Dicas de Leitores do Aquela Passagem. Dicas de Quem Entende!

13 de dezembro de 2010 | Por | 106 Comentários More

Aqui vai uma copilação das mais recentes dicas dos leitores do Aquela Passagem (atenção, pois algumas podem já não estar valendo mais):

O Luiz Felipe, Diego e Paula chamam atenção para tarifas (combinando Lan+Continental) que eles  encontraram  ligando Brasília a Nova Iorque via Lima. O Diego pagou 921 reais, Luiz Felipe achou tarifa semelhante e a Paula relata tarifas a partir de 760 USD em buscas feitas em março, abril e setembro de 2011. O Leo no Twitter (Tatooitter) chamou atenção para a mesma tarifa!

O José Oliveira deixa dicas de tarifas interessantes na South African para voar em Fevereiro e início de março para Joanesburgo, Cidade do Cabo e Sidney. Fiz uma busca e achei tarifas (sem taxas inclusas) a partir de 950 USD para Cidade do Cabo e Joanesburgo (LHSX3) e a partir de 1256 USD para Sidney (LLPX3).

O Gabriel e o Luiz Filipe lembram que é possível encontrar boas tarifas para fazer Brasil/Europa passando pelos EUA. Gosto muito dessa estratégia (leia mais aqui) e já a usei diversas vezes de forma aproveitar para conhecer/revisitar mais de um destino na mesma viagem usando a mesma passagem e acumular mais milhas. De negativo é que se perde um tempo maior em deslocamentos. Apesar de ser possível fazer uma junção de vôos, prefiro emitir uma tarifa única (mesmo que a cia que venda a passagem associe vôos de parceiras), já que se mantém a franquia de bagagem e ajuda no caso de conexões perdidas.

O Gabriel também lembra do comunicado enviado pela American sobre o parcelamento em 6 vezes no Mastercard (até 14 de janeiro de 2011) no site brasileiro dela. Ao meu ver, essa opção de parcelamento é a grande vantagem de comprar uma passagem da AA no site brasileiro (ela parcela até 5 vezes em outros cartões), além de fechar o preço em reais na data da reserva. No site Americano ela permite uma busca mais flexível e fácil de tarifas (inclusive associando seus vôos com de outras cias associadas a Oneworld ou parceiras como a Copa com preços interessantes). Para isso, na caixa de busca você deve clicar em more flight search options em baixo da caixa de busca e depois clicar em all carrier no campo choose a carrier.

O mesmo Luiz Felipe lembra que a Air China continua com boas tarifas para Madri inclusive no período entorno do Carnaval. Um pouco mais cara que já foi no passado, mas ainda está valendo.

O Beto lembra que as cias aéreas e algumas operadoras estão com boas tarifas para quem compra nos sites de compra coletiva. Ele comprou um vôo charter (lembre-se que esses vôos não tem que seguir toda a legislação sobre atrasos e cancelamento) da Nascimento Turismo (operado pela Gol/Varig comum dos antigos  B767) para Orlando em vôo direto por 900 reais. Uma ótima compra, mas como são tantos esses sites de compra coletiva, vale o alerta para pesquisar sobre o mesmo antes de sair comprando e colocando o seu número de cartão de crédito por ai. O certo é que existem algumas parcerias oficiais como a da Tam com a Click On.

O Ed lembra da promoção CVC e Tap que dá 15% de desconto nos pacotes para embarques de 01 de fevereiro a 31 de março e retorno até 12 de junho de 2011.  Ao pesquisar um pacote fique sempre de olho se o preço anunciado refere-se a ocupação de quantos por quarto. Eu prefiro montar minha viagem por conta própria, mas um pacote às vezes sai até mais barato se a pessoa não fizer questão de escolher vôos ou hotéis.

O Fernando H Rosa deixou a dica de que a Azul resolveu melhorar os benefícios dados aos associados Safira do Tudo Azul. Agora terão uma central exclusiva de atendimento (safira@voeazul.com.br), check in e despacho de bagagens prioritários (em implantação). Devagarinho chegando próximo a de um programa de fidelidade tradicional, o que facilita parcerias e incorporações.

