Bê-á-bá dos Programas de Fidelidade: Em Qual Programa Devo Me Inscrever?

26 de maio de 2009 | Por | 27 Comentários More

São tantos os programas de fidelidade aérea disponíveis que duas perguntas vivem se repetindo nos comentários dos posts sobre esse tema: Em qual deles devo me associar? Qual é o melhor?

Sinteticamente, a resposta a primeira pergunta é: Você deve associar-ser ao programa de uma cia aérea que faz parte de uma aliança aérea que contenha as cias aéreas nas quais você deseja concentrar suas compras ou viagens. Um programa que possui acordos com outras cias que você gosta e também faz uso pode ser uma segunda opção. Mas se a idéia é ficar restrito a única cia aérea e aos destinos atendidos por ela, é só escolher o programa da cia que você elegeu como a melhor dentro das suas necessidades. Mas o ideal mesmo é associar-se ao programa da cia aérea que você mais usa ou que decidiu dar preferência no futuro. Isso porque as milhas acumuladas em vôos das donas do programa sempre valem para progressão de status no programa de fidelidade ao contrário de milhas ganhas em  vôos de parceiros de aliança ou de cias com as quais o programa tem acordos.  Mas tudo isso depende das regras de cada programa.

A vantagem das alianças (como a Star Alliance da qual a Tam vai passar a fazer parte no ano que vem, Skyteam e Oneworld) reside no fato de que seu status elite é reconhecido em todas as cias associadas ao contrário das parcerias (como é hoje no Fidelidade Tam e Smiles). Lembre-se que a idéia de associar-se a um programa de fidelidade e ser fiel ao mesmo não é apenas para acumular milhas, mas sim de evoluir progredindo de status no seu programa, o que pode gerar benefícios extras como maior franquia de bagagem, acesso a Salas Vip, acesso a assentos melhores e milhas bônus que reduzem significativamente o tempo e o número de vôos necessários para atingir o número de milhas necessárias para a emissão de uma passagem prêmio.

A resposta da segunda pergunta é: Não existe o melhor programa de fidelidade de uma forma geral, existe o melhor para você dentro dos seus objetivos e do seu padrão de viagem. Mais para frente e em um outro momento,  vou fazer uma análise dos principais programas do mercado.

Como já falamos várias vezes, a idéia por traz dos programas dos programas de milhagem é a fidelidade. A não ser que você tenha um volume de acúmulo de milhas/pontos tão alto que permita acumular em vários programas e ao mesmo tempo evoluir de status (subir de nível) em todos eles, ser infiel ao seu programa de fidelidade ou acumular créditos em vários deles ao mesmo tempo acaba resultando em um pequeno número de pontos em vários programas que não te levam a lugar algum. O pior é que chegar a conclusão em um segundo momento de que se fosse possível juntar todos os créditos disponíveis nos seus vários programas seria possível emitir aquela sonhada passagem (olha isso é muito comum nos comentários aqui no blog)…Portanto, se a idéia é levar a sério a acumulação de milhas/pontos concentre seus esforços em poucos programas, sugiro mesmo é concentrar tudo em um único programa.

Mas nem sempre a cia aérea do seu programa de fidelidade tem o melhor preço, nesse caso você vai ter que parar e gastar um pouco de tempo refletindo sobre qual a melhor estratégia no seu caso. Sobre esse tema em breve vou reciclar um post antigo e mais aprofundado que foge a idéia dessa série bê-a-bá.

No próximo texto falaremos de uma formas mais geral  sobre os programas dos cartões de crédito.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (27)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Fabio disse:

    Rodrigo, otimas noticias no Smiles.

    Hotmar, pelo visto o Smiles irão centralizar seus cartões em dois bancos, assim como a Tam que só emite o Fidelidade através do Itau e Unibanco.

    American Airlines e Iberia no Smiles

    Desde o ano passado, a Gol elabora um amplo plano de reestruturação. A próxima fase será ampliar em duas frentes seu programa de milhagens, o Smiles. Em primeiro lugar, ele abarcará novas companhias. A American Airlines e a Iberia devem estar entre elas. Depois, o Smiles e seu cadastro terão seus direitos vendidos a cartões de crédito administrados por dois bancos. Só com essa venda, a Gol pretende obter mais do que os 320 milhões de dólares pagos pela Varig. A operação está sendo negociada pelo dono da empresa, Constantino Júnior, mas pode ser anunciada pelo novo presidente do conselho de administração.

    Fonte: Veja
    http://veja.abril.com.br/270509/holofote.shtml (para assinantes)

  2. Rodrigo Purisch disse:

    Fábio,

    O Dalton e o Ed deixaram a dica dessa reportagem e vou fazer um post em breve.

    Ainda tenho minhas dúvidas sobre o futuro do Smiles em relação aos benefícios dados aos consumidores.
    American e Iberia podem ser consideradas como boas parceiras principalmente em relação ao serviço prestado pela Varig/Gol hoje em dia. Mas será que conquistam o antigo associado acostumado ao Smiles Star Alliance?

