AVIS Brasil: Mais Uma Decepção
Alugar um veÃculo no Brasil é algo caro e delicado. A ausência de um seguro total e sem franquia, como o existente nos EUA, faz com que o ato de locação seja precedido de uma minuciosa vistoria do veÃculo de forma a ser tão minuciosa como a dos funcionários que vão receber seu veÃculo ao final da mesma. Assim você evita que aquele pico no parabrisa imperceptÃvel venha a ser percebido pelo vistoriador ao final da locação e gere uma série de chateações.
Interessante notar é que são poucas as locadoras que possuem locais com iluminação adequada para que se faça essa vistoria, principalmente se a locação inicia-se no perÃodo noturno. Você chegando cansado, famÃlia nervosa depois de um vôo longo e ainda tendo que vistoriar um carro no escuro… Isso já me aconteceu mais de uma vez, infelizmente…
Minha primeira experiência com a Avis (já aluguei veÃculos no Brasil na Avis, Budget – do mesmo grupo da Avis, Movida, Localiza e Locaralpha) foi em Navegantes.  Aluguei um popular com Ar (modelo que costumo alugar) e recebi um Celta. Nada contra o modelo do veÃculo, mas os mais de 55 mil km do mesmo não eram o que eu esperava. Como cheguei a noite, a vistoria foi feita sob as luzes fracas da frente do aeroporto. Fora um câmbio duro, o veÃculo não me deu mais problemas. Naquele momento me disseram que a frota seria renovada em breve e quem sabe o veÃculo com Ar também ganharia uma trava elétrica compatÃvel com o preço extra que se paga pela locação de veÃculos com esse item de conforto. Tanto o ato de abertura do contrato como o fechamento do mesmo correram sem problemas e o pessoal da locadora foi muito gentil comigo.
Minha segunda experiência foi em Guarulhos, onde no passado tinha alugado um Celta com ar na Budget. Dessa vez, fiz a reserva de um veÃculo 1.3/1.6 com Ar, já que o carro seria ocupado por um número maior de ocupantes. Na hora de buscar o veÃculo ganhei um “upgrade” e me foi dado um Stilo 1.8 com Ar. Era para ficar feliz, se não fosse o fato do carro estar todo com sinais de uma péssima funilaria e pintura (pintaram inclusive parte do farol e da lanterna traseira do veÃculo…) em vários pontos, ter mais de 5o mil km, pneus da frente já tendo ultrapassado em sua borda externa o limite de uso e do Ar condicionado, fato que só descobri depois, funcionar aquém do necessário e previsto. Como não havia outro veÃculo, não tive opção. Minha sorte era que recebi o veÃculo de dia e todos seus diversos detalhes puderam ser vistos na hora da retirada. Imagine se fosse o contrário, já que quando entreguei o veÃculo, o mesmo foi vistoriado sob uma penumbra no estacionamento das locadoras…. Mais uma vez fui muito bem tratado pelos funcionários da Avis e o fechamento da minha fatura ocorreu sem problemas. Fui também informado que a frota seria renovada em breve.
Infelizmente devido minhas últimas experiências (veÃculos velhos) e a uma do meu amigo Tony que também recebeu um veÃculo muito rodado e mal conservado em uma locação em BrasÃlia, a Avis passou a ser minha última opção dentre as grandes locadoras. Quem sabe se um dia, a prometida renovação de frota acontece, já que os preços que ela tem praticado são semelhantes aos praticados pela Movida, Locaralpha…
Pena que isso ocorra em uma locadora conhecida internacionalmente! A Matriz não deve estar se preocupando com seu nome mundo afora.
Category: Aeroportos, Dicas de Viagem, Planejar e Comprar
Pode até ser um site bom, mas não gosto de sites que não informam onde estão baseados (endereço fÃsico), de que grupo fazem parte e por ai vai.
Fernando.
Em locações pelos Estados Unidos, sempre tive bons resultados com a Avis, não me recordo de um único problema em mais de 100 locações ao longo de vários anos.
Entretanto, aluguei em 3 ocasiões consecutivas com a avis no brasil, 3 problemas e parei por aÃ.
O que acontece?
E a mesma empresa, ou brasil e alguma franquia da marca, pq realmente, sao duas empresas completamente diferente.
