Cartão Fidelidade Black: É o Melhor Exemplo de Como a Tam Encara Seus Clientes Mais Fiéis

24 de agosto de 2010 | Por | 111 Comentários More

A Tam já disponibilizou no site o novo nível elite do Fidelidade Tam: o nível Black. O que mais impressiona foram as vantagens, ou melhor a falta delas, dadas aos seus portadores.

Para conseguir atingir o nível Black é necessário que se acumule 150 mil pontos voados na TAM no período de janeiro a dezembro do ano anterior. Um bom número de pontos principalmente lembrando que a Tam tem uma malha internacional pequena e que vôos dentro da América do Sul apenas acumulam 1 mil pontos independente da distância percorrida. Portanto, para se acumular esse número de pontos realmente deve-se ser um cliente muito fiel.

O que ele ganha com isso? Além de todas as vantagens já atingidas ao chegar ao nível Vermelho (Star Gold) que é atingido acumulando-se bem menos pontos (48 mil) você receber as seguintes “vantagens”:

Isso mesmo! A maior vantagem é poder ter uma linha mais fácil de contato com a Tam! Nada de bônus mais elevado, nada de acesso a Sala Vip própria da Primeira Classe, nada de maior facilidade em emitir uma passagem para fora da América do Sul e nada de milhas comemorativas pelo alcance do nível mais elevado. Nenhum mimo maior para quem optou por ser realmente fiel a Tam…

Não consigo entender como a Tam se enxerga e o que ela pensa de quem compra suas passagens. Tudo bem que ser atendido no call center da Tam é uma tarefa que exige muita paciência e tempo, mas ser bem atendido deveria ser um direito e não uma vantagem dada aos clientes top da cia aérea. Será que ela realmente acha que ser fiel a Tam é obrigação ou pura falta de opção e por isso não é necessário agradar esse público?

O caminho para perder consumidores assim é esse mesmo! Não sei se eles podem se dar ao luxo disso ainda mais em um ambiente de consolidações que pode permitir a chegada de novos players no mercado no futuro.

O Fidelidade Tam tem algumas vantagens sobre alguns concorrentes dependendo do perfil do consumidor, mas sua maior sorte é não ter um concorrente a altura no mercado nacional  que faça parte de uma aliança aérea permitindo assim que o status elite seja reconhecido nas demais cias parceiras.

Mais uma vez, acorda Tam, ou melhor, Latam!

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Category: Cias Aéreas, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (111)

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  1. Celso disse:

    Vejamos a noticia…….

    “O Ministério Público (MP) obteve liminar determinando que a empresa aérea TAM aumente o espaço entre as poltronas dos aviões que vão entrar em operação”.

    A liminar não durará uma semana.
    Numa situação onde a TAM arrende uma aeronave e o lesor por condição de contrato impede tais modificações como ficamos? Devolve-se tudo e fecha a TAM?
    Gente, estamos num regime capitalista, este juiz está muito fora da real.
    Vamos aguardar o final da historia, ou seja, nada irá acontecer, nada.
    Os 50 milhoes eram tão sulrealistas que já foram indeferidos na liminar.
    O Ministério Público deveria preocupar-se em não fazer pirotecnia!

  2. EDSON SIEG disse:

    Caro Henrique, semana que vem vou para johansbo pela SOUTH AFRICA e ao ler seu post, fiquei preocupado em não ganhar minhas milhas! vc já recebeu resposta da TAM??Recebeu as milhas ??Poderia por favor, me responder?valeu desde já.

  3. Manolo disse:

    Celso, por enquanto nenhuma de suas previsões se confirmou. Mas mesmo que se confirmem (duvido muito), ou seja, ainda que não dê em nada por complacência do Judiciário (complacência que normalmente vem disfarçada de prudência ou de cautela, típica dos juízes brasileiros), a ACP pelo menos trará o tema a discussão. Se ficar entendido que a TAM pode pôr os assentos como quiser, ótimo, pelo menos a coisa ficará pacificada e só nos restará lamentar. Mas quem sabe dessa ACP não surgem bons frutos? Gostei muito da atuação do Ministério Público e até aqui do Judiciário. Ah, e o correto é sURRealista.

