Iberia: Vale a Pena Voar Nela?

4 de March de 2010 | Por | 670 Comentários More

A leitora Neide, em uma caixa de comentários, pergunta sobre os serviços da Iberia e de outra cia.

Apesar de ser hoje uma das maiores cias aéreas da Europa (mesmo tendo no ano passado um dos maiores prejuízos de sua história), estar em processo de fusão com a British, fazer parte da Oneworld, praticar preços convidativos e ter vôos partindo de São Paulo e Rio de Janeiro, a Iberia continua sendo uma das cias aéreas mais polêmicas aqui no Aquela Passagem.

Você vôou recentemente na Iberia na classe econômica (vamos fazer uma enquete depois da classe executiva)? Conte sua experiênica na caixa de comentários (atendimento, serviço de bordo, sistema de entretenimento, assento…), assim você pode ajudar a outros leitores no processo de decisão de compra! Só lembramos que comentários contendo problemas muito específicos e pessoais com a cia aérea podem ser moderados (infelizmente sou forçado a isso) pelas razões expostas aqui. Se você quiser relatar essas dificudades mais pessoais em um blog próprio seu, pode colocar o link no seu comentário.

Tags: , ,

Category: Cias Aéreas, Opinião do Leitor, Planejar e Comprar

Comentários (670)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Carolina says:

    Alessandra, eu também comprei uma passagem para Paris com conexão em Madrid. É para o dia 2 de junho, confesso que fiquei bastante chocada com os comentários enviados. Espero que não seja tão ruim assim, pois quero muito que a viagem seja perfeita! Bjs e boa viagem.

  2. Elizeu says:

    Eu acredito que cada vôo é uma experiência única, pois já voltei da Alemanha de lufthansa e tinha um cidadão roncando super alto…..a noite toda…..e mesmo o avião estando perfeito, com comida show….o vôo foi tenebroso…..
    Mas por outro lado, se muitos estão reclamando e não se vê nenhuma melhora, ou a empresa está em dificuldades ou ela não se importa com o que os clientes pensam dela…..

  3. Lincoln says:

    Voei pela Ibéria SP-MAD-ROMA em 04/12/11 (ida) e MIL-MAD-SP 14/12/11 (volta). Como já relatei aqui não tive problemas.
    Como acompanho sempre os questionamentos desde antes da viagem e continuo agora (viciei) me parece que os serviços que já não eram tão bons pioraram.
    Me cadastrei no sistema da Ibéria acumulei milhas no cartão e na companhia e gostaria de saber se existe outra companhia que aceite os pontos da Ibéria para que eu possa migrar os pontos acumulados? Pretendo ir para Argentina em Nov/2012 e ir aos EUA no próximo ano.

    Acredito que este espaço é de grande valia o todos os Brasileiros que graças ao nosso bom Deus tem viajado ao redor do mundo, parabéns a todos e vamos continuar relatando nossas experiências aqui e ajudando os novos viajantes.

  4. Didogs says:

    Tirei passagem para europa no fim de julho pela iberia por 25 mil avios cada, eu transferi meus pontos do Le club hotel para a iberia em na conversão de 2,5 avios por ponto entao a passagem saiu por 10 mil pontos Le Club nos quais foram originados de outra promo de transferencia de 1×1 da tam para o le club.
    Voce pode voar com pontos do Iberia plus pelos parceiros do Oneworld tem como simular no proprio site da Iberia ou até mensmo se cadastrando no Executive club e pode transferir os avios entre os programas.

  5. Claudia says:

    Alessandra e Carolina, fiz essa viagem ano passado e também estava morrendo de medo pelos relatos que vi, mas no final das contas deu tudo certo. Acho que fui com aquela pessima impressão, então já estava preparada rsrsrs, o que veio de bom foi lucro! vôo sem atraso e malas inteiras na mão! Mas acho que não arrisco de novo!

