Cartão Fidelidade Black: É o Melhor Exemplo de Como a Tam Encara Seus Clientes Mais Fiéis

24 de agosto de 2010 | Por | 111 Comentários More

A Tam já disponibilizou no site o novo nível elite do Fidelidade Tam: o nível Black. O que mais impressiona foram as vantagens, ou melhor a falta delas, dadas aos seus portadores.

Para conseguir atingir o nível Black é necessário que se acumule 150 mil pontos voados na TAM no período de janeiro a dezembro do ano anterior. Um bom número de pontos principalmente lembrando que a Tam tem uma malha internacional pequena e que vôos dentro da América do Sul apenas acumulam 1 mil pontos independente da distância percorrida. Portanto, para se acumular esse número de pontos realmente deve-se ser um cliente muito fiel.

O que ele ganha com isso? Além de todas as vantagens já atingidas ao chegar ao nível Vermelho (Star Gold) que é atingido acumulando-se bem menos pontos (48 mil) você receber as seguintes “vantagens”:

Isso mesmo! A maior vantagem é poder ter uma linha mais fácil de contato com a Tam! Nada de bônus mais elevado, nada de acesso a Sala Vip própria da Primeira Classe, nada de maior facilidade em emitir uma passagem para fora da América do Sul e nada de milhas comemorativas pelo alcance do nível mais elevado. Nenhum mimo maior para quem optou por ser realmente fiel a Tam…

Não consigo entender como a Tam se enxerga e o que ela pensa de quem compra suas passagens. Tudo bem que ser atendido no call center da Tam é uma tarefa que exige muita paciência e tempo, mas ser bem atendido deveria ser um direito e não uma vantagem dada aos clientes top da cia aérea. Será que ela realmente acha que ser fiel a Tam é obrigação ou pura falta de opção e por isso não é necessário agradar esse público?

O caminho para perder consumidores assim é esse mesmo! Não sei se eles podem se dar ao luxo disso ainda mais em um ambiente de consolidações que pode permitir a chegada de novos players no mercado no futuro.

O Fidelidade Tam tem algumas vantagens sobre alguns concorrentes dependendo do perfil do consumidor, mas sua maior sorte é não ter um concorrente a altura no mercado nacional  que faça parte de uma aliança aérea permitindo assim que o status elite seja reconhecido nas demais cias parceiras.

Mais uma vez, acorda Tam, ou melhor, Latam!

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Category: Cias Aéreas, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (111)

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  1. Fábio disse:

    E outra, é a unica CIA aonde o cartao mais TOP de linha só é atingido por voos proprios e nao de cias parceiras. Ridiculo !

  2. Gabriel Dias disse:

    Inacreditável. Mesmo!

    A minha última opção para voar é a TAM. Pelos inúmeros relatos que leio aqui no site voar TAM está virando sinônimo de problemas.

    E mais um detalhe: provavelmente você não irá atingir os 150 mil pontos, pois na maioria das vezes eles não são creditados!

  3. Gabriel Dias disse:

    Totalmente ridículo. Acho que a única solução é usar outros programas.

  4. henrique disse:

    tenho 4 vôos feitos via South African (=Star Alliance, certo?). Já mandei e-tickets e comprovantes via formulário do site, nunca receberam. reenviei por email e deram 72 horas para “registrar o recebimento”. já passou uma semana e nada. liguei no call center e eles agora dizem que demoram até 30 dias para, novamente, “registrar e processar o pedido”. pelo visto, minhas milhas já eram – e adiantariam pra conseguir uma vez na vida o Fidelidade Vermelho. LATAM FAIL (e lá vou eu voar de novo com os caras… argh!)

  5. Wilian Delatorre disse:

    complicada a coisa, hein?

    Que incentivo o consumidor tem em se relacionar com a TAM ou a LATAM que seja?

    Parece que vocë esta implorando um favor a eles. A Star Alliance nao pode de alguma forma receber uma reclamação quando isso acontece?

  6. Adolfo disse:

    Sinceramente imaginei que o cartão black seria o platinum ou Senator das cias da Star Alliance. Pura ilusão… Tudo isso que foi escrito os fidelidades vermelho tem.

    Qual a diferença ?

  7. GDC disse:

    Estou longe de chegar no Fidelidade Black mas já passei dos 48.000 pontos necessários para o Fidelidade Vermelho e até agora nada! Já faz mais de um mês que estou aguardando creditarem vários trechos e enquanto isso continuo ganhando bonificação como Fidelidade Azul, o Fale com o Presidente reconheceu o erro e me informaram que em no máximo 5 dias úteis resolveriam este “inconveniente” mas pra variar nada foi resolvido depois de transcorrido o prazo.

  8. Paulo Gottardi disse:

    Tu esta bem heim amigo!
    Eu tive meu up grade em abril e não recebi o meu vermelho até hj!
    Reclamei no fale com o presidente a primeira vez e eles me informaram que com a mudança p/ a star alliance o novo layout estava sendo feito e em breve receberia o cartão, mas que eu podia ser considerado “vermelhor” e “já estava usando TODOS os benefícios.
    Reclamei então que não podia usar benefícios como por exemplo desembarque prioritário de bagagens por falta das etiquetas, salas vips com as parceiras e já havia acontecido de até mesmo no check in da Tam não me identificarem como vermelho pelo sistema deles que “nunca dá problemas”.
    Bem, enfim recebi a carta da Tam e adivinha?
    Chega um cartão azul!
    Ligo novamente p/ reclamar e dentro do prazo que eles mesmos estabelecem, nao retornam.
    Ligo novamente após o prazo e eles me informam que os cartões estao sendo enviados durante o mes de agosto.
    Enquanto isso vou aguardando, pois já imagino que deve chegar com validade p/ a Abril e com certeza eu vou reclamar e eles não devem atender à reclamação!
    Isso é Tam!!!

