Cartão Fidelidade Black: É o Melhor Exemplo de Como a Tam Encara Seus Clientes Mais Fiéis

24 de agosto de 2010 | Por | 111 Comentários More

A Tam já disponibilizou no site o novo nível elite do Fidelidade Tam: o nível Black. O que mais impressiona foram as vantagens, ou melhor a falta delas, dadas aos seus portadores.

Para conseguir atingir o nível Black é necessário que se acumule 150 mil pontos voados na TAM no período de janeiro a dezembro do ano anterior. Um bom número de pontos principalmente lembrando que a Tam tem uma malha internacional pequena e que vôos dentro da América do Sul apenas acumulam 1 mil pontos independente da distância percorrida. Portanto, para se acumular esse número de pontos realmente deve-se ser um cliente muito fiel.

O que ele ganha com isso? Além de todas as vantagens já atingidas ao chegar ao nível Vermelho (Star Gold) que é atingido acumulando-se bem menos pontos (48 mil) você receber as seguintes “vantagens”:

Isso mesmo! A maior vantagem é poder ter uma linha mais fácil de contato com a Tam! Nada de bônus mais elevado, nada de acesso a Sala Vip própria da Primeira Classe, nada de maior facilidade em emitir uma passagem para fora da América do Sul e nada de milhas comemorativas pelo alcance do nível mais elevado. Nenhum mimo maior para quem optou por ser realmente fiel a Tam…

Não consigo entender como a Tam se enxerga e o que ela pensa de quem compra suas passagens. Tudo bem que ser atendido no call center da Tam é uma tarefa que exige muita paciência e tempo, mas ser bem atendido deveria ser um direito e não uma vantagem dada aos clientes top da cia aérea. Será que ela realmente acha que ser fiel a Tam é obrigação ou pura falta de opção e por isso não é necessário agradar esse público?

O caminho para perder consumidores assim é esse mesmo! Não sei se eles podem se dar ao luxo disso ainda mais em um ambiente de consolidações que pode permitir a chegada de novos players no mercado no futuro.

O Fidelidade Tam tem algumas vantagens sobre alguns concorrentes dependendo do perfil do consumidor, mas sua maior sorte é não ter um concorrente a altura no mercado nacional  que faça parte de uma aliança aérea permitindo assim que o status elite seja reconhecido nas demais cias parceiras.

Mais uma vez, acorda Tam, ou melhor, Latam!

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Category: Cias Aéreas, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (111)

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  1. Julio disse:

    Vou relatar minha última experiência com a Tam: em maio fiz uma viagem pela América do Sul voando Tam e Lan em diversos dias diferentes com minha namorada. Pedimos o crédito dos pontos ainda em maio. Os pontos só foram creditados em agosto. E o mais incrível: cada um recebeu uma quantia diferente de pontos! Voamos juntos com os bilhetes atrelados a um mesmo códito de reserva e, claro, nas mesmas classes tarifárias. Nem a Tam sabe quantos pontos cada voo deve receber!

  2. Paulo Gottardi disse:

    Mas isso eu já acho meio abusivo, cada cia tem um modelo de negócio, compra passagem quem quer. O ministério público tinha é que fiscalizar a Anac p/ auditar as conceções de linhas. No mínimo um promotor ficou p… em algum vôo e esta fazendo graça.
    As vezes parece que o ministério público não tem oq fazer e os promotores ficam “caçando chifre na cabeça de cavalo”.

  3. Reinaldo disse:

    Na migração do TAM FIDELIDADE para o MULTIPLUS FIDELIDADE, desapareceram 27.000 pontos do meu extrato. Já reclamei com a TAM, que empurra para o MULTIPLUS, e com esse, que me pediu 15 dias para verificar. Alguém mais teve esse tipo de problema?

  4. Ernesto disse:

    Paulo

    Não é verdade. Os assentos muito estreitos podem levar a trombose venosa, uma complicação de saude potecialmente fatal, e tanto mais grave quanto a duração do voo.

