Fidelidade TAM: Anunciando o Início das Mudanças

16 de novembro de 2009 | Por | 28 Comentários More

A Tam enviou um email aos associados do Fidelidade Tam anunciando as primeiras mudanças assim que a cia entrar na Star Alliance (espera-se que seja em Abril/2010) :

A mais óbvia delas é a possibilidade de acumular pontos nos vôos de todas as cias Star Alliance.

Mudanças no acordo com a LAN: “em breve” o acúmulo e resgate de pontos será válido somente em vôos dentro da América do Sul. Olha eu nunca tentei, mas muitos leitores relataram extrema dificuldade em emitir passagens Lan usando pontos do Fidelidade. Uma pena, já que é uma cia que no mínimo oferece um serviço igual ao da Tam e muitas vezes o supera…

Falam de uma padronização das tabelas, que continuarão operando na forma de alta e baixa temporada, para todas as cias aéreas. Apesar de não  serem “padronizadas”, as tabelas são semelhantes no momento. Você poderá emitir um trecho indo na alta estação e outro voltando na baixa estação pagando um número proporcional a cada trecho. Hoje se paga pela tabela mais alta. Fica a dúvida: A Tam vai manter o acúmulo fixo por rotas ou vai passar acumular por trechos voados?

Milhas voadas em parceiros Star Alliance serão válidas para upgrade de cartão (subida de status elite dentro do programa). Será que as milhas bônus ganhas por ter cartão Azul ou Vermelho passarão a voltar a valer para upgrade de cartão?

Nada ainda sobre o acesso as salas vips dos portadores de cartões Vermelho independente da classe voada em vôos internacionais. Vai faltar sala vip…

Vamos esperar as demais mudanças. Como dissemos, essas mudanças eram mais que esperadas, já que as regras atuais do Fidelidade foram prorrogadas apenas até o final deste ano.

Obrigado a todos que enviaram dicas desse email da Tam!

Tags: ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (28)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. pauloBR disse:

    Rodrigo, sobre o uso de pontos TAM Fidelidade em voos da LAN, segundo eu sei, isto é praticamente impossível. Mais de uma atendente no call-center já me confirmou textualmente que NUNCA havia conseguido emitir bilhete-premio na LAN. A justificativa é que a LAN tem baixos limites de assentos para bilhetes-premios, ao contrário da TAM na América do Sul, que não tem limites.

    Ou seja, mais um acordo entre cias. aéreas, fartamente divulgado na imprensa, que na realidade não existe. O acordo TAM-LAN na prática se resume a code-share e mais nada! Espero que isto mude com a entrada na Star Alliance.

  2. simbario disse:

    Um atendente da TAM também já comentou que nunca conseguiu confirmar com a LAN. Mas direto com a LAN (com pontos da LAN) a disponibilidade é boa, mesmo com a limitação de assentos.

    Alguém já conseguiu emitir com a United para os EUA?

  3. Anderson disse:

    Eu acho que seremos prejudicados novamente na questão do resgate de bilhetes através do Star Alliance. Provavelmente, eles vão seguir a tabela abaixo, onde será necessário 30.000 pontos para round trip na América do Sul.

    http://www.miles-and-more.com/cdautils/mediapool/media_738161.pdf

  4. Rogério Albuquerque disse:

    Rodrigo,

    Finalmente as mudanças no site da TAM chegaram. (Viva a adequação com as demais Star Alliance). Andei dando umas simuladas e além das buscas por tarifas em várias datas, o mesmo funciona também para milhas em várias datas.

    Até que para quem voa meio de semana fora dos feriados, tem uns preços razoáveis. nada de fantástico, mas ao menos no nível da concorrência. Vamos esperar as promoções do ano que vem. (Apesar da recuperação mundial, vem aí o novo surto de gripe no hemisfério norte e a liberação final das bandas tarifárias no início do ano. Vamos aguardar…..)
    []’s
    Rogério

  5. Marcelo disse:

    A grande questão é : qual vai ser o criterio para acumulo de pontos apos a entrada na Star Alliance ? 1000 por trecho (como é hoje) ou por distancia voada ?
    As tabelas de resgate devem ser padronizadas portanto uma viagem para Miami que hoje voce tira na baixa por 40.000 ou 80.000 (executiva) devem passar para 55.000 ou 100.000, é isso mesmo ??? Para garantir já emiti uma passagem na executiva para Miami para Abril por 80.000, nao sei se será grande vantagem para os atuais participantes do fidelidade TAM já que ela mesmo opera as principais rotas na america do sul, europa e USA. Nao calculei precisamente mas acho que se ela mudar a pontuacao para milhas voadas o acumulo de pontos vai ser menor do que é hoje por trecho… Agora é esperar pra ver…

  6. Gilberto disse:

    Alguma ideia de quando a TAM vai realmente se juntar a *A?? Viajo em março pela EgyptAir e Turkish Air e gostaria de pontuar com a TAM.

  7. Rodrigo Purisch disse:

    Previsto para Abril/2010. Um abraço

  8. Rodrigo Purisch disse:

    Anderson,

    Nem a Varig na Star cobrava 30 mil. Acho que ela mantém os mesmos 20 mil. Mudar é dar de bandeja o mercado nacional para o Smiles. As cias Star sempre cobraram muito mais para emitir uma passagem para voar dentro do Brasil do que a Varig fazia. Acredito que para eles deve ser um destino top, além do mais Manaus/Foz do Iguaçu pode sair bem mais caro que um simples Rio/BH.

