AVIS Brasil: Mais Uma Decepção

9 de abril de 2010 | Por | 76 Comentários More

Alugar um veículo no Brasil é algo caro e delicado. A ausência de um seguro total e sem franquia, como o existente nos EUA, faz com que o ato de locação seja precedido de uma minuciosa vistoria do veículo de forma a ser tão minuciosa como a dos funcionários que vão receber seu veículo ao final da mesma. Assim você evita que aquele pico no parabrisa imperceptível venha a ser percebido pelo vistoriador ao final da locação e  gere uma série de chateações.

Interessante notar é que são poucas as locadoras que possuem locais com iluminação adequada para que se faça essa vistoria, principalmente se a locação inicia-se no período noturno. Você chegando cansado, família nervosa depois de um vôo longo e ainda tendo que vistoriar um carro no escuro… Isso já me aconteceu mais de uma vez, infelizmente…

Minha primeira experiência com a Avis (já aluguei veículos no Brasil na Avis, Budget – do mesmo grupo da Avis, Movida, Localiza e Locaralpha) foi em Navegantes.   Aluguei um popular com Ar (modelo que costumo alugar) e recebi um Celta. Nada contra o modelo do veículo, mas os mais de 55 mil km do mesmo não eram o que eu esperava. Como cheguei a noite, a vistoria foi feita sob as luzes fracas da frente do aeroporto. Fora um câmbio duro, o veículo não me deu mais problemas. Naquele momento me disseram que a frota seria renovada em breve e quem sabe o veículo com Ar também ganharia uma trava elétrica compatível com o preço extra que se paga pela locação de veículos com esse item de conforto. Tanto o ato de abertura do contrato como o fechamento do mesmo correram sem problemas e o pessoal da locadora foi muito gentil comigo.

Minha segunda experiência foi em Guarulhos, onde no passado tinha alugado um Celta com ar na Budget. Dessa vez, fiz a reserva de um veículo 1.3/1.6 com Ar, já que o carro seria ocupado por um número maior de ocupantes. Na hora de buscar o veículo ganhei um “upgrade” e me foi dado um Stilo 1.8 com Ar. Era para ficar feliz, se não fosse o fato do carro estar todo com sinais de uma péssima funilaria e pintura (pintaram inclusive parte do farol e da lanterna traseira do veículo…) em vários pontos, ter mais de 5o mil km, pneus da frente já tendo ultrapassado em sua borda externa o limite de uso e do Ar condicionado, fato que só descobri depois, funcionar aquém do necessário e previsto. Como não havia outro veículo, não tive opção. Minha sorte era que recebi o veículo de dia e todos seus diversos detalhes puderam ser vistos na hora da retirada. Imagine se fosse o contrário, já que quando entreguei o veículo, o mesmo foi vistoriado sob uma penumbra no estacionamento das locadoras…. Mais uma vez fui muito bem tratado pelos funcionários da Avis e o fechamento da minha fatura ocorreu sem problemas. Fui também informado que a frota seria renovada em breve.

Infelizmente devido minhas últimas experiências (veículos velhos) e a uma do meu amigo Tony que também recebeu um veículo muito rodado e mal conservado em uma locação em Brasília, a Avis passou a ser minha última opção dentre as grandes locadoras. Quem sabe se um dia, a prometida renovação de frota acontece, já que os preços que ela tem praticado são semelhantes aos praticados pela Movida, Locaralpha…

Pena que isso ocorra em uma locadora conhecida internacionalmente! A Matriz não deve estar se preocupando com seu nome mundo afora.

Tags: ,

Category: Aeroportos, Dicas de Viagem, Planejar e Comprar

Comentários (76)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Rodrigo Purisch disse:

    Pode até ser um site bom, mas não gosto de sites que não informam onde estão baseados (endereço físico), de que grupo fazem parte e por ai vai.

  2. Marcelo disse:

    Fernando.
    Em locações pelos Estados Unidos, sempre tive bons resultados com a Avis, não me recordo de um único problema em mais de 100 locações ao longo de vários anos.
    Entretanto, aluguei em 3 ocasiões consecutivas com a avis no brasil, 3 problemas e parei por aí.
    O que acontece?
    E a mesma empresa, ou brasil e alguma franquia da marca, pq realmente, sao duas empresas completamente diferente.

  3. Gabriel Dias disse:

    Deve ser. A Hertz de Cancún é franquia. Senti que o atendimento e os carros eram bem inferiores aos americanos.