  6. Alex Cortez says:

    Viajei pela Ibéria em Agosto de 2010 em um voo GIG MAD LIS , ida e volta. A minha experiência com os comissários foi normal , nada de mal educados ou arrogantes como oiço falar. Inclusive como houve um pequeno atraso partindo do Rio , quase perdi a conexão em Madrid , ainda la consegui apanhar o voo sendo mesmo, o ultimo passageiro em cima da hora e a comissaria me recebeu sorrindo! ( fui mesmo correndo ,talvez o aeroporto de Madrid esse sim pela primeiro vez é confuso trocar de terminais).
    Voo foi num A340-600 ótima aeronave. A comida essa poderia ser um pouco melhor se tratando de um voo de quase 10 horas.

  7. Esther Martins says:

    Comprei 1 passagem em 07/2011 ida/volta -ida -British – Rio Londres, Volta: 02/07/2012 – Paris/Rio. Mas minha filha não vem este ano. Tentei postergar a volta para 07/2013 e a agência disse que a pass vale só p/1 ano e não é reembolsável. Está certo?

  8. Rodrigo Purisch says:

    O máximo que uma passagem vale, é por um ano. Se não permite reembolso, só conhecendo as regras da tarifa que você comprou. Você pode tentar ver se consegue cancelar e usar o crédito para comprar outra passagem, mas dependendo da multa de cancelamento não vale a pena.

  9. Eder says:

    Eu adquiri passagem pela Ibéria para Lisboa com conexão em Madri. Pelos comentários que vi, é desanimador. Mas enfim, agora não tem como voltar. Espero que dê tudo certo! rsrs…

    Eder

  10. Noeli says:

    Voei pl Ibéria no meio de maio o avião foi bem,possuia 2 lugares a comida não foi ruim,Ao voltar foi pl British em um aviâo maior porém, c/ 3 lugares,menores q. os da Ibéria,tive efeitos colaterais pois mal conseguia me mexer,e olha q.sentei na janela,coitado de meu marido q.sentou no meio e é mais alto q.eu,e a comida é ruim.Sobre a Ibéria minha reclamação é relativa ao tempo q. tive de esperar p/ fazer a conexão,pois voei S.Paulo-Madri-Veneza.Imaginem…11 horas de S.Paulo-Madri,conexão,espera 9 horas no aeroporto p/ embarcar rumo a Veneza,voo de mais 2 horas.Detalhe sem nenhuma assistência.Tentei a sala vip mas,essa é só p/ executivo,e qdo comprei 4 meses antes o pacote,o tempo de espera p/conexão era de 4 horas,ao receber os vauchers 10 dias antes da viagem observei q.,haviam mudado os horários,porém s/ se preocuparem em nos oferecer contrapartida.Não somos jovens e encontrei outros senhores(as)na mm situação minha.

  11. Ludo Diniz says:

    Acabei de voltar de uma longa viagem usando Ibéria, Ibéria Express e Air Nostrum, todas do grupo Ibéria.
    Não tenho nada a reclamar. É econômica, como todas as outras. Então é apertado, a poltrona reclina pouco (mas mais que os 767 da American) e não achei as comissárias ruins. Eram ríspidas e firmes, mas sempre educadas.
    As malas sempre chegaram e os vôos não atrasaram.
    Só senti falta daquele apoio de cabeça mais moderno, que molda para não o pescoço não ficar tombando, no vôo da volta. Faz uma boa diferença.
    Ou seja, voaria novamente.
    Quanto a Barajas, não deu nem tempo de tirar a passagem e o oficial carimbou meu passaporte.

  12. Eder Coral Gimenes says:

    Fui a Paris em lua de mel no dia 16/04, na ida voei Iberia e voltei de British.

    Não tive nenhum problema com cancelamento ou atrasos, fui bem atendido/tratado durante todo o vôo, mas o que ficou a desejar foi justamente o quesito conforto.

    Pouco espaço entre as cadeiras não incomodou tanto quanto a reclinação quase mínima da cadeira.

    Entre ambas, prefiro British, mas a Iberia possui preços muito competitivos.

    Quanto a Barajas, na saída do avião já aviam agentes solicitando os passaportes, quem era liberado alí já garantia seu carimbo na imigração.

