Copa e Avianca-Taca Entram na Star Alliance

21 de junho de 2012 | Por | 55 Comentários More

Finalmente, será anunciada hoje a entrada da Avianca – Taca  e da Copa na Star Alliance.

Só não dá para ficar totalmente satisfeito porque de forma inexplicável a Avianca Brasil ainda não se uniu ao grupo e ao seu programa de milhas, o LifeMiles. Não há intergração de outros destinos servidos pela Avianca Brasil com os vôos internacionais operados pela Avianca Colômbia e Taca.

A Copa reuniu ontem os jornalistas, segundo o Panrotas, para divulgar sua entrada na Star Alliance.

Foi um parto a entrada dessas cias, pois parece que a Star ainda tinha alguma esperança (ela é a última que morre, não é?) de manter a Latam…

Com isso e como já especulamos desde a venda da Tam para a Lan e depois ficamos com quase certeza ao anúncio da entrada da Copa e Avianca-Taca, a nova Latam está com quase dois pés fora da Star Alliance. Só falta o anúncio oficial. Não há espaço para tanta concentração de rotas na Am. do Sul dentro da Star Alliance.

Tags: , , , , , , , ,

Category: Aliança Aérea

Comentários (55)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Eduardo Veiga disse:

    Bem lembrado, Carlos. Muitos outros blogs excelentes eu também conheci por aqui.

    Abrs

  2. Thomas Hisamura disse:

    O engraçado é que para a Asia eles pedem a mesma pontuação que para a Europa. Eu acho 95k por uma passagem ida e volta pra Europa demais.. as outras cias pedem 70k (as vezes a TAP faz promos pela metade disso).

  3. No meu blog tem uma imagem ainda permitindo resgate com a TAM (Multiple Airlines) mas creio que será por pouco tempo. Acúmulo eu não arriscaria. Duvido que eles honrem em caso de reclamação.

  4. Thomas tb estou achando salgado para a Europa. Mas para Ásia está bem convidativo. Estou encontrando da Ásia para a Oceania voando THAI ou Singapore por 30k o trecho. Sò não consegui pesquisar utilizando a Turkish, dá erro.

  5. Rodrigo Purisch disse:

    Sim, provavelmente. AA é parceira histórica da LAN

  6. Paulo disse:

    André,

    Eu não ficaria tão entusiasmado com a associação da TAM às normas da LAN.

    A emissão de bilhetes premio LAN para empresas One World é interessante apenas em pouquissimas exceções; Na prática pontos LAN são resgatáveis em voos LAN.

    Abraços,

  7. GabrielP disse:

    Eu só não sei se poderemos utilizar nossos pontos multiplus nas novas entrantes (Copa/Avianca/Taca). Liguei para tentar resgatar e disseram-me que, como elas estão ainda “em processo” de ingresso na *A, não havia ainda a possibilidade de resgate. Também fui informado que, provavelmente, após a primeira semana de julho seria possível o resgate.
    Isso está me cheirando mais a uma saída iminente (próximas semanas) da TAM da aliança.
    Alguém tentou o resgate nessas cias via multiplus e teve uma experiência diferente?

  8. Jackson disse:

    Estou em Portugal,e na edição de ontem do Jornal de Negócios(jornaldenegocios.pt) há uma matéria longa, mas que diz, entre outras coisas:…”A participação da Avianca Taca também é vista com bons olhos pela Lufthansa, que quer manter a TAP na Star Alliance,por força da transportadora nacional(portuguesa) no mercado brasileiro.Tanto mais porque a brasileira TAM,no âmbito da sua fusão com a LAN,deverá abandonar aquela aliança, para integrar a OneWorld, dominada pela British Airways.”
    Ressalto que o jornalista que assina a matéria, “viajou a convite da Star Alliance” e, provavelmente está acompanhando a comitiva do 1ºMinistro português, Passos Coelho, que esteve esses dias na Rio+20 e, de lá, foi para Bogotá.

    Boas viagens!

  9. Leandro disse:

    Li, por cima, (não tenho fontes) que o Tribunal chileno teria dado dois anos de prazo para que a LATAM decida se fica na StarAlliance ou na oneworld.

    Acredito, por experiência própria, que se a TAM seguir a LAN em programas de milhagem, será praticamente o fim do fidelidade para quem quer emitir em companhias parceiras. A LAN dificulta muito o processo e tem uma tabela muito doida que cobra por trecho voado e não por rota (p. ex. não tem uma rota RAO – CDG, mas sim RAO – GRU, GRU – LHR, LHR – CDG, ou seja, você precisa pagar, com milhas, cada trecho que voa. Isso acaba tornando os bilhetes muito caros…

    As boas (e baratas) rotas da LAN deram uma sumida nesse último ano. Até 2011 era bem fácil. Agora o negócio está complicado..