  5. Paulo Gottardi disse:

    Ernesto;

    Eu não sofro com trombose e gostaria de ver passagens mais baratas e não um aumento das mesmas devido a diminuição do numero de assentos por voo.
    Acredito que você não esteja esperando que o espaço aumente e o valor continue o mesmo!
    As cias são obrigadas por lei a atender cadeirantes, transporte de cão guia e opcionamente até pacientes em maca no caso da Gol, pq não seriam para atender a pessoas que sofrem com trombose?
    Todos os vôos tem poltronas mais espaçosas nas saídas de emergencia que podem ser perfeitamente utilizadas por pessoas que sofrem com Trombose, desde que avisado no ato da reserva, oq falta no Brasil é VOTARMOS em deputados e senadores que façam valer os salarios que ganham propondo leis inteligentes e não jogando sempre o ônus p/ o empresário se virar e resolver, mas ao invez disso, elegemos “Tiriricas”.
    Aí é esperar muito que as coisas mudem nesse país.
    Ah, tenho uma tia que adoraria voltar a Europa e fica com medo pois não pode pagar uma executiva e sofre de trombose, espero que as coisas mudem de forma INTELIGENTE para o benefício dela e de todos os usuários que tem esse problema hj e terão no futuro, até pq eu posso estar nesse grupo também!

  6. Vinícius disse:

    Ernesto,

    Existem exercícios que podem ser feitos que envitam a trombose em vôos mais longos, para os que não podem ir na Executiva ou First, porém, é de bom grado a companhia informar, geralmente na revista de bordo sobre esses exercícios e praticas como ir ao banheiro no meia da noite ou simplesmente caminhar pelo avião…

    ¡hasta luego!

  7. Ernesto disse:

    Paulo

    Não ha lei que obrigue as empresas a atenderem quem tem este problrma, que já foi tratado aqui https://www.aquelapassagem.com.br/voos-longos-e-trombose-venosa-sindrome-da-classe-economica-prevenir-e-melhor-que-remedia. Tomara que possamos viajar na economica sem medo, pois é a pessima posição que leva a isto. É sempre bom, como falou o Vincius, fazer algum exerciico, e sair da cadaeia a cada 2 horas, mas muitos não sabem disto.

  8. Paulo Gottardi disse:

    Ernesto;
    Não disse que existe lei p/ transporte de pessoas com Trombose e sim p/ acesso a cadeirantes e cão guia, fiz a critica a FALTA de criação de leis inteligentes justamente p/ casos como de pessoas que sofrem com trombose…

  9. Celso disse:

    Viajante oficial,
    Salvo melhor juízo ninguem dispõe de qualquer prova que confirme má fé por parte da TAM. Ninguem prudente irá confirmar MÁ FÉ. Má fé é ato doloso, voluntário e tudo o que voce afirma, apesar de totalmente verdadeiro e correto, não tem nada de similar com MÁ FÉ.

    Ernesto,
    Se a TAM interpelar qualquer um que a acuse de má fé, em principio vejo como impossível a absolvição do acusador. MÁ FÉ é diferente de gerenciamento falho.

    Vinicius,
    Concordo com o início do seu pensamento, mas bater na empresa se ela tivesse um comportamento de prestação de serviço respeitoso.
    Eu prefiro determinar voos com outra empresa, TAM nem de graça.
    A todo momento leio visitantes do site irados com este ou aquele comportamento da TAM. Nada se resolve. Eu já resolvi a minha situação TAM, NÃO!
    Vivo sossegado.

    sds

  10. Celso disse:

    Claro, voce esta usando seu poder de consumidor.
    Isso sim produz resultado.

    sds

  11. Celso disse:

    Vinicius,
    Se realmente a noticia for conforme relatado este ato do MP é inócuo. A TAM alega discriminação e trança a denúncia no Tribunal superior. Ação somente contra a TAM não trará qualquer resultado. É obrigatório que o MP exija de todas as companhias, denunciar somente a TAM é querer aparecer na mídia.

    sds

  12. GDC disse:

    Reinaldo, já tive e continuo com estes problemas, volta e meia meu saldo aparece zerado ou então somem 40.000 milhas. Já abri reclamações (via Tam e via Multiplus) e sempre dão esta mesma desculpa. Quando precisei emitir um bilhete com pontos e os mesmos não estavam disponíveis, tive que fazer via call-center e foi uma grande confusão pois me disseram “meu sistema não permite porque aqui não constam seus pontos, etc. e tive que aguardar até o dia seguinte para conseguir emitir direto no site. O jeito é olhar o saldo todo dia!

