Cartões de Crédito, Regras de Passagens, Como Planejar e Comprar uma Viagem e uma Passagem Aérea pela Internet, Programas de Milhagem: Leia o Texto Original!

26 de julho de 2011 | Por | 39 Comentários More

Durante os últimos 5 anos do Aquela Passagem criamos séries de posts de muito sucesso e outras atemporais visando fornecer informações para que os leitores pudessem tomar as rédeas das decisões de consumo relacionadas à viagens.

Muitos desses posts foram postados já há alguns anos, mas seus temas centrais continuam válidos. Eles podem ser encontrados no menu superior do Aquela Passagem.

Eles são tão bons que vem sendo “reciclados” de forma fracionada para gerar mais posts por blogueiros que carecem de conhecimento suficiente para elaborá-los e de humildade suficiente para citar a fonte de inspiração. Não é a toa que o Pagerank (índice usado pelo Google para medir relevância de conteúdo) de alguns blogs de grande visitação não ultrapassa o do Aquela Passagem apesar de abordar o mesmo tema central.

Mas como você não se contenta com pouco, vou citar algumas séries originais que valem a pena serem lidas por aqueles que seguem o Aquela Passagem mais recentemente:

Planejar e Comprar uma Viagem e uma Passagem Pela Internet

Nesta série, que inclui também como comprar uma passagem pela Internet, abordamos vários aspectos envolvidos no planejamento de uma viagem. A série inicia-se aqui e vai até aqui. Não espere dicas do tipo compre sua passagem só no tal dia para economizar, pois somos sérios e não dominamos a futurologia. Você vai encontrar textos mais densos para serem lidos com calma por quem está iniciando na arte de ser seu próprio agente de viagens. Com essa liberdade de agir também vem uma série de obrigações, dentre elas a de conhecer mais claramente o que se está comprando.

Regras das Passagens Aéreas e Termos Mais Comuns

Como dissemos recentemente, o post ajudando a entender as regras das tarifas foi um dos primeiros posts do Aquela Passagem. Antes de vender o sonho da passagem barata era importante ensinar a esse novo consumidor a conhecer as regras das passagens que ele pretendia comprar. Em um texto longo tentamos desvendar os principais termos usados nas regras das passagens, regras que devem influenciar muito sua decisão de compra.

Usando um conjunto de regras de uma tarifa internacional real, fazemos uma análise das mesmas passo a passo. Mais recentemente, fizemos um post basicamente sobre Cancelamento, Alteração, Reembolso e No Show.

Cartões de Crédito e Programas de Milhagem dos Cartões

Com a preocupação de não dar receita de bolo do melhor cartão de crédito (isso não existe, já que cada consumidor tem um perfil pessoal e bancário) com ajuda do Guilherme do Valores Reais fizemos análises dos principais cartões Premium do mercado.

Hoje, os textos bases desses posts ficaram em segundo plano, já que o nível e as informações contidas nos comentários deles ultrapassam em relevância o texto que os motivou. Uma verdadeira troca de experiências entre pessoas que dominam o assunto.

Mais do que ficar inocentemente prometendo o acesso ao céu com milhas (já que conhecemos a realidade desses serviços), discutimos o custo de acumulação, as vantagens de pagar mais para acumular mais milhas ou usar serviço do tipo pague contas para turbinar sua conta no programa de fidelidade ou milhagem. Para os iniciantes temos um bê-á-bá das milhas.

Isso sem esquecer de repetir: Milha boa é milha gasta com sabedoria e o mais rápido possível. Não encare suas milhas como um depósito de longo prazo em uma conta poupança, já que a cia aérea ou o cartão de crédito podem mudar as regras do programa de milhagem ou pontos, passar por dificuldades financeiras ou deixar de voar um destino desejado. Sem contar que algumas dificultam ao máximo a emissão de uma passagem prêmio!

Seus Direitos

Outra preocupação nossa foi sempre de munir nossos leitores com informações sobre seus direitos. Em vários momentos contamos com a colaboração do advogado e amigo Ernesto Lippmann.

Muito antes da ANAC lançar uma cartilha de informações ao consumidor, o Aquela Passagem já deixava claro seus direitos. Não nos restringimos apenas aos direitos dos consumidores no Brasil, temos textos abordando o direito dos consumidores em outros mercados, coisa que pode ser útil quando se está no exterior.

Assim, quando você tiver um tempo maior, navegue nos textos antigos do Aquela Passagem, eles ainda tem muito a oferecer a você e a outros sites. Eu vou atualizar os menus para facilitar o acesso aos posts.

Temos orgulho do nosso passado e presente por ter um site feito por quem realmente tem paixão por viajar, adora compartilhar o que aprendeu e usa os serviços dos quais tratamos aqui. Dessa forma não precisamos ter as buscas no Google e os press releases como nossas suas únicas fontes de informação.

