ITAUCARD: Sala Vip em Confins, CNF. Vítima do Seu Próprio Sucesso?

30 de junho de 2011 | Por | 60 Comentários More

Atualização 04/10/2011: Serviço suspenso pelo Itaucard.

Já fizemos um post com auxílio do leitor Pedro Calixto abordando essa sala e agora vamos fazer uma atualização do mesmo.

O Itaucard vem progressivamente abrindo salas vips nos maiores aeroportos brasileiros. No momento, elas estão disponíveis no seguintes aeroportos:

Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, primeiro pavimento do terminal de embarque

Aeroporto de Confins ou Tancredo Neves que serve a Belo Horizonte, no segundo piso dentro da área restrita (vôos nacionais)

Aeroporto Afonso Pena que serve a Curitiba, no segundo piso

Aeroporto Dep. Luís Eduardo Magalhães em Salvador, no segundo piso.

Sala Vip Itaucard de Confins

Localização

A Sala Vip Itaucard no Aeroporto Internacional Tancredo Neves ou Confins (CNF) que serve a Belo Horizonte está localizada na área de embarque nacional. Passando a área de segurança (Raio X) vire a direita.

Assim, o acesso a essa sala é restrito aos passageiros que realizam vôos domésticos a partir de Confins. Quem vai voar em vôo internacional e que é obrigado a usar outra sala de embarque acaba não podendo usufruir o serviço. Obs: Tive uma informação extra oficial de que apenas os passageiros do vôo Tam Belo Horizonte/Miami teriam acesso à essa sala vip, sendo necessário que os mesmos fossem escoltados por funcionários Tam.

Como há uma tendência de aumento de vôos internacionais em Confins, como não existe outra sala vip naquele aeroporto (seja de cartão de crédito ou de cia aérea) e como o check in de vôos internacionais deve ser feito com maior antecedência, essa limitação pode desagradar a muitos.

Essa é a maior diferença da sala Itaucard de Confins. As demais salas estão localizadas em áreas públicas, atendendo assim todos os passageiros independentemente do destino do seu vôo. O lado negativo é que você terá que deixá-la com mais antecedência para poder passar pela fiscalização de segurança e, se for o caso, pelo processo migratório.

Acesso

O acesso às salas é aberto aos portadores dos seguintes cartões:

Como se pode notar, as salas vips Itaucard, além dos cartões Personnalité, Black, Infinte e Platinum, também permitem acesso aos portadores de cartões Fidelidade Tam Vermelho. Como o número de associados aos cartões Itaucard listados acima já não é pequeno, o acesso franqueado aos inúmeros associados Fidelidade Vermelho aumenta ainda mais o número de pessoas que podem usar o serviço.

Além de ser portador de algum dos cartões listados acima, é necessário que se apresente cartão de embarque de um vôo do dia, coisa que em Confins é dispensável por estar a sala vip localizada em local restrito apenas aos passageiros.

Essa obrigatoriedade, talvez criada para reduzir a demanda, acaba diferenciando negativamente essas salas das salas oferecidas pelo Diners e pelo HSBC. Nas salas dessas últimas instituições, o acesso é permitido independente de estar voando ou não (salas de apoio aos portadores do cartão e não de passageiros). Assim, mesmo que você esteja só levando ou buscando alguém no aeroporto, você poderá fazer uso das salas, da internet Wi-Fi ou dos serviços de escritório disponíveis em algumas delas. Isso não é possível nas salas Itaucard.

O Espaço

A sala de Confins, que tem um formato retangular, é pequena para a demanda, mas bem iluminada, com decoração moderna e muito agradável.

Possui uma pequena área com poltronas, sofás e televisão de LCD.Possui inclusive uma tela dedicada a mostrar a situação dos vôos.

No lado oposto ao dos sofás, está uma área com dois notebooks conectados a Internet e uma impressora. Está disponível também Internet Wi-Fi.

Possui um buffet aonde se pode servir à vontade de café expresso, sucos, refrigerantes, frutas, biscoitos e alguns pequenos salgados, sanduíches e doces. Cumpre bem a proposta de ponto de apoio. Para quem frequenta as salas do Diners aonde a variedade de opções é muito baixa e a coisa parece ser racionada e dependente do humor das copeiras, esse buffet se destaca.

Vítimas do Próprio Sucesso?

Quando cheguei à sala Itaucard de Confins por volta das 11 horas, ela ainda estava vazia. Meia hora depois, a sala estava entupida.

Mesmo entupida, ela ainda era um oásis dentro do aeroporto, cujas instalações deixam muito a desejar em termos de conforto e aonde os preços cobrados superam em muito os preços praticados em Belo Horizonte (uma constante nos aeroportos brasileiros).