  13. Ernesto disse:

    Celso

    A ação tambem e movida contra a Gol. Não tive noticia quanto a webjet.

  14. Edison disse:

    Estamos no final de agosto e tenho ainda pontos não creditados de voos de abril e maio. Já liguei diversas vezes para a o 4002-5700 da TAM sem sucesso. Hoje gastei 65 minutos no telefone apenas para alterar o horário de um voo. A atendente informou que a demora só estava acontecendo para passagens emitidas com pontos. Tenho também Smiles e nunca tive problemas.

  15. Celso disse:

    Ernesto,
    Segundo a nota: “A ação foi ajuizada pelo promotor Giovane Serra Azul Guimarães após negativa da TAM em assinar um acordo, segundo nota do Ministério Público.”
    Se a nota expressa o ocorrido não há qualquer chance de resultado.
    Contra TODAS as empresas, existiria EM TESE, alguma chance, dependendo da argumentação, das provas e DO PLEITO feito.
    O Judiciário tem JOAQUIM BARBOSA E GILMAR MENDES!.

    sds

  16. Celso disse:

    GDC,
    Respeitosamente aqui e acolá leio seus clamores e indignação com relação a TAM.

    Voce não acha que essa empresa não merece todo esse sofrimento seu? Será que voce precisa tanto de QUALQUER empresa que lhe trate desta forma reiteradamente.

    Quando eu leio mensagem sobre a TAM fico triste. De um lado pela falta de sensibilidade dos gestores em dar uma resposta eficiente ao clamor dos usuários, de outro aos milhares de usuários descontentes e por último a esta relação siamesa e doentia, sou maltratado mas continuo cliente.

    Será que outras relaçoes comerciais em geral não podem ser estabelecidas e gerar-lhes mais felicidade? Sera que não?

    sds

  17. Leandro Ismael Romero disse:

    Rodrigo ,

    É lamentável q

  18. Leandro Ismael Romero disse:

    Rodrigo ,

    Eu particularmente estou desistindo do Programa de Fidelidade da TAM porque eles estão pedindo para que nós sejamos infiéis .Pena que não temos uma concorrência digna e decente no país mas o dia em que isto acontecer talvez seja tarde para a TAM acordar como você mesmo fala.
    Péssimo atendimento , o site para emissão de passagens com pontos não funciona se quiser pagar em dinheiro ele esta prontinho.
    Uma verdadeira zona generalizada , senhas desbloquedas que não funcionam , atendentes com computadores mais lerdos do que tartaruga e horas para NAO CONSEGUIR emitir uma passagem prêmio . E o duro é saber que esta passagem não é dada por cordialidade , bobo quem acha que a passagem é de graça , o custo embutido dos produtos que você consumiu ,seja nos parceiros multiplus seja em nas milhas vindas do seu cartão de crédito , com certeza engorda a um bom tempo a conta deles . É pagar antecipado e para receber ter que IMPLORAR . SIMPLESMENTE LAMANTÁVEL E VERGONHOSO.

  19. Hutan disse:

    A Azul agora tem uma nova categoria de Cartão fidelidade. Safira… um fato interessante, dependendo da sua fidelidade em outras cias, envie o comprovante do extrato de pontos e será automaticamente promovido a categoria Safira.
    Mais informações.

    http://www.voeazul.com.br/aspx/cartaoTudoAzulSafira.aspx

    a única coisa que eu não gostei é que o sistema cashback da Azul não me atrai…

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