Franquia de Bagagem Não é Tudo Igual

4 de agosto de 2011 | Por | 27 Comentários More

Antes de explicar um pouco o porquê da afirmação que faço no título, vamos falar dos marcos regulatórios.

Passagens Nacionais

As franquias de bagagem de vôos domésticas está regulada pela Portaria 676 de 13/11/2000 nos artigos 37 e 42 que foi alterada pela Portaria 689 de 22/06/2005 (obrigado ao leitor Thiago D pela correção!). Nela consta os limites mínimos da franquia que deve ser oferecida aos passageiros e o valor máximo a ser cobrado em caso de excesso de bagagem.

23kg nas classes Econômica e Executiva em aeronaves com 31 ou mais assentos, 18kg nas aeronaves de 21 a 30 assentos e 10kg nas aeronaves com menos de 20 assentos.

Excesso: o,5% da tarifa cheia (Y) por kg extra por perna (ida ou volta) e 1%/kg nas aeronaves até 20 assentos

Passagens Internacionais

Temos duas NOSAI – Norma de Serviço Aéreo Internacional – tratando do assunto:

A Nosai 11 CT011 fala do tamanho, número e peso máximo para bagagem para rotas que usam o conceito peça de franquia. Esse tipo de conceito é utilizado nas rotas de/para EUA ou Canadá e entre o Brasil e o Pacífico Sul, Ásia (via Oceano Pacífico), África do Sul, Hong Kong e Bangkok (em vôos diretos ou via África do Sul) e para viagens começando no Brasil para o primeiro ponto de parada na Europa/Oriente Médio.

Primeria Classe e Classe Executiva: 2 malas cujas 3 dimensões somadas (A+L+P) não ultrapasse 158cm (62 polegadas).

Classe Econômica: 2 malas cujo as 3 dimensões somadas (A+L+P) não ultrapasse 158cm (62 polegadas) e a soma das duas não ultrapasse 273cm (107 poleagadas).

Peso máximo de cada não pode ultrapassar 32kg (70 libras)

O interessante é que a norma não fala explicitamente do peso mínimo da peça, mas parece que o peso máximo se tornou a regra.A norma fala ainda do transporte de bagagem especial como tacos de golf, esquis, pranchas, etc.

A Nosai CT012 fala de franquia para conceito peso e que aplicada para todas as demais rotas não usam o conceito peça.

Primeira Classe: 40 kg

Classe Executiva: 30kg

Classe Econômica: 20kg

Vôos Nacionais

No caso dos vôos domésticos, as cia aéreas nacionais como a Gol, Tam, Trip, Azul e Avianca oferecem a franquia obrigatória de 23kg na classe econômica.

Vôos na América do Sul

A Gol mantém a mesma franquia usada nos vôos domésticos em seus vôos para a América do Sul.

Já a Tam mantém a mesma franquia de vôos domésticos (23kg na Econômica) apenas para vôos para Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Chile (33kg na Executiva e 43kg na Primeira Classe). Já em vôos para a Bolívia, a franquia sobe para 30kg na Econômica e 40Kg na Executiva. Se o vôo for para o Peru, a franquia sobre um pouco mais para 45 kg na Econômica e 66kg na Executiva (Max de 45kg por peça).

Se você optar por comprar uma passagem no Brasil para voar na Pluna, vai ter uma franquia de apenas 20kg sem pagar excesso. Se a opção for voar na boliviana BoA vai poder carregar 30kg na América do Sul e na Avianca a franquia será de 23kg se o destino for a Colômbia e 32 kg se o destino for outros países da América do Sul ou Caribe. Já na LAN a franquia é de 23kg para qualquer destino na América do Sul e Caribe.

Vôos Para Fora da América do Sul

Nas passagens compradas no Brasil com destino os EUA ou Europa, a tendência é de uma franquia de 2 peças de até 32kg cada, que costuma ser uma franquia muito maior que a franquia de passagens compradas no exterior tendo o Brasil como destino, aonde a tendência tem sido 2 peças mas com até 23kg cada.

O interessante é que algumas cias (por exemplo, American e Lan) ainda permitem aos passageiros voando na Executiva em seus vôos próprios possa despachar até 3 malas de até 32kg cada uma enquanto outras (por exemplo Tam e Copa) mantém a mesma franquia já generosa da Econômica de 2 malas de no máximo 32kg cada.

Mas se a opção for comprar na Condor uma passagem para a Europa,  segundo o site da cia aérea que não faz referência especial à vôos partindo do Brasil, a franquia será de apenas 20kg.

A opção é voar de South African para Sydney na Austrália? Então se lembre que a franquia na Econômica e de apenas 23kg!

