Azul: Aeronaves e Uniformes

30 de outubro de 2008 | Por | 34 Comentários More

Para quem está ansioso com o início das operações da Azul prometidas para dezembro, vou fazer um resumo das últimas notícias, já que a Azul vai soltando informações aos poucos para sempre estar na mídia:

A cia já recebeu 2 jatos E-190 provenientes da JetBlue e aguarda a entrega de mais umas 5 aeronaves novas E-195 pela Embraer.

Foram apresentadas as poltronas e os uniformes dos comissários em um evento destinado ao trade turistico. Não sei não, mas acho que ando muito exigente ou possuo um gosto muito discutível, já que não fui muito com o logo da Azul e agora não agradei desses uniformes não. Só espero que o preço das passagens não me decepcione no futuro próximo e também no distante, pois disso eu entendo!

Tags:

Category: Cias Aéreas

Comentários (34)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Aline Lima disse:

    Ah Rodrigo, como estilista você é um ótimo blogueiro, hahaha!
    Eu A-M-E-I os uniformes da Azul. Chiquérrimos, e não aquela coisa como as camisetas horrosas que se veem por aí.
    E fim ao rabo de cavalo! Só no Brasil que eu vejo as aeromoças trabalhando com rabo de cavalo! Viva o chapéuzinho da azul, rsrsrsrs

  2. André K. disse:

    É impressão minha ou o uniforme da Azul é lilás?

  3. Rosa BSB disse:

    Rodrigo, se as tarifas agradarem, já está de bom tamanho, o resto é lucro.
    Estive em Lisboa, Paris e Praga, classe econômica. Serviço da TAP e Air France muito ruins, a TAM um pouco melhor. Abraços,
    Rosa BSB

  4. Luciana M. disse:

    Concordo com o Rodrigo, o uniforme é MUITO feio! Só não perde para o da Webjet!
    Acho que no seu texto falta um “não” em “Só espero que o preço das passagens NÃO me decepcione(…)”, estou certa?
    Um abraço,

  5. PêEsse disse:

    Sou do time que não quer saber de comida nem de beleza. Só faço questão mesmo, nessa ordem, de segurança, preço baixo, franquia de bagagem e espaço na poltrona. O resto pode ser feio ou bonito, cobrado ou gratuito, gostoso ou ruim. O que eu economizar na passagem posso gastar no destino.

  6. Jana disse:

    Achei os uniformes muito…AZUIS!!!!!!!!!!!!
    Eu particurlamente gosto dos uniformes da webjet – adoro verde!
    Mas concordo que o mas importante é o valor da tarifa.
    Um abraço,
    Jana Said.

  7. Julio disse:

    Olá Rodrigo,
    Parabéns pelo blog e pelo mudança visual. Ficou muito legal!
    Estou com uma dúvida: você sabe se a promoção Smiles do ganhe 1.000 milhas por trecho voado vale também para os vôo Gol? Pergunto porque no site do Smiles a promoção cita apenas vôos Varig (e não fala nada sobre vôos Gol). Obrigado.

  8. jorge moraes disse:

    Eu não estou botando fé na Azul, pois estreiar no mercado brasileiro com meia dúzia de aviões é muito pouco para bater de frente com o duopólio Tam/Gol.David Neeleman pode ser um expert em aviação comercial nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil o mercado é cartelizado e não basta só competência, é preciso tbém trabalhar bem nos bastidores políticos. Do jeito que está começando, será facilmente pulverizado por Tam/Gol.Infelizmente.

  9. Sabrina disse:

    A GOL começou pequena e cresceu, cresceu tanto que perdeu até o sentido inicial de seu programa que era oferecer tarifas mais baratas.
    Hoje seu preço é super competitivo com a TAM, e particularmente considero o serviço de bordo dela muito inferior ao da TAM (que tb não chega a ser tão bom assim).
    Sobre as tarifas, andei consultando preço de Brasilia a Guarulhos e me deparei com a WEBJET operando neste trecho. Pra mim foi uma novidade e tanto.
    Porém a melhor tarifa que encontrei foi a da OCEANAIR. Melhor preço por trecho. O único problema q vejo aí é saber se ….
    DEVO OU NÃO CONFIAR no melhor preço e voar pela OCEANAIR?!