Deve ser. A Hertz de Cancún é franquia. Senti que o atendimento e os carros eram bem inferiores aos americanos.
Gabriel.
A Hertz nos EUA tb não e nenhuma maravilha, mas quando alugo com eles e criam problema, resolvo no grito, e as coisas acontecem (vale mais a pena te darem um uP grade do mustang que não estava disponÃvel no horário da locação para um corvette, do que ir a corte).
No brasil, já tive problemas com eles tb, mas na republica das bananas, nem no grito.
Pessoalmente, no Brasil, fico com a boa e velha Localiza, disparadamente, melhor relação custo x beneficio.
Marcelo,
Eu só tive experiências boas com a Hertz. E quando houveram problemas, sempre foram resolvidos como eu gostaria. Recentemente tive problemas com o não upgrade do meu status, que foi resolvido em alguns e-mails.
Já me cobraram um valor absurdo por um nÃvel de combustÃvel abaixo do tanque cheio. Paguei (não discuto com funcionários que mal conseguem falar inglês) e depois enviei. Recebi U$15 de volta no meu cartão de crédito.
Sempre uso a central americana, nunca a brasileira.
No Brasil não tenho experiência.
Gabriel,
Teve melhor sorte do que eu.
Mas como disse, nunca fiquei no prejuÃzo com eles.
E para elucidar:
No grito, significa na pressão, cobrando Solucao para o problema, não foi na porrada, ok.
De toda a forma, opiniões ficam basicamente Pela satisfacao de cada um de nos.
Na minha opinião, avis nos EUA, e localiza no Brasil.
Marcelo,
A central às vezes demora a responder, então eu busquei em sites americanos os e-mails para onde você deve enviar CC em caso de problemas. Sempre que tenho problema, envio o e-mail para a central e com CC para quem manda. Assim estou tendo sucesso.
Se alguém estiver com problemas com a Hertz pode ler minhas dicas aqui: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=5&t=219
Além disto, Marcelo, gosto muito do Hertz #1 Club Gold. Em 5 minutos pego o carro e vou embora, sem burocracias e falando apenas duas palavras.
Gabriel.
Hertz #1 Club Gold certamente faz a diferença, mas não sou usuário constante deles.
Aà começam as diferenças em nossas impressões, porque você tem um atendimento diferenciado com eles, no padrao que eu tenho com a Avis.
E aÃ, não adianta; empresas americanas sabem realmente diferenciar clientes fieis.
Concordo, Marcelo. Quer virar membro Hertz #1 Club Gold por um ano sem pagar a taxa de U$60?
Pessoal,
É a primeira vez que vou alugar um carro na vida (e olha que viajo muito). E será no exterior (califórnia). Já li os comentários e estou escolhendo a locadora. Eu tenho uma dúvida e sei que vcs vão me responder facinho: eu havia simulado na Dollar uma cotação para 1 semana e tinha dado um valor. Quando alterei o local de devolução para outra cidade o valor dobrou (meda!!!). É isso mesmo? Todas cobram uma taxa extra para, ex., pegar o carro em SF e devolver em LA? Valeu pessoal. Abs.
Isso é normal, Francisca. As empresas cobram uma taxa extra ao devolver o carro em outra cidade. Mas não é padrão. Se forem cidades próximas normalmente a taxa não é cobrada. Sugiro que faça simulações em outras e compare.
Opa.
Me passa o caminho das pedras.
Olha aÃ, Marcelo: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=5&t=197
Boa noite francisca, e alls
Precisando de carro nos EUA cote no Ronaldo, um brasileiro sediado em Orlando, viajo muito aos euas e sempre alugo carro com ele, precos imbativeis e Telefone do Brasil, pode alugar seem medo, conheco inumeros pessoas q locaram com ele e sempre indico ele, torque e serio!! Ele reserva para todo os EUAS!!!
http://www.orlandoticketsonline.net/index2.html?index.php&1
Absss
Beto
Francisca ele tem um accordo c a Alamo e na minha ultimo Locação em dez/10 15 dias de Locação ficou u$ 200mais barato com ele.
Bia sorte!!
Tente o código de tarifa Lan na Alamo. Consigo bons descontos com ele.
