Azul e Decolar: Uma Promoção Vergonhosa

23 de setembro de 2009 | Por | 25 Comentários More

Duas companhias sérias e que tem realizado de forma independente algumas boas promoções associaram-se para fazer uma promoção em conjunto, relâmpago e que prometia sucesso.

O que se viu? Uma promoção de manchar currículo das duas companhias e até dos sites e blogs que a divulgaram. Muita publicidade e pouca informação! Regras pouco claras, sistema que não deu suporte a promoção, trechos restritos (o que não foi informado inicialmente) e um call center inoperante só serviram para criar um sem número de consumidores frustrados, alguns enraivecidos, com as duas cias.

Quem sabe no futuro, o respeito ao consumidor ou mesmo a vontade de vender prevaleça sobre a vontade de se autopromover. Promoção é antes de tudo uma jogada de marketing, mas mal feita tem efeito contrário ao esperado.

Promoções como essa são duras de esquecer! Pelo menos o Aquela Passagem tem vergonha de ter postado a promoção e não esquece fácil.

Se a Azul e/ou o Decolar tiverem interesse em colocar sua versão do problema, o blog está aberto as mesmas.

Tags: ,

Category: Consumidor, Promoção

Comentários (25)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Ernesto disse:

    Parabens pelo post !!!

    Da vontade de acionar as empresas, o que so não faço pois a Justiça é lenta. Ontem e hoje, tentei por 20 minutos no telefone, e so ouvi musiquinha, e nada de atendente…

  2. Bruno Willames disse:

    Essa promoção foi uma lástima mesmo. Primeiramente, me chateei porque tentava comprar para Fortaleza pelo site e nunca aparecia nada informando que o 2º era grátis. Depois, liguei na Decolar.com e tive que ficar por uns quase 30 min na linha ate conseguir falar com alguem.. Aí me informaram que os trechos validos eram apenas o que constavam na propaganda: Salvador, Porto Alegre e BH. Foi muito estranho por que da forma em que estavam dispostas tais cidades na propaganda, dava a entender que eram apenas alguns exemplos de trechos (que haviam bem mais, que embora não existiam). Bom, mesmo assim ainda quis tentar um trecho Campinas x SSA e os preços que apareciam eram um absurdo de caro (saia a mesma coisa se eu comprasse duas passagens diferentes por qualquer outra companhia. Quando achava um preço um pouco mais digno (isto é, lá pro começo de dezembro), quando tentava comprar aparecia o erro informando que a companhia aerea estava com problemas na conexão. VERGONHA DA AZUL E DA DECOLAR!!!

  3. Ernesto disse:

    Ps… No site aparecaim preços bem atratrivos, que são os promocionais da
    Azul, ou seja de r$ 49 a 69 por trecho, e ainda com 2 x1.

  4. Bruno Willames disse:

    Pois é Ernesto, também vi.. Mesmo na propaganda falando q SSA estava apartir de $129, achei de $69, embora nunca dava pra concluir..
    =/

  5. Gustavo disse:

    Bom, vou manifestar minha opinião sobre a Azul.

    Semana passada pela primeira vez eu voei pela empresa. Para começar, imprimi o cartão de embarque pelo web check-in e tive que receber o carimbo na fila normal de check-in (em Porto Alegre), ou seja, de nada adiantou. Sobre esse web check-in tem outro problema se der algum problema na hora de imprimir seu cartão de embarque já era. Não tem como reimprimir se fechou a janela, o que achei bem ruim.
    O serviço da Azul é bom, contando com apenas 3 aeromoças que suam a camiseta pra atender os passageiros. Aconselho não sentar muito atras porque quando fui receber meu lanche o avião já estava com o trem de pouso abaixado e tive que engolir batata frita e refrigerante (pq o avião pousa em Navegantes antes de chegar em Campinas, o voo dura uns 40 minutos de POA até Navegantes) já que elas começam servindo pela frente, e não tem carrinho.
    A pontualidade é um grande ponto, bem como não tem aquela troca de portões que já virou rotina na GOL.
    O onibus que me levou para o shopping Eldorado chegou no horario previsto (1h e 30min) leve em conta que peguei a marginal as 17 horas e atrasou apenas 10 minutos.
    Só não consegui acessar a wifi no onibus, tem o ponto de acesso mas não consegui nenhuma senha. Alguem conseguiu?

