Atualizando e Analisando as Notícias da Aviação #10

3 de fevereiro de 2011 | Por | 57 Comentários More

Esse post contém pequenas análises de algumas das notícias já divulgadas através do Twitter do Aquela Passagem nos dias anteriores e que podem ser vistas no topo da coluna da direita deste site/blog. Muitas informações aparecem primeiro lá!

Denuncia de que quadrilha de funcionários de cia aérea grande estaria roubando malas em Rio Branco. A denúncia é grave. Se alguém consegue furtar alguma mala ou objetos dela, então penso que também pode colocar algo dentro da mesma.  Assim o problema não é só de polícia envolvendo furto, mas envolve também falhas graves de segurança de nossos aeroportos. Pior ainda se envolve cia aérea de cobertura nacional, que faz questionar que tipo de controle a cia realiza nas suas bases e se leva em consideração as queixas de seus consumidores.

Após uma visita de autoridades portuguesas aos Emirados Árabes, iniciaram uma série de rumores sobre a venda de parte da Tap (40%) para a Qatar. Posteriormente outros boatos têm envolvido uma outra cia européia (Lufthansa). Agora envolve a Gol. Já se especulou com a British no passado. Como disse o Zé Binsk no Twitter, até parece que as cias vão aos tapas pela Tap. Resta ainda saber como vai ser o processo de privatização da TAP, total ou parcial. Quem levar, ganha uma série de boas ligações com o Brasil e África e impede que a concorrência faça o mesmo, além  levar algumas boas dívidas e uma cultura estatal incutida na mente de seus funcionários.

Saiu o acordo entre as cias aéreas e seus funcionários. O piso foi aumentado em 10% (os funcionários pediam 30%) e os salários em 8,75% 9 (cias ofereceram 6% e os funcionários pediram de 13 a 15% inicialmente) .

Enquanto isso, a fusão Lan/Tam (na verdade compra da Tam pela Lan) entrou em compasso de espera. Uma associação de defesa dos consumidores chilenos conseguiu que o Tribunal de Defesa da Livre Concorrência suspendesse a evolução da fusão até que todos os órgãos que possam ser atingidos pela operação de fusão se pronunciem. O que era esperado para sair em 6 meses, agora pode demorar 1 ano.

Enquanto existe Lan Argentina, Lan Equador, Lan Peru, uma Aires que seria uma Lan Colômbia e está chegando uma virtual Lan Brasil, não existe uma Taca Chile, Avianca Chile, Gol Chile, Copa Chile… A ligação Brasil com Santiago está em grande parte nas mãos da futura Latam. Outras cias oferecem vôos, mas com desvios que aumentam bem o tempo de vôo. Parece que a Latam é inevitável, mas essa pressão parece ser feita para que se criem condições para uma futura concorrência na rota.

A Azul vai iniciar no dia 31 de janeiro um serviço de ônibus ligando Caxias do Sul ao Aeroporto de Porto Alegre.  Anunciou e depois suspendeu o início por tempo indeterminado! Obrigado ao Fábio pela correção. Tem hora que recebo tanto email da Azul que esse da suspensão passou batido, além do campo assunto do email não fazer referência ao assunto suspensão…

A Iberia decidiu iniciar seus vôos ligando São Paulo a Barcelona de forma direta só a partir de junho. A idéia inicial seria começar bem próximo da Singapore (previsto para 29 de março), mas alguém deve ter avaliado que a comparação não seria favorável para a cia espanhola e devem ter preferido chegar depois apoiando-se no fator preço. Outra notícia é que a Iberia terá code share com a Gol em vôos de capitais do Nordeste a fim de alimentar seu novo vôo Madri/Fortaleza/Recife.

A Qatar continua sua expansão rápida na Europa. Agora vai ser Bruxelas. Já voa para Barcelona, Nice, Copenhagem, Bucareste, Budapeste e vai iniciar Stuttgard em março.

