Continental: Nova Cia Star Alliance. TAM Entra em Abril de 2010. E a Copa?

28 de outubro de 2009 | Por | 47 Comentários More

A Continental deixou de ser uma cia da Skyteam e passou formalmente a fazer parte da Star Alliance. Abandona a competição interna com a Delta na Skyteam e passa a ficar mais próxima da United, cia com a qual já especulou uma fusão. Com isso Newark (próximo a Nova Iorque) passa a ser um novo hub Star Alliance.

Em situação entranha ficou a Copa. Não faz mais parte da Skyteam, onde a Continental lhe dava suporte, mas não entrou na Star Alliance nem ainda anunciou a intenção de fazê-lo. Mas a Copa usa o programa de milhagem One Pass da Continental, que por sua vez faz parte da Star Alliance. Quem for associado do One Pass pode acumular e emitir  passagens em vôos Copa e nos vôos das cias Star Alliance. Quem for associado de outro programa Star Alliance não acumula nem emite vôos Copa.

Algum leitor é associado ao One Pass? Qual sua opinião sobre ele?

Segundo o Panrotas, a Tam entra de verdade na Star Alliance em abril de 2010. Interessante notar que o regulamento registrado em cartório do programa Fidelidade Tam foi prorrogado apenas até o final do ano de 2009. Prenúncio de mudanças?

Na fila da Star Alliance estão a Aegean, Air India, Brussels e Tam. A Skyteam tenta de todas as formas trazer a Jal da OneWorld.

Obrigado ao David e Tony pelo envio da matéria do Panrotas.

Tags: , , , , ,

Category: Aliança Aérea, Cias Aéreas

Comentários (47)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Rodrigo Purisch disse:

    Vamos esperar para ver,
    Pelo que li a Star Alliance estaria fechando com a China Eastern citada também na matéria…
    http://www.mb.com.ph/articles/246771/star-alliance-confident-adding-china-eastern

    Para mim seria uma boa poder acumular milhas no Smiles voando na Lan…

  2. Célia Seabra disse:

    Rodrigo,

    Recebi hoje email da OnePass anunciando o programa The Extra Mile, onde pagando-se $99 pode-se acumular até 50% a mais de milhas nos voos Continental em 2010. Vale a pena para quem vai voar uma unica vez?
    Outra dúvida: já ouviu falar no Extra Legroom Seats da Continental?Queria saber quanto custaria a mais e se o custo/benefício compensa.

  3. pessoal uma fonte me disse que TAM dia 14/04 na STAR.
    Será?????????????
    Vou via UNITED dia 4/4 e volto justamente dia 14, sou vermelho da tam, será que já consigo trazer a terceira mala???????????????????????????????
    Eu acho que eles vão segurar os cartoes fidelide vermelho mais um tempo como os da SMILESSSSSSSSSSSSSSS

  4. Fabian disse:

    Será mesmo muito interessante como os cartões vermelhos serão considerados na Star Alliance. Uma primeira adequação já foi feita a não mais calcular os pontos ganhos para conseguir manter-se na categoria, senão aqueles efetivamente voadas (ou seja sem os 50% de bônus). Não consigo imaginar que o cartão vermelho vá ser o que é status GOLD na Star Alliance.

    A partir do dia 14 então? Finalmente… demorou mesmo…

  5. Pedro Alves Bezerra Junior disse:

    TAM festejará entrada na Star Alliance com eventos no Rio e em São Paulo

    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/03/30/tam-festejara-entrada-na-star-alliance-com-eventos-no-rio-e-em-sao-paulo.jhtm

    Rio de Janeiro, 30 mar (EFE).- A companhia aérea TAM prepara dois eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo para comemorar em 13 de maio sua entrada na Star Alliance, a maior aliança mundial de companhias aéreas comerciais, informaram hoje porta-vozes da empresa.

    Os eventos reunirão executivos da TAM e de algumas das companhias aliadas, assim como convidados especiais.

    A partir dessa data, a TAM passará a ser a única companhia aérea da América Latina a compartilhar os produtos e os serviços oferecidos pelas 26 companhias aéreas que fazem parte da aliança, entre as quais figuram gigantes como United Airlines e Lufthansa.

    A entrada da TAM na Star Alliance foi anunciada em 7 de outubro do ano passado e a companhia conseguiu concluir no primeiro trimestre deste ano o processo de integração ao sistema que permite compartilhar voos para até 1.077 destinos em 175 países.

