Atualizando e Analisando as Notícias da Aviação #6

23 de agosto de 2010 | Por | 31 Comentários More

Esse post contém pequenas análises de algumas das notícias já divulgadas através do Twitter do Aquela Passagem nos dias anteriores e que podem ser vistas no topo da coluna da direita deste site/blog.

A Azul lançou hoje o Passaporte Azul Belo Horizonte por R$ 299. Válido apenas para vôos que chegam ou partem ou fazem conexão em BH, exceto vôos que dirigem-se ou fazem conexão em Viracopos. Para quem está de férias pode ser uma opção, mas a dúvida é sobre a disponibilidade de assentos já que o número de vôos diretos partindo de Confins é ainda pequeno. Falando em Azul, segundo o Estado de Minas, Belo Horizonte teria sido escolhida como um segundo mini hub da cia aérea, sendo que a mesma teria se oferecido para construir um novo terminal no aeroporto da Pampulha.

Consumidores que compraram carros na promoção Citroen 90 anos andam tendo dificuldade na emissão das passagens ganhas na promoção. A Citroen por meio do twitter nega essa informação. Não sei quem tem a razão, mas parece que pelo menos a Citroen não tem medo de mostrar a cara e reagiu rápido a nota da Folha. Usou as mídias sociais a seu favor! Aproveitem o canal aberto pela montadora e também façam bom uso dele!

A ANAC autorizou o uso de celulares nos aviões da Tam. O número de aeronaves com o serviço disponível deve aumentar gradativamente (inicialmente seriam apenas 3 para testes de aceitação) e os preços ainda não estão definidos. Esse tipo de notícia não me anima nem um pouco. Nem o preço, que deve ser alto, vai acabar inibindo os mal educados… Prefiro Internet a preço acessível!

As escalas de serviço da Gol ainda estão rendendo pano para manga. A procuradoria vê indícios de manipulação de dados…

A velha Varig, a parte podre que sobrou do leilão e que passou a voar sob o nome de Flex e que tinha ainda propriedade sobre as marcas Nordeste e Rio Sul, teve a falência decretada. Gestões mal sucedidas e grandes interferências políticas deixaram como vítimas os consumidores, funcionários e pensionistas.

O aeroporto de Porto Alegre ficou parcialmente sem luz por mais de 2 horas… Falar mais o que?

A Infraero está ocupada em licitar hotéis dentro dos aeroportos, mais uma falha grave de infra-estrutura da maioria deles que parece que vai ser sanada.

Como programado (divulgamos isso em Abril) e antes da liberação dos vôos regionais, o Aeroparque vai fechar para reformas no dia 30 de outubro e só reabrirá no dia 5 de dezembro. Será refeita toda a pista de pouso. Ezeiza passa por reformas e vai ter um novo terminal para receber os passageiros do Aeroparque. Como disse um leitor do Twitter, o Sandro Marques: a copa é aqui mas é Buenos Aires que começa a reformar os aeroportos…

A Tam está movendo os vôos regionais de Congonhas para Guarulhos a fim de poder usar os valiosos slots da Pantanal para vôos com aeronaves maiores. Eu acho que a cia deve fazer o que é mais lucrativo para ela, mas o poder público deve orientar o crescimento dentro o interesse maior da sociedade. Não definimos ainda o que queremos de aviação regional até hoje!

Use o telefone ou o email! Esse é o conselho da ANAC ao passageiro, já que fechou a maior parte dos postos de atendimentos nos aeroportos. No final das contas é até bom já que assim não cria falsas esperanças nos consumidores que procuram esses postos…

A Lan vai lançar vôos diretos Lima/Cancun a partir do meio de outubro de 2010. Mais opções para quem perdeu  a Mexicana como opção.

Vai rolar a primeira conferência de mídias sociais relacionadas à aviação no dia 01 de outubro em Londres. As cias aéreas começando a se preocupar mais seriamente com o que fazemos por aqui. Pena que para participar de uma conferência assim é só com uma cia aérea patrocinando mesmo…

Tags: , , , , , , , , , ,

Category: Aeroportos, Caos, Cias Aéreas, Consumidor

Comentários (31)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Wilian Delatorre disse:

    Na minha humilde opinião seria fundamental a discussão da aviação regional no Brasil. Não podemos ficar reféns de poucas opções de companhias e muito menos de rotas.

    Ano passado minha mãe foi chamada as pressas para um tratamento em BH na rede Sarah, foi um verdadeiro martírio emitir uma passagem saindo de Navegantes (somos de Bal. Camboriú-SC).

    Tive que emitir em CWB pela GOL. Ainda bem que na volta experimentei a Passaredo pelo aeroporto da Pampulha, atendimento excelente e pontual, não é a toa que foi eleita a melhor cia. (segundo os consumidores) segundo pesquisas da ANAC.