A Alamo é uma caixinha de surpresas. Enquanto na Hertz em Miami recebo meu contrato com a placa do carro ja anotada, na Alamo te mandam escolher um de uma fila de carros. Você escolhe a cor e o modelo dentro da classe que pagou. Não é incomum pegar um carro de classe superior. Já aluguei compacto e levei carro médio (que para nós é grande). já levei Full Van e Mini Van.
Prefiro a Hertz, mas quando faço reserva mais próximo do dia da locação, a Alamo vira minha principal opção.
Apesar dos carros não serem tão bem mantidos como na Hertz até gosto da surpresa de que carro vou levar ao chegar na Alamo.
Obrigada a todos!
Rodrigo, a diferença de tarifa na Alamo é enorme: na Avis 5 dias saiu por volta de 400 dólares e na Alamo ficou Estimated Total $1,436.44. Nas mesmas condições: pegar em SF e devolver em LA. Mas eu continuo nas pesquisas. Valeu! Abs.
Eu usei duas vezes o site holidaycars.com
Os preços não costumam ser muito diferentes das locadoras, mas já vem com todos os seguros incluÃdos.
Da última vez que estive nos EUA, aluguei direto na Alamo. Retirei o carro em Miami e devolvi e New York 10 dias depois. Tudo saiu por $659.00 (aluguel/seguro contra terceiros/serviço de pedágio – para o seguro do carro, usei o seguro da Visa). Ainda consegui um upgrade (estavam com pouquÃssimos carros disponÃveis) e, ao invés de uma SUV standard (tipo Chevrolet Equinox) consegui uma SUV Premium (Ford Edge com 2500 km rodados).
Para devolver o carro em local diferente da retirada, a polÃtica de cada locadora é diferente: não paguei a taxa (one-way fee) na Alamo para retirar em Miami e devolver em NY, mas se fosse o contrário pagaria. Em NY, me falaram que para devolver em Miami não pagaria essa taxa se alugasse pela National.
Já aluguei carro em toda a Europa. Este ano (2011) novamente alugarei na Alemanha e na Suiça. Sempre faço pela Hertz.O preço não é dos melhores, mas o atendimento – digamos assim – é profissional, tanto na lÃngua local, em inglês e, à s vezes, até mesmo em português (quando, não, como em Barcelona, você encontra uma brasileira atendendo). Tive problemas com carro na Itália e na França. Na Itália, deixei os faróis acesos e a bateria arriou: em cerca de 1 ou 2 horas o atendente compareceu e resolveu. Na França, em um momento de burrice, coloquei diesel e não gasolina – ou ao contrário, não me lembro (na pressa, cuidado com isso). A Hertz queria que fossemos de táxi a uma outra cidade a cerca de 100km, tudo porque a filial, a poucos metros, do hotel não teria carro “grande”. Um pouco de briga e a coisa de resolveu com um carro “pequeno” mesmo. Prefiram diesel: a autonomia é maior, mais barato, anda bem e o “ruÃdo” não é lá essas coisas. Nunca tive problemas com vistoria pela Hertz. Procure se informar qual o endereço exato do retorno: em Paris, em um dia de trânsito caótico, tive que rodar como um maluco até encontrar uma portinha com uma placa minúscula – cheguei a alguns minutos do fechamento e ainda assim fui muito bem atendido. Sempre alugo com o seguro total: nas férias, com a famÃlia, não quero preocupações. Tenho a propalada “carteira internacional”, tanto quanto minha esposa: mas nunca usei, já que nunca fui parado por policial. A Hertz pede somente o passaporte e carteira de motorista brasileira. Tente localizar o posto mais próximo do local de entrega e encha o tanque: ou vai pagar gasolina a preço exorbitante. Aliás, alugue com o GPS “neverlost” ou leve o seu. Reservo sempre ainda no Brasil, pelo site. Um outro cuidado é com as “traquitanas” dos vários e diferentes veÃculos: aquele que “morre” no sinal, o outro que tem um sistema especÃfico de abrir o tanque de combustÃvel e por aà vai: ninguém lhe dirá sobre isso.
Ola Paulo,
Carros modernos, novos a Diesel são ultra silenciosos e tambem quase sempre mais economicos. Os Mercedes ou os de motor Mercedes mas de marca diferente são os mais mais. Voce pode dirigir com sua carteira nacional por ate 90 dias em qualquer pais da europa comum.
Vai com Deus