  4. Celso disse:

    Manolo, desculpe pelo erro, corrigindo surrealista.
    Parcialmente, minha previsão já se confirmou pois o pleito de 50 milhoes já foi indeferido.
    Voce como advogado sabe que o pleito do MP, ainda que visando o benefício social, AO MENOS se como noticiado, não prosperará sendo questão de tempo.
    Um dos pilares do direito é o bom senso e uma vez que a aeronave é internacionalmente certificada a voar neste configuração , não há nenhum argumento plausível para tal pleito. Se há, não consigo imaginar!
    Considerei sua opinião, mas se realmente o MP agiu como noticiado o pleito poderia ter sido melhor enquadrado.
    Sinceramente, não vejo nenhum chance de nada prosperar neste pleito.

    sds

  5. Marcus disse:

    Sou mais um com problemas na tam…
    A unica empresa na qual vc realmente tem que correr atras das suas milhas, pois elas sempre fogem de vc !!!
    Singapore com balcao para poder emitir com milhas no Brasil (pois o balcao e importante para emitir com milhas, quantas vezes ja emiti no aeroporto com milhas no ultimo minuto do checkin o unico lugar vazio do voo) e ainda staralliance e pra la que eu vou !!!!
    BYE BYE Infidelidade…
    Abcoo a todos

  6. Fábio disse:

    Estou com uma duvida.
    De acordo com as regras do site da TAM, cartao Vermelho tem direito a fazer check-in no balcao da executiva, mesmo viajando de economica.
    Eu sei que em Guarulhos tem um Guiche exclusivo para Fidelidade vermelho, e tambem do outro lado o balcao da executiva.
    Gostaria de saber se alguem viajando economica ja fez check-in no balcao da executiva somente mostrando o cartao vermelho?

  7. Eduardo Araujo disse:

    Depois de mais uma…
    A TAM devia lançar um cartão de fidelidade acima do Black.

    Cartão Tiririca.
    Pior não fica!!!

  8. Paulo disse:

    Com certeza absoluta a resposta a sua pergunta é a segunda opção… Este cartão “Black” é uma demonstração muito clara disso…

  9. Celso disse:

    A TAM acaba de informar seus clientes Fidelidade que a partir de outubro também irá COBRAR pela emissão de bilhete premio internacional via teleatendimento.
    Mais uma tarifa ao FF Fidelidade.

    TÁ VENDO COMO FICA PIOR! Eleição é coisa séria, Tirica não.

    sds

  10. Vinícius disse:

    Celso,

    Qualquer trecho internacional ou apenas os operados por ela?

    ¡hasta luego!

  11. Celso disse:

    Vinicius,

    Primeiro corrigindo o outro post, Tiririca e não Tirica.

    O uso será tarifado sempre pela assistencia dada ao passageiro. So não haverá tarifa para emissão internacional quando a mesma ocorrer via site, ou seja, reservada aos voos puros TAM.

    sds

  12. Vinícius disse:

    Relativamente um absurdo quando você não pode emitir via site… Mas, várias cias. estão fazendo isso… É assim que o mercado anda

  13. Marcos Esteves disse:

    galera, sei que minha pergunta não tem mt a ver com o tópico, mas é sobre o fidelidade tam. Minha mãe acumula pontos no cartão e em viagens; eu, só em viagens. Ela tinha 30 mil pontos, usamos 20 mil, mas mesmo assim, o vencimento dos primeiros 7 mil pontos transferidos (pelo cartão) vencerá em março de 2011. Fizemos uma viagem juntos, para a europa, obtendo 12 mil pontos cada. No meu extrato, esses pontos, relativos a essa viagem, vencerão em novembro. Se eu usei 20 mil pontos, os 7 mil iniciais não deveriam ser os descontados, sobrando akeles relativos a tal viagem para a europa? se ela não usar os 7 mil, pederá em março? por que não podemos prorrogar o vencimento (individualizando os pontos de acordo com a época na qual foram adquiridos) para otimizar o tempo para usá-los? Não sei se fui muito claro, dou mais explicações se preciso.
    Desde já, mt obrigado

  14. eduardo disse:

    eu nunca tive problemas com a tam,nunca,um cancelamento ou outro,natural haja visto a quantidade de voos da cia,sou dos cem clientes que pussuem o cartão black,e acdeditem o cliente tendo o cartão ou não sempre será muito bem tratado>>>

  15. Renato Rosa Moreira disse:

    Bom sou cliente black 100-127-*** na verdade melhorou muito para mim tive uma boa melhora estou com 252,000 milhas, eles fazem uma reserva na clase pagante e transforma em pontos issu poucos sabem, quando chego no aeroporto de miami um agente do espcial service pega as minhas malas e eu so as vejo na alfandega de sao paulo muito rapido, meus cartaos de embarque ja ficao prontos,escolho onde quero sentar,resolvo todos os problemas sem stess e sem falar q na hr do embarque nein a primeira clase embarca na minha frente sou o primeiro a entrar na aeronave, escolho o quero comer com 2 dias de antecedencia e por final quando ah overbook sou o primeiro a ser escolhido para ir para a execultiva e logo em seguida alguns vermelhos ,,, o que quero contar a voces q sao inumeros beneficios nao especificados no website estou sastifeito abracos

