Atualizando e Analisando as Notícias da Aviação #10

3 de fevereiro de 2011 | Por | 57 Comentários More

Esse post contém pequenas análises de algumas das notícias já divulgadas através do Twitter do Aquela Passagem nos dias anteriores e que podem ser vistas no topo da coluna da direita deste site/blog. Muitas informações aparecem primeiro lá!

Denuncia de que quadrilha de funcionários de cia aérea grande estaria roubando malas em Rio Branco. A denúncia é grave. Se alguém consegue furtar alguma mala ou objetos dela, então penso que também pode colocar algo dentro da mesma.  Assim o problema não é só de polícia envolvendo furto, mas envolve também falhas graves de segurança de nossos aeroportos. Pior ainda se envolve cia aérea de cobertura nacional, que faz questionar que tipo de controle a cia realiza nas suas bases e se leva em consideração as queixas de seus consumidores.

Após uma visita de autoridades portuguesas aos Emirados Árabes, iniciaram uma série de rumores sobre a venda de parte da Tap (40%) para a Qatar. Posteriormente outros boatos têm envolvido uma outra cia européia (Lufthansa). Agora envolve a Gol. Já se especulou com a British no passado. Como disse o Zé Binsk no Twitter, até parece que as cias vão aos tapas pela Tap. Resta ainda saber como vai ser o processo de privatização da TAP, total ou parcial. Quem levar, ganha uma série de boas ligações com o Brasil e África e impede que a concorrência faça o mesmo, além  levar algumas boas dívidas e uma cultura estatal incutida na mente de seus funcionários.

Saiu o acordo entre as cias aéreas e seus funcionários. O piso foi aumentado em 10% (os funcionários pediam 30%) e os salários em 8,75% 9 (cias ofereceram 6% e os funcionários pediram de 13 a 15% inicialmente) .

Enquanto isso, a fusão Lan/Tam (na verdade compra da Tam pela Lan) entrou em compasso de espera. Uma associação de defesa dos consumidores chilenos conseguiu que o Tribunal de Defesa da Livre Concorrência suspendesse a evolução da fusão até que todos os órgãos que possam ser atingidos pela operação de fusão se pronunciem. O que era esperado para sair em 6 meses, agora pode demorar 1 ano.

Enquanto existe Lan Argentina, Lan Equador, Lan Peru, uma Aires que seria uma Lan Colômbia e está chegando uma virtual Lan Brasil, não existe uma Taca Chile, Avianca Chile, Gol Chile, Copa Chile… A ligação Brasil com Santiago está em grande parte nas mãos da futura Latam. Outras cias oferecem vôos, mas com desvios que aumentam bem o tempo de vôo. Parece que a Latam é inevitável, mas essa pressão parece ser feita para que se criem condições para uma futura concorrência na rota.

A Azul vai iniciar no dia 31 de janeiro um serviço de ônibus ligando Caxias do Sul ao Aeroporto de Porto Alegre.  Anunciou e depois suspendeu o início por tempo indeterminado! Obrigado ao Fábio pela correção. Tem hora que recebo tanto email da Azul que esse da suspensão passou batido, além do campo assunto do email não fazer referência ao assunto suspensão…

A Iberia decidiu iniciar seus vôos ligando São Paulo a Barcelona de forma direta só a partir de junho. A idéia inicial seria começar bem próximo da Singapore (previsto para 29 de março), mas alguém deve ter avaliado que a comparação não seria favorável para a cia espanhola e devem ter preferido chegar depois apoiando-se no fator preço. Outra notícia é que a Iberia terá code share com a Gol em vôos de capitais do Nordeste a fim de alimentar seu novo vôo Madri/Fortaleza/Recife.

A Qatar continua sua expansão rápida na Europa. Agora vai ser Bruxelas. Já voa para Barcelona, Nice, Copenhagem, Bucareste, Budapeste e vai iniciar Stuttgard em março.

A Copa está anunciando a nova previsão para início de vôos para Porto Alegre. A previsão anterior era para dezembro e agora passou para 15 de junho, isso se o Aeroporto de Porto Alegre estiver pronto a tempo. A Copa vai passar a voar também para Toronto e Nassau no final do primeiro semestre.

A Fusão entre a Aegean e a Olympic enfrentou veto das autoridades da Comunidade Européia. A concorrência local virtualmente acabaria com a fusão das principais concorrentes, pois as mesmas respondem por 90% do mercado grego.