Tags:

Category: O Blog e Amigos

Comentários (39)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Cris disse:

    Rodrigo,

    Não existe blog/site que se compare ao Aquela Passagem. Muito menos um blogueiro/escritor como você. Eu me sinto respeitada e confortável para comentar, discutir e trocar informações aqui.

    Abs
    ps: eu vi os posts “reciclados”, percebe-se facilmente a falta de dominio e profundidade no assunto. É lamentável.

  2. Pedro disse:

    Hahaha… Nem precisa explicar o porque desse post, mas é ridículo que aquele Muito Desonesto faz…

  3. Fabiana Vieira disse:

    Rodrigo,

    Cada vez que vc fala isso, só faz propaganda do concorrente. Só comecei a segui-lo quando vc fez uma reclamação como essa.
    Gosto muito dos dois, mas hoje, acho que ele passa as informações mais rápido que o Aquela Passagem.
    Abs

  4. andre gustavo disse:

    Concordo Fabiana.Eu nem conhecia o outro,só descobri por aqui.O AP tem muito mais embasamento e densidade em seus posts,mas o “concorrente” está mais rápido em divulgar principalmente as promoções.

  5. Guilherme disse:

    Rodrigo, excelente alerta!

    É impressionante como na Internet existem blogueiros de má-fé, que se aproveitam do sucesso dos outros para tentar angariar alguma audiência.

    Você está de parabéns por fazer esse alerta. Seu trabalho é digno de nota. Quanto aos comentários dos leitores Fabiana e André, acerca da divulgação das promoções, temos que lembrar que o Rodrigo não tem no blog sua atividade principal, e, que, mesmo assim, ele anuncia as promoções bem a tempo de todos que tiverem interesse conseguirem aproveitá-las.

    A questão principal não é rapidez na divulgação da informação, mas a ética e o caráter que estão nas pessoas que a transmitem. O Rodrigo tem forte credibilidade e por isso conquistou o espaço dele na blogosfera brasileira. É lamentável que alguns sem-vergonha tentem copiar posts do AP sem a mínima inteligência ou senso ético.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  6. carla disse:

    A titulo de feedback deixo minha opiniao: Eu achava o site antigo mais amigável e mais acessível.
    Neste site nao me sinto a vontade para navegar.

  7. Juliano disse:

    O mérito desse site é indiscutível, entretanto a rapidez na divulgacao de promoçoes faz toda a diferença sim! E nesse ponto tem deixado a desejar. O, por exemplo, divulga a promocao exatamente qd é lançada e ja consegui varios voos por conta deles. Muitas promocoes sequer foram anunciadas aqui. De fato, o Aquela Passagem tem maior profundidade nos assuntos, mas em termos de atualizacao de promocao nao.

  8. Rodrigo Purisch disse:

    Fabiana, André e Juliano,

    Nunca nos propomos a ser o primeiro a postar promoção alguma. No início do blog há 5 anos, quando as promoções eram raras e deviam ser aproveitadas de imediato, até perdia meu sono tentando atualizar as promoções do final de semana. Hoje elas são corriqueiras e basta seguir o twitter da cia aérea ou mesmo de cadastrar no site dela para ter conhecimento das mesmas.

    Se a razão de seguir o Aquela Passagem é apenas ser informado o mais rápido possível sobre promoções, as chances de se decepcionar será grande.

    Não tenho disponibilidade e nenhum tipo de vontade de ficar escravo de promoções. Não perco mais minha noite para que os demais sejam os primeiros a comprar uma passagem.

    O Aquela Passagem foi criado para tentar ensinar as pessoas a pescarem o peixe e não para dar o peixe na mão. Não quero e não vou te induzir a comprar nada.

    Foi o acúmulo de informação (a que tento divulgar aqui) que me permitiu viajar mais, melhor e ser meu próprio agente de viagens, além de não precisar ficar dependendo dos outros que pouco sabem para tomar minhas decisões ou precisar que os outros me digam o que é bom para mim.

    Assim consigo diferenciar uma promoção de uma falsa promoção. Consigo também encontrar uma passagem que me atenda sem necessariamente alguém ter apontado para mim ou ter falado que é ou não uma promoção.

    Em termos de promoção, prefiro analisá-las e postar as regras.

    Estou na contramão da informação fácil de consumo rápido e cuja origem ou qualidade não interessa a quem consome. Este espaço foi criado com uma filosofia e baseado na minha paixão por viajar. Um espaço para quem gosta de viagens aéreas se encontrar e trocar informação e experiências de forma que cada um saia dele sabendo algo mais do que entrou. Eu aprendi muito aqui e aprendo ainda.

    Assim, o Aquela Passagem não foi organizado para ser minha fonte de renda ou para prestar serviços aos demais em troca de cliques em links. Nem para repetir o que o setor de marketing das cias aéreas ou agências gostaria que você ouvisse.