O Willian chama atenção para algumas promoções do OnePass da Continental envolvendo transferência de milhas e outra exclusiva para portadores do Amex.

Quando digo que a razão de existência deste espaço é seus leitores não estou brincando! E que nível de leitores! Obrigado a todos pelas dicas!

Tags: , , , , , , , , , , ,

Category: Bagagem, Cartões de Crédito, Cias Aéreas, Com Destino a Europa, Com Destino a Oceania, Com Destino Am. do Norte, De Passagens Aéreas, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (106)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Thiago disse:

    Caro Leandro B,

    Sua sugestão é excelente. Vou fazer essas simulações assim que descobrir como fazer para simular. Alguém sabe se o tal stopover somente é possível pela AA?
    obrigado

  2. Heloisa disse:

    Oi Thiago, o stopover é possível pela AA, mas até onde eu sei tem que ficar ligando para central smiles e pedir para os atendentes verificar, acredito que não dá para fazer online.

  3. Diego disse:

    Extraoficialmente, a simulação de emissão da AA usando o Smiles pode ser feita pelo próprio site da AA. Se houver passagens prêmio disponíveis em sAAver (ou seja, a tarifa de poucas milhas), então há disponibilidade com milhas Smiles. Isso vale pra qualquer classe (economica, business e first). No site da AA mesmo você insere as datas e os destinos, e se o sistema perceber que há solicitação de stopover, ele mesmo dá o valor de milhas considerando-se o stopover free, ou seja, a soma dos vôos Brasil-EUA e EUA-EUA fica sendo apenas como 1 prêmio, não como 2 passagens.
    De qualquer forma, se você não conseguir emitir tudo num mesmo bilhete, e for voar AA para os EUA, sugiro que compres o outro trecho usando a AA também. Isso facilita (de novo, não é garantia, mas comigo sempre funciona!) que você fique isento de pagar a taxa de despacho de bagagem. Na hora do check-in, você fala pro atendente que mora no Brasil, e fio até os EUA usando AA, então precisa viajar com todas as bagagens que vieram desde o Brasil (lembrando, o despacho de malas pela AA para voos internos em bilhetes independentes da viagem internacional é pago, e não é lá muito barato!). Outra coisa: se você optar por voar Business desde o Brasil, lá nos EUA a AA não tem a classe business, então você voará em first (e se for no mesmo bilhete desde o Brasil, sem que isso aumente o “custo” de milhas). Se for business, tente voar Brasil-EUA num 777, já que a business do 767 não é tão boa assim.
    Espero ter ajudado.
    Feliz 2011,
    Muitas viagens a todos!
    Diego

  4. Excelente dica do Diego!

    😉

  5. Gabriel Dias disse:

    Diego, o problema é que o Smiles disponibiliza os piores voos da AA. Estou tentando GIG-MIA e só querem me oferecer GIG-GRU-MIA. Se você simular pelo site da AA verá que existe GIG-MIA em diversas datas. Dá para usar o site da AA para se basear.

    Hoje fiz outra tentativa para checar a disponibilidade no Smiles. Depois de 30 minutos de espera e de ser redirecionado para o menu principal duas vezes, tendo que recomeçar tudo, desisti. Até o momento só decepções com o Smiles.

    A dica do excesso de peso em voos domésticos da AA é boa (eu já consegui também), mas é sorte. Pelas regras eles só precisam honrar se todos os trechos estiverem emitidos junto com o voo internacional. Eles andam bem exigente em relação a isto ultimamente, até para quem voa em executiva/first.

  6. Thiago disse:

    Obrigado Pessoal pelos comentários e dicas! Dá pra perceber que todos aqui sabem o que estão falando e gostam de se ajudar!
    Obrigado mesmo!