A Copa está anunciando a nova previsão para início de vôos para Porto Alegre. A previsão anterior era para dezembro e agora passou para 15 de junho, isso se o Aeroporto de Porto Alegre estiver pronto a tempo. A Copa vai passar a voar também para Toronto e Nassau no final do primeiro semestre.

A Fusão entre a Aegean e a Olympic enfrentou veto das autoridades da Comunidade Européia. A concorrência local virtualmente acabaria com a fusão das principais concorrentes, pois as mesmas respondem por 90% do mercado grego.

Matéria do OGlobo dá conta que Tam, Gol e Webjet, American, Aeromexico, Air France, KLM, Tap e Taca foram autuadas pela ANAC no final do ano passado. O título da matéria fala de punição, mas na verdade foram feitas apenas autuações e que cabe recurso. Punição mesmo, ainda não vimos no Brasil.

A Infraero assinou um contrato para cessão de área para construção e exploração de um hotel de categoria econômica no Galeão. Tomara que sai mesmo. Pois no Brasil e ver para crer.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Category: Cartões de Crédito, Cias Aéreas, Notícias

Comentários (57)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Regina disse:

    Olá Rodrigo.
    Desculpe o comentário off-topic. Estou planejando fazer um intercâmbio no exterior e estudar espanhol por um mês, que é meu período de férias.
    Em busca de informações na net encontrei este ótimo e oportuno blog.
    Já fiz cotações com agências especializadas, tenho férias marcadas para junho e estava praticamente decidida a ir para Madri, pois ainda não conheço a Espanha. Imagino que deva ser um país riquíssimo em cultura e história, além de belo.
    Porém, eis que esta semana, me deparo com mais um relato de brasileira sendo maltratada e humilhada no aeroporto de Madri.
    Como viajarei sozinha, e apesar de obviamente providenciar todos os documentos e requisitos, tenho receio e isso me coloca num grande dilema: devo ir ou não? É de seu conhecimento que brasileiros ainda estão com problemas ou sofrendo preconceito em aeroportos da Espanha?
    Amo viajar, estudar idiomas e conhecer culturas diversas.
    Qualquer informação ou sugestão ajudará muito a me decidir.
    Obrigada e desculpe o longo comentário!

  2. Fábio G. disse:

    Rodrigo, sobre a liga̤̣o POA РCaxias a Azul suspendeu o servi̤o, e informou os clientes atrav̩s de mala direta por e-mail.
    A informação pode ser confirmada aqui: http://www.voeazul.com.br/aspx/servicoOnibusCaxiasDoSul.aspx

  3. Vinícius disse:

    Achei interessante que a Azul começará a ligar o aeroporto de campinas a outros do interior do estado, como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Aliás, desde a saída da GOL, a ligação entre São José do Rio Preto e São Paulo tinha ficado restrita à TAM,PANTANAL e TRIP.
    Espero que a concorrência melhore a guerra tarifária.

  4. Rodrigo Purisch disse:

    Regina,

    Você se deparou com mais um brasileiro, que mesmo sabendo do rigor da imigração espanhola com um determinado perfil de viajante que é muito comum no grupo de turistas brasileiros de verdade, não procurou as informações ou viajou sem possuir todos os comprovantes exigidos pela Espanha (exigências constante em legislação local).

    Vale lembrar que nem todo mundo flexibiliza ou tem interesse em flexibilizar as regras como nós.

    O Brasil e a Espanha já deveriam ter sentado para conversar e deixar tudo as claras para os nacionais de ambos os países o que se espera deles e o que se espera de seus governos em contra partida.

    Talvez na visão espanhola, o gasto do turista brasileiro em território espanhol não seja tão interessante para a Espanha como é o combate a uma possível imigração ilegal. Por outro lado, o Brasil parece considerar que o gasto do turista internacional é mais interessante que coibir o turismo sexual no Brasil. O Brasil poderia ser mais duro, mas as reações internacionais assustam o Brasil e a Espanha não se mostra preocupada com a reação do Brasil ou falta de dela (que nesse caso mostraria certa concordância com as práticas, só que não deixam claro isso para os brasileiros que eles deveriam representar).