  4. Marcelo disse:

    Gabriel.
    A Hertz nos EUA tb não e nenhuma maravilha, mas quando alugo com eles e criam problema, resolvo no grito, e as coisas acontecem (vale mais a pena te darem um uP grade do mustang que não estava disponível no horário da locação para um corvette, do que ir a corte).
    No brasil, já tive problemas com eles tb, mas na republica das bananas, nem no grito.
    Pessoalmente, no Brasil, fico com a boa e velha Localiza, disparadamente, melhor relação custo x beneficio.

  5. Gabriel Dias disse:

    Marcelo,
    Eu só tive experiências boas com a Hertz. E quando houveram problemas, sempre foram resolvidos como eu gostaria. Recentemente tive problemas com o não upgrade do meu status, que foi resolvido em alguns e-mails.
    Já me cobraram um valor absurdo por um nível de combustível abaixo do tanque cheio. Paguei (não discuto com funcionários que mal conseguem falar inglês) e depois enviei. Recebi U$15 de volta no meu cartão de crédito.
    Sempre uso a central americana, nunca a brasileira.
    No Brasil não tenho experiência.

  6. Marcelo disse:

    Gabriel,
    Teve melhor sorte do que eu.
    Mas como disse, nunca fiquei no prejuízo com eles.
    E para elucidar:
    No grito, significa na pressão, cobrando Solucao para o problema, não foi na porrada, ok.
    De toda a forma, opiniões ficam basicamente Pela satisfacao de cada um de nos.
    Na minha opinião, avis nos EUA, e localiza no Brasil.

  7. Gabriel Dias disse:

    Marcelo,
    A central às vezes demora a responder, então eu busquei em sites americanos os e-mails para onde você deve enviar CC em caso de problemas. Sempre que tenho problema, envio o e-mail para a central e com CC para quem manda. Assim estou tendo sucesso.
    Se alguém estiver com problemas com a Hertz pode ler minhas dicas aqui: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=5&t=219
    Além disto, Marcelo, gosto muito do Hertz #1 Club Gold. Em 5 minutos pego o carro e vou embora, sem burocracias e falando apenas duas palavras.

  8. Marcelo disse:

    Gabriel.
    Hertz #1 Club Gold certamente faz a diferença, mas não sou usuário constante deles.
    Aí começam as diferenças em nossas impressões, porque você tem um atendimento diferenciado com eles, no padrao que eu tenho com a Avis.
    E aí, não adianta; empresas americanas sabem realmente diferenciar clientes fieis.

  9. Gabriel Dias disse:

    Concordo, Marcelo. Quer virar membro Hertz #1 Club Gold por um ano sem pagar a taxa de U$60?

  10. Francisca Duarte disse:

    Pessoal,
    É a primeira vez que vou alugar um carro na vida (e olha que viajo muito). E será no exterior (califórnia). Já li os comentários e estou escolhendo a locadora. Eu tenho uma dúvida e sei que vcs vão me responder facinho: eu havia simulado na Dollar uma cotação para 1 semana e tinha dado um valor. Quando alterei o local de devolução para outra cidade o valor dobrou (meda!!!). É isso mesmo? Todas cobram uma taxa extra para, ex., pegar o carro em SF e devolver em LA? Valeu pessoal. Abs.

  11. Gabriel Dias disse:

    Isso é normal, Francisca. As empresas cobram uma taxa extra ao devolver o carro em outra cidade. Mas não é padrão. Se forem cidades próximas normalmente a taxa não é cobrada. Sugiro que faça simulações em outras e compare.

  12. Marcelo disse:

    Opa.
    Me passa o caminho das pedras.

  13. Beto disse:

    Boa noite francisca, e alls

    Precisando de carro nos EUA cote no Ronaldo, um brasileiro sediado em Orlando, viajo muito aos euas e sempre alugo carro com ele, precos imbativeis e Telefone do Brasil, pode alugar seem medo, conheco inumeros pessoas q locaram com ele e sempre indico ele, torque e serio!! Ele reserva para todo os EUAS!!!

    http://www.orlandoticketsonline.net/index2.html?index.php&1

    Absss

    Beto

  14. Beto disse:

    Francisca ele tem um accordo c a Alamo e na minha ultimo Locação em dez/10 15 dias de Locação ficou u$ 200mais barato com ele.

    Bia sorte!!

  15. Rodrigo Purisch disse:

    Tente o código de tarifa Lan na Alamo. Consigo bons descontos com ele.

