Lifemiles da Avianca: Um Bom Programa de Fidelidade Para os Experientes, Mas com um Péssimo Suporte ao Associado

19 de julho de 2013 | Por | 48 Comentários More

O  Lifemiles é um programa muito interessante e hoje é um queridinho da turma mais experiente em programas de fidelidade, mas nem tudo são flores neste programa, o que me fez sempre indicá-lo apenas para os mais experientes.

Inegavelmente, até o momento, tem se conseguido boas oportunidades de emissão nele, oportunidades que usei para construir uma viagem à Ásia na Executiva gastando uma fração do que gastaria comprando as passagens pelas vias convencionais.

Mas o meu sucesso não é o suficiente para indicar o Lifemiles para todos sem nenhuma ressalva como ele é comumente propagandeado por ai. A grande verdade é que muitos não param de apontá-lo como se fosse o maior achado da Terra, mas na hora que as coisas saem errado ou as regras mudam, você que acreditou no programa sem defeitos fica sozinho para descascar o pepino.

O Lifemiles

Para quem não sabe, o Lifemiles é uma evolução do programa Distancia da Taca. Ele nasceu após a fusão entre Avianca e Taca como o resultado da unificação dos programas de fidelidade da Taca e Avianca.

Posteriormente com a entrada da Avianca/Taca na Star Alliance, o programa, que já era interessante para quem vivia em áreas atendidas pela Avianca ou Taca, passou a ter um brilho também para aqueles que vivem em áreas cobertas por cias Star Alliance. De um programa de interesse local, ele  passou a chamar a atenção de entendidos em programas de fidelidade por todo o mundo, já que começou a oferecer um grande número de possibilidades de emissão usando a ampla rede de vôos da Star Alliance.

Aqui você encontra a tabela de emissão em cias Star Alliance.

 Mas antes de tudo é importante que você conheça as regras do programa (elas podem ser lidas aqui).

Muito importante é notar que o programa se dá o direito de alterar todas as regras sem aviso prévio e inclusive de cancelar passagens prêmio já emitidas. Essa carta branca está assim descrita nas regras do programa:

Los presentes Términos y Condiciones del programa LifeMiles podrán ser modificados, enmendados y/o sustituidos en cualquier momento, con o sin previo aviso, así  como también las demás regulaciones, ofertas especiales y beneficios del programa LifeMiles. Esto significa que la acumulación de millas no acredita a los socios a ningún tipo de derecho adquirido respecto a dichas millas, premios o beneficios del programa. Los socios no podrán tomar por sentado la continua disponibilidad de cualquiera de los beneficios o nivel de beneficios del programa y los socios podrán o no tener acceso a todos los beneficios o a disponibilidad de espacio en todos los vuelos. Cualquier beneficio, incluyendo los tiquetes premio, podrán ser sujetos a decrementos o incrementos en los requerimientos de millas o a nuevas restricciones en cualquier momento. En cualquier oportunidad se podrá entre otras cosas, (i) terminar el programa de lealtad LifeMiles (ii) retirar, limitar, modificar o cancelar cualquier beneficio, incluyendo tiquetes premio; (iii) cambiar los beneficios del programa, niveles de millas, participaciones de afiliados, condiciones de participación, reglas  y metodología de acumulación y redención de millas, reglas para el uso de los beneficios y vigencia de las millas; (iv) establecer fecha de embargo de tiquetes, limitar el número de asientos disponibles para tiquetes premio (incluyendo, pero no limitándose a no incluir disponibilidad de asientos en determinados vuelos), o en todo caso, restringir la disponibilidad de los beneficios o de las ofertas especiales y (v) modificar el precio en Millas de los boletos premio y su metodología de cálculo de millas requeridas, en base a la oferta y la demanda, disponibilidad en el vuelo entre otros, así como a modificar la metodología para calcular la cantidad de millas requeridas para adquirir un boleto premio Estos cambios podrán hacerse en cualquier momento, aunque dichos cambios puedan afectar la posibilidad que un socio haga uso de las millas que ya hubiere acumulado. Avianca y TACA, LifeMiles Corp y las demás Aerolíneas se reservan el derecho de dar por terminado el programa LifeMiles mediante aviso con seis (6) meses de anticipación o de manera inmediata o en un plazo menor en caso alguna ley, sentencia o relación así lo requiera. La terminación del programa y/o los cambios, enmiendas o modificaciones a los términos y condiciones del programa no darán derecho a ningún tipo de reclamo o indemnización por parte de algún socio o de terceros.