  9. Luiz Henrique M B Cardim disse:

    Olá amigos !!!!!!

    No ano passado queria ir a Lima e tinha milhas tanto no AAdvantage quanto no Fidelidade. Queria ir via Buenos Aires ou via Santiago e queria ir com a LAN.

    Tentei pelo 4002.5700 (tel. de reservas e consultas da TAM e NADA.

    Como eu tinha as milhas das 02 cias. aéreas por causa das compras e das contas pagas com os cartões, eu tinha a opção de uma, ou da outra.

    MAS, é claro que queria me desfazer dos pontos da TAM que SÃO EXPIRÁVEIS.

    PORÉM, QUALQUER DATA que eu dava NADA de CONFIRMAR com a LAN, pos acreditoque ESSE ACORDO é “só pra inglês ver”. OU seja, cada uma deve ter ficado com pena da outra e assinaram qualquer papel só pros logotipos de uma aparcer naoura e v.v..

    EU desisti e fiz a emissão com as milhas da Am. Airlines, e hoje é mais difícil recuperar essas milhas da Am. Airlines.

    Acabei vendendo as 30 mil milhas para uma agência de viagens em Santana.

    ESSE ACORDO É MUITO RUIM, tanto que fiz uma reclamação no Fale com o Presidente da TAM !!!!!!!

    ESPERO que acabe LOGO, LOGO !!!!!!

    Abraços.

    Luiz Henrique

  10. DIGOSARM disse:

    Alguém fez simulação de compra de passagens na TAM com milhas para o exterior? Simulei hoje e só estou vendo para Orlando por 40 a 50 mil milhas, POR TRECHO?
    Assim minha viagem programada há tempos, dois anos juntando milhas, vai pro Beleléu. Decepção.

  11. CAROLFERRARI disse:

    Diego,

    Pelo visto a TAM andou alterando algumas regras no programa fidelidade. Também consultei o trecho para Orlando na baixa estação e só havia disponibilidade de bilhetes no total de 80.000 pontos (ida e volta).
    No início deste mês, consegui pelo confirmar um bilhete ida/volta para Los Angeles(LAX) em abril/2010, no total de 40.000 pontos. Fiz a transação por telefone,pois no site esse trecho não estava disponível. Foi difícil conseguir vaga para uma data próxima à que eu queria, pois o voo era codeshare com a United. Como o número de assentos é limitado, tivemos dificuldade em reservar tanto o trecho GRU-NYC, quanto o de NYC-LAX.

  12. Aurélio Jr disse:

    Afinal de contas, o que está acontecendo com a TAM?
    Na tabela de pontuação necessária está BEM CLARO a necessidade de 40000 pontos da América do Sul para América do Norte na baixa temporada.
    O problema é que pesquisando passagens para Nova York na baixa temporada, só aparecem passagens de 50.000 a 60.000 pontos POR TRECHO!!!
    É bom lembrar que em nenhum lugar diz que da América do Sul para América do Norte seriam necessários “A PARTIR DE” 40.000 pontos.
    Palhaçada!!!

  13. Emilio disse:

    Alguém está com problemas para crédito dos pontos voados com a TAM no fidelidade TAM ?
    Tive que pedir no começo deste mês para um voo que fiz no final de fevereiro de 2010. E neste mês 3 voos que fiz no dia 11.03 ainda não foram computados. Todos os voos foram nacionais.

  14. jose disse:

    nao consigo achar as datas tbm…na baixa tudo bloqueado para40.000

  15. Emilio disse:

    Procurei passagens utilizando pontos para EUA nos próximos 6 meses e tive a mesma impressão do Aurélio Jr e jose.
    Parece que eles estão querendo explorar antes da mudança para a Star Alliance. E a pergunta que fica é : será que vai mudar depois da mudança ?

  16. Hugo Deleon A. Lima disse:

    Fiz uma simulaçao tbm para voar julho para Buenos Aires e nao tinha voos disponiveis. Neste mes tive atraso no recebimento dos pontos do cartao Itau/Tam, so foi computado apos abrir um protocolo.
    To achando tbm estranho…

  17. Marcelo disse:

    Mesma coisa comigo, fiz um voo em fevereiro para Londres e recebi os pontos somente da ida, tentei pelo site creditar os da volta e recusava creditar dizendo que a “viagem nao foi realizada”, tive que ligar para pedir o credito dos pontos, prometeram em 10 dias, ja faz mais de 15 dias e ainda nada, realmente é muito estranho…

  18. Regis disse:

    Acho que a TAM está reformulando o Fidelidade novamente. Também estou com dificuldades para receber os créditos do cartão Itaucard Fidelidade.

  19. THYAGO PORTELA disse:

    Há 4 dias ligo diariamente para o Fidelidade para emitir bilhete para Nova York, Toronto, Orlando ou Miami e não consigo vaga em nenhum voo. Detalhe a minha intenção é para voar em setembro e mesmo assim não consigo nada.
    Fica a pergunta: o que será q tá havendo? Muito bloqueio ou ausência de boa vontade e liberar vagas????

  20. Marcelo disse:

    Acredito que deve ser uma situação temporária e a TAM poderia se manifestar e dar uma explicação aos seus clientes fidelidade do porque dessa restrição. Digo isso porque em Janeiro consegui emitir passagem internacional com pontos para viajar em Maio sem qualquer problema, todas as datas tinham disponibilidade com o numero de pontos padrão do programa.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.