GOL e DELTA: Code Share e Acordo de Programas de Milhagem

14 de abril de 2010 | Por | 27 Comentários More

A Gol e a Delta solicitaram as autoridades brasileiras e americanas a autorização para operar vôos em code share. Assim a Delta passa a ter código compartilhado em 45 vôos da Gol no Brasil e em 2 vôos para o Paraguai e Uruguai.

Segundo o comunicado aos investidores, os associados ao Smiles da Gol e Skymiles da Delta passarão a poder acumular milhas voadas já em junho. Vale ressaltar que você deve se informar com antecedência sobre quais tarifas permitirão esse acúmulo, já essas limitações já deram muita dor de cabeça a associados Smiles no passado.

Já a data a partir da qual se poderá emitir passagens na nova parceira ainda não foi definida.

Bato de novo na mesma tecla: prefiro alianças a acordos isolados. De nada adianta ser Smiles Gold e não ser tratado como tal nas parceiras. Mas isso não ofusca a importância dessa notícia que abre ainda mais as opções aos associados Smiles e aproxima mais um pouco a Gol da Skyteam.

Tags: , , , , ,

Category: Aliança Aérea, Cias Aéreas, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (27)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. hotmar disse:

    Concordo com o Rodrigo: acordos isolados não oferecem vantagens competitivas a quem é associado Gold ou Diamante do Smiles, pois não há compartilhamento de benefícios adicionais para voos nas cias. aéreas parceiras.

    Seria muito bom realmente se a Gol resolvesse fechar a entrada numa aliança global. Vamos ver se há esperança para isso no futuro…

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  2. Ernesto disse:

    A LAN prolongou a promoção “todo o Chile a U$ 317 mais taxas”, que deve dar um total de pouco mais de 400 até o dia 15 de maio.

  3. Andre disse:

    Voarei Delta em setembro (BSB-LAX-BSB). Vou ter algum “benefício” com este acordo?! Me refiro a milhagem…

  4. Vinícius disse:

    Uma notícia interessante. Sempre fui a favor dessa parceria, que no passado foi entre Delta e VARIG (no final a VARIG foi para o caminho da Star Alliance e a parceria ficou de lado).

    Em tese a GOL, com essa parceria, está mais para um dia entrar na SkyTeam (Air France/KLM + Delta), do que na OneWorld (American), que em tese na América do Sul já possui a LAN como associada.

    Um grande rombo da SkyTeam é exatamente nosso continente, que em todos os anos de aliança nunca teve uma empresa sulaméricana no quadro (teve a Copa, mas entrou “via” Continental) e posteriormente as duas empresas sairam.

    A outra candidata para a aliança é a Avianca.

    Bom namoro

    ¡Hasta luego!

  5. Mariana disse:

    Tenho uma pergunta para o hotmar ou o Rodrigo.
    Estava dando uma olhada nos cartoes de crédito que o meu banco oferece. Entre eles está o Hsbc Delta Sky Miles.
    O que me chamou atenção aqui é a possibilidade de trocar as milhas por passagens das 18 companhias aéreas da Skyteam. Seria vantajoso p mim já que costumo voar pela Air France e KLM com certa frequencia. Sou membro do Flying Blue e da Skymiles.
    Estou mandando o link do cartão aqui..O que vcs acham? Vale a pena?
    http://www.hsbc.com.br/1/2/portal/pt/para-voce/cartoes-de-credito/delta/mais-informacoes
    Se tiverem tempo de dar uma olhada no link eu agradeço.

  6. Ed disse:

    Segundo o jornal VALOR, De janeiro a março, a demanda por voos nacionais acumula crescimento de 35,04%, com expansão de 20,27% na oferta de assentos em relação ao primeiro trimestre de 2009. Nos voos internacionais, a alta acumulada é de 12,78%, com aumento de 0,31% na oferta de assentos.
    Vem alta de tarifas por ai…

  7. hotmar disse:

    Mariana, o cartão apresenta alguns benefícios interessantes: bônus de 5 mil milhas na primeira compra, duas milhas geradas por cada dólar em compra de passagens na Delta, bônus de 5 mil milhas na primeira viagem ida-e-volta na Delta em classe econômica (ou 10 mil nas classes executiva/primeira).

