Fidelidade Tam: Quais Serão as Mudanças? Dê Suas Sugestões!

13 de abril de 2010 | Por | 45 Comentários More

Atualização: a imagem anteriormente usada neste post foi retirada do ar por pertencer ao blog ACAir de Gabriel Oliveria. Infelizmente, não sabíamos disso e acabamos usando a imagem sem sua permissão. Pedimos desculpas ao Gabriel pelos transtornos e optamos por retirar a imagem do ar.

A Tam a partir de 13 de maio transforma-se em uma cia Star Alliance (a entrada foi anunciada em outubro de 2008!), mas o que isso representa?

A Star Alliance é a maior aliança aérea mundial, a com melhor cobertura (tinha um buraco negro na Am. do Sul desde a saída da Varig) e a que mais cresce. Essa aliança favorece a redução custos das cias aéreas, uma maior integração de vôos por meio de code share que aumenta a malha vendida por uma cia da aliança, uma operação mais harmônica nos aeroportos (as cias tendem a concentrarem-se nos mesmos pontos dos grandes aeroportos mundiais) e abre as portas da cia aos consumidores fiéis de outras cias da aliança. Apesar de tender a ser um selo de qualidade ou padrão de serviços, a marca Star Alliance nem sempre consegue atingir esse objetivo, vide o caso da US Airways, por exemplo.

Para o consumidor da Tam, a entrada na Star Alliance representa uma disponibilidade maior de vôos de conexão com despacho único, possibilidade e acessar mais destinos usando a capilaridade das cias Star Alliance, o reconhecimento do seu Status Elite na Tam em outras cias Star Alliance (aumento de franquia, acesso a salas vips  e prioridade de check in e reservas dependendo do nível alcançado) e a possibilidade de pontuar no Fidelidade Tam em todos os vôos (desde que a tarifa permita) das cias Star Alliance pelo mundo.

Para quem viaja muito para o exteriorl, essas mudanças trarão muitos benefícios. Até hoje, uma série de antigos clientes Smiles Star Alliance sentem a falta de uma cia local associada a essa aliança. Muitos migraram para programas de outras cias Star, até incentivados por ofertas que as demais cias que operam no Brasil fizeram no momento da saída da Varig da aliança. Bem que a Tam podia fazer o mesmo e oferecer um status semelhante ao clientes Smiles Gold, mas isso já é pedir demais conhecendo o histórico da Tam e o grande número de associados elite do Fidelidade Tam.

Vale lembrar que a marca Star Alliance não protege os associados dos programas de fidelidade de suas associadas. Você não é associado Star Alliance ou tem pontos Star Alliance! Quem é associada é a cia aérea. Isso ficou bem claro no caso da Velha Varig, onde a Star eximiu-se de qualquer responsabilidade sob as milhas depositadas no Smiles que naquele momento corria o risco de falir. Cada programa continua seguindo suas regras próprias e não há obrigação de seguirem a mesma linha, exceto de fornecer tratamento aos associados dos demais programas Star dentro de um padrão estabelecido.

Por exemplo, a Air New Zeland não usa as milhas como forma de acúmulo de créditos no seus programa de fidelidade e a United oferece acesso restrito a sala vip nacional aos portadores de cartão Gold do seu Mileage Plus quando voando na econômica em outras cias que não a United ou Air Canada (mas dá acesso aos associados Gold das demais cias Star). Assim,  não há uma obrigação do Fidelidade Tam começar a pontuar em milhas voadas (como a maioria das cias Star) ao invés dos atuais pontos fixos por trechos, por exemplo.

Como as salas Vips internacionais da Tam vão suportar o aumento da demanda vinda dos demais associados Star (a entrada é permitida sempre que se tenha o cartão Gold e esteja voando em qualquer cia Star Alliance, não necessariamente na Tam) e dos seus inúmeros Fidelidade Vermelho, que não podiam acessa a sala vip internacional voando na econômica, ainda é uma incógnita. As filas de check-in específicas para os associados com cartão Vermelho já são longas o suficiente no momento atual e terão que suportar uma demanda ainda maior no futuro.

As mudanças já começaram a acontecer. Vários acordos individuais com cias Star Allliance vêm sendo firmados visando a integração total. A Tam recentemente mudou a estrutura tarifária de forma a seguir o padrão da Star e ainda migrou para o Amadeus, sistema mais usado na Star Allliance, mudanças que geraram uma série de problemas aos agentes de turismo (cancelamento de reservas, dificuldade de acesso ao site nas primeiras semanas, etc), aos passageiros (lentidão no check-in, milhas voadas e não computadas, etc) e a cia aérea (necessidade de treinamento de pessoal, aumento dos atrasos, reclamações de seus consumidores, etc). Mas essas são as dores advindas de toda mudança. Só espero que após passado esse período inicial não se tenha mais desculpas para a ocorrência deses fatos.

Mas o que vai ocorrer no Fidelidade Tam? Essa é a grande questão a ser respondida. De certo apenas que teremos mudanças, mais quais serão ainda  ainda não sabemos. Mudança de tabela de redenção de prêmios, criação do cartão Fidelidade Preto (o top), mudança na validade dos pontos, da disponibilidade de assentos nas cias Star são todas elas especulações.