Assim, deve-se ter isso em mente quando decidir pelo Lifemiles como seu programa de fidelidade.

Acumulando milhas

Nele você pode acumular as milhas voadas em qualquer cia Star Alliance (exceto a Tam, que vai deixar de ser Star no ano que vem), desde que a tarifa permita acúmulo.

Como é usual em outros programas, você também pode acumular milhas quando faz locação de automóveis ou usa hotéis ou serviços de parceiros do programa.

Dos cartões de crédito à disposição no Brasil, apenas o American Express (Amex) permite transferência de pontos/milhas para o Lifemiles. Esse talvez seja o grande limitador do crescimento no Brasil desse programa de Fidelidade.

A validade das milhas/pontos é de 2 anos (renovada a cada movimentação da conta).

Para se atingir o nível Gold Star Alliance é necessário 40 milhas acumuladas em 1 ano de calendário (de 01 de janeiro a 31 de dezembro), mas pelo menos 10 mil devem ser acumuladas na Avianca/Taca ou Aerogal. Já o Silver é atingido acumulando 22 mil milhas e pelo menos 5 mil voados na Avianca/Taca ou Aerogal.

O Grande Diferencial

Mas o que faz o Lifemiles tão interessante para os mais experientes?

A possibilidade de comprar milhas/pontos!

Mas a compra de milhas não deve ser uma estratégia de último caso e apenas para completar milhas faltantes para emissão de um prêmio?

Sim, essa é a regra geral, mas como toda boa regra há exceções e o Lifemiles é uma dessas exceções.

Por que ele é uma exceção?

Porque ele tem feito de forma repetida promoções de compra de milhas (somente aberta às pessoas que já estejam associadas antes do início de cada promoção), nas quais se pode comprar uma milha e se ganha outra de bônus.

Como ele costumava vender as milhas por cerca de 3 centavos de Dólar, nessa promoção, com 3 centavos de Dólar se leva 2 milhas, o que representa um custo de 1,5 centavo de Dólar por milhas (sem contar IOF, se você comprar no site usando um cartão emitido no Brasil, já que a compra é em dólares).

Como as cias vendem suas milhas para parceiros cobrando por elas de 1 a 2 centavos de dólar e o Lifemiles te vende as milhas nessas promoções (o limite costumava ser de 75 mil milhas por promoção e de 150 mil por ano calendário), você acaba pagando um preço semelhante ao pago por alguns parceiros.

Mas só isso não faz mágica. Outro ponto que ajuda muito no Lifemiles é que ele permite que você faça complementação com dinheiro na hora de emitir a passagem caso você não tenha milhas suficientes para emitir uma passagem. Assim, as milhas que faltam são convertidas em dólares. O grande negócio é que essa conversão muitas vezes permite que você pague até 1,2 centavos de Dólar por cada milha faltante para completar o número necessário para realizar a emissão da sua passagem.

Mas atenção, esse número mínimo de milhas necessárias para que possa então completar o montante de milhas com dinheiro na hora da emissão é muito variável (varia de acordo com a rota).

Para quem quer voar Avianca ou Taca, há ainda promoções interessantes, mas muitas vezes envolvendo um número grande de conexões. Como hoje em dia tenho focado mais no conforto que em preço, eu prefiro ainda usar minhas milhas para voar cias Star Alliance.

Outro ponto positivo é o fato do programa não cobrar o adicional de combustível que alguns programas passaram a cobrar e que encarece muito a passagem.

 Mas Nem Tudo São Flores

O Lifemiles cobra 25 USD por emissão de cada passagem, não importando se é uma passagem só de ida ou ida e volta ou se é um vôo curto ou longo. Dependendo do custo da passagem, essa taxa deixa a emissão menos interessante (normalmente passagens só de ida em trechos com muitas promoções).

O programa não permite Stopover (parada intermediária) ou Open Jaw (chegar por uma cidade e voltar por outra). Assim, se quiser fazer um Stopover  ou Open Jaw terá que emitir trecho por trecho pagando normalmente muito mais milhas do que em uma passagem sem paradas intermediárias, além de pagar uma taxa de emissão para cada trecho.

Ele não permite combinar trechos voando em classes diferentes, mesmo que você pague por toda a passagem o preço da classe mais alta em milhas. Por exemplo, se não tiver assento na Executiva em todos os vôos, no caso de vôos com conexão, não se consegue emitir a passagem na Executiva. Assim emitir passagens na Executiva para cidades com menos assentos na Executiva torna-se um problema. Ele também falha em identificar vôos internos que algumas cias americanas vendem com nome de First Class ou Primeira Classe, mas na que verdade são classe Executiva. Para o Lifemiles, eles são assentos de Primeira Classe.

