CAIXA PLATINUM

15 de junho de 2009 | Por | 53 Comentários More

CAIXA PLATINUM

Última atualização: 16.05.2009

Site: CAIXA Platinum

Visão Geral: Renda Mínima e Anuidade

A Caixa Econômica Federal também oferece versões Platinum dos cartões Visa e Mastercard, sendo necessária uma renda mínima mensal de R$ 7 mil para adquiri-los. Uma vez adquirido, o cliente ganha uma bonificação de 7.000 pontos, assim distribuídos: 2.500 pontos creditados após o pagamento da fatura que contenha a primeira compra e 4.500 após o pagamento da última parcela da anuidade.

Por falar em anuidade, ela é de R$ 240,00, parcelada em 4 vezes. Tal qual no BB, não se sabe se há desconto ou isenção de anuidade conforme os gastos no cartão, o que é lamentável…

Ao contrário dos cartões Platinum Estilo do BB, os cartões Platinum da CEF não são múltiplos, ou seja, só servem para a função crédito. Para movimentar a conta-corrente, é necessário a aquisição de um cartão de débito, ou um cartão de crédito Gold.

Programa de Recompensas – Programa Pontos Caixa e o (Aparente) Favorecimento do Smiles

O programa de recompensas dos cartões da Caixa se denomina Programa Pontos Caixa e funciona na seguinte proporção: cada dólar gasto no cartão de crédito corresponde a 1,5 ponto no Programa Pontos Caixa. Ôba, então isso quer dizer que cada dólar equivale a 1,5 milha aérea, correto? Em termos.

No programa Smiles, sim, existe uma paridade entre os pontos do programa do banco e as milhas desse programa de fidelidade aérea, de modo que 10 pontos Caixa viram 10 milhas Smiles.

Porém, existe um deságio quando se trata de fazer a conversão para o Programa Fidelidade TAM. Como está escrito no site para resgatar 10 pontos TAM são necessários 20% a mais de pontos, ou seja, 12 pontos Caixa.

Trocando em miúdos: cada dólar gasto no cartão de crédito vira 1,5 milha Smiles, e apenas 1,25 ponto TAM. Esse cartão oferece um fator de conversão melhor que o do Ourocard Platinum, sem dúvida, mas perde em competitividade frente aos demais cartões, quando se trata de transferir os pontos para o Fidelidade TAM. Agora, a pergunta que não quer calar: por quê esse favorecimento para o programa Smiles?

Os pontos são válidos por 24 meses, sendo que a fatura parcial pode ser consultada via Internet, facilitando o controle de gastos (embora o Internet Banking da Caixa seja bem espartano…).

Para a primeira transferência, é necessário um saldo mínimo de 2.500 pontos, sendo que, para as transferências seguintes, não se faz uma exigência de quantidade mínima de pontos. As transferências para os programas de fidelidade aérea, como costuma ocorrer nos demais bancos, só pode ser feita via central de atendimento.

Os cartões Caixa não permitem o pagamento de boletos na fatura do cartão de crédito e junto com a fatura mensal, na correspondência, vem sempre um folheto com promoções de uma loja virtual.

Conclusão

Com exceção da grande quantidade de pontos extras oferecidos na aquisição (7.000 pontos), e da possibilidade de transferir pontos que não sejam múltiplos de 1.000, o cartão Platinum da Caixa não oferece muitas vantagens competitivas quando comparado aos seus concorrentes similares oferecidos pelos demais bancos: não permite o pagamento de boletos no cartão, não é múltiplo, a taxa de conversão é pouco atraente para quem tem conta no Fidelidade TAM e não há uma política clara de descontos na anuidade.

Você Tem um Caixa Platinum? Comente!

Perguntas para quem tem um Caixa Platinum: você conseguiu desconto ou isenção na anuidade? Conseguiu transferir pontos que não fossem múltiplos de 1.000? Que experiências (positivas e/ou negativas) você teve com ele?  Sabe o motivo de o fator de conversão ser melhor para o Programa Smiles do que para o Programa Fidelidade TAM?

É isto aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!


Tags: , , ,

Category: Cartões de Crédito, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (53)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Celso disse:

    Transferencia entre programas raríssimamente é possível. Entre os citados nenhum permite transferencia do outro.
    Talvez, com a criação da LATAM, no futuro possam ser unidos os programas LAN PASS e FIDELIDADE, porém inicialmente já informaram que a MULTIPLUS continuará operando independentemente, leia-se FIDELIDADE.
    Se usa muito o cartão , veja os post do HOTMAR sobre cartões que lhe darão beneficios muito melhores que os da CEF.
    sds

  2. Celso disse:

    Emito com frequencia, sem problemas. Eventualmente em determinados períodos posso não achar o voo Y no dia X. Mas me oferecem SEMPRE o voo z no dia X ou o voo Y no dia W. De tal forma que NUNCA há desculpa para não emitir.
    Entretanto há dificuldade de emissão em algumas rotas com a Singapore, sendo que SINGAPORE FIRST CLASS é impossível. Na AIR CANADA em rotas específicas a disponibilidade é pequena.
    Atualmente, permitem one way pela metade das milhas de uma round trip, somente NA TAP.
    STAR ALLIANCE PARTNER com oferta farta.
    Para os brasileíros é dos melhores programas existentes, sendo o melhor para quem adquire volume significativo de milhas pelo cartão de crédito.
    Falando somente em STAR ALLIANCE, para quem adquire com voos, o programa da LUFTHANSA ou ou da CONTINENTAL é melhor, dependendo de que nível voce se classifica, SENATOR da LH é insuperável.

    sds

  3. Wilian Delatorre disse:

    Obrigado Celso!