  10. Andre disse:

    Eu diria quase impossível. Acumulo milhas na AA e nunca consegui trocar pela LAN. Mas no caso de uma parceria da TAM com AA, poderíamos usar os pontos Multiplus para mais destinos nos EUA, que hj são poucas opções.

  11. Thomas Hisamura disse:

    Se vc for pra Asia, emita passagens regionais em executiva por 17,5k. Eu emiti Chiang Mai-Singapura e Singapura-Hanoi, sempre via Bangkok. Em economica são 12,5k, então vale a pena gastar 5k a mais e experimentar cias como Singapore e Thai.

  12. Rodrigo Purisch disse:

    O tribunal proibiu que ela ficasse na mesma aliança que a Avianca/Taca. Assim, executivos da Tam, já disseram que devem sair da Star (falta assinar) e só colocam a dúvida de a Tam vai entrar na Oneworld ou vai ficar de fora de alianças fazendo apenas parcerias como o Smiles. Isso segundo matéria da folha.

  13. Rodrigo Purisch disse:

    Agora até a Latam diz que quer avaliar o edital de privatização da TAP. Consertar a Tap não vai ser fácil (há uma cultura estatal forte). A Tap na mão da Latam. Avianca ou mesmo de uma Azul/Trip dá uma combinação interessante.
    A Star deve se mexer, já que sabe que sem a Tap e Tam a malha para Brasil/Europa reduz muito.

  14. Sergio disse:

    Desculpe a ignorância, Carlos mas que site é esse? (site da ANA).

  15. Rejane disse:

    Uma dúvida, caso seja emitida uma passagem com pontos do fidelidade para Europa em dezembro, usando a rede Star, e a TAM saia da Star antes de utiizado o bilhete-prêmio, haveria alguma alteração, ou o bilhete deverá ser honrado?

  16. Diogo Avila disse:

    Rodrigo, tudo bem?
    Uma dúvida de última hora. Estou com uma série de vôos da Ibéria; British e SAS para os próximos 2-15 dias.
    Por precaução, já fiz a minha inscrição no LAN PASS na esperança de acumular pontos da Ibéria e BA por lá (e talvez depois somar com os da TAM ou fazer algum uso pela TAM). E pretendo cadastrar os pontos da SAS na TAM direto.
    O que você acha da estratégia diante do atual panorama? Ví que a BA, Ibéria e LAN estão no OneWorld; e a SAS e TAM no Star Alliance. Existe alguma chance da LAN sair da One World e ir para a Star Alliance junto com a TAM? Andei lendo que o que acontecerá será o contrário, a TAM vai para o OneWorld.
    Abraço.

  17. Diogo, me desculpe me atravessar no comentário, mas só para te alertar que é possível jogar os pontos da OneWorld no Iberia Plus que virarão AVIOS. Depois que a Iberia mudou a política de pontuação e o compartilhamento sem CUSTOS com o EXECUTIVE CLUB da British tudo ficou melhor. Depois disso você pode mandar mais pontos para o Iberia via Le CLUB da rede Accor via Multiplus Fidelidade.
    Ex: 40.000 pontos no Multiplus viram 20.000 pontos Le Club
    20.000 pontos Le Club viram x 2,5 = 50.000 avios na Iberia. O que te permite um Round Trip para a Europa. Att.

  18. Diogo Avila disse:

    Willian,
    Isto não é atravessar é ajudar (Rsss). Obrigado desde já!!!
    O problema é que não me dou muito bem com o Multiplus, e acho um pouco confuso. A minha ideia era deixar tudo na LAN ou na TAM direto (e não propriamente dito no Multiplus). Acho que fica mais fácil e possível de usar.
    Abraço.

  19. Certo!
    Dá uma olhada na tabela de pontuação em parceiros da LAN. Fique atento a classe tarifária.

    http://www.lan.com/pt_br/sitio_personas/lanpass/como_acumular/volando/volando_en_ow_asociadas.html

    Boa viagem!

  20. Eduardo Veiga disse:

    Wilian Dellatore, não sabia que com 40.000 pts no Multiplus rolava de fazer uma viagem ida e volta para a Europa via pontuação no Avios. Recentemente eu gastei 80.000 pts pra isso. Entrei agora no Avios mas o site está em manutenção. Poderia, por gentileza, me esclarecer umas dúvidas que pra mim não ficaram claras :

    20 mil pts no Le Club podem ser convertidos/transferidos em 50 mil pts no Iberia Plus ou no Avios?

    Com 50 mil pts no Avios eu posso emitir passagens round trip para a Europa na alta estação ou só na baixa? Por último, só pela Iberia ou pela British também?

    Obrigado pela atenção,

    Eduardo Veiga

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.