Gripe SuÃna (H1N1) e a Argentina
Se você anda preocupado com a Gripe SuÃna (H1N1) e a resposta do nosso governo, então veja as medidas tomadas pela Argentina: cancelamentos dos vôos vindo do México (como se o passageiro não pudesse fazer conexão em qualquer lugar do mundo) e fechamento temporário para vôos Internacionais do aeroporto de Mendoza. O Embaixador da Argentina no México justificou as medidas como medidas de desespero diante da ausência de equipamentos (scanner de temperatura e hospitais de campanha) e da epidemia de Dengue (já atingiu 60 mil casos na Argentina) e do inÃcio do inverno e consequentemente do aumento de casos de gripe humana que sempre ocorre nessa época.
O argentino sempre foi dramático e essas medidas podem ser discutÃveis no momento em que foram tomadas, mas chama a atenção a forma com que o Governo Argentino assume suas limitações e dificuldades de forma pública ao contrário de outros paÃses.
Para mais informações sobre a Gripe SuÃna, veja um post que fizemos há alguns dias: Informação Ainda é O Melhor Remédio, principalmente quando a mÃdia explora ao máximo o tema para ganhar audiência.
Category: Para um vôo tranquilo, Seguro Saúde
Rodrigo,
to com uma viagem marcada para Europa em julho, ainda está muito cedo para adiar por causa da gripe?
Vou eu eu minha esposa, somos um casal novo, ambos 25 anos, você acha melhor a gente ir no mesmo guiche da imigração ou é melhor cada um passar em um guiche separado?
Valeu,
José.
José,
Até o momento, não há necessidade de restringir saÃdas e chegadas de vôos internacionais. O Brasil segue todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar que o vÃrus da Influenza A (H1N1) circule no paÃs. Quanto a sua viagem, o importante é seguir todas as precauções, principalmente as recomendadas pelo paÃs de destino, pois cada local possui orientações especÃficas de acordo com a situação. Para mais informações: fernanda.rocha@saude.gov.br
Boa noite,
estou com uma viagem marcada para 16 de julho de 2009 para Buenos Aires.
Gostaria de saber sobre a gripe suÃna, como está, dos riscos, se tem alguma vacina para tomar antes de viajar.
Obrigada
Ana Carolina
Tenho uma viagem marcada dia 26/06 para a Argentina, vou eu e minha esposa, ambos 30 anos, você acha melhor a gente ir adiar devido ao aumento de novos casos noticiados na imprensa?
Walter,
Infelizmente acho que não posso tomar essa decisão por você. É uma decisão muito pessoal. Certo é que a maior parte dos contaminados brasileiros tiveram contato com o vÃrus na Argentina (o que nem de longe quer dizer que todos que vão a Argentina serão contaminados) e que o governo Argentino já assumiu suas limitações publicamente como mostram os links desse post. Ele chegou a desaconselhar viagens a Bariloche.
Por outro lado, as fronteiras estão abertas e não há recomendação de evitar a Argentina pela OMS.
Ana,
Não existe vacina. Acompanhe o noticiário e busque nas fontes corretas as orientações. Os links estão nos posts sobre o tema.
Tenho viagem marcada para a Itália para setembro, vamos eu e meu marido, que tem 61 anos. Ele costuma ser uma pessoa extremamente confiante, mas hoje perguntou-me se acho que deverÃamos cancelar. Sinceramente, me parece que o risco aqui ou lá é pelo menos o mesmo, ainda mais que iremos em época em que o clima deve estar ainda quente.
Você acha que eu estou sendo extremamente confiante ou estou sendo coerente em minha análise?
Muito obrigada pela ajuda.
Rodrigo, parabéns pelo site !!!
Estou querendo passar minha lua de mel em Buenos Aires no final de setembro deste ano. Ainda não fechei o pacote, por receio da nova gripe na Argentina.
Não temos nenhum problema de saúde. Posso manter este destino. Ate la ja terao alguma vacina. Sugeri algum outro passeio na ammerica do sul. Exceto Brasil.
No aguardo, grato.
Ana Carolina,
Realmente a vacina contra a Influenza A (H1N1) ainda não foi criada. Pesquisadores do mundo inteiro trabalham em prol de seu desenvolvimento. O Ministério da Saúde recomenda que crianças menores de dois anos, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas adiem viagens para locais onde há transmissão sustentada do vÃrus dessa doença: Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Chile e Argentina. Isso porque esses grupos têm maior risco de desenvolver as formas graves da doença. Estamos à disposição para mais informações: fernanda.rocha@saude.gov.br.
Walter,
A recomendação do Ministério da Saúde é que crianças menores de dois anos, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas adiem viagens para locais onde há transmissão sustentada do vÃrus dessa doença, já que essas pessoas têm maior risco de desenvolver as formas graves da doença, caso sejam infectadas. Os paÃses com transmissão sustentada, até o momento, são: Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Chile e Argentina. Para mais informações: fernanda.rocha@saude.gov.br.
VirgÃnia,
A Itália não está entre os paÃses com transmissão sustentada do vÃrus da Influenza A (H1N1). Dessa forma, não há nenhuma restrição de viagem para esse paÃs. Ao viajar, o importante é seguir todas as orientações das autoridades sanitárias locais. Mais informações: Fernanda.rocha@saude.gov.br.
Hector,
O Ministério da Saúde orienta que idosos, crianças de até dois anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas adiem ou cancelem viagens para paÃses onde há a circulação do vÃrus da Influenza A (H1N1). Esses paÃses são: Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Chile e Argentina. A recomendação se dá porque esse grupo de pessoas possui maior risco de desenvolver formas graves da doença, se forem contaminadas. Em relação à vacina, pesquisadores de vários paÃses trabalham para desenvolvê-la. Entretanto ainda não é possÃvel dizer quando ela poderá ser utilizada pela população. Mais informações: Fernanda.rocha@saude.gov.br.
Gostaria de saber como está a gripe suÃna em Bariloche. Já existem casos da doença em Rio Negro ou na cidade?
Primeiramente queria parabenizar pelo site,
Vou a Buenos Aires no final de julho e não tenho medo da gripe H1N1 , a considero uma gripe comum (em termos de risco, não de contágio) meu receio é que lá não consiga ter acesso aos principais pontos turisticos, será que tem pontos fechados?Teatros , museus e até mesmo lojas (outlets)?Gostaria de saber sobre o dia a dia de Buenos Aires, Valeu
Max,
o VnV do Ricardo Freire é uma fonte muito melhor para essas informações do que eu. Outras fontes são os sites do La Nacion e El Clarin jornais da argentina.
Um abraço
pretendo viajar 10 agosto para Foz e Paraguai.
Existe algum risco de contaminação para esse roteiro:
Grata,
Minha mãe está querendo ir para o paraguai esta semana, ela tem 67 anos e já teve problemas cardÃacos. gostaria de saber se seria bom adiar esta viajem, primcipalmente porque voltou a frente fria. Por favor me responda o mais rápido possivel. Obs. Ela iria para Cidade Del Leste(divisa com Fóz do Iguaçu.