  7. Thiago disse:

    PRezados,
    Eu segui as dicas de testar a emissão pelo programa de pontos da AA. Eu fiz a seguinte simulação: GRU – HLN (Honolulu); HLN – LAS; e LAS – GRU. Porém, eu não consegui usar o tal stopover gratuito, o sistema considerou como 3 trechos e não como um stopover, será que deveria ter feito a simulação de forma diferente? Pelo menos os 3 trechos foram em 20k milhas e creio ser o equivalente para emitir pelo smiles.

  8. Diego disse:

    Thiago,
    nesse caso a questão não é a forma como fizeste a busca, mas sim o fato de Hawaii não fazer parte dos EUA continental. Acredito que seja essa a questão.
    Chega a ser interessante notar até que vôo HNL-LAS custa 22.500 milhas, mais até que um vôo GRU-LAS ou LAS-GRU…

  9. Thiago disse:

    NA tentativa de simular a emissão das passagens para o hawaii para outubro/2011 liguei para o smiles. A primiera decepção foi quando a atendente disse que eu não poderia fazer os stops gratuitos como eu queria, pois, eu somente poderia fazer stop “dentro a área do destino”. E o hawaii não é na mesma área que MIA ou LAS ou LAX segundo eles. Então eu somente poderia fazer um stop no próprio hawai!!
    A segunda depecção veio quando liguei pela 2a vez para confirmar a primeira informação. O atendente me informou que somente havia disponível 2 vôos para o hawaii (1 via GIG em 27/10 e outro via GRU em 31/10). Ou seja, após a data em que poderia viajar (em torno de 20 dias possíveis) só há 2 vôos o que praticamente inviabilizou a viagem! 🙁 pena
    Estou praticamente desistindo de milhas…. Vou pedir descontos e pagar tudo à vista, hehehe

  10. Fabi disse:

    Eu também parei de transferir para a TAM, depois de inumeras dores de cabeça. E estou alertando aos amigos e colegas de trabalho que transfiram para outras cias.
    Infelizmente a TAM está colhendo o que plantou. Qual a dificuldade em exergar este ótimo nicho que é o cliente fidelizado??

  11. Beto disse:

    Rodrigo e alls boa noite,

    Segue um repeteco da compra que fiz em dezembro p voar Orlando EUA o preco subiu um pouco, na epoca eu paguei 900,00 agira esta 1345,00 mas por ser alt a temporada acho que ainda assim vale a pena

    Permita citar o site de compra coletiva http://www.viajarbarato.com.br Casa nao sea permitido a Divulgação aqua, favor censurar.

    Como e um site de compra coletiva nuncio se sabe qts Sao ofertados, da ultimate vez foram 30 lugares!!!

    Um abraco

    Beto

    a oferta
    Passagem de ida e volta de São Paulo para Orlando em vôo direto, Flórida (EUA);
    Cia Aérea Varig/Gol;
    Oferta com 50% de desconto;
    De: R$ 2.690 por R$ 1.345.

  12. Gabriel Dias disse:

    Mas existem várias limitações, tem que prestar atenção nisto. Essa promoção agora é pela Varig/Gol e não acumula milhas. A outra era um voo fretado, onde só podia uma mala de 23 kilos e não acumulava milhas. Leiam as regras!!
    A Avianca e a Taca sempre tem valores próximos. Em dezembro havia muitos trechos GIG-JFK e GRU-JFK por R$1.000,00.

  13. Beto disse:

    Olá Gabriel, bom dia,

    Eu escrevi aqui a minha experiência, portanto foi o que vivi,
    Claro que sempre temos que ler as regras antes de fazermos as escolhas, esta promoção de agora Gabriel e a mesma que fui em dezembro, se refere a Vôo Fretado sim pelas operadoras, no meu caso era a Nascimento que e a mama de agira (leia as regras), e no que diz bagagem independente de ser ou Nao fretado eles tem que respeitar as regras de vôos internacionais ou seja 2x 32 kg!