    Alguma opinião de vocês???

  10. Júlia C. disse:

    Endosso o coro, uniforme pra que te quero! (rs) Que venha as PROMOs! Mas bem fiquei curiosa!
    Discordo do João, porque o que entendi é que a Azul quer começar a operar logo mesmo que com poucos aviões, o que não significa que a empresa deva continuar com uma frota tão pequena… =) É isso mesmo?

    abçs!

  11. Júlia C. disse:

    *venham

  12. Majô disse:

    Como a Aline Lima, eu gostei do uniforme, aquele chapeuzinho tá uma graça. Saiu da mesmice e ficou charmoso. Eu também estou looouca pra que a Azul comece a voar. Os preços praticacados atualmente estão um abuso.

  13. jorge moraes disse:

    Só dá um pouco de medo do Fokker 100, afinal este modelo ficou estigmatizado no Brasil. Abraços.

  14. jorge moraes disse:

    O problema é que seus aviões novos chegarão aos poucos, me parece que um por mês e neste caso Tam/Gol terão mais tempo para planejar suas estratégias.

  15. Julio disse:

    Viajei de OC quatro vezes em outubro. Três vôos sairam pontualmente (CGH-CNF, CNF-CGH e CGH-BSB). O Vôo BSB-CNF atrasou cerca de 40 minutos. O serviço de bordo é bom, com sanduiches quentes e bebidas (no vôo CGH-BSB, mais longo, tem sobremesa e uma segunda passada de bebida). A empresa tem programa de milhagem. As aeronaves, apesar de terem 16 anos de uso em média, têm o interior bem conservado, com bom espaço entre poltronas. Espero ter ajudado.

  16. Carmen disse:

    Rodrigo, um saludo “blue” desde BCN
    Carmen

  17. Paula* disse:

    Credo! Achei horrívellllllll o uniforme da Azul! Me lembrou as merendeiras da escola do primário…uiiiiii…Mas, concordo com a maioria, o importante são as boas tarifas, segurança e eficiência. O resto é perfumaria.. 🙂

  18. Leandro disse:

    Eu já voei de Ocean Air em dezembro/97 para cancun, quando eles ainda faziam esta rota.
    Naquela ocasião gostei do serviço da empresa, da comida e do avião utilizado, agora endosso a opinião a respeito dos Fokker 100, aeronave em que eu não viajaria de jeito nenhum.
    Abraço a todos.

  19. Rodrigo Purisch disse:

    Aline,

    Como disse acho que não ando gostando de nada atualmente. O novo logo da Varig, o da Azul e esses unifomes de estudantes francesas não fizeram minha cabeça. mas quero mesmo é preço de passagem..rsrs. Será que o rabo de cavalo não é por causa do calor e da maior flexibilidade das nossas cias. Cabelo solto deve ser mais fácil de manter. O Danilo do Meio Aéreo deve entender disso melhor que eu.

    André,

    também achei meio desbotado para lilás também..

    RosaBSB,

    Como disse quer é preço…Você usou a Tap e Air France no Intercontinental ou no doméstico. Se for no doméstico, todas estão se portando meio como low cost nos vôos internos na Europa…

    Luciana,

    Obrigado pela correção. Não conheço os uniformes da Webjet, mas se forem esses do mesmo site não vejo muito problema já que a Webjet se coloca como uma cia aérea de uma operadora de turismo, sem luxos ou grandes inovações de mercado.

    PêEsse,

    Penso quase como você. Mas mudo um pouco o critério quando falamos de vôos de longa duração. Segurança antes de tudo.

    Jana,

    Preço não é tudo, mas é um componente muito importante no meu processo decisivo. Como disse acima, se for os do site, então os da Webjet estão condizentes com a proposta da cia.