Ele até possui a opção de emitir passagens indo do ponto A ao B e depois do B ao C com retorno ao ponto A (que permite pagar uma taxa de emissão ao invés de 3), mas o que chama a atenção é que as opções oferecidas costumam ser muito menores do que as que aparecem quando se pesquisa trecho por trecho.

Mudar as datas de uma passagem emitida é muito caro (200 USD), sendo mais barato cancelar (50 USD), mas o processo de cancelamento pode ser lento (e desgastante) pela razão que vou descrever mais abaixo e o tempo para o reembolso pode ser maior que o da média dos demais programas de fidelidade.

A tabela de emissão tem sido alterada ultimamente. Durante a minha emissão de passagens para a Ásia no primeiro trimestre, os meus trechos desejados sofreram uma majoração de cerca de 2,5 mil milhas cada. Há chances disso continuar devido à forte demanda pelas milhas e pelas promoções repetidas. Assim o que é bom hoje pode perder o brilho no futuro.

Assim, não aconselho (como sempre) comprar visando emissões no futuro distante.

O sistema de busca de assentos para emissão no site do Lifemiles (o mesmo que o pessoal do call center usa) oferece menos opções de vôos que o sistema do programa da ANA e da United, por exemplo. Assim, nem sempre o que se consegue lá, consegue-se no Lifemiles. O inverso também ocorre, mas em menor proporção. Não tenho a mínima idéia do porquê disso.

Esse mesmo sistema também tende ignorar conexões com mais de 6 horas de duração e limitar ao máximo de 3 conexões por trecho (existem exceções). A emissão pelo call center paga taxa de emissão mais cara que os 25 Dólares da emissão on-line e só consegue ofertar o mesmo que o sistema do site.

Uma dica importante, não simule a compra (se não tiver intenção de comprar naquela hora) ultrapassando a página de seleção de vôos e confirmação dos valores com taxas, já que se fizer isso, aquele assento sai do inventário do site (mesmo que você não tenha colocado os dados do cartão de crédito) e pode demorar até 3 semanas para voltar, isso se voltar. Assim, achou, gostou, emita!

Mas o maior impeditivo para que o programa se destaque de fato e seja uma opção para qualquer consumidor interessado no mundo das milhas é o seu suporte ao cliente.

O suporte dado pelo call center do Lifemiles não tem fama de bom nos fóruns internacionais (como no conhecido Flyer Talk). Respostas inconsistentes, pouca ou nenhuma pró-atividade e dificuldades em conseguir respostas por meio do telefone ou do email de suporte ao associado são mais que frequentes para quem já precisou do suporte. Assim, se você precisar de auxílio deles, a coisa pode complicar um bocado, tornando uma ótima emissão em uma fonte de estresse e dor de cabeça. Nessa hora, você está sozinho e muitas vezes aqueles que só te falam maravilhas do programa somem…

Durante uma de minhas emissões, ocorreu um erro na parte final e fiquei sem saber se tinha ou não completado o processo, já que o assento que buscava tinha sumido do inventário. Minhas tentativas de contato com o email de suporte sempre terminavam em pedidos para enviar print screen do erro e mais nenhuma informação que me guiasse no processo.

Mas tenho acompanhado o drama vivido pela leitora do Aquela Passagem e blogueira de mão cheia de viagens, a Lu Malheiros. Ele resume todas essas queixas do suporte em um caso só. A Lu conseguiu fazer uma ótima emissão de uma passagem na Executiva no trecho Cingapura/Rio de Janeiro usando a Singapore e Tap construída por três vôos, sendo um Cingapura/Frankfurt outro de Frankfurt/Lisboa e o último Lisboa/Rio de Janeiro.

Tudo começou muito bem até que ela foi avisada pelo Check My Trip (serviço do Amadeus que acompanha mudanças na sua reserva em tempo real) de que a última perna tinha mudado de horário e de vôo. Não teria problema algum e seriam até algo corriqueiro se não fosse o caso do horário de partida do novo vôo da Tap de Lisboa para o Brasil não tivesse sido alterado para um horário antes da chegada do vôo dela a Lisboa…

Ai começa o calvário dela. Inicialmente entrou em contato com o suporte do Lifemiles e foi informada que no sistema deles não havia nenhum tipo de alteração. Depois em novo contato foi orientada de que a mudança era de responsabilidade agora da Tap. A Tap alegou que o problema devia ser resolvido junto o Lifemiles… Certo é que a passagem foi emitida pelo Lifemiles e qualquer mudança normal só ocorre via Lifemiles mesmo. Normalmente quando mudanças como essas ocorrem ou a própria cia em que você voa já altera o seu vôo tendo em mente todo o itinerário (ao qual ela tem acesso) ou quem emitiu a passagem entra em contato já oferecendo alguma opção. Ela não desistiu e continuou tentando contatos com o Lifemiles e Avianca por email e telefone sem conseguir respostas apesar de ter na mão uma passagem que não era humanamente possível usar.