    A Alamo é uma caixinha de surpresas. Enquanto na Hertz em Miami recebo meu contrato com a placa do carro ja anotada, na Alamo te mandam escolher um de uma fila de carros. Você escolhe a cor e o modelo dentro da classe que pagou. Não é incomum pegar um carro de classe superior. Já aluguei compacto e levei carro médio (que para nós é grande). já levei Full Van e Mini Van.

    Prefiro a Hertz, mas quando faço reserva mais próximo do dia da locação, a Alamo vira minha principal opção.

    Apesar dos carros não serem tão bem mantidos como na Hertz até gosto da surpresa de que carro vou levar ao chegar na Alamo.

  16. Francisca Duarte disse:

    Obrigada a todos!
    Rodrigo, a diferença de tarifa na Alamo é enorme: na Avis 5 dias saiu por volta de 400 dólares e na Alamo ficou Estimated Total $1,436.44. Nas mesmas condições: pegar em SF e devolver em LA. Mas eu continuo nas pesquisas. Valeu! Abs.

  17. Paulo disse:

    Eu usei duas vezes o site holidaycars.com
    Os preços não costumam ser muito diferentes das locadoras, mas já vem com todos os seguros incluídos.
    Da última vez que estive nos EUA, aluguei direto na Alamo. Retirei o carro em Miami e devolvi e New York 10 dias depois. Tudo saiu por $659.00 (aluguel/seguro contra terceiros/serviço de pedágio – para o seguro do carro, usei o seguro da Visa). Ainda consegui um upgrade (estavam com pouquíssimos carros disponíveis) e, ao invés de uma SUV standard (tipo Chevrolet Equinox) consegui uma SUV Premium (Ford Edge com 2500 km rodados).
    Para devolver o carro em local diferente da retirada, a política de cada locadora é diferente: não paguei a taxa (one-way fee) na Alamo para retirar em Miami e devolver em NY, mas se fosse o contrário pagaria. Em NY, me falaram que para devolver em Miami não pagaria essa taxa se alugasse pela National.

  18. Paulo disse:

    Já aluguei carro em toda a Europa. Este ano (2011) novamente alugarei na Alemanha e na Suiça. Sempre faço pela Hertz.O preço não é dos melhores, mas o atendimento – digamos assim – é profissional, tanto na língua local, em inglês e, às vezes, até mesmo em português (quando, não, como em Barcelona, você encontra uma brasileira atendendo). Tive problemas com carro na Itália e na França. Na Itália, deixei os faróis acesos e a bateria arriou: em cerca de 1 ou 2 horas o atendente compareceu e resolveu. Na França, em um momento de burrice, coloquei diesel e não gasolina – ou ao contrário, não me lembro (na pressa, cuidado com isso). A Hertz queria que fossemos de táxi a uma outra cidade a cerca de 100km, tudo porque a filial, a poucos metros, do hotel não teria carro “grande”. Um pouco de briga e a coisa de resolveu com um carro “pequeno” mesmo. Prefiram diesel: a autonomia é maior, mais barato, anda bem e o “ruído” não é lá essas coisas. Nunca tive problemas com vistoria pela Hertz. Procure se informar qual o endereço exato do retorno: em Paris, em um dia de trânsito caótico, tive que rodar como um maluco até encontrar uma portinha com uma placa minúscula – cheguei a alguns minutos do fechamento e ainda assim fui muito bem atendido. Sempre alugo com o seguro total: nas férias, com a família, não quero preocupações. Tenho a propalada “carteira internacional”, tanto quanto minha esposa: mas nunca usei, já que nunca fui parado por policial. A Hertz pede somente o passaporte e carteira de motorista brasileira. Tente localizar o posto mais próximo do local de entrega e encha o tanque: ou vai pagar gasolina a preço exorbitante. Aliás, alugue com o GPS “neverlost” ou leve o seu. Reservo sempre ainda no Brasil, pelo site. Um outro cuidado é com as “traquitanas” dos vários e diferentes veículos: aquele que “morre” no sinal, o outro que tem um sistema específico de abrir o tanque de combustível e por aí vai: ninguém lhe dirá sobre isso.

  19. Renato disse:

    Ola Paulo,
    Carros modernos, novos a Diesel são ultra silenciosos e tambem quase sempre mais economicos. Os Mercedes ou os de motor Mercedes mas de marca diferente são os mais mais. Voce pode dirigir com sua carteira nacional por ate 90 dias em qualquer pais da europa comum.
    Vai com Deus

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.