Matéria do OGlobo dá conta que Tam, Gol e Webjet, American, Aeromexico, Air France, KLM, Tap e Taca foram autuadas pela ANAC no final do ano passado. O título da matéria fala de punição, mas na verdade foram feitas apenas autuações e que cabe recurso. Punição mesmo, ainda não vimos no Brasil.

A Infraero assinou um contrato para cessão de área para construção e exploração de um hotel de categoria econômica no Galeão. Tomara que sai mesmo. Pois no Brasil e ver para crer.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Category: Cartões de Crédito, Cias Aéreas, Notícias

Comentários (57)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. LUIZ FILIPE LISKA disse:

    OI Rosato, que historia confusa, um maravilhoso final de semana,
    Abraço do FOFOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  2. LUIZ FILIPE LISKA disse:

    OI TURMA, preciso dica de apart hotel em santiago do chile p/ periodo de 27/02 a
    10/03/2011 a infidelidade TAM tem voos com 10 mil pontos o trecho p/ carnaval,
    será q vai rolar alguma promoção da LATAM? Um abraço do FOFOOOOOOOOOOOOO

  3. Marcelo disse:

    Colega,
    Relaxa aí, e me acompanha em 2 doses bem servidas do JW Gold Label.
    Depois explica com mais calma o que esta te incomadando… Em geral, trocamos experiências e algumas boas informações; outras nao tão boas, mas a media de sucesso aqui e alta.
    Se busca algo mais expecifico, vale a pena uma consulta mais técnica no mercado, mas os “updates” que o pessoal solta por aqui sao muito validos.
    Viajo muito, e nao sei nem 10% de tudo que o pessoal informa aqui.
    Abraço.

  4. Pedro disse:

    Por acaso existe informação neutra? No brasil ou em qualquer lugar do mundo amigo… No seu caso a solução é mudar pra marte.

  5. Rita disse:

    Regina, fiz intercâmbio com a Experimento em 2004. Foram 4 semanas de curso de espanhol em Barcelona e tudo o que foi contratado foi cumprido.
    Quanto à imigração, não entrei por nenhum aeroporto da Espanha, acho que na época nem tinha todas essas exigências, nem se via tanta notícia de brasileiro barrado em Madri. Entrei pela Holanda e foi super tranquilo. Aliás, gostei muito de voar pela KLM e de ter podido conhecer Amsterdam na volta.
    Se vc fechar em Barcelona, junho é um bom mês, porque vc pega fim de primavera/começo de verão numa cidade litorânea e fora da alta temporada, que começa em julho. Se seu orçamento permitir, dá até para passar um final de semana nas ilhas baleares.
    Mas Madri tbm tem seus encantos, sem contar as cidades vizinhas que proporcionam excelentes bate-voltas (Toledo, Avila, Segovia).
    Há ainda a possibilidade de estudar espanhol aqui nos países vizinhos, como sugeriu o David. Você se livra dessa aflição pré-viagem e ainda economiza.
    Espero ter ajudado. Boa viagem!

  6. Thyago Portela disse:

    Rodrigo… acabei de ler em outro blog (posso falar o nome?) q a TAM está com promo milhas reduzidas. 4 mil milhas pra trechos nacionais e alguns internacionais.
    Pesquisei e achei apenas nos nacionais.

  7. jose oliveira disse:

    Continental e United com pre;co final para o Japao por R$ 2.270,00. Vi datas em mar;co e abril. Saindo de GRU para o aeroporto de Narita, com conex’ao nos EUA.
    A Singapore estah fazendo o trecho LAX-NRT com o A380. Tem boas tarifas, a partir de LAX, para quem deseja fazer a Tailandia, Indonesia, India e at’e as Maldivas. Dentro da Taila/ndia (Chiang Mai e Phuket) o voo eh operado pela Silk Air.
    O trecho que pretendo fazer, Japao e Taila`ndia, estah por U$ 1.339,00 eleg[ivel a milhas. LAX-NRT-surface-KIX-BKK-surface-HKT-NYC(voltando por FRA).
    Quem souber de algo mais em conta, favor avisar.
    Abs

  8. Regina disse:

    Ei Rita, adorei suas dicas! Gostaria de trocar idéias contigo sobre suas experiências no intercâmbio, seria possível? Meu email é rgsan71 ‘arroba’ hotmail ‘ponto’ com
    Referente a optar por outro país, como vc e o David sugeriram, era esta a minha idéia. Mas em junho grande parte dos países latino-americanos estarão no inverno, e eu particularmente não consigo aproveitar muito bem passeios ao ar livre quando está frio.
    Sinceramente estão todos de parabéns aqui!! Obrigada mesmo pelas dicas!!

