Blog Aquela Passagem na Revista Viagem e Turismo

12 de janeiro de 2008 | Por | 20 Comentários More

Mais uma vez recebi o convite da Editora Abril para escrever um texto na seção Coordenadas da Revista Viagem e Turismo (V&T). Desta vez, o convite partiu da editora Ludmila Vilar, a qual aproveito para agradecer publicamente tanto pelo convite como pela formatação do texto para os padrões da V&T. Diferente dos textos que escrevo no blog e do que já escrevi na V&T, esta matéria teve um caráter jornalístico maior. Incentivado pela Ludmila, desta vez fui à caça de entrevistas a fim de subsidiar as informações contidas na matéria. Tive a oportunidade de entrar em contato com as assessorias da TAM, GOL/Varig, LAN, OceanAir e ANAC, além de realizar entrevistas muito interessantes com o Gianfranco Betting (Jetsite), Ernesto Lippmann, Mônica Gribel e com o agente João Mazoni (aos quais aproveito também para agradecer na presteza em responder minhas perguntas). Uma experiência nova e muito enriquecedora.

Mas se tem algo que ainda não me acostumei é da necessidade de ter que cortar o texto para que o mesmo se encaixe no espaço reservado para ele na revista. Sei que sou muitas vezes prolixo e entendo a necessidade dos cortes, mas cada um acaba doendo um pouco. Mas apesar disto gostei muito do texto final editado pela Ludmila, com a qual tive o prazer de conviver via telefone e e-mails pelo período em que escrevia a matéria.

Mas essa matéria me fez ver com outros olhos o mundo das assessorias de imprensa. Posso dizer que tirar uma informação delas não é uma tarefa fácil, mesmo me apresentando como colaborador da V&T. Na maioria delas notei muita boa vontade, mas a informação não fluía com facilidade. Talvez por um misto de desconhecimento do tema e da necessidade de apenas dar informações com peso oficial e respostas previamente elaboradas. Ainda dei um azar, já que no meio da reportagem, a assessoria que prestava serviços para a Varig/Gol passou a fazer serviços para a concorrente TAM deixando a situação um pouco confusa nas duas casas. Na ANAC fui sempre bem atendido, mas talvez pelo peso comunicação oficial que cada declaração da assessoria de imprensa deve conter, poucas das minhas perguntas foram respondidas. Um pena, já que eles podiam ter esclarecido ao público fatos importantes relacionados ao controle tarifário. Nota negativa apenas para a assessoria da LAN, empresa que tem muitas chances de crescer no Brasil, que não conseguiu responder a nenhuma das minhas perguntas. Com isso, notei que não é nada pessoal esse hábito de várias assessorias de ignorar o Aquela Passagem. Elas ignoram até a imprensa que pode fazer uma propaganda maior que o meu blog. Vale ressaltar que passei a receber os press releases da Gol nos últimos dias (vamos ver se as promoções chegam em primeira mão com eles), que se juntam aos enviados pela United, Air Canada e Emirates (obrigado a todas!).

De qualquer forma, foi você leitor que mais uma vez me levou a assinar um texto na V&T, já que muitas das dicas, alertas e estimulo para a produção do material contido neste blog vêem de vocês! Mais uma vez, obrigado!!

Imagem: reprodução da Capa cujos direitos pertencem a Editora Abril

Tags: ,

Category: Aquela Passagem na Mídia

Comentários (20)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. mo gribel disse:

    Rodrigo, obrigada pelo convite e gostaria de dizer que adorei e que me senti muito honrada com o seu convite.
    Um beijo e sucesso pra vc!

  2. Paulo Sérgio disse:

    Rodrigo, como assinante da VT (e da Próxima Viagem e da Viaje Mais também) leio seus textos assim que são publicados. Você sempre esteve, por todo o trabalho que desempenha, o auxílio que presta e as dúvidas que tira, de parabéns. A publicação em uma revista do porte da VT é só o reconhecimento pela sua dedicação e conhecimento do assunto. Parabéns e que venham muito mais.

  3. Elisa disse:

    oi Rodrigo,
    eu acho que já te falei isso, mas na dúvida, vou falar de novo: Eu conheci teu blog através de uma pequena matéria que vc escreveu em abril ou maio/07 na VT. Eu digo pequena, pq depois li o texto completo aqui e achei muito melhor. Mas não faltou nada, foi completa.
    Desde então acompanho, pelo menos, semanalmente seu blog, o qual já orientou-me muitas vezes, e tb indico para muitos amigos. Porque tenho a certesa que suas informações são completas e principalmente isentas.
    Parabéns a nós que temos a oportunidade de ter estas informações e a VT (a qual sou assinante) por ter um colaborador tão respeitável.

  4. Anonymous disse:

    Rodrigo

    Obrigado pela citação, fico contente!!

    Ernesto

  5. FILIGRANA disse:

    Rodrigo, o texto ficou enxuto, mas perfeito ! Prefiro seus textos completos com todas as minúcias. É seguro estarmos bem informados, acompanhando seu blog.
    Além de muito bem informado, como diz a Elisa, sua opinião é isenta. Parabéns à Abril que o escolheu para abrilhantar este número com sua matéria. Parabéns merecidamente, amigo !! Grande abraço,
    Majô

  6. André Maranhão disse:

    Rodrigo…primeiramente, parabéns pelo sucesso e, por último, Avisa se tu souberes de alguma promoção pro carnaval..hehehe

  7. Diogo disse:

    Porra bixo, parabénzão!!! Irado Rodrigão, o teu talento pra coisa é notório cara. Merecidíssimo o espaço que te destinaram…

    Mas não liga não pros cortes. É sempre assim. Normal… a gente é que se apega demais aos textos e fica meio sentido e tal, mas relaxa, hehehe!!