    Se o Brasil barra muitos estrangeiros na nossa imigração, nós não sabemos já que a mídia aqui não noticia isso.

    Da mesma foram que acho que o povo espanhol não tem idéia de quantos estrangeiros são barrados ao entrar na Espanha e as razões dessa negativa de entrada.

    Questão individual de cada país. Eles escolhem quem pode ou não entrar em seu território.

    A falta de emissão de visto prévio não quer dizer que não há necessidade de visto. Ele é dado no momento da entrada.

    Se há pré-conceito na IMIGRAÇÃO Espanhola com um certo perfil de turista brasileiro? Sim existe! Como há um pré-conceito contra o turista brasileiro por parte da IMIGRAÇÃO americana. A diferença é que você tem que transformar pré-conceito em conceito formado (bom o ruim depende da avaliação deles) da IMIGRAÇÃO americana aqui no Brasil e da espanhola no Aeroporto da Espanha.

    Em ambos os casos, se você falhar em conseguir provar (sim eles querem provas) e formar um conceito de que suas intenções reais são as mesmas que você relata ter, eles bloqueiam sua entrada.

    O grande número de imigrantes brasileiros ilegais em ambos os países (no caso da Espanha é comum ver brasileiros envolvidos em atividades ilícitas) e que vivem uma crise econômica gera um reflexo em todos nós.

    Então o caminho é o visto para todos os brasileiros que vão para Espanha? A resposta depende de quantos tem sua entrada negada X quantos passam pela imigração. Vamos penalizar o todo?

    Assim, se você quiser estudar lá procure uma empresa acostumada a enviar alunos e que domine todo o procedimento necessário.

    Mesmo assim ficou com dúvida? Procure outro pais para viajar, já que uma viagem deve envolver prazer e não sofrimento psíquico.

  5. Gabriel Dias disse:

    Eu entraria por Lisboa e depois pegaria um voo doméstico para Madrid, evitando assim a imigração espanhola.

  6. Fabio disse:

    Eu entraria por Paris , onde mal olham na sua cara principalmente se for para fazer conexão, e pegaria uma conexão para Madrid

  7. Gabriel Dias disse:

    Já entrei por Roma e nem olharam na minha cara! Nem para dar bom dia.

  8. Rodrigo disse:

    Entra por Barcelona, lá eles nem olham na sua cara. Já ouvi dizer que o pessoal da imigração de Madri é nojento mesmo, mas em Barcelona, eles são tão acostumados a receber turistas que nem olham nada. Estive em novembro lá e foi bem tranquilo.

    Outra possibilidade é entrar por outro país da zona do Euro, pois fiz um bate-volta em Roma, e no meu retorno à Barcelona nem passei por Imigração, era como se fosse voo interno, pois quando vem da Comunidade Européia eles não fazem imigração.

  9. Gabriel Dias disse:

    Sempre que for um país signatário do Tratado de Schengen.

  10. moacir sampaio junior disse:

    Rodrigo, têm toda razão nas suas considerações.Pelo que vi do caso relatado a moça não tinha todos os documentos. Mas o que falta é uma ação mais forte da embaixada nesses casos de “injustiça”. Uma ação maior para que a “turista” possa provar suas intenções.
    Na primeira vez que fui pra europa fui para madri. Eu e minha esposa passamos pela imigração recebendo buenos diase e pronto. Isso faz 3 anos e eu tinha 34 anos não me encaixando no perfil de imigrante ilegal.
    Já em londres eles perguntam algumas coisas mas também entrei sem problemas.

  11. AndreC disse:

    Eu e minha tia fomos roubados, mas em Guarulhos… tiraram perfumes, e presentes… TAM !!