    Entretanto, todas essas vantagens iniciais são diluídas devido ao fator de conversão básico que o cartão adota: apenas 1 milha a cada dólar. Isso, a meu ver, torna o cartão bastante menos atrativo.

    Se vc prioriza as viagens na Air France/KLM, e na Delta, deve considerar a opção de escolher outros cartões de crédito que tenham fator de conversão melhores, e que permitam resgate dos pontos do cartão para algumas dessas cias. aéreas. Veja que, se vc conseguir um cartão que pontue 1,5 ponto a cada dólar, vc já terá um incremento de 50% a mais de milhas por cada compra, o que, pelo efeito das “milhas compostas” – qto mais se compra, mais se ganha – pode tornar essa opção (a do cartão que pontue mais, ou seja, 1,5), sem dúvida, mais interessante.

    O difícil é justamente achar um cartão de crédito que permita transferência de pontos exatamente para essas duas cias. aéreas e q, ao mesmo tempo, tenha um fator de conversão atraente = 1,5 ponto/dólar, pelo menos. Os cartões Smiles permitem resgate para a AirFrance, mas não pra a Delta (por eqto). Se o acordo com a Delta se concretizar, seria uma opção a considerar.

    Os Platinum do Santander permitem o resgate para a Delta, mas não para a AirFrance.

    Um q permite é o AMEX, transfere os pontos para as contas do FlyingBlue e Delta. É uma opção a ser estudada.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  8. Mariana disse:

    Obrigada pela ajuda,…Muito valiosa..Vou dar uma olhada nos outros cartões que vc falou tbm.

  9. Celso disse:

    Sim , poderá debitar milhas no programa Smiles ao inves do Skymiles.

  10. Celso disse:

    A Avianca deverá ir para a STAR.

  11. Gilberto disse:

    Espero que quando as datas forem marcadas o sistema esteja andando passo a passo com a notícia. Semana passada foi anunciado o acordo entre a TAM e a Continental e ainda hoje tento emitir um bilhete Onepass/Continental com a TAM e o sistema não consegue! Enquanto isso os lugares com menores quantidades de milhas vão se acabando… Parece até pegadinha! Ao menos o call center da Continental se desculpa pelo ocorrendo!

  12. Emilio disse:

    Ernesto,
    Gostei da dica. Valeu !

  13. A possibilidade de trocar os pontos por qualquer uma das 18 CIAs da SkyTeam não é oferecida pelo cartão, e sim pelo simples fato das suas milhas estarem sendo creditadas automaticamente no programa da Delta.

    Assim, basta você obter um cartão que permita lhe converter milhas para o programa da Delta. Todos cartões do HSBC permitem tal possibilidade. Se você não vai utilizar o pagamento de contas para acumular milhas, o próprio HSBC Mastercard Premier é uma excelente opção: 2 milhas por dólar gasto, através do acelerador de bonus, e sem anuidade (anuidade já inclusa no pacote da conta-corrente).

  14. Gratuidade disse:

    Opa, sabia dessa não. Vou ver melhor isso daí, valeu pela dia Ernesto!

  15. Gratuidade disse:

    “Vale ressaltar que você deve se informar com antecedência sobre quais tarifas permitirão esse acúmulo”
    Tem que ver isto, acredito que terá algumas restrições (pelo menos inicialmente).

  16. Mestre, tem promoção da GOL neste final de semana,

    Abraços

  17. Paraguaia disse:

    Escutei que a Delta agora fara voo direto Guarullos a Detroit… Alguem sabe sobre isso? Gortaria mais informacao ja que os voos ate Detroit sempre tem muitas scalas e sao muito caros.

  18. jorge moraes disse:

    Está confirmado. Detroit é Hub da Northwest,que pertence a Delta, e portanto tem muitas opções de conexão para todo os Estados Unidos.

  19. Gilberto P Filho disse:

    Na realidade o pedido de voo foi feito mas ainda depende de aprovacao do governo americano… e para as coisas ainda ficarem mais complicadas a American Airlines entrou com uma impugnacao no pedido deles! Cenas do proximo capitulo em breve!

  20. Cleverson disse:

    Houve mais alguma novidade sobre a entrada da Gol na Oneworld ou Skyteam? A última notícia que eu li falava sobre uma possível adesão à Oneworld.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.