    Espero que eles voltem a fazer essa promoção com os cartões CEF, no momento não atingiria os 35.000 pontos para uma duplicação que garantiria ao menos um bilhete prêmio na própria TAP por 70.000 pontos. MAs fazer o quê?

    Vejo que você é cliente há um bom tempo da Star Alliance. Um abraço e bom fds.

  4. Felipe disse:

    Celso, aproveitando o ensejo, para emitir nas parceiras STAR a disponibilidade não é a mesma para todas integrantes?

    Por exemplo, a disponibilidade para emitir na Lufthansa via victoria não é a mesma que a do fidelidade ou qualquer outro programa star que não seja da própria lufthansa?

    abraço

  5. milon disse:

    Os outros programas eu não conheço mas o victória é bem mais facil que emitir usando o fidelidade da Tam nos outros membros da Star Allience, não sei se é porque tem menos menbros no brasil ou se da melhor reciprocidade que a tam, mas voce pode testar você mesmo se inscreva ligue para central de atendimento fazendo simulações e você verá por si mesmo.

  6. Wilian Delatorre disse:

    Entre no wikipedia e veja relação completa das alianças.

  7. Celso disse:

    Felipe,
    A disponibilidade das parceiras do programa Victoria variam segundo a parceira, segundo a ocupação na rota e segundo a rota. Entretanto na prática isso nunca o impede de emitir pois há farta disponibilidade. Eu queria emitir NEW YORK – SYDNEY > MELBOURNE – NEW YORK. NA SINGAPORE tinha EWR-SIN-SYD na vespera fui JFK-ICN-SYD com a Asiana ( skytrax 5* ) que foi um show. Voltei MEL-BKK-LAX-JFK com a Thai no dia desejado. Ou seja, não há dificuldade. Agora se voce quiser mais de dois bilhetes de executiva ou first no mesmo voo é dificil. Em determinadas rotas há disponibilidade menor. A Singapore não libera ainda o A388 para emissão com milhas em rotas que operem o 744 ou 77W. Singapore FIRST esquece. Air Canada para Oceania na alta somente em economy. Mas de um modo geral há FARTA DISPONIBILIDADE. É algo sério, não é palhaçada!
    Nas rotas TAP, que não recomendo por causa dos furtos de bagagem em LIS nos voos de conexao, a disponibilidade é muito alta. Via OPO é tranquilo.

    sds

  8. Celso disse:

    Se eu não estou equivocado recentemente no blog o proprio Milon teria comentado que emitiu dois bilhetes transatlanticos para os pais dele com a SWISS em executiva, sem problema, pelo programa VICTORIA.

    sds

  9. Cinthia Rangel disse:

    Emiti dois bilhetes com milhas pela TAP com extrema facilidade e para as datas que eu queria.
    Ab,
    Cinthia Rangel.

  10. milon disse:

    Emiti sim gru-zrh-gru em executiva com somente 20 dias de antecedência para julho, eles estão lá, voltam em stembro.

  11. carlos mattos disse:

    Possuo 20 mil pontos no cartao visa-platinum-cef;o que isto vale?

  12. JP disse:

    20mil pontos na TAm e na Gol é uma passagem ida e volta pra qq lugar na america do sul 🙂
    da uma olhada no http://www.tam.com.br e no http://www.smiles.com.br

  13. JP disse:

    Quando fiz o meu cartao caixa visa platinum, alem das 8mil milhs de bonus, ganhei tbm um desconto na anuidade, aonde pague so 3x de 20 reais

  14. Rafael disse:

    Hehe Jp você e o cara dos cards em !!!!

  15. JP disse:

    HaHaha se tem uma coisa pela qual sou apauxonado e tento aproveitar ao maximo sao milhas gratis. Eu tenho 14 cartoes de credito e destes todos eu nao paho anuidade ao das jogadas de negociar as mesmas. Ano passado juntei 30mil milhas gratis so de adesoes oy negociacoes 🙂

    Eu estudo este mercado a fundo mesmo hhmehehheheh

  16. Rafael disse:

    Bem se vc consegue fazer essa jogada das anuidades, acaba sendo uma boa.

  17. Estou utilizando a mesma estratégia, nos EUA é muito difundido isso.

    Pude acompanhar pelo http://www.flyertalk.com, o caso de consumidores que ganham mais de 100k só mudando de cartão e de banco.

    No meu caso desisti de vez da Caixa, em 2 anos gastei mais de 40k no Visa e no Mastercard Gold e então solicitei um Platinum, minha gerente se aposentou e a nova não sabe nem o que é milha aérea. (pense uma pessoa ignorante).

    Resumindo não consegui o Platinum, abri uma conta no Itaú há menos de 1 mês, já consegui um Visa Internacional, Um Master Gold e segundo a minha nova gerente (que também é cliente da minha empresa) o Platinum Sempre Presente é questão de tempo. Um dos segredos para tudo isso foi realizar a portabilidade da previdência e exigir no banco antigo o “Tempo de Conta” que é justamente a data de abertura de conta. Essa informação é repassada para a nova instituição e aparece no talão de cheque.

  18. Ricardo disse:

    alguem sabe o limite de credito deste cartao no exterior?

  19. Ricardo disse:

    alguem sabe do limite de credito deste cartao no exterior???

  20. Ricardo,

    possui por 3 anos os cartões Caixa, hoje os descartei. MAs o seu limite tanto no Brasil como no exterior é o mesmo, é só fazer a conversão da moeda.

    Att.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.