    Júlio,

    Ha uma certa polêmica no ar. Pelo que demonstra o site, a promoção do Smiles (no Fidelidade é regra) só valerá para a Varig. Pode ser uma forma de remunerar melhor os vôos premium da Varig. Mas como vai voar poucos destinos, isso quase não vai ter impacto. Olha que isso ainda tem chance de acabar…
    Obrigado pelos elogios!

    Jorge,

    Também me asssusto com a fé que muitos leitores colocam na Azul. Acho que ela vai chegar quente, mesmo com esses 5 aviões. Tudo vai depender das rotas para ver o impacto inicial. No início a Gol e Tam vão cobrir os preços como já fazem em muitos momentos. Minha dúvida é de longo prazo, pois vejo uma grande chance dela praticar o mesmo jogo das duas donas do mercado. Mas de qualquer forma é mais uma concorrente e com dinheiro.

    Sabrina,

    A história recente da Gol é essa mesma. Sobre a Webjet: ela continua crescendo. Só gostaria de que ela também focasse no consumidor avulso, pois a sua missão maior é dar suporte a CVC.

    OceanAir:

    Vamos aos fatos: Esses Fokker 100 renomeados de MK28 na OceanAir vieram da American Airlines. Realmente estão estigmatizados no nosso mercado. A Tam retirou seus últimos F100 de serviço no final do ano passado e a Tam Mercosul um pouco depois.

    O passado recente da OceanAir a condena. Foi muito mal administrada e causou muita confusão no mercado. Leia os posts sobre ela aqui

    Recentemente, ela murchou muito, demitiu um monte de gente e cancelou uma série de destinos. Agora, o irmão do dono da Sinergy (empresa dona da cia, de várias empresas do ramo de petróleo e da Avianca)é quem administra a cia.

    Fugindo dos fatos: Contra os F100 tenho apenas o barulho interno. Gosto do espaço interno e das poltronas (gostei mais de voar no F100 para a Argentina do que na volta com os A320 da Tam). A Fokker acabou e fica a dúvida se a Oceanair tem a capacidade de manter a manutenção dessas aeronaves do jeito que elas merecem. No passado várias aeronaves tiveram problemas técnicos menores.

    Como cia aérea, ela vai ter que provar para mim que mudou. Ela continua com um site horroroso, não possui as regras do seu programa de milhagem disponíveis no site e ainda não cumpriu as promessas. Uma delas foi a mudança de nome e uma maior integração com a Avianca do mesmo grupo. Ela não sabe nem vender seu serviço de bordo..

    Por isso ela fica no grupo das cias onde a compra sempre tem que ser pesada diante do histórico. Credibilidade e respeito ao consumidor são fundamentais no que tange a escolha de uma cia aérea, pelo menos ao meu ver, e isso está em falta na atualidade na OceanAir.

    Julia C

    A Azul está adiantando bem a entrega de suas aeronaves. Ela pegou uma da Jetblue que já estavam encomendadas e na lista de entregas. Ela deve crescer rápido. Vamos ver se ela conseguirá manter qualidade com um crescimento rápido assim..

    Jorge,

    Mas a Gol também cresceu aos poucos, enfrentou a Varig e Tam que tiveram tempo para tomar decisões. A Varig continuou errando e foi para o fundo do posso. A Tam se perdeu e não sabia se queria ser Varig ou Gol até que acho seu caminho sem antes passar por maus pedaços. Por isso acho que mesmo sendo pequena, ela assusta as grandes pela possibilidade de sinergia no futuro com a JetBlue e sua parceira Lufthansa….

    Majô,

    Chapeu ou boina de estudante francesa das antigas? Como digo, queremos ver os preços. E quero ver a longo prazo..

    Carmen,

    Um saludo Azul, mas Azul Aquela Passagem..rsrs!

    Paula*

    Mais uma no time do mostre-me suas tarifas!

    Leandro,

    O problema é falta de constância nas rotas e no atendimento ao consumidor… Como estava a ocupação do vôo para Cancun?

    Um abraço a todos e obrigado pela intensa participação neste e outros posts! O Aquela Passagem é o que é pelos leitores que tem!

  20. Daniel - Brasilia disse:

    parece de enfermeiras !!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.