Quem sabe eles não aproveitam e corrigem as falhas do Fidelidade Tam que o deixa menos competitivo que os grandes programas da Star Alliance. Aqui vão minhas sugestões de mudanças:

Aumento da validade dos pontos acumulados de 2 para 3 anos ou redução da validade para 18 meses com renovação automática toda vez que se pontuar no Fidelidade (voando ou usando serviços de parceiros ou os cartões de crédito da Tam).

Aumento da validade das passagens emitidas pelo Fidelidade, assim permitindo que as passagens possam ser emitidas com antecedência maior, de até uma ano, ao invés dos 3 ou 6 meses atuais. As pessoas gostam de programar suas viagens!

Pesquisa, emissão e alteração de passagens prêmio na Tam e nas cias Star Alliance diretamente no site da Tam sem a necessidade de passar por um call center ou loja (que não são muitas) com um atendente não muito interessado em realizar essa operação.

Possibilidade de mesclar trechos Tam de das cias Star para formar uma passagem sem ter a necessidade de emitir dois prêmios para isso (gerando aumento do número de pontos necessários), promovendo assim  uma equalização do acesso aos vôos internacionais das demais cias aos associados que não vivem no eixo Rio/São Paulo e permitindo que se atinja pontos não tendidos pela Tam sem que se tenha que voar todo o trecho em vôos de outra cia.

Multas por cancelamento ou alteração de passagens prêmio pagas em dinheiro e não em pontos.

Mais cuidado e celeridade no depósito na conta do fidelidade de milhas/pontos voados na Tam ou cias Star Alliance.

Uma política de prêmios Upgrade factível e não essa  atual que limita o upgrade as tarifas mais altas (mais altas mesmo!) inviabilizando o processo, já que o upgrade é um dos prêmios mais procurados nas cias Star.

Validade das milhas voadas na Tam e em todas as cias Star para qualificação de acesso aos níveis elite do Fidelidade Tam.

O Fidelidade Tam tem seus pontos fortes para quem voa primariamente dentro da América do Sul ou para quem emite passagens prêmio apenas para voar para fora da Am. do Sul na baixa estação. Mas após a entrada da Tam na Star Alliance e a possibilidade de acúmular milhas voadas na Tam em qualquer programa de fidelidade Star, os pontos fracos do Fidelidade para quem voa primariamente para o exterior, mas que também voa na Am. do Sul,  ficarão ainda mais patentes podendo abrir a portas dos demais programas Star aos associados insatisfeitos.

E você tem mais alguma sugestão de mudança ao Fidelidade Tam? Deixe sua sugestao na caixa de comentários deste post. Quem sabe ela não escuta seus associados!

Obrigado ao leitor Fábio que enviou a imagem dos cartões com logotipo Star!

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Category: Cias Aéreas, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (45)

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  1. Paulo disse:

    Acho que a TAM ainda está longe de ser um empresa de primeira linha. Provavelmente o que ela poderia ser é uma LAN. Verdade que o serviço da TAM é mais simpático mas uma empresa aérea é muito mais do que isso. A TAM não tem processos bem estabelecidos e isso costuma causar confusão, principalmente em terra: os procedimentos, mesmo alguns relativamente simples, não são do conhecimento de todos os funcionários. Em outras palavras: falta muito treinamento. A mesma situação costuma ocorrer no ar: com algumas exceções a empresa parece preferir aeromoças agradáveis a profissionais, como não são caracteristicas mutuamente exclusivas a questão é a mesma: treinamento. Finalmente eles não estãp prontos p/ lidar com situações que sejam um pouco menos comuns e isso ao longo do tempo acarretou uma série de dissabores na minha relação com a empresa.

    Quanto a premios, a minha experiencia tem sido positiva. Recentemente emiti uma passagem GRU-LIM-GRU em business pelo site. Foi muito fácil. A TAM não é a minha companhia principal então não consigo abordar este tema de uma maneira mais ampla.

    A TAM precisa melhorar, e muito. Muito marketing tupiniquim, pouco conteúdo.

  2. Marcelo Oliveira disse:

    Transferi algumas milhas do meu cartão de crédito para o Smiles. Quando vi que já estavam na conta liguei para o atendimento Smiles pra emitir o trecho São Paulo-Nova Iorque (só tinha para o EWR). Gastei 25000 milhas + R$ 99,60 de taxas. Fiz isso semana passada, pouco menos de 1 mês antes do voo que vai ser no início de maio. Por isso não consegui mais voo saindo do Rio, só tinha de São Paulo. A atendente me falou na ocasião que tinha mais seis assentos disponíveis.

  3. Celso disse:

    Pode ser que mude , mas o programa Fidelidade para o passageiro é MUITO RUIM. Vejamos na Star como ficará.

  4. Adriana Chacon disse:

    Muito obrigada pela dica, vou tentar emitir pela Continental. Pena que, dessa forma,não conseguirei o voo p EUA saindo de Natal. Creio que se conseguir pela Continental terei que pagar pelo trecho Nat – Gru ida e volta. Quem sabe dá certo…

  5. milon disse:

    Acho que eles fazem tam + parceira, pois vi um comentario que alguem conseguiu poa-iad-poa sendo gru-iad pela united. Se der certo conte para nós a sua experiencia.

