Como Procurar Por uma Tarifa Específica ou Por uma Classe de Reserva Específica no ITA

20 de fevereiro de 2011 | Por | 55 Comentários More

Quem acompanha este site, já sabe que o ITA (aqui falo um pouco sobre ele) é minha ferramenta de busca preferida há anos.

Depois que se acostuma com ele, o próximo passo é aprender um pouco da linguagem dele para fazer buscas mais específicas.

Muitas vezes falo aqui de uma tarifa promocional e dou uma série de letras/números que representam a tarifa (cada tarifa tem um preço e está associada a um conjunto de regras). Faço isso a fim de facilitar a vida dos mais experientes na busca daquela tarifa ou para facilitar a vida do seu agente de viagens que tem a obrigação de saber como encontrá-la. Se ele não sabe, procure outro agente para emitir suas passagens.

Em algumas promoções do tipo 2X1 ou quando é necessário comprar determinadas classes tarifárias para poder fazer um upgrade, é interessante fazer uma busca específica por uma classe tarifária específica. Normalmente, a primeira letra do grande código que dá nome a tarifa representa a classe de reserva (classe tarifária) da daquela tarifa.

Atenção

Antes de ensinar como pesquisar uma tarifa específica, vale a pena alertar que quando se procura por uma tarifa assim, o sistema ignora todas as demais tarifas (mesmo que levemente mais caras ou mesmo mais baratas). O efeito colateral é que se tiver disponibilidade da tarifa apenas no trecho de ida ou apenas no de volta, o sistema retornará que não existe aquela tarifa nos pares de dias escolhidos (não encontrou na ida e na volta ao mesmo tempo).

Devemos lembrar que pode ser possível construir algumas passagem associando uma ida numa tarifa e uma volta em uma outra tarifa (algumas vezes levemente superior), ou vice-versa, pagando-se 50% de cada uma. (isso depende das regras das tarifas). Assim, recomendo que se faça um busca mais ampla primeiro e depois uma busca mais específica pela tarifa mais baixa.

Busca Por Tarifa Específica

Agora vou explicar como fazer uma busca por uma tarifa específica, o que pode facilitar sua vida na verificação de disponibilidade da mesma nas datas em que te interessa voar. Isso vai facilitar a vida também de muita gente que procura ou que fala de promoção de passagens, mas não domina a busca de tarifas fora de máquinas virtuais de busca de grandes agências on-line.

Vamos usar a  interface nova do ITA:

Para efeito de exemplo, vamos buscar então uma suposta tarifa EKFR6M (classe de reserva E) na Singapore:

Primeiro, clique em “Advanced routing codes” na página principal do motor de busca

Após clicar no link, vão aparecer duas linhas extras, onde os códigos serão digitados

Nas linhas que vão aparecer abaixo do campo “From” (onde coloca-se o aeroporto de onde se parte) e na linha abaixo do campo “Destination” (onde coloca-se o aeroporto aonde se quer ir) digita-se:

/ F código cia aérea..código tarifa

No nosso exemplo seria:   /F SQ..EKFR6M, onde SQ = Singapore e EKFR6M é o código da tarifa

Ao clicar em search depois de ter selecionado um intervalo de datas, só aparecerão os dias onde essa tarifa está disponível para venda tanto no trecho de ida como de volta.

Busca Por Classe de Reserva Específica

Para fazer a busca por uma classe de reserva específica, você terá que usar o seguinte comando nos mesmos locais onde se coloca os routing codes:

/F B=letra que representa a classe de reserva

Tendo como base o exemplo acima, seria /F B=E , sendo que E é a classe de reserva da tarifa EKFR6M.

Mas neste caso, a busca será por todas as tarifas com classe de reserva E naquela rota independente da cia aérea. Se quiser fechar mais ainda a busca por uma classe de reserva de uma cia aérea específica preencha os campos com:

Código cia aérea+ /F B=letra que representa a classe de reserva

No nosso exemplo seria  SQ+ /F B=E

Se quiser fazer uma busca por mais de um classe de reserva ao mesmo tempo é só adicionar |B=letra que representa a classe de reserva ao final do código. No nosso exemplo seria SQ+/F B=E|B=L , quando faríamos a busca pelas tarifas de classe de reserva E e L nas datas selecionadas.

Toda vez que se aumenta a especificidade da sua busca, reduz-se sua sensibilidade. Toda vez que você limita a sua busca a uma cia aérea ou a uma tarifa ou a classes de reservas específicas, você enxerga cada vez mais o que procura, mas deixa de ver outras tarifas que poderiam ser até mais baratas. Assim use esses códigos quanto quiser realmente limitar o universo no qual quer pesquisar.

Dica: Para encontrar os códigos IATA das cias aéreas pesquise aqui.

Tags: , ,

Category: Consumidor, Planejar e Comprar, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (55)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. LUIZ FILIPE LISKA disse:

    pela AA fofo, um abraço do FOFOOOOOOOOOOOOOO

  2. jmoura disse:

    Essa pesquisa ajuda muito.

  3. FalaTurista disse:

    Belo post Rodrigo. ou melhor, belo blog!
    Tira várias duvidas do pessoal, parabens!

    Mariana

  4. Clara disse:

    A essa altura do campeonato, já tendo usado o itasoftware várias vezes graças ao blog Aquela Passagem(mas nunca para uma tarifa específica, obrigada Rodrigo!), nunca entendi por que são tantas as classes tarifárias, quase o “abecedário” inteiro??