    Saudades da velha e boa VARIG Brasil!

  9. EDSON SIEG disse:

    É inacreditável realmente, quanta mediocridade da TAM. E pensar que ela é uma das melhores no Brasil.
    A gente não sabe o que esperar mais!Que venham as companhias estrangeiras!

  10. Paulo Gottardi disse:

    A diferença?
    Mais confusão na cabeça dos funcionários da Tam que nem entendem as regras do atual programa sem o black, quanto mais agora com mais um “problema”!

  11. FABIANO disse:

    Triste demais o fidelidade black da Latam, sempre fui fã desta Cia aérea, mas realmente apoio o que o Rodrigo colocou de dizer que este é o caminho para perder estes consumidores, será que a Cia não enxerga ? Espero muito que mude pra nós consumidores com a fusão Lan + Tam ! Tenho uns pontos no meu cartão que eu já iriam passar pro fidelidade, mas com tudo isso creio que o melhor a fazer é Smiles rsrsrs

  12. Italo disse:

    Eu estou absolutamente chocado com essa informação.
    É evidente que não há benefício nenhum nessa categoria e mais, convenhamos, voar 150000 pontos em voos TAM em 1 ano não é pra ser humano normal. Apenas clientes empresariais poderiam conseguir isso viajando a trabalho, mas nem sempre as empresas compram exclusivamente voos TAM. Ainda assim se conseguirem essa categoria deveriam ter benefícios exclusivíssimos !!

  13. Daniel disse:

    tenho alguns pontos no smiles e no fidelidade. vou administrando e só uso quando dá uma disparada nos preços, pq não tenho mais saco de ficar nessa ladainha de juntar milhas. nessas horas, lembro-me de alguém aqui que falou uma brilhante frase, que merece ser repetida: se eu propusesse a minha mulher uma fidelidade do jeito que eu quiser, na hora que eu quiser, e quantas vezes eu quiser, ela já tinha me largado ha muito tempo…

  14. Ernesto disse:

    Quanta arrogância. E, que pena que a concorrencia está tão pobre.

    A ultima da TAM. Agora no cartão Bradesco Mastercard, se voce for creditar as milhas pelo atendente, elas passam de 0,8 para 1. A única opção é uma compra via Submarino.

  15. Paulo Gottardi disse:

    Olha, posso estar enganado, mas sempre me questionei se a Diretora de Marketing (Manuela Amaro) filha do finado Rolim tem competencia p/ estar no cargo ou esta lá só pq é herdeira.
    Esse é um cargo estratégico que está entranhado na alma da Tam, mas… depois que o Comandante Rolim passou dessa p/ uma melhor, o negócio desandou!
    Por isso que eu já disse aqui, acho que a fusão no final das contas será boa p/ o consumidor, afinal não tem muito espaço p/ piorar!

  16. Rodrigo disse:

    Daniel, essa foi a melhor. Adorei, vou usar essa sua frase, rs!

  17. Emilio disse:

    Espero que as companhias aéreas estrangeiras venham também. E mostrem que a concorrência não permite que o cliente fique sem receber o crédito de pontos de voos próprios e de parceiros como ocorre diariamente.
    “É uma vergonha !” – fala característica de um apresentador de telejornal nacional

  18. Ed disse:

    Solicitei um reembolso em MAIO e até agora nada…Estou para ir ao Procon mais próximo.

  19. Vinícius disse:

    Finalmente um artigo sobre o Black… Esse é o um dos piores TOPs que eu já…

    A única real vantagem é fato da linha exclusiva, que eu entendo que seja como em outras cias, onde eu passo a mão no telefone, no máximo três toques e sou atendido.

    Alçancar essa pontuação não é impossível. Infelizmente as cias. brasileiras nunca deram muita atenção para seus programas de fidelidade, ou vocês acham que ser (ou ter sido) Diamond no Smiles mesmo no tempo da VARIG era o que era?

    TODOS os programas de milhagem 100% nacional (Todo Azul, Smiles e Fidelidade) precisam de reformulações urgentes. O modelo de pontos da TAM é horrível. O esquema de “cash-back” da azul é péssimo. O que fica melhorzinho é o Smiles, mas que sem estar em uma aliança não tem a mesma força de antes.

    By the way, quem tem Tudo Azul e um cartão Itaucard ou Unicard já pode trocar seus pontos por $$$ (ou $) do Tudo Azul. Cada 2.500 pontos viram R$ 50,00, logo 20.000 pontos (ou milhas) viram R$ 400,00, que talvez dê pra você ir e voltar ao Rio de Janeiro, Curitiba ou Porto Alegre. Qualquer lugar do nordeste ou norte, esqueça!

    ¡hasta luego!

  20. Exigindo 150.000 pontos – ou 150 viagens, 1 a cada 2 dias – em um ano acho que a TAM criou o Cartão Fidelidade Black para os seus pilotos e comissários.

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