    A Air Canada apostou na dissociação do Aeroplan da cai aérea. Hoje sente falta da grana que o plano dava. Gosto de um programa de fidelidade que espelhe a cia aérea e não de um programa que tenha na cia aérea uma das formas de usar as milhas, já que esse é apenas um dos benefícios dos programas de fidelidade. Qual o interesse de fazer promoções de emissão com milhas reduzidas se meu programa de fidelidade não integra mais a cia aérea e sim passou a ser uma fonte de renda?

    Vamos esperar para ver como as coisas vão acontecer.

    Um abraço

  3. hotmar disse:

    Ótimo post, Rodrigo!

    Fabio, essa notícia é boa, pois é um indício de que a Gol está lutando para tentar revitalizar o Smiles. Agora, a pergunta do Rodrigo é instigante, já que reconquistar os antigos usuários Varig/Star Alliance vai ser um desafio e tanto para a Gol.

    Bom, e pra complementar, ainda dentro do tema “programas de fidelidade”, a Mastercard parece que resolveu lançar um programa próprio, mais detalhes aqui: https://www.surpreendamc.com.br/

    Haja matéria-prima pra tanto texto, né Rodrigo!? rsrs E vamos que vamos! 😀

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

  4. Alessandro A. disse:

    Rodrigo, recebi ontem um press release da TAP comentando que a Aegean Airlines (companhia grega) entrou para a Star Alliance e que dentro de 1 ano deverá estar integrada totalmente. Fiz até um post no meu blog sobre isso, pois estarei viajando nela daqui a 1 mês. Mais uma opção para ganhar milhas e novos destinos para bilhetes prêmios, principalmente depois que a TAM estiver integrada totalmente na Star Alliance.

  5. Rodrigo Purisch disse:

    Alessandro,

    A Aegean foi convidada a entrar na Star Alliance como a Tam também foi. Até ela entrar de fato deve passar pelo menos 1 ano. Este ano só entram de fato a Continental e a Brussels. Em 2010, a Air India, Tam e a Aegean. A Aegean quase quebrou a Olympic… A Emilia do Turista Acidental (olhe no blogroll ao lado) já vou pela Aegean e gostou do que viu.

    Em tempo, parabéns pelo blog!

  6. Gustavo disse:

    Programa fidelidade bom para mim é aquele que reconhece a fidelidade do passageiro. Porque eu não gosto do programa da TAM? Porque não faz isso. O check-in prioritário as vezes demora mais que o comum. Não há prioridade de embarque pelo mesmo motivo (quase todos são vermelho). A etiqueta vermelha de bagagem serve só para enfeitar. Infelizmente não há opção melhor no Brasil. Há os que não sabem, mas o fato de ser vermelho não dá direito nem às salas VIPs em viagem internacional.
    Para mim o melhor programa é o AAdvantage em conjunto com o OneWorld. Prioridade de verdade para os viajantes frequentes.

  7. Rodrigo Purisch disse:

    Gustavao,
    Concordo com você! O problema é que essa falha não e só do Fidelidade Tam. Muitas cias não valorizam o cleinte fidelidade da mesma forma que eles anucniam fazê-lo…O pior e que em alguns países a cultura de empresa não é absorvida pelos terceirizados, ou mesmo funcionários locais. Já vi muita cia boa deixar de embarcar primeiro os passageiros elite ou deixá-los mofar em filas…

    Um abraço

  8. dionisio tolomei disse:

    gostaria de saber como me inscrever no programa de postos da Iberia.
    na ultima viagem que fiz,não consegui me inscrever,poisnão tenho o tal do PIN.
    dionisio

  9. bruno disse:

    Se eu viajo com minha família, é possível acumular os voos dos diferentes membros em um único programa de milhagens?
    obrigado

  10. Ana Paula disse:

    Rodrigo sera que vc pode me ajudar. Estou com o seguinte problema. Vou para Dubai em novembro e gostaria de fazer um upgrade por milhas mas nao sei como proceder. Ja me inscrevi no programa de milhagens da Emirates o skywards mas nao sei como faço para jogar as milhas para la. Vi que a united e a continetal sao pareceiras possuo milhas dessas duas emas no cartao para colocar se for preciso mas nao sei como resgato essas milhas pelo skywardspara fazer o upgrade. Desde de ja agradeço muito

  11. Rodrigo Purisch disse:

    Ana,
    Não entendi bem a pergunta no que tange a origem das milhas.
    Você tem uma passagem comprada na Emirates e gostaria de fazer um upgrade com milhas.

    Você tem milhas no Mileage Plus da United e no One Pass da Continental e fez uma inscrição no Skywards da Emirates, mas não tem milhas lá. É isso?

    Usando milhas do One pass Plus parece não ser possível em vôo da Emirates Brasil/Dubai http://www.continental.com/web/en-us/apps/onepass/rewards/travel/rewardTravel.aspx

    No Mileage Plus só é posível upgrade em cias aéreas Star Alliance, coisa que a Emirates não é.