  16. Silvano disse:

    Eu tambem me considero um cliente fiel da TAM ja que acumulo uns 100’000 pontos por ano, fora o que pontua a minha familia voando comigo ( um pouco menos) . Não estou me sentindo nada confortavel em voar TAM ,e saber que a pesar da grana preta ( pra mim é muita) que gasto, não estou sendo recompensado.
    – Primeiro a dificuldade ( impossibilidade) em emitir passagens internacionais , principalmente para EUA.
    РSegundo a dificuldade de ter os seus voos pontuados corretamente, junto ao prazo incrivel de 30 dias para Ṇo resolver o assunto.
    РAgora devem ter bloqueado todas as emissoes com valor de milhas normal, porque insatisfeiros com os mas servi̤os agora eles te querem arrancar mais pontos.
    РEste carṭo black ̩ uma piada de mau gosto. Acho que a pessoa que bolou estas grandes (des)vantagens deve fazer a viagem mais longa quando vai ao trabalho de onibus. Voa que nunca voou, e com certeza nunca se deu o trabalho de pesquisar o que as outras companhias melhores fazem.
    РAinda por cima temos o problema do vencimento das passagens emitidas com pontos de 3 meses se for nacional e 6 meses se for internacional, quando TODOS os concorrentes, inclusive os parceiros da Star Alliance permitem que as passagens sejam valida 1 ano apos emisṣo.
    – Depois disso não me resta que pensar e ficar concencido que a TAM está sendo muito mal administrada, por um bando de incompetentes. Se não for um bando de incompetentes então é uma quadrilha que te vende um serviço e te entrega outro.
    РAgora infelizmente ṇo se sabe bem onde reclamar alem da propria TAM, enṭo ṇo adianta.
    Conclusão: Só estou comprando passagens da TAM quando consigo uma superpromoção. Se tiver que pagar preço cheio viajo com( e pago para) outra companhia aerea.Eu E minha familia.
    – È bom ser vermelho da TAM ( Black nem pensar), mas é melhor ser tambem Diamante de outra companhia.
    Ainda bem que os clientes podem escolher a companhia aerea, e garanto que muitos clientes que eu conheço e que viajam muito, estão escolhendo direitinho OUTRA companhia.
    E vamos todos rezar que as companhias estrangeiras cheguem logo com força para acabar com esta piada. Ou que as outras companhias brasileiras mudem logo e começem a fazer voos internacionais tambem. Tenho certeza que os clientes fieis estariam muito felizes.
    A primeira surra para TAM veio recntemente quando foi comprada pela LAN ( eles não gostam de dizer mas foi isso mesmo que aconteceu), uqem sabe daqui a pouco para voar TAM vamos ter que hablar espanhol..
    Abraço e bons voos e muitas MILHAS

  17. luiz disse:

    Essa semana me tornei TAM FIDELIDADE BLACK. Para isso além de voar as 150 mil milhas ainda tive que entrar em contato com a gerencia do multiplos fidelidade pois curiosamente um erro sistemico fazia a soma errada da minha pontuação e mesmo depois de 176 mil milhas voadas a TAM não alterava meu status. Tudo isso para descobrir que esse cartão não traz NENHUM benefício exclusivo e mesmo o telefone direto, que é uma estensao do special service, não consegue resolver nada … Ou seja, ainda tenho que ligar no call center!
    Muita saudades da Varig na época aurea!

  18. Fabio disse:

    voce tambem deve ser outro pago

  19. Leandro disse:

    TAM fecha sala VIP de Salvador.. Nã sei p que serve o fidelidade vermelho mais , tive ele 4 anos, já to azul e virei diamante na gol

  20. Vinícius disse:

    Apenas para constar… Vôo realizado na metade julho pela TAM Airlines (a famosa TAM Paraguay), na business…

    Ao verificar o extrato, no final de setembro, a pontuação estava errada… Correção solicitada, prazo de 30 dias corridos e nada da correção…

    Agora pouco, ligação para a TAM e atendente me diz o seguinte:

    “O processo ainda está em análise (depois do prazo) e a única coisa que pode ser feita para agilizar (???) é entrar em contato com o “fale com o presidente”, pois eles possuem prazo diferentes. Infelizmente não posso fazer nada…”

    Vou entrar em contato, mas se o telefone não resolver, tenho uns e-mails arrumados (que inclui um pessoal da Star Alliance) para enviar. Alguém mais está nessa situação… Por favor, deixe o seu nome, fidelidade e o número dos processo(s) que tenha aberto.

    ¡hasta luego!

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