  13. Eder Coral Gimenes says:

    *haviam

  14. Fernando Lima Gama Júnior says:

    *havia

  15. Carlos Fernando says:

    Voei Iberia nos trechos Rio-Madrid-Roma. Nenhum problema, check in e voo muito tranquilos.Atendimento cortes em voo. Já viajei umas seis vezes pela Iberia sem qualquer problema e nem atrasos

  16. David says:

    Viajei com a Ibéria no ano passado (2011) em um voo Guarulhos-Madrid. O que notei é que o serviço não é de todo ruim. A comida oferecida por eles é muito boa, em minha opinião, comparada a outras cias aéreas, como a Alitalia. O atendimento a bordo é meio frio, embora as vezes se revelando cuidadoso. Por exemplo, de madrugada eles ofereceram barrinhas de chocolate Kit Kat para os que estavam acordados, revelando um carinho que não estava esperando. No entanto, no café da manhã, quase na hora do pouso em Barajas, uma aeromoça derrubou suco de abacaxi em minha roupa. O que mostrou um pouco da pressa que eles estavam por terem atrasado o café da manhã. Outro dos pontos negativos é os televisores não individuais, com os filmes populares de noite e a irritante programação infantil na manhã.
    Mas te digo assim, apesar dos apesares, a segurança e o conforto foram muito bem oferecidos, além da agilidade e pontualidade na decolagem e no pouso.

  17. Carla Andrade says:

    Sou gordinha e vou voar Ibéria em janeiro para Madri , gostaria de saber se os assentos são confortáveis?

  18. Renata says:

    Oi
    Voei de Iberia para Madri em janeiro desse ano e de lá pra cá em fevereiro, com menos de um mes de intervalo.
    MInha opinião é que vc só deve ir de Ibéria se essa for sua última opção.
    Na da fui de madrugada e na volta, durante o dia.
    Em ambos os vôos, a experiência foi péssima.
    Atrasos, tripulação que não dava a mínima pra gente, vc tocava a campainha e NINGUÉM vinha, não tinha tela na poltrona da frente, apenas algumas TVs de plasma espalhada pela aeronave repetindo o mesmo filme o tempo todo. Filme que nem era lançamento. Tinha a opção de ouvir musica com o fone conectado ao banco. POis bem… músicas espanholas… nenhuma que me agradasse. Poltronas desconfortáveis, pequenas, não dá pra se esticar muito. Mas, como eu nunca tinha feito um vôo internacional e nao conhecia nenhuma empresa… acabei comprando da Iberia. Nunca mais quero usá-la!

  19. Celso says:

    Voei pela Ibéria em março deste e não tenho do que me queixar. Classe econômica é praticamente igual em todas as companhias. Na Ibéria fui muito atendido pelas comissárias e a comida honesta. E o melhor. Você pode tomar vinho espanhol à vontade. Recomendo.

  20. Dorival says:

    Em junho/julho de 2012 fiz, no total, 8 voos pela Iberia e AirNostrum! O voo GIG-MAD foi excelente, embora as cadeiras sejam realmente muito apertadas! A comida não é ruim e os comissários são um pouco nervosos e grossos. As malas chegaram em todos os voos sem erro! Achei curioso que os comissários/comissárias dos voos internacionais sempre tem mais de 40 anos, enquanto na AirNostrum são apenas comissárias jovens (+/- 25 anos) e bonitas e mais simpáticas no geral, embora seja um voo nacional e barato!
    No voo internacional é perceptível que eles tem algum preconceito com brasileiros!
    Voltei de classe executiva e achei o serviço ótimo pelos E$ 440 que custaram!! O voo de volta estava abarrotado e passaram alguns europeus para a executiva que também encheu!! Tinha gente voando na cadeira dos comissários!!
    Quanto a imigração em Barajas, aconteceu o mesmo que o relatado acima de fiscalização prévia na porta do avião!!
    No geral o custo/benefício vale!!
    Abs

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.