estevão,
    Pena que você conhece pouco este site julga pelo pouco que conhece… Mostra claramente que não conhece as matérias sobre os aeroportos aqui.

    E tem outra, não estou aqui para promover turismo no Brasil. Isso é uma função muito mal executada pela Embratur.

    A situação no Rio nunca vai mudar enquanto tivermos pessoas que pensam que apontar os defeitos do Rio é prejudicá-lo. Certo mesmo é jogar tudo para debaixo do pano, fingir que não existem, falar maravilhas e deixar o turista internacional ir para a Tailândia, Punta Cana, Indonésia… O Brasil é um país barato mesmo, nossas praias são inegavelmente as únicas opções no mundo e turista não se preocupa com segurança… E Miami é bem distante do Brasil….

  18. Oscar disse:

    É verdade rodrigo!!
    Acho que não estaremos mais vivos para ver isso acontecer!! Enquanto tivermos politicos como os que temos no Brasil sem visão, vontade e muito menos competencia para fazer alguma coisa, iremos continuar na mesma por muito tempo!

  19. sdb disse:

    nao faz sentido nenhum este onibus de Congonhas a Viracopos

    Quem vem de outro aeroporto que ja voe direto para Campinas , paulistanos continuariam indo a Guarulhos

    Alem do mais onde os passageiros vao embarcar ?
    Na Zona Segura do Aeroporto depois de terem passado por detectores de metal ?
    Ou na rua ? Sabendo que tem gente indo para o exterior nao vai demorar muito tempo para malandro assaltar o onibus !

  20. jorge moraes disse:

    A TAP colocou este onibus saindo de Congonhas pra tentar “garimpar” passageiros em SP, visto que Campinas e região não têm potencial para encher um A330 para a Europa, sem contar que Viracopos é um lixo, e quem tem um pouco de experiência em viagens internacionais jamais embarcaria por lá. Desta vez a TAP errou feio. Creio que logo ela desista deste voo, a exemplo da Delta que desistiu do voo de Fortaleza.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.