    Cara, me manda por e-mail o teu endereço completinho pra eu te mandar um guia de punta de presente. Ok?

    Abração e parabéns novamente!

  8. Simone disse:

    Bom dia, Ricardo!

    Sou assessora de imprensa da TAP e gostaria dos seus contatos (e-mail, tel e endereço) para adicioná-lo no meu mailing.

    Atenciosamente,
    Simone Caniello
    11 – 2132.1823

  9. Anonymous disse:

    Rodrigo,
    Parabéns.
    Esta é uma boa notícia.
    Me alegro por você, muito, muito!!! (e por os leitores, também!).
    Tchau
    Carmen

  10. Emilia disse:

    Rodrigo, comprei a revista e está realmente bacana a matéria, ainda mais com participações especiais 🙂
    As matérias apesar de menores, podem funcionar também como um atrativo para o site, onde tudo está mais completo.
    Já te dei o parabéns ao vivo, mas…segue de novo online 😉
    Um abraço!

  11. Brincando de chef disse:

    Rodrigo,

    Bem vindo à vida de repórter! Parabéns pela reportagem, a V&T escolheu a pessoa certa para realizar uma matéria sobre esse tema.
    Quanto aos cortes no texto, realmente não é fácil se acostumar. Mas muito pior que isso é quando, depois de pronta, a matéria cai…
    A relação com as assessorias de imprensa costuma ser complicada mesmo. Não escrevo sobre turismo, mas sei que isso acontece em todas as áreas. Se você quer ter acesso aos releases, uma recomendação é acessar o site http://www.maxpress.com.br, por lá você consegue fazer uma busca por assunto ou empresa. Também é uma boa se cadastrar no http://www.comuniquese.com.br, assim você passa a receber releases das assessorias que atualizam seus mailings por lá.
    Caso precise, te explico melhor o funcionamento desses sites. É só falar.

    Um abraço,

    Fernando

  12. Rodrigo Purisch disse:

    Mô, Paulo, Elisa, Ernesto, Majô,André, Diogo, Carmen, Emília e Fernando: muito obrigado. Nada disso aconteceria sem ajuda de vocês!

    Fernado,
    Muito obrigado pelas dicas! Vou começar a acompanhar esses sites!

    Diogo,
    Pode deixar! Quero minha cópia!

    André,
    Nada ainda…

    um abraço

  13. Anonymous disse:

    De: ARNALDO – Fatos & Fotos de Viagens

    Para: RODRIGO – Aquela Passagem

    Caro amigo RODRIGO, ficou ótima a matéria, extremamente útil, além de bem escrita. Achei a idéia de entrevistar usuários (a Mônica, por exemplo) e o Ernesto (advogado) muito bem “sacada”.

    Eu quando escrevi para a V&T também não imaginava que cortarem meu texto pudesse ter ficado tão bom, eu diria tão MELHOR que o meu, depois de revisado/consesado pela Rachel Verano. Elas são profisionais e sabem onde cortar, acrescentar e trocar.

    Fico muito contente de saber que caras como você e eu, profissionais de áreas absolutamente diferentes, que resolveram escrever sobre viagens e turismo acabem tendo esse privilégio de figurarem em edições especializadas e gabaritaas como a V&T.

    Eles são experients e espertos, sabem que o mundo ficou plano e tem MUITA gente além da fronteira dos escritórios deles esrcevendo bem e tendo coisas boas e sérias, com conteúdo e interessantes a serem veiculadas numa revista tão prestigiosa.

    Fico feliz também por você, que é um dos que mais me ajuda e incentiva, contribui e colabora com dicas e sugestões lá para o Fatos & Fotos de Viagens. E mais, que sempre comparece, sempre deixa uma mensagem. Isso é dez!

    MUITOS parabéns e sucesso! Me senti verdadeiramente feliz por você.

  14. Anonymous disse:

    parabens e sucesso!
    Nomade

  15. Rodrigo Purisch disse:

    Arnaldo e Nomade,

    Obrigado! O sucesso é nosso!

  16. Marcio Nel Cimatti disse:

    Uh Uh!!! Show de bola Rodrigo!! É isso aí. Que venham muitas outras!!!

    Abração e parabéns mais do que merecido!

  17. Lucia Malla disse:

    Oi Rodrigo! Eu, como sempre, chego atrasada aqui para te dizer q seu desempenho no blog é fenomenal, e q estou muito feliz de q a VT tenha aberto um espaço pra vc. A informação q vc dispõe aqui pra todos é muito rica. Parabéns por mais essa conquista! Vc merece. 🙂

    Beijos.

  18. Rodrigo Purisch disse:

    Marcio e Lucia,

    Muito obrigado!

  19. elizabel disse:

    CONVIDO VC A DAR UMA PASSADINHA NO MEU BLOG SOBRE TURISMO COM DICAS DE VIAGEM, ESTADIA, PASSEIOS, COMIDAS, CULTURA, ETC
    http://www.belaviagem-belaviagem.blogspot.com
    até lá e
    bel@viagem

  20. Parabéns. Turismo é um mercado que só tem a evoluir.

    Roberto
    http://www.conhecendomatogrosso.com.br

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.