Sabendo do drama vivido por ela, tentei contato com a Avianca pelo perfil @avianca no Twitter querendo uma posição oficial deles sobre de quem era a responsabilidade em resolver o caso. Depois de cobranças a cada 3 dias e duas semanas de promessas muito educadas de respostas pelo Twitter, até eu que sou persistente cansei e fiquei sem resposta.

Um belo dia, a Lu, depois de receber telefonemas vindo do exterior (aos quais não pode atender porque nem sempre o nosso trabalho nos permite fazer isso a qualquer momento), recebeu um email solicitando contato por email para providenciar mudanças no itinerário. Quando ela foi verificar sua reserva, descobriu que algum estagiário tinha alterado a segunda perna da sua viagem de forma que ela conseguisse partir de Frankfurt para Lisboa mais cedo e chegasse a tempo de fazer a conexão com o novo vôo da Tap.

Problema resolvido? Não! É que agora ela teria que partir de Frankfurt antes o horário previsto para sua chegada na cidade… Amadorismo demais para um programa de fidelidade.

A Lu bem que tentou contato pelo telefone e pelo email, mas ninguém sabia nada sobre seu caso… Solicitou um telefone de contato e não recebeu resposta. Agora sua reserva possui mais um vôo confirmado partindo de Frankfurt para o Rio de Janeiro, este em horário passível de conexão (16 horas após sua chegada em Frankfurt) com o vôo de Cingapura/Frankfurt, mas os outros 2 vôos incompatíveis com a conexão ainda não foram cancelados. Ela está tentando aceitar esse último vôo incluído e regularizar sua reserva, mas não consegue, já que o suporte normal não tem conhecimento do seu caso… O drama continua. Vale ressaltar que toda a comunicação foi feita em espanhol. Eu já entrei em contato em Inglês também, mas a resposta demora o dobro para chegar…

Parece que depois de mais de 1 mês de contatos sem continuidade e com respostas inconsistentes, o problema caminha para a solução. Imagina se isso tivesse ocorrido próximo a data da viagem?

Conclusão

Mas por que falo que o Lifemiles é hoje muito interessante apenas para os mais experientes?

Porque a emissão de uma passagem lá necessita de flexibilidade de datas, paciência, perseverança, análise das tabelas e entendimento de que ficar fazendo poupança de milhas por lá é arriscado, já que o sucesso do programa pode ser o maior inimigo do associado no futuro. Soma-se a isso a necessidade de evolução do suporte ao associado, que hoje está abaixo do padrão das grandes cias aéreas.

Fechar os olhos para isso só porque uma boa estratégia de emissão no Lifemiles pode gerar resultados financeiramente muito favoráveis é ignorar que em alguns casos o barato pode se transformar em algo caro e estressante, além de criar expectativas maiores do que se consegue na realidade.

Agora falta a Avianca Brasil se incorporar ao Lifemiles (hoje ela tem um programa independente, o Amigo), fato inexplicável até o momento em termos de estratégia comercial tanto para o Lifemiles como para a Avianca Brasil, e que outros grandes cartões de crédito nacionais começarem a fazer parcerias com o Lifemiles para que o consumidor nacional possa efetivamente ter mais opções de transferência e menor dependência dos programas nacionais de fidelidade. Isso, claro, vindo junto com uma evolução em qualidade do suporte ao cliente.

Eu o usei e posso dizer que consegui uma grande emissão. A Lu conseguiu uma grande emissão, mas está suando para poder usá-la. Agora cabe a você decidir se esse é ou não um programa que atende suas necessidades e capacidade de assumir riscos.

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Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (48)

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  1. Denis disse:

    Guilherme,
    Você apenas reforçou o que eu quis dizer: o valor das milhas de cada programa de fidelidade é diferente em função das tabelas de emissão de cada um.
    Sobre o KrisFlyer, ele não cobra fuel surcharge?
    Att,
    Denis

  2. Denis disse:

    Rodrigo,
    a disponibilidade de assentos é de responsabilidade de cada companhia, neste caso a Air New Zealand, que não disponibiliza quase nada. Acho que é por que é uma das poucas maneiras de se chegar na Oceania com milhas da *A, e da grande demanda vinda dos EUA (onde existem a maioria das milhas, fruto dos bônus de cartão de crédito que existem por lá).
    Abraço!