    Gosto muito de promoção, mas nunca me esqueço que a melhor passagem não é a mais barata, mas a que atende às minhas necessidades.

    Dessa forma, peço desculpas se em algum lugar me expressei de forma a permitir que vocês interpretassem que este espaço tinha a intenção de ser o primeiro a publicar algum tipo de oferta ou promoção.

    Mas como é ainda um blog/site pessoal tenho meu direito de fazer meu desabafo solitário da mesma forma que qualquer leitor pode escolher o quer e aonde quer ler.

    Um abraço

  9. Cadu disse:

    Eu frequento os dois blogs, mas tb confesso que só fiquei curioso para ir lá depois que vi um post como este…

  10. Cadu disse:

    Idem… Eu sou da linha de que blog não é portal. Isto aqui está parecendo mais portal do blog. Também gostava mais do estilo antigo.

  11. Emilio disse:

    Guilherme,

    Conheci o seu blog através do AP. Fiquei impressionado com o seu empenho em explicar as vantagens/desvantangens com a utilização dos cartões de crédito para turbinar o acúmulo de milhas.

    Abraços

  12. Ernesto disse:

    E ist ai, quem tem originalidade, o tem. Quem nao o tem, copia.

    E por isto que eu nao colaboro, nem comento nada no MD.

  13. Ernesto disse:

    Otima resposta!

  14. andre gustavo disse:

    Rodrigo,
    O AP não se compara a nenhum outro espaço que trate do assunto,não que eu conheça.Eu não venho aqui atrás da promoção em vigor.Meu interesse é apenas aprender a aperfeiçoar meu esporte favorito,que é acumular(e gastar com sabedoria)milhas.Porém,o que a Fabiana comentou e eu concordo,é que também existem leitores seus que esperam saber de oportunidades rapidamente.Sei que seu intuito não é esse.Nem sei como você consegue alimentar o AP com uma vida profissional tão corrida.Acho apenas,como fã desse site,que você despertou atenção a quem não merecia.Faço votos que seu trabalho no AP continue como sempre foi:altíssimo nível,tanto nos posts como nos comentaristas e que outros espaços da internet sigam seu caminho,dando o devido crédito ao autor,sem que você precise se incomodar com eles,sejam eles quem forem.Lembre-se que é segunda vez que vc cita o outro blog lá e,mesmo sem querer,faz propaganda dele.
    Um grande abraço e sucesso para você sempre!

  15. Herika disse:

    Rodrigo, acho fantástica a sua preocupação em responder. Adorei o material, afinal, relembrar êh viver. E realmente êh muito difícil conseguir a passagem mais barata e que atenda as suas necessidades, o mais importante, na minha humilde opinião, êh entender a regra do jogo pra jogar bem.
    já perdi as contas de quanta informação já busquei no seu site, mas essas questões de milhas são cmplicadaas, eu to com muita milha da TACA mas agora q eles não estão mais em nenhuma aliança fica bem mais restrito
    Vlw, obrigada
    Herika

  16. Natalie disse:

    Rodrigo,

    Seu trabalho é fabuloso. Você produz um conteúdo amplo e de uma qualidade muito alta. Quem está acostumado a ler muito sobre viagens sabe que você é referência quando o assunto é o mundo da aviação.

  17. Beto disse:

    Rodrigo,

    2 coisas a pontuar:

    1- Se repetir a mesma coisa é chover no molhado, entao vou novamente dizer o que ja disse varias vezes aqui, foi atraves do AP que aprendi a voar mais, porque multipliquei meus destinos em funcao de dicas e economias, mas com o tempo aqui tambem aprendi algo muito importante que é o voar melhor com mais qualidade, isso sem dúvidas faz toda diferença.

    2- novamente tambem digo que seu conhecimento, senso crítico e ética sao dignos de serem honrados por muitos aqui que o acompanham e vale frisar que junto a isso vem um material humano de valor imensuravel que só o AP tem, que sao os comentaristas aqui, Rodrigo quanta gente boa que tem tanto a ensinar, nao vou citar nome para o post nao ficar enome, mas se olhamos pra traz veremos o quao rico somos em funcao desses “amigos” muitas vezes apaixonados pelo tema outras vezes curiosos em aprender.

    Parabens e vida longa ao AP e torco para que a ética reine um dia na blogosfera.

    Absss

    Roberto B.

  18. Beto disse:

    Guilherme,

    Sou frequentador de seu excelente blog.

    Abs e vida longa.

    Beto B.

  19. Eu posso afirmar que fiz com convicção o que o Rodrigo escreveu no post. Li todos os posts do blog, sem exceção! Aprendi muito e aprendo todos os dias. Não posso voar quando quero, mas quando o fizer o farei com qualidade e sapiência. Vida longa ao blog! Abraço!

  20. Beto b. disse:

    Fiz o mesmo Willian.

    Abs

    Beto B.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.