As salas Itaucard tem que lidar com um grande número de associados que preenchem os requisitos para admissão e ao mesmo tempo estão instaladas em aeroportos carentes de serviços e conforto. A associação desses dois fatores gera uma pressão de demanda sobre esses espaços. Resta saber como elas vão se comportar diante do aumento de vôos previsto para os próximos anos e consequente maior demanda…

Tags: , , ,

Category: Aeroportos, Cartões de Crédito, Sala Vip

Comentários (60)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Luiz disse:

    RIO – Santos Dumont – Usei essa sala dia 05/julho, meu cartão é o itau platinun TAM. A sala e boa em relação a lanche, varios salgados, bolo, diversos tipos de cafe, sucos, refrigerante, agua, bombom etc… Agora no tocante ao confornto deixa a desejar. Na sala tinham 19 pessoas e so tem disponivel 13 assentos, sendo 7 poltronas tipo sofa e 6 cadeiras altas mais um local com 2 cadeiras para uso de notebook onde tem disponivel um mac e uma impressora. O banheiro também é problematico. Tem um misto inclusive para cadeirante e um feminino. A sala é muito apertada. Fora esse inconveniente, ja que varias pessoas estavam em pé atrapalhando a passagem, a sala e boa e o atendimento dos funcionários também é perfeito.

  2. Vitor disse:

    Uma dúvida:

    As salas Vip Itaucard dão acesso também a quem tem os cartões TAM Platinum, e o cartão Tam Fidelidade Vermelho. As salas Vip da Tam, dão acesso a quem tem cartões Personnalité? Alguém aqui já teve acesso a elas utilizando o cartão Itaú Personnalité??

    Segundo informações no site da Tam: As salas VIP domésticas TAM são exclusivas para os clientes que possuem os Cartões TAM Fidelidade nas Categorias Black e Vermelho. Além disso, clientes que possuem os cartões TAM Itaucard Platium, Star Alliance Gold ou Paid Membership também têm acesso a esses espaços exclusivos.

  3. Vitor disse:

    Jorge, no site do Itaú Personnalité ele é bem claro que precisa apresentar o cartão de embarque.

  4. Luiz disse:

    Meu cartão é Itaucard Platinum TAM, usei na sala do Santos Dumont no Rio e so pediram o meu cartão.. Não precisou mostrar do acompanhante nem o cartão de embarque. Ja na sala da TAM que fica no embarque apos o RX, apesar de ter o cartãqo TAM não pude usar porque é so para quemvoa TAM.

  5. Vitor disse:

    Voce sabe dizer se usando o cartao Personnalite Platinum nos temos acesso a sala Vip da Tam?

  6. Jorge disse:

    Ainda não há sala Personnalité la no Galeão.

  7. Jorge disse:

    Vitor, estou com o “News Cartão Personnalité” de março de 2011 em mãos e nele está escrito, “Inauguramos três novas salas Itaucard nos principais aeroportos do Brasil, e você, como cliente do cartão Personnalité Platinum, pode desfrutar de mais essa conveniência. Esses espaços foram cuidadosamente planejados para você ter toda a comodidade, enquanto aguarda seu voo ou está à espera de alguém que irá desembarcar”. Já estava sabendo dessas informações desencontradas, então quando for usar a sala só para esperar alguém, vou levar este encarte, e se me barrarem esfrego o mesmo na cara deles.

  8. Luiz disse:

    Vitor
    Pode ir sem medo e nem precisa levar encarte como o Jorge escreveu acima. O pessoal da sala é muito atencioso. Como ja mencionado usei a sala no SANTOS DUMONT Rio de Janeiro e so pediram o cartao de credito(Itau Platinum TAM) para registrar a presença. Nao precisa mostrar cartao de embarque. Entao se vc estiver apenas passeando no aeroporto, aguardando alguem chegar ou fazendo hora pode usar a sala tranquilamente. O UNICO problema éque a sala (no RJ) é muito pequena. Com 12 pessoas ja esta cheia e tem que ficar em pé. O UNICO inconveniente. Nessa sala tinha uma placa igual a que tem no inicio desse topico indicando os cartões aceitos.

  9. Luiz disse:

    Vitor
    se seu cartão Itau Peronalite for vinculado a TAM vc podera usar as salas da TAM mas se for apenas ITAU sem o logo da TAM nào.
    Meu cartào e Itau Platinum TAM. No Rio (Santos Dumont) pude usar a sala da Itaucard que fica no primeiro andar antes do RX mas não pude usar a sala da TAM que fica no embarque após o RX porque estava voando WEBJET. Apesar de ter o cartao da TAm só pode usar que voa TAM. Em SP a TAM acabou com a sala VIP domestica.. Agora so tem a INternacional q so pode ser usada por quem voa na executiva.