    VocÊ tem algum cartão de crédito que transfere milhas diretamente para o Skywards? Lembrando que não é possível transferir milhas de um programa de cia aérea para o outro (exceto Avianca e Taca que fazem parte do mesmo grupo).

  12. Celso disse:

    Ana,
    Se me permite,
    Suas milhas dos programas de fidelidade tanto da Continental como da United não permitem emitir up grade na EMIRATES ou podem ser transferidas para o Skywards.
    Caso, em qualquer dos dois programas, disponha de milhas suficientes para emitir TODO o bilhete do trecho GRU-DXB e haja disponibilidade junto a EMIRATES para emissão com milhas o bilhete poderá ser emitido.
    sds

  13. cristina disse:

    Vou viajar para Europa em 5/8 pela linha aérea Ibéria e gostaria de utilizar esta passagem para contagem de milhas, mas nada sei sobre isso. Paguei em dinheiro a passagem, embora eu tenha cartão de crédito visa(bradesco). É possível eu fazer o cartão fidelidade e utilizar esta viagem para pontuar? Gostaria que alguém pudesse me esclarecer e me dizesse o que fazer. Obrigado.

  14. Rodrigo Purisch disse:

    Para poder acumular, você deverá ser associada do programa de fidelidade da Iberia ou de alguma parceira ou de cias Oneworld.
    Ela não tem acordo com nenhuma cia brasileira para acúmulo de milhas.
    Verifique se sua tarifa permite acúmulo de milhas também. http://www.iberia.com/OneToOne/v3/obsmenu.do?prgOid=536885243&tabId=5&menuId=17010000000000&menuRP=1&language=pt&country=BR&market=BR&IS_ANONYMOUS=true

  15. Gabriel Dias disse:

    Sugiro que se cadastre em um programa sem ser o Iberia Plus, pois este exige uma quantidade absurda de milhas para resgatar uma passagem-prêmio. Você pode se associar a qualquer programa de uma empresa Oneworld (veja no site http://www.oneworld.com) e computar lá as milhas.

  16. Thyago Portela disse:

    Celso/Rodrigo… deixa ver se eu entendi correto:

    A Emirates não faz parte de nenhum aliança (tipo: Star Alliance, Oneworld ou Skyteam), mas o programa de milhagem dela (Skywards) permite que eu use as milhas adquiridas em voo dela em alguma das companhias parceiras (ex.: Continental). Para isso, tenho que fazer o cadastro no próprio Skywards e pesquisar a disponibilidade de voo nas parceiras. É isso mesmo??? Espero que seja mais simples que o Fidelidade, hehehe

  17. Leite Jr. disse:

    Caros colegas, estou com vários pontos no programa ponto para você do Banco do Brasil e estou pensando em transferir 75.000 deles para o Smiles a fim de emitir 2 bilhetes ONE-WAY na classe executiva de JFK para o Brasil. Minhas dúvidas são as seguintes: 1) O site do Smiles divulga como sendo 37.500 milhas para emissão de bilhete ONE-WAY na classe executiva. Todavia, consultando no site do AAdvantage, não encontrei nada por menos de 50.000. Qual o valor de fato necessário? Se eu emitir pelo Smiles são 37.500 e pela própria AA seriam 50.000? Por que a diferença? Ou isso quer dizer que não há mais trechos por 37.500, apenas por 50.000? Alguém saberia me esclarecer? 2) Só é possível emitir o bilhete prêmio partindo de GRU ou GIG para os EUA? Ou é possível partindo de qualquer cidade atendida pela GOL no Brasil?

  18. Wilian Delatorre disse:

    Cristina!

    Eu tenho o cartão Ibéria Plus (OneWorld), pontuei apenas 280 pontos na minha última viagem. (faça o cadastro e eles te enviam o cartão via correio)

    120 – GRU – MAD
    20 – MAD – MLP

    20- FMC – MAD
    120 – MAD – GRU

    Mesmo a segunda perna sendo em executiva, tarifa I. (cortesia dada pela Iberia)

    O melhor mesmo é por na ponta do lápis. Fazer uma regra de 3, porque a pontuação adotada pela Ibéria é diferente da maioria. Para você ter uma noção para resgatar um bilhete prêmio na classe econômica são necessários segundo o site 4800 pontos ou 19 viagens.

    Outro fator a ser analisado é a frequência com que você pontuará na cia ou na aliança. Espero ter ajudado.
    abraço

  19. Fernanda disse:

    Oi,
    tenho 100.000 pontos no cartão e quero fazer uma viagem para a Europa. Gostaria de saber se posso transferir os pontos para o programa Vitória ou TAM, sem nunca ter pontuado por elas e emitir um bilhete.

  20. Oi!

    Claro que pode, sem problema algum, basta que você realize uma inscrição via site, o site gerará um número e um cartão virtual, imprima o cartão e depois transfira as milhas.

    Mas por favor, leia um pouco desse blog, antes de fazer isso. Você pode perder uma grande oportunidade de viajar com mais conforto por isso.

    Uma pergunta, qual o banco que você possui essas milhas? (você poderá essas milhas, dependendo do banco)

    um abraço, precisando dê um grito!

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.