    E a Gol/varig que opera o trecho, vôo direto MCO que no meu caso sempre faz diferença pois detesto perder tempo em conexões e nos EUA sao sempre longas ( mínimo 3:00 a 4:00 hrs in solo)

    A única cia que opera direto hj para MCO e a Tam com $$$ exorbitantes, bom todos aqui sabem por diversos post que vôos diretos sempre sao mais caros .

    Abs e caso alguém tenha duvida so perguntar!

    Beto

  14. Daniel disse:

    Bom dia

    Esse voo da VARIG/GOL de GRU – MCO direto está em linha, esta tendo sempre agente pode comprar essa passagem para qualuqer data ou é somente uma promoção?

    Outra duvida alguem sabe qual o destino dos aviões da AA depois que chegam em GRU de manhã, pois que eu sei tem 2 ou 3 voos (MIAMI e DALLAS) que chegam da AA entre 9 e 11 da manha em GRU mas não sai nenhum voo de GRU para os EUA na parte da manhã só a noite e de madrugada. É que ja vim de MIAMI e DALLAS ambos em um 777 e fui procurar passagens para comprar e vi q só tem voo a noite.

  15. Eduardo Paci Galvão disse:

    Sua dica foi excelente, e estou com este site (viajarbarato) arquivado desde sua 1a mensagem.

    Parece que daqui para frente será rotina empresas de turismo (ex: nascimento) colocar em sites assim aquelas passagem ou pacotes que sobraram, afinal, melhor eles ganharem menos do que ganhar nada..

    []s

  16. Rodrigo Purisch disse:

    Beto,

    As regras dos vôos fretados são diferentes das dos vôos regulares.

    http://www.anac.gov.br/biblioteca/portarias/port676GC5.pdf

    .Casos de atrasos, cancelamento e overbooking são tratados totalmente diferente.

    Por mais incrível que pareça não há regras tão claras assim para franquia de bagagem internacional.

    A Norma de serviço aéreo Internacional Nosai 11 CT011 http://www.anac.gov.br/biblioteca/nosai/NOSAICT-011.pdf fala do tamanho, número (2) e peso máximo para bagagem para rotas conceito peça , mas não fala de peso mínimo de franquia… Na Nosai CT012 fala de franquia para conceito peso e para a Europa seria 20kg no mínimo….

  17. Beto disse:

    Oi Rodrigo,

    Verdade as regras sao mesmo diferentes, mas isto acho que depende muito da operadora que freta tb, no meu caso eles enviaram o voucher com 2x de 32, mas te confesso que na volta a empresa terceira que dez o checkin Nao controlada isso Nao, minhas malas todas estavam no limite ou passando de 32 e Nao tivemos problemas, desta vez um amigo trouxe uma bike bá caixa e despachou como se fosse um volume de 32 ( ano passado a AA me cobrou U$100 pois foge das medidas deles e isso todas cobram )

    Uma dica para quem comprar e que o embarque na volta e feito no teminal A no balcão da Air canada, isso ficou confuso e todos tiveram problemas Pra achar.

    EDuardo em contato com o site na época foi ME passado que isso será rotina e sempre os encambados vão querer vender as sobras, tb logo disseram que iniciarão cruzeiros!!

    Absss

  18. Gabriel Dias disse:

    Beto,
    Eu não disse para as pessoas não compararem esta promoção, só avisei das diferenças que existem. Essa suposta promoção para mim não vale, mas pode valer para outras pessoas. O problema é que muitas pessoas acabam comprando no impulso e só depois ficam sabendo das regras, das mil limitações… e aí já é tarde!

  19. Gabriel Dias disse:

    Esse voo é fretado, Daniel.
    Se não me engano já vi um voo da AA chegando à noite em Miami. Então ele saiu durante o dia.

  20. Roberto Pinheiro disse:

    Vou voar Lan para Los angeles e gostaria de saber onde compensa pontuar. Na Lan ou na Tam? alguém pode me ajudar?

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.