    A TAM ocupará na aliança um lugar que já pertenceu à Varig, cujos ativos foram adquiridos pela Gol.

    Com a entrada da companhia aérea na Star Alliance, os clientes TAM Fidelidade também passarão a compartilhar os programas de milhagem das companhias associadas.

    A empresa, com participação de 42,4% no mercado brasileiro de voos domésticos, voa para 43 destinos no país com seus aviões próprios e para 83 com os de companhias aéreas regionais com as quais tem acordos comerciais.

    Maior empresa aérea do Brasil, a TAM oferece voos diretos a 18 destinos no exterior.

  6. Pedro Alves Bezerra Junior disse:

    TAM prevê aumento de 30 mil passageiros por dia com Star Alliance

    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2010/03/31/tam-preve-aumento-de-30-mil-passageiros-por-dia-com-star-alliance.jhtm

    SÃO PAULO – A companhia aérea TAM prevê um aumento de 30 mil passageiros na média de seus voos diários a partir do ingresso na Star Alliance, uma aliança de empresas aéreas internacionais que dará acesso a 1.077 aeroportos em 175 países.

    “Hoje, transportamos quase 100 mil passageiros por dia (entre voos domésticos e internacionais)”, afirmou o presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, durante entrevista coletiva.

    A adesão definitiva à aliança está prevista para o dia 13 de maio e a empresa projeta um ganho em receita da ordem de US$ 60 milhões ao ano com essa integração.

    Segundo Barroso, a TAM investiu aproximadamente R$ 40 milhões para preparar seu ingresso ao grupo, o que inclui desembolsos para a adequação de sistemas de gestão de passageiros e de check-in.

    A empresa também informou hoje que iniciará em agosto voos para Londres e Frankfurt a partir do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

    Com isso, fica suspenso o plano de lançar neste ano uma rota para Joanesburgo, como forma de aproveitar a demanda gerada pela realização da Copa do Mundo de futebol na África do Sul.

    Segundo Barroso, os voos para a cidade sul-africana teriam menor rentabilidade em relação às novas rotas para as duas localidades na Europa, onde a TAM já tem bases operacionais. Para Frankfurt, serão cinco voos por semana. Já para Londres, a TAM vai realizar três voos semanais, nos dias em que a British Airways não oferecer transporte para a capital britânica a partir do aeroporto carioca. “Se houver demanda, poderemos abrir uma frequência diária no futuro”, disse Barroso. (Eduardo Laguna | Valor)

  7. Ricardo disse:

    TAM na Star Alliance

    Considero a TAM totalmente despreparara para ingressar na Star Alliance.
    Se hoje já uma vergonha o serviço oferecido, imagina com aumento de passageiros.

    Motivos pelos quais considero:

    Despreparo e incompetência dos funcionários.
    Enorme dificuldade de fazer reservas via telefone já se as vezes se espera horas.
    Os pontos não são creditados de forma automática e mesmo reclamando a demora é enorme.
    Extravio de bagagens e danos nas malas por descuido no manuseio,
    Filas enormes para Check in mesmo com cartão vermelho.
    Constantes atrasos de vôo domésticos e Internacionais por falha técnica.
    Não respeitam os direitos dos passageiros no que refere hospedagem, alimentação, etc.
    Fazem passageiros esperarem horas dentro do avião para não levarem para Hotel.
    A lista poderia seguir mas vou parar por aqui.
    Pode até não adiantar mas já enviei meu protesto a direção da Star Alliance pela aceitação da TAM.

  8. Luis disse:

    Rodrigo

    Voce sabe se eu consigo emitir milhas da TAM para voar COPA?

  9. Celso disse:

    Apesar do cortejo inicial com a Star , a China Eastern acabou aplicando para a Skyteam.

  10. Celso disse:

    Ricardo ,

    Voce tem toda razão. Porém, vejo muita reclamação mas os passageiros continuam voando TAM.
    Eu não aceito voar TAM enquanto não perceber mudança na cultura da companhia, o que convenhamos será quase impossível.
    Lamentavelmente, a TAM não consegue encantar o cliente!
    Saudades do Cmte. Rolim.

    sds

  11. Celso disse:

    Não é possível. Inclusive a Copa tem code share com a Gol.

    sds

  12. Celso disse:

    Pedro,

    Essa reportagem tem vários erros. Claro que não haverá incremento de 30.000 passageiros/dia. Hoje há transporte total de 100.000 pass/dia. Se houver um incremento de receita na casa dos US 40 milhoes ano já tá muito mais que bom.