Lembre-se ainda que se você comprar um vôo fretado do Brasil para o exterior, a franquia pode ser diferente da franquia dos vôos regulares. Assim, sempre cheque muito bem a franquia de uma passagem em vôo fretado antes de comprar uma dessas.

Agora, se você pretende fazer um vôo interno nos EUA, Europa e Ásia, você vai ter um trabalho extra. Além de conferir o preço da passagem, terá que levar em consideração o preço a ser pago pelo despacho de malas que varia muito de cia aérea para cia aérea.

Para se ter uma idéia, a low cost americana Spirit cobra até por bagagem de mão que não caiba sob o banco, enquanto a também low cost Southwest é a única cia aérea americana a não cobrar pelo despacho de até duas malas de 23kg cada. O Airfarewatchdog tem uma boa tabela sobre os valores cobrados pelo despacho de malas em vôos domésticos.

Conclusão

Apesar da tendência histórica e da regulação de valores mínimos, conseguimos ainda encontrar algumas variações de franquias em vôos internacionais partindo do Brasil. Assim, não coloque a franquia de 23kg em vôos dentro da América do Sul e duas peças de 32kg cada para vôo com direção para fora da América do Sul como regras absolutas. Existem exceções!

Para você que voa Executiva e gosta de franquias de bagagem generosas, vale uma pesquisa não só no preço praticado, mas também uma sobre as franquias de bagagem na rota que você deseja voar. Algumas cias são mais generosas do que outras.

Vale lembrar ainda que as informações contidas neste post estão sujeitas a alteração a qualquer momento! Mesmo a legislação brasileira sobre franquias estaria em processo de revisão por parte da ANAC segundo uma matéria do Estadão.

Fotos: Mag3737

Sob licensa Creative Commons

Tags: ,

Category: Bagagem

Comentários (27)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Hérika disse:

    Rodrigo, e ainda podem existir variações conforme o programa de fidelidade de cada pessoa, não é?!
    abs

  2. Fabio T disse:

    A Delta tambem permite 3 malas de 32 kg na executiva.

  3. Saullo disse:

    Em um voo Hong Kong – Frankfurt (Air China), tive que tirar 2 casacos da malas e levar na mao e mochila, pois estava passando alguns kilinhos do permitido e a valor que queriam cobrar desse excesso era quase a metade do valor da tarifa que havia pago. Nao gosto de viajar com muita bagagem mas depois de 15 dias na China e impossivel nao voltar com as malas estourando.

    Sds

  4. Emilio disse:

    Rodrigo,

    Ótimo post ! Tava precisando dessas informações.

    Obrigado.

  5. Emilio disse:

    Fabio T,

    Sendo pagante ou emitindo com milhas ? Ou os dois ?

    Abraços

  6. Rodrigo Purisch disse:

    Sim, quando estou falando dessas franquias estou falando das franquias gerais. Quando se tem um determinado status em um programa de uma cia aérea ou de uma colega de aliança, você pode conseguir franquias ampliadas.

  7. gabriel messias disse:

    Rodrigo parabens pelo post.
    é importante ter informações a respeito de imprevistos, muitas vezes por falta de conhecimento, que podem estragar uma viagem, ou trazer transtornos numa viagem que muitas das vezes é de lazer.
    Gostaria que, se possível, vc complementasse ou abordasse o tema incluindo um trecho nacional + trecho internacional em diferentes Cias. Tive sérios problemas com meu trecho domestico e tive que pagar excesso quando emiti uma passagem premio pela Lan para NY via GRU, já que meu aeroporto é Curitiba e precisei do trecho cwb-gru. Comprei pela Webjet. Ocorre que ela não honra a franquia de 32kg do internacional. Como não sabia disso, deixei de optar pela TAM que honra a franquia, mesmo não sendo dela o trecho internacional, onde num primeiro momento a tarifa era mais barata, mas com o excesso se tornou mais cara e desvantajosa, pois alem de mais cara não pude acumular milhas.
    Acho importante abordar esse caso, pois um grande numero de leitores pode precisar da informação mais precisa, e como o seu blog é referência em informações à principiantes e amantes de viagens seria de grande valia.
    abraço e novamente parabéns.