  9. Marcelo disse:

    Liska,
    Vale a pena ficar 2 semanas em Santiago, ou o esquema e pegar um carro e rodar pelo Chile?
    Sinceramente, estive lá algumas vezes e nao encontrei muita coisa para fazer após 4o. dia.

  10. LUIZ FILIPE LISKA disse:

    Oi marcelo, vou ficar 05 dias em santiago, e depois alugar um carro pra visitar
    Vina del Mar, Val paraiso e puerto montt, conto a aventura na volta, abraço do FOFOFOOOOOOOOOOOOOOOOO

  11. Marcelo disse:

    Liska,

    Faz um report detalhado, e envia para o Rodrigo Purish publicar.
    As vezes procuro alguns reports mais completos sobre o Chile, mas acabo esbarrando nas matérias mais comerciais.
    Divirta-se e boas ferias!
    Abraço.

  12. LUIZ FILIPE LISKA disse:

    CONFIRMADO TURMA, a LATAM ta com promoção 4 mil pontos cada trecho pra voar em
    ABRIL, boa garimpada a todos FOOFOOOSSSSSSSSSSSSSSS

  13. LUIZ FILIPE LISKA disse:

    XEGO EMAIL DA LATAM confirmando a promoção apartir de 4 mil pontos, abraço do FOFOOOOOOOOOOOOOOOO

  14. Rita disse:

    Oi Regina, enviei uma mensagem ao seu e-mail

  15. Neide disse:

    Oi Rodrigo: Estamos querendo ir para a Escandinavia e Paises Balticos e começamos as pesquisas.Pensamos em ir até Copenhague e voltar por Helsinque .Achamos uma companhia aerea chamada Condor,mas nunca ouvi falar,seu preço é otimo.Gostaria que me ajudassem.Quais as companhias que fazem esta Rota?Quem já fez este roteiro pode dar-nos umas dicas?Abraço

  16. Rodrigo Purisch disse:

    Neide,

    A Condor é meio um low cost alemã que inclusive voa para o Nordeste brasileiro. Espere uma low cost.

    Via sair de onde para Copenhague e Helsinque? Tente o Skyscanner.net. Ele ótimo porque cobre a maioria das low costs européias e ainda da dica de quais cias tradicionais fazem as rotas.

  17. Rafael Bahia disse:

    Isso mesmo! a Condor faz Salvador Frankfurt direto!

  18. Marcelo disse:

    Regina,

    Caso tenha possibilidade em entrar na Europa por Paris (neste caso, voando Tam ou air france), provavelmente terá uma entrada muito mais tranqüila, sem quaisquer questionamentos; depois, você voa ou pega um trem para a Espanha, sem qualquer receio.
    Entretanto, caso você tenha toda a documentação correta pra a viagem e o seu propósito, viaje tranqüila, nao conheço neum caso de deportação em que o viajante REALMENTE estivesse entrando no pais, devidamente documentado para a permanência.

  19. Adri Lima disse:

    Neide, minha irmã voou de Condor em 2008. Ela achou o voo normal. Só tem uma pegadinha mega importante: o serviço de bordo é quase inexistente. Todos levam seus lanchinhos. Ela passou uma fome danada, pois isso não é nosso costume… Pelo que me lembro, nem tinha pra vender.

  20. Adri Lima disse:

    Oi Rodrigo!
    Tudo bom?

    Olha só acabei de emitir passagens da Webjet pela web pra essa terra linda que é Belorizonte. Pois bem… a Webjet está cobrando R$5,00 a R$10,00 por escolha de assento – até aí tudo bem, os preços das passagens são competitivos, topei pagar. Mas ela também me cobrou uma taxa de R$7,00 que ela descreve como “encargos”. Já viu algo do tipo? Achei estranho, mas concordo com o estilo “low cost low fare” de tarifar tudo, desde que o “low fare” continue!

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.