  10. Vitor disse:

    Luiz,
    meu cartão é Itaú Personnalité Platinum, não tem nada vinculado coma TAM.
    Eu pensei que existisse essa troca de cordialidade entre o uso das Salas Vip Itaucard e TAM, já que a sala do Itaucard aceita passageiros do Tam Fidelidade.

  11. Vitor disse:

    Estranho as informações, porque se você ver a informação no site do Personnalité, ele diz que precisa ter os dois: cartão de embarque + cartão de crédito.

  12. Luiz disse:

    Não tem mais essa cordialidade. Apesar que a sala ITAU me pareceu mais completa que a da TAM (não entrei na TAM/RJ)estou comparando com a que existia em SP. A única vantagem da TAM é que fica apos o RX e vc pode esperar seu voo mais tranquilo. Se voce usar o aeroporto de SP(Guarulhos) de uma olhada no topico sobre o DINERS que agora fez convenio com SMILES e portadores do DINERS podem usar a sala SMILES tanto domestica como internacional. A domestica não precisa apresentar nenhum cartão de embarque então pode usar mesmo que esteja esperando alguem. E a Internacuional so vai ter acesso que faz voo interncional por qualquer cia.

  13. Emilio disse:

    Luiz,

    Desculpe discordar contigo quando diz que no aeroporto de Guarulhos (sala VIP Smiles doméstica)não precisa apresentar o cartão de embarque. Todas as vezes tive que apresentar o cartão de embarque para ter acesso a sala.

  14. Luiz disse:

    A sala vip Smiles domestica de guarulhos, tem um convenio com os cartões DINERS.
    Se voce tiver o cartão DINERS não precisa apresentar nenhum cartão de embarque.
    No entanto se o cartão for fidelidade smiles voce tera que apresentar o cartão de embarque com a GOL. Tenho o MASTERCARD SMILES PLATINUM mas para usar a sala smiles com ESSE cartão é preciso apresentar o cartão de embarque GOL/VARIG..
    Em junho fui levar minha filha que embarcou na TAM (só ela viajaria) e ficamos esperando a hora do embarque na sala SMILES e tirei esssa dúvida com as atendentes pois usei o DINERS.
    SOMENTE o DINERS da direito ao uso da sala smiles sem apresentar cartão de embarque.

  15. Luiz disse:

    Emilio
    Qual cartão voce apresenta quando utiliza a sala smiles?

  16. Emilio disse:

    Luiz,

    Utilizo o cartão Smiles Diamante e/ou cartão de crédito Smiles Platinum. Mas não sabia que o cartão Diners não precisava apresentar cartão de embarque. Valeu pela dica.

    Abraços

  17. Luiz disse:

    Emilio

    Pois é!!!! O DINERS esta sendo mais vatanjoso nas salas smiles… da direito inclusive as salas conveniadas em outros paises.. Pode ate levar acompanhante so que nesse caso cobram 25 US na proxima fatura..Só é gratuito quando usa a sala propria do DINERS, que por sinal é fraquissima.
    Abraços

  18. Rogério disse:

    Olá, vou fazer uma viagem internacional a partir de Confins e gostaria de saber se existe uma maneira de entrar pela área doméstica, usar os serviços da sala vip do cartão platinum e depois sair e entrar na sala de embarque internacional ?? Obrigado!

  19. Rodrigo Purisch disse:

    Infelizmente não..

  20. Marcelo disse:

    Rodrigo,

    Sou cliente ( ?? ) Itaucard Infinite ( saudades do Unibanco!)e só queria deixar registrado aqui que o Itaú, sempre desrespeitando os clientes e criando dificuldades para eles, MUDOU as regras do “pague contas”. Não é mais cobrado somente o juro de 1,99% mas sim IOF, fazendo com que o CET fique em torno de 2,54% e isso variando de acordo com a data de pagamento pois a incidência de IOF é pelo período de utilização( 32,33,34, 40 dias…) e não por 30 dias. Mais uma vez mostra que o banco pensa nele e nunca nos clientes, aumentando a taxa de um serviço que é propagandeado com uma taxa e cobrando outra. Mais ainda nem o cliente nem o gerente exclusivo dos cartões Infinite foram avisados da mudança! É, no mínimo, vergonhoso e desprespeitoso!! Definitivamente, o cartão vai inviabilizando o acúmulo de milhas através do programa de pagamento de contas.

    Marcelo

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.