  8. Comprei uma passagem para Roma e vou ficar um mes pois tenho 2 filhas morando lá e somente agora consegui economizar para ir até elas. As minhas filhas me visitam sempre, mas agora quero ir.Acontece que me deparei com o problema do peso de bagagens, meu voo é pela alitalia, que desde março quando comprei a passagem, estou tentando comunicação e não consigo. Minha salvação vai ser vc., por favor… Como vou levar muitas coisas tendo em vista que vou ficar um mes inclusive dentro desse tempo passar 1 semana em Paris com elas, queria saber sobre o peso pque tenho muita coisa. Vou conhecer minha neta e comemorar o aniversário de 1 ano lá, então minha filha pediu diversas coisas, porque o tema é festa junina em setembro e na itália(adorei a idéia dela para os amigos italianos) rsrs., mas o que faço com as canjicas, fubá, pé de molegue, doce de abobora etc. tudo!!! fiz uma mala e pesei na minha balança só das coisas da festa e já deu 30 k., por favor Rodrigo me ajude. AFINAL são 2 malas ou uma só?.Meu voo é dia 09 de setembro e agora que te achei(rs) talvez possa ficar mais sossegada, pois acredito que vai me responder com toda experiencia e confiança que seu site me passou. ADOREI! Desde já agradeço e muito, sei que vai me ajudar nessa minha ida para Roma e festejar muito o ARRAIÁ DA AURORA, só não posso levar rojões rsrsrsrs., mas bem que gostaria. um grande abraço.

  9. Thiago D. disse:

    Caro Rodrigo,

    Parabéns pelo post, muito interessante! O passageiro bem informado passa por bem menos apertos.
    Só uma colocação em relação à franquia de bagagem em voo doméstico:
    a Portaria nº 689/2005 alterou a Portaria nº 676/2000 e aumentou a franquia de bagagem para 23kg e reduziu a cobrança pelo excesso de bagagem para 0,5% da tarifa básica (cheia) por kg de excesso (http://www2.anac.gov.br/biblioteca/portarias/port676GC5.pdf).
    Abraços

  10. Rodrigo Purisch disse:

    Obrigado pela correção! Já corrigi o texto!

  11. Rodrigo Purisch disse:

    Obrigado pela correção! Post atualizado!

  12. Rodrigo Purisch disse:

    Segundo o próprio site da Alitalia http://www.alitalia.com/BR_PT/your_travel/baggage/allowance.aspx a franquia é de duas peças de até 32kg cada.

    Atenção, muitos países não permitem a entrada de produtos agrícolas básicos (milho, feijão…) ou frutas ou flores. Alguns cobram multa no caso de você negar que esteja carregando alguns deles em sua bagagem e depois for descoberto pelo pessoal da alfândega.

    Assim, recomendo que você se informe sobre as limitações das leis italianas, principalmente porque você está querendo levar uma mala quase exclusiva desse tipo de produto.

  13. Oi Rodrigo,
    Tá explicado o segredo tão merecido do seu sucesso, a prontidão e o respeito que você tem por todos que te pedem ajuda.
    Muito obrigada, realmente me esclareceu, agora já posso continuar a fazer e comprar as coisas atenta as suas informações.
    Deus te abençõe. um grande abraço.

  14. Jo disse:

    Olá, cada dia fico ainda mais apreenciva quanto ao peso de bagagem.
    No site do Aa que vou viajar não consigo me encontrar.
    Vou viajar POA/GRU, GRU/JFK JFK/SFO e a mala de mão devo levar com 5k, 10k, 15k?
    Muita confusão de uma país pra outro de uma companhia pra outra alguém já voou com eles, sabem me informar?
    Obrigado desde já

  15. Fabio disse:

    So uma correcao. A franquia da Copa na Executiva eh de 3X32 kg

  16. Patricia disse:

    Por favor, vou voltar para o Rio, de Lisboa pela TAP, na executiva. estou com 3 malas. Embora nenhuma chegue aos 30 kilos, gostaria de saber quanto pagarei pela terceira mala. Obrigada.

  17. Marcello disse:

    Eu fui pra cancum, com duas malas de 32k e só pude voltar com 2 de 23k, isso na COPA, não me avisaram nada, tive que pagar excesso de 100 dolares. tentei argumentar e eles apontaram um placa com a informação, mas ou menos assim, pra qualquer lugar do mundo vc pode ir com 2 de 32k e para o brasil 2 de 23k. fdp!!

  18. Rodrigo Purisch disse:

    Marcelo,
    Não ;e para qualquer lugar do mundo não. EUA, Europa e Ásia sim. Caribe, Am. do Sul, dentro dos EUA e Europa não.
    Tem sempre que visitar o site da cia para conferir a franquia atualizada antes de comprar a passagem. Nos últimos anos elas tem mudado muito. A Mexicana tinha uma franquia menor ainda.

  19. Lisa midlej disse:

    Boa noite Rodrigo,

    Comprei minha passagem de ida e volta pela condor, saindo de salvador para frankfurt. A questao é como nao encontrei a volta para o dia que eu queria no site da condor, mas sim no da submarinoviagens, acabei comprando a ida pela condor e a volta pela submarinoviagens; no entanto mas os dois tickets são da companhia condor…. Isto quer dizer que eu posso levar 32 kg , mas so posso voltar com 20kg?
    Espero que possa me ajudar,

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.