  2. Hélio disse:

    Fidelidade Black – realmente existe, já aparece no site da Tam.

    É uma pena que seus benefícios não sejam muito melhores que o Fidelidade Vermelho. Outro ponto negativo é que para obtê-lo são necessários 150 mil pontos exclusivamente em voos Tam!

  3. Rodrigo Purisch disse:

    Hélio,

    Na verdade não vi nada de excepcional em ser Black.

    A grande diferença é ter um telefone exclusivo para falar coma Tam? Tudo bem que hoje em dia é um exercício de paciência ligar para o call center da TAM. Mas ser bem atendido é um direito e não um benefício… A Tam deve ter problemas sérios em entender as necessidades de seus consumidores…

    No mínimo deveria dar acesso a sala Vip da primeira classe, um bônus violento a cada vôo e ainda uma maior facilidade de emissão de passagens prêmio para fora da Am. do Sul. No mínimo…

  4. Emilio disse:

    Wilian Delatorre,

    Concordo com você. Uma discussão e uma maior atenção com a aviação regional são uma necessidade. Pena que o interesse do duopólio seja somente grandes centros. Quem sabe com a Copa 2014 possa mudar este panorama.

    Abraços

  5. marcus leite disse:

    Cuidado com o Passaporte da Azul:
    Comprei o Passaporte Brasília. Além de não conseguir voar, porque todos os vôos passavam por Campinas e porque não havia quase nenhuma disponibilidade para o “passaporte” , ainda me roubaram 30% do valor quando solicitei o cancelamento.
    Como diria o Boris Casoy: Uma vergonha!
    Desse jeito, a Azul não vai a lugar nenhum

  6. Juliano disse:

    A American está com uma promoção de vôos para MIA, MCO e SFO, partindo de BSB por 659 dólares, para vôos entre 18/11 a 10/12…

  7. Gabriel Dias disse:

    E ainda está dando milhas bônus para as novas rotas.

  8. Gabriel Dias disse:

    Pesquisei e consegui R$1.330,00 já com as taxas. Muito bom!

  9. Fábio G. disse:

    A Azul, segue para o interior… o alvo agora é São José dos Campos.

  10. Wilian Delatorre disse:

    Justamente na sede da aspirante Laguna Linhas Aéreas… Com a palavra Daniel de Souza o presidente da misteriosa companhia.

  11. Fábio G. disse:

    A Azul irá voar para Belém e Natal direto de BH.
    http://cnfaovivo.blogspot.com/2010/08/novos-voos-azul.html

  12. Fábio G. disse:

    E a Azul esta fazendo upgrade no Tudo Azul para aqueles que alcançarem 100 crédito em um dado período e para aqueles que são Vermelho no Fidelidade e Diamante no Smiles.

  13. Rodrigo Purisch disse:

    Fábio,
    Eu tinha visto isso no Contato Radar. Mas eu quero mesmo é ver as duas, Puma e Noar, se consolidando primeiro.

  14. David disse:

    Webjet dá 50% de desconto em bilhetes somente hoje
    Até as 23h59 de hoje, a Webjet diminui em 50% o preço de seus bilhetes em todos os seus trechos para quem for voar entre 5 e 6 de setembro.

  15. Celso disse:

    AGORA VAMOS COMEMORAR!!!!!!!!!!!!!!!

    SINGAPORE AIRLINES AUTORIZADA A VOAR PARA, PARA SAO PAULO………. VIA BARCELONA…………

    Fomento autoriza a Spanair la ruta Barcelona-São Paulo en código compartido

    El Ministerio de Fomento, a través de la Dirección General de Aviación Civil, ha autorizado hoy a las compañías aéreas Spanair y Singapore Airlines a operar en código compartido la ruta Singapur-Barcelona-Sao Paolo con tres frecuencias semanales.

    El ministerio ha dado el visto bueno a la operación siempre que la compañía asiática realice la ruta bajo código compartido con una compañía aérea española, en este caso Spanair, según ha resaltado en un comunicado.

    Hace varios años que existía la ruta Barcelona-Singapur, con escala en Milán, y hace cinco meses se estableció el trayecto directo entre las dos ciudades, aunque hasta ahora la posibilidad de volar a Sao Paolo desde Barcelona exigía hacer una escala en Madrid o Lisboa.

    Fuentes de Spanair han explicado a Efe que el inicio de operaciones en esta nueva ruta podría demorarse hasta cerca de seis meses, en parte por la necesidad de establecer previamente una red comercial en São Paulo para darse a conocer.

    http://www.abc.es/agencias/noticia.asp?noticia=508954

  16. Celso disse:

    Aeronave da rota 77W (773ER) eleito a melhor executiva do mundo!

  17. Celso disse:

    Milon,
    Dá uma olhada onde vou enfiar minhas milhas da TAP.

    sds

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.