    De modo geral e pelo preço que paguei (80 reais com taxa POA-VCP) considero uma excelente opção. Especialmente para viajem de turismo (sem muitas preocupações com tempo).

  6. Ed disse:

    Parabens pelo post. Eu continuo achando que a Azul é boa demais….de marketing.

  7. hotmar disse:

    Parabéns pelo post, Rodrigo!

    Quanto mais esclarecidos formos nós, consumidores, melhores condições teremos de fazer boas compras de produtos e serviços.

    É isso aí!
    Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!

  8. Ernesto disse:

    Quanto a Azul, eu já voei com ela, e a experiência foi positiva. Creio que a mancada maior foi do Decolar, e é claro da Azul que escolheu mal seu parceiro.

  9. jorge moraes disse:

    A Azul não é uma cia séria.

  10. Nos próximos dias irei a São Paulo pela Azul. Consegui ótima tarifa. Na volta postarei minha opinião.

  11. Edson disse:

    À Azul concedo o benefício da dúvida, já que (ainda) não utilizei. Porém o Decolar não é de hoje que rende frustrações. Regras não transparentes, dificuldade em fechar uma compra (principalmente quando se clica nas promoções) e teleatendimento mais perdido que cachorro na mudança. No fim, uso apenas para cotar as passagens e depois procuro o website da cia aérea.

  12. Cristiana disse:

    Olá!
    Alguém já comprou passagem na decolar? É seguro? Eu normalmente uso apenas pra cotar as passagens, mas eu achei uma passagem pela Avianca com vários trechos que não consigo cotar no site da cia.

  13. David Rabelo disse:

    Eu já comprei e não tive problemas.

  14. Ernesto disse:

    Eu escrevi para a Azul reclamando da promo̤̣o. Vou colocar a resposta- ou a falta dela Рaqui.

  15. Ernesto disse:

    Já reclamaei no Sábado, e até agora não tive qualquer resposta da Azul. Lamentável!!!

  16. Antonio disse:

    Rodrigo,
    Essa promo voltou hoje, com regras claras lá no Decolar. Claras, mas confusas – o banner diz ‘só hoje’ (eita chamariz antigo!), mas as regras dizem que a compra pode ser feita até 6h de 30/09!
    Bom, o trecho que testei (CPQ-CNF), saiu mais barato do que pelo site azul, ainda que usasse os descontos lá.
    []’s

  17. Fábio G disse:

    Nao teste, mas as regras sao bem mais claras.

    Tudo indica que o povo do Decolar o post do Rodrigo.

    E do ladinho da caixinha onde estou escrevendo esta mensagem, tem uma propaganda do… Decolar, o que demonstra a imparcialidade deste blog.

    Parabens Rodrigo!

    Abs

  18. Rodrigo Purisch disse:

    Ernesto,

    Infelizmente essa é uma realidade no Brasil. A Jetblue tem uma carta de direitos dos seus consumidores. Pelo visto a versão brasileira não há de chegar… Ou só chegará num momento em que a cia precise fazer marketing positivo.

  19. Guia Natal disse:

    Também fiquei frustrado com a promoção da Azul.
    Pena que não conhecia esse site.

    Parabéns pelo site. Agora que conheço, vou ser visitante frequente.

  20. MAURICIO disse:

    Na promoção 2×1 Decolar.com. & Azul, do último dia 06 de outubro, adquiri o trecho Campinas/Fortaleza por R$ 199,00 por pessoa ida e volta, para o dia 07 de dezembro de 2009, ou seja, por R$ 398,00 duas pessoas vão a Fortaleza e voltam (um preço excelente). Portanto, pelo menos nessa última promoção A Decolar e a Azul trabalharam corretamente.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.