  12. Rodrigo Rosato disse:

    Acabo de riscar este blog da minha lista de blogs informativos. Provavelmente está aí meu erro: procurar um blog informativo.
    Prefiro agora deixar as análises de mercado para os especialistas da áerea, sempre tentando relativizar, como deveriam ser tratados os assuntos deste gênero.
    Agora, quando quiser empregar meu tempo lendo informações impregnadas de opiniões unilaterais, bom… lerei a Veja ou a Folha.
    Triste ver o quão sem opção é o cidadão brasileiro em relação ao âmbito informacional.
    Perdão pelo post off-topic.

  13. Marcelo Oliveira disse:

    Pois é, nenhuma informação é completamente livre de opinião e este blog nunca fingiu ser imparcial. Esta não é minha única fonte de informação e geralmente procuro formar a minha própria opinião a respeito dos assuntos que aparecem aqui. Acho que este blog tem muita informação relevante e opiniões válidas, embora eu não concorde com todas.

  14. Regina disse:

    Rodrigo e leitores,
    Obrigada pela atenção, informações e sugestões de todos que partiparam da discussão.
    A agência de intercâmbio seria a Experimento, que é bem tradicional e conceituada neste segmento. Inclusive dão toda a assistência e orientação para quem faz intercâmbio por eles – ao menos é o que me prometeram e me passou segurança 🙂
    Pelas minhas pesquisas, constatei que muitos brasileiros de fato não estão sendo atentos o suficiente às exigências da imigração na Espanha. E me pareceu que um ponto crucial é provar que tem condições financeiras de se manter pelo período de estadia.
    Vou pensar na possibilidade de entrar por Barcelona.

  15. David disse:

    Outra boa opção é estudar espanhol na Am. Sul. Dependendo da época que vc pretende viajar, com preço de uma passagem aérea vc consegue comprar passagem + 1 mês curso por aqui. Fica a dica de quem já fez isso (estudei em Córdoba).

  16. Rodrigo Rosato disse:

    Provavelmente está certo. Se fosse riscar da minha lista todas as fontes parciais, certamente ficaria sem nada. Tenho então que superar esta minha aversão e tentar “peneirar” o que leio, bom… já o faço, mas confesso que me encomoda muito. Ou é isso ou é nascer de novo em outro país!
    Ok, este blog não está riscado, por fim. Mas deixo estes posts como um protesto.

  17. David disse:

    Caro AndreC, o problema foi aqui ou na origem do seu voo? Acione a companhia aérea e o seguro de bagagem… alguns cartões de crédito oferecem este serviço.

  18. Caixeiro Viajante disse:

    De que você está falando especificamente, Rodrigo Rosato?

    Desculpe, mas… perdi alguma parte da discussão?

  19. Rodrigo Rosato disse:

    Na realidade estou sendo geral, Caixeiro Viajante, basendo-me no que tenho lido em diversos posts do blog culminando neste no qual manobras de mercado relizadas entre cias são tratadas com muito mais certeza do que se deveria, uma vez que há muita contradição entre os analistas. Mas como já disse: não estou querendo ser específico a este post, portanto suas particularidades não importam.

  20. LUIZ FILIPE LISKA disse:

    OI TURMA, tive um experiencia em junho/2010 qd fui com minha familia, fui pela air china/ gru/mad fiz imigração em barajas, peguei uma fiscal “XATA” queria saber quantos dias da viagem? se ficaria apenas em Madrid? tava com carro locado um leasing
    da renault uma grand scenic rodamos 10 mil km em 40 dias foi magnifico, nunca fomos parados por policia, fomos até budapest na Hungria, passando na ida por barcelona, monaco,veneza, bratislava, e na volta por praga( encontrei um hotel LISKA em praga),
    viena,salzburg,innsbruck(AUSTRIA e fantastico),munique,zurich,bern, lausanne,este
    sistema de leasing e otimo pq e um carro zero km com seguro e km livre.
    Um otimo final de semana pra todos FOFOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSS

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.