  5. Geraldo Araujo disse:

    Luiz Filipe, me ajuda! Me diga como deverei proceder, de que forma deverei digitar no ITA para encontrar tarifas tão baixas de BRASILIA para MIAMI e BRASILIA para ORLANDO via SÃO PAULO pela TAM, no período de 06/12/2011 a 20/12/2011 pela TAM ou AMERICAN. Desde já te agradeço e aguardo. Abs. Geraldo

  6. Guilherme disse:

    Fala, gente!
    Ainda que off topic: a British Airways tá com passagens São Paulo – Singapura, com conexão em Londres, com saídas a partir de abril, por U$ 1.700 rt/com taxas! Acho que provavelmente por conta dos iminentes voos da Singapore.
    Abraços,
    Guilherme.

  7. LUIZ FILIPE LISKA disse:

    OI GERALDOOOOOOOOO!!! td otimo? seja benvindo ao AP, simulei BSB/MIA/BSB para dia 06/12 volta 21/12 pela LAN/TACA R$ 1.150,00 com txs, simulei BSB/MIA/BSB para dia
    05/12 volta 21/12 somente pela LAN R$ 1.192,00 com txs, pela TAM E AA ficaR$ 2.367,00
    e R$ 2.105,00 respectivamente, Um abraço do FOFOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  8. LUIZ FILIPE LISKA disse:

    GERALDO, pra Orlando(MCO) ta +++++++++ caro pela LAN R$ 1.533,00 e pela Aereomexico R$ 1.566,00, se vc mora em sampa compra o domestico GRU/BSB direto
    no agente de viagem com o internacional q vc pode conseguir desconto no domestico, Um abraço do FOFOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  9. Oi FOFO! Tudo bem?

    Se eu não me engano você viajou TACA ou AVIANCA ano passado para os EUA? Como foi o serviço? Abraço!

    Caso não tenha sido o caso, me desculpe.

    Alguém já viajou AA via Confins? Como é a aeronave, serviço e pontualidade?

  10. Luiz disse:

    Muito bom o site. Nao conhecia… Agora uma duvida: fiz uma pesquisa simples para testar cnf-udi indo dia 30/4 e voltando 02/05. A pesquisa me retornou uma tarifa em torno de 650 round trip, enquanto no site da gol eu consigo por 160. Porque o ITA nao consegue achar essas tarifas? Mesmo a tarifa mais cara no site da gol nao aparece no ITA. Abs. Luiz

  11. Marilia Santos disse:

    Rodrigo. gostei muuito de seu site, com informações úteis. Solicito a seguinte informação: Tenho mais de 65 anos e gostaria de saber como posso conseguir tarifas com desconto nos meus deslocamentos, em Roma, em Londres e, também nos deslocamentos de trem. Necessito de uma cateirinha para isso? Como fazê-la. Obrigada, Marília

  12. Gabriel Dias disse:

    Deve ser um 767 ou 757. Ambos ruins. O melhor avião da AA é o 777, mas só de GRU em alguns voos você poderá usá-lo.
    Aqui tem minha avaliação do meu último voo pela AA, no 767: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=151&t=962

  13. Gabriel Dias disse:

    E de GRU-LHR por U$909 + taxas.

  14. Gabriel Dias disse:

    Por qual motivo? Vejo que muitas pessoas reclamam do pós-venda da Decolar.

  15. Rodrigo Purisch disse:

    O ITA pesca apenas tarifas publicadas em GDS. Seriam tarifas que a Gol libera para que os GDS possam vender na forma de intermediários.

    Muitas cias pelo mundo possuem tarifas acessíveis apenas em seus sites ou em sites que ter acordo para acessar essas tarifas. A Gol, entre outras cias, tenta fazer com que as agências e consumidores comprem direto no seu sistema e não via intermediário onde tem que pagar comissão ao mesmo.

    Assim, oriento sempre que se faça uma busca nos sites das principais cias que operam a rota desejada para ver se há alguma promoção restrita lá.

  16. Rodrigo Purisch disse:

    Obrigado! O negócio é ficar de olho nas taxas da British.

  17. Rodrigo Purisch disse:

    Daniel,
    O Orbitz é baseado no ITA.

  18. Daniel disse:

    Estranho – o orbitz nem montava igual (o trecho era SP-Auckland via LAN / Auckland-Papeete via Qantas / Papeete-Ilha de Páscoa-SP via LAN de novo). Talvez tenha algum detalhe que eu não capturei. O expedia chegava a montar mas não eram exatamente os mesmos voos (especialmente nos trechos saindo/voltando de SP) e ficava muuuito mais caro… deve ser inexperiência minha mesmo.

  19. Clara disse:

    Fui eu quem voou por ambas, Willian.

    A Avianca tem serviço ótimo, acima da média. Inclusive na ida do Santos Dumont para Guarulhos, que é às 6 da manhã, eles dão um sanduíche(ou omelete, não lembro bem),café, suco, etc que dá para satisfazer bastante até pegar o vôo de Guarulhos para Bogotá. Nada de barrinha de cereal. O entretenimento para Bogotá é individual, e para NY, creio que também é, mas não estou 100% segura. O serviço da TACA não é tão bom quanto o da Avianca, mas não chega a ser ruim(se comparado à AA). O entretenimento não é individual, isso lembro bem. O aeroporto de Lima é agradável, achei melhor que o de Bogotá, que tem fortíssimas medidas de segurança, que não vi nem nos EUA. Sobre aviões, se é um modelo ou outro, não faço a minima idéia, não sou ligada nisso(acho que os homens prestam mais atenção à esse aspecto).

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.