    sds

  13. Ricardo disse:

    Celso,

    Em meados de Abril fiz uma viagem pela TAM mas como tenho cartão ouro da Thaiaiways que pertence a Star Alliance perguntei ao funcionário TAM se já aceitavam creditar na THAI as milhas do vôo.Ele consultou e disse que sim que em algumas aéreas já estavam atuantes como Membros da Star Alliance.
    Percebendo que as milhas não eram creditadas reclamei na THAIWAYS que disse que a TAM não estava ainda autorizada a aceitar o cartão.
    Creio que uma boa opção é voar Continental já que a United tem os transtornos das conexões.

  14. Marcelo disse:

    Ricardo,
    Estou rindo muito da sua idéia de mandar um protesto para a Star Alliance.
    Boa maneira de protestar.
    Contudo, dada a qualidade da United Airlines, eu diria que a TAM está no lugar certo. A TAM não deixa a desejar comparada com a United.

  15. Marcelo disse:

    Celso,
    Infelizmente a morte do comandante Rolim foi trágica para a TAM.
    Depois do acidente dele, a TAM nunca mais foi a mesma companhia.
    Ele era a alma da empresa. O grande motivador dos empregados.
    Os que o sucederam no comando da empresa foram administradores burocráticos.
    Basta ver a frequência com que a companhia tem trocado de presidente.
    A TAM está sem rumo. Não sabe que tipo de companhia quer ser.
    Como o mercado da aviação não para de crescer, esse crescimento mascara, ao menos financeiramente, os problemas da empresa.

    O problema é que não temos muita alternativa. Para a maior parte dos destinos é TAM ou Gol. Fazer o quê? Eu escolho a mais barata seja ela qual for.

  16. Ricardo disse:

    Marcelo,

    Realmente fiz a reclamação e me mandaram até resposta.
    Nos últimos dois anos eu viajava usando United, Amaerican e Jal .
    Resolvi fazer duas viagens Internacionais pela TAM e foi um horror em todos os sentidos.Para piorar até um Raio caiu no avião no vôo entre Nova York e São Paulo e todos pensamos que era o fim.
    Segue resposta da Star Alliance.
    Hello,
    Thank you for writing to us at the Star Alliance Help Desk.
    Thank you very much for your feedback. We will definitely forward your comment to the concerned person.
    Thanks again for contacting us.
    Regards,
    Star Alliance Help Desk
    STAR ALLIANCE
    THE WAY THE EARTH CONNECTS
    http://www.staralliance.com
    “Star Alliance Helpdesk”

  17. Rodrigo Purisch disse:

    Ricardo,
    Quem dera a Star Alliance e alianças em geral fossem focadas nos usuários. Não se esqueça que as alianças foram uma forma das cias reduzirem custos e aumentar a cobertura. Os benefícios aos associados são secundários.

    O caso Smiles foi emblemático. Quando a Varig corria risco de acabar e as milhas Smiles virarem pó, a Star Alliance respondia aos associados Smiles de que cada programa é independente e quye não podiam fazer nada. Portanto não existem milhas Star Alliance e sim milhas de cada programa…

  18. Fabio disse:

    Sou associado ao One Pass a menos de um ano e sestou muito satisfeito . Tanto que , mesmo antes da TAM entrar para a SA eu já havia abandonado seu programa de fidelidade , qu considero debenefícios muito limitados . Também tenho utilizado o One Pass em detrimento do Flying Blue sempre que possível.

  19. Luis disse:

    Rodrigo
    Eu sou Gold no OnePass e sempre consigo o upgrade para voar pela Copa e Continental.
    Nos proximos meses eu vou voar pela TAP (também Star Alliance)
    Voce sabe se eu tenho os beneficios de ser Gold na Tap tambem?
    a. o meu limite de bagagem aumenta?
    b. posso conseguir upgrade?
    c. posso conseguir upgrade para mim e para um convidado?
    d. posso conseguir upgrade mesmo voando com milhas TAP?

    Muito Obriagdo

  20. Yumes disse:

    Daniel,

    Estou viajando pela Continental, e acabei de falar com a TAM pelo tel 4002-5700 e a atendente me disse que basta apresentar o seu cartão fidelidade TAM no balcão da Continental que as milhas serão creditadas. Mas ela informou tb que vc deve guardar os cartões de embarque para se houver algum problema e a Continental não creditar os pontos vc pode solicitar depois.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.