  6. Gustavo disse:

    Este cartão preto será realidade? Quantos pontos?
    Outro absurdo é vender assentos da saida de emergência por us$50,00 (Vôos inter, para USA) ao invés de bonificar os cliente Fidelidade Vermelho. E pior se sair de outro local exceto SP e RJ esqueça não conseguira nem comprar.
    Para mostrar a falta de educação da Tam, vão LACRADOS, nem JetBlue lacra os assentos especiais e bonificam Cliente
    Tam é a maior do Brasil mas passará sufoco com a própria concorrência da Star Alliance.

  7. hotmar disse:

    Outra coisa que lembrei: como sugestão, permitir o resgate de passagens-prêmio em período inferior a 7 dias da data da viagem, pagando os usuais 10 mil pontos, ao invés dos 15 mil pontos.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  8. Valdir disse:

    alguém vem conseguindo emitir bilhetes prêmio pelo site tam fidelidade regularmente?

    tenho sido surpreendido com vôos internacionais na econômica por 50 mil ou 55 mil milhas por trecho!!! será erro no site?

    não consigo nenhuma disponibilidade na first. acabou tal categoria de prêmio?

  9. hotmar disse:

    Valdir, estou com as mesmas dificuldades. Eu não sei se isso se deve à proximidade do ingresso na Star Alliance ou a uma restrição proposital à emissão de bilhetes-prêmio. Veja se vc consegue emitir os trechos em uma cia. parceira da TAM.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  10. hotmar disse:

    Aproveitando, aqui vai outra sugestão: a cia. aérea voltar a emitir os cartões de plástico. Clientes que tiverem um upgrade em suas categorias recentemente estão tendo que tirar uma cópia impressa da imagem do cartão, a partir do site.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  11. max disse:

    Já viajei em Muitas comapnhias aéreas e a Qantas e Lan são muito muito boas, vc comparar a Lan como se fosse uma empresa de Baixo nível é exagero seu e quem já viajou muito por ela sabe oq estou dizendo.

  12. Gente, eu não gosto de ser estraga prazeres, mas os cartões Fidelidade com a logomarca Star Alliance… fui **eu** quem publicou!

    É! Tá no http://tinyurl.com/acairways, desde 17/12 do ano passado (http://amemprecityairways.blogspot.com/2009/12/companhias-aereas-parceiras.html).

    Ok?!

  13. Rodrigo Purisch disse:

    Gabriel, recebi o link de um leitor unicamente dos cartões sem referência alguma ao seu site. Peço desculpas pelo uso e tiro a imagem imediatamente do ar. Já fiz uma atualização post e caso deseje posso fazer um novo post pedindo publicamente desculpas pelo uso indevido.

  14. Fábio disse:

    Eu quem fui o leitor que enviei para o site Aquela Passagem, mas esta foto nao peguei do seu site, recebi por email de um terceiro, mesmo porque nunca tinha ouvido falar deste site antes.
    De qualquer forma, conforme o Rodrigo falou, desculpe o uso indevido.

  15. Felipe disse:

    Ah, você deve estar se referindo ao cartão temporario da TAM 😉
    Assim, você recebe o novo (De plastico é claro) mas pareçe que depois de algumas semanas, chega o normal ;D

    Falando nisso, seria bom a TAM explicar um pouco melhor sobre a questão da validade das milhas… Eu não faço a menor ideia do que seja milhas corridas?!? Milhas corridas é como se cada milha tivesse validade individual?

  16. Olá, pessoal.

    Desculpem-me pelos transtornos. Não queria que vocês retirassem os cartões do ar – aliás, obrigado por usarem-me como fonte, fico sempre feliz!

    Só gostaria que meu nome figurasse nos créditos e, claro, vocês usassem a imagem de qualidade: a verdadeira, com os cartões inclinados para a esquerda…

    Fiquem a vontade para pegá-la em http://tinyurl.com/2wlbac8, ok?

    Perdoem-me novamente. Até logo, grande abraço!

  17. Rodrigo Purisch disse:

    Se nem você está dando conta…

  18. Isabel disse:

    Realmente é uma decepção e um absurdo a dificuldade para emissão de bilhete com pontos do fidelidade para os EUA. Estou tentando em diversas datas para o segundo semestre (agosto/setembro/outubro/novembro) e não consigo nada. Parte de meus pontos fidelidade vão vencer em maio e não consigo emitir o bilhete. Não sei o que fazer.

  19. Fábio disse:

    O site do fidelidade já está mudando. Hoje quando entrei,no menu do lado ja aparece novas opcoes como Passagens Premio Aliancas, solicitacao de 2a via de cartao, alem de varias fotos novas. Acho que o fidelidade ja esta quase pronto pra mudanca.

  20. Emilio disse:

    Fábio,

    Mudou sim. Espero que não tenhamos mudanças para cima na quantidade de pontos para realizar as viagens com bilhete prêmio.

    Abraços

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