  3. Guilherme disse:

    Ok, entendido. Abç.

  4. Felipe disse:

    Rodrigo,

    Que alegria ver o site voltando à ativa!! A era de ouro da acumulação/utilização de milhas já se foi. Felizmente, graças ao AP, aproveitei mtu.

    Hoje em dia é muita mão de obra para pouco retorno. Minha hora vale mais que o esforço, sem falar no aborrecimento.

    A gota d’água pra mim foi a tap cobrando uma taxa de serviço de 100 euros por trecho para voos emitidos do brasil, chamada de taxa de serviço victoria, além das taxas de embarque. Considerava um bom programa, mas o custo da emissão praticamente inutilizou o acúmulo nele.

    Aguardamos novas postagens.

    Abraço

  5. FÁBIO disse:

    Ranerio,
    Tive o mesmo problema.
    Vou para a região de Santa Marta e Cartagena no final do ano e o cancelamento dos voos BSB/BOG me pegou de surpresa.
    Tentei contato e me mandaram esperar.
    Conferi minha reserva e foi refeita erradamente.
    Minha saída de GRU ia ser antes da minha chegada…
    Mas, para minha surpresa, fiz contato no Call Center e depois de mais de uma hora de boa atenção, simpatia e disponibilidade da atendente, acabei conseguindo fazer o melhor possível.
    Pena que a viagem ficou bem mais longa e cansativa.
    Ainda gosto do LM e torço para que BSB volte à malha deles.
    Abraço

  6. Rodrigo Purisch disse:

    Felipe,
    São pequenos suspiros que vou colocando no ar. Não espere muito.

    O Victoria caiu muito no meu conceito com isso.

  7. Vinicius disse:

    Então, depois de ver que é necessário 95.000 na econômica para a Europa me desanimei. Estou acumulando no programa da Turkish, esta pedindo 60.000 para a Europa!

  8. Marcelo Q. disse:

    Rodrigo,

    Até este momento, não havia me interessado em conhecer melhor o Lifemiles, mesmo porque as rotas da Avianca/Taca pouco atendem às minhas necessidades.

    A partir deste momento, lendo e interpretando calmamente os relatos, somados à leitura das regras do programa, ainda considerando seu relato sobre a emissão em executiva, o não é categórico em utilizar o Lifemiles.

    Entendo que os atuais participantes ainda possam usufruir de alguma emissão com alguma vantagem no curto prazo, mas em pouco tempo o programa apresentará as mesmas dificuldades e limitações dos demais membros da SA, agravados por trechos de um regulamento leonino que nao me lembro de ter lido em mais de dez diferentes programas de fidelidade que estou cadastrado.

    Ademais, a tendência global dos programas de milhagem é a clara limitação das mais diversas disponibilidades de emissão que dispúnhamos anos atrás, possibilitando algumas opções em datas pouco viáveis, vésperas de vôos e milhagens exorbitantes, por exemplo, tente emissões nos vôos parceiros, pelo smiles, para os meses de dezembro/2013 e Janeiro/2014.

    No meu entendimento, em poucos anos, emitir passagem com milhas deixará de ser o principal objetivo dos associados dos programas de milhagem e membros de aliança, tendo com maior foco o reconhecimento do status de passageiro freqüente, o que privilegiará aos enquadrados nos níveis mais altos de reconhecimento, prioridade de embarque em lista de espera, remarcações e antecipação de vôo sem multas e taxas, prioridade para upgrade, acesso aos lounges, extensão do limite de bagagens, enfim, aquilo que já ocorre com bastante freqüência em diversos países para os membros das 3 grandes alianças globais.

    Abraço

  9. Marcelo Q. disse:

    E um detalhe importante.

    Status de passageiro freqüente, advém de vôos com passagens pagas, nunca emitidas por milhas, o que gerará um número ainda maior de passageiros pagando assentos em dinheiro, diminuindo ainda mais a disponibilidade de lugares para emissões por milhas.

    Por essas e outras, ontem recebi email do multiplus comemorando 5 bilhões de milhas emitidas em produtos do Ponto Frio.

    Abraço a todos!

  10. Rodrigo Purisch disse:

    Como disse, cada programa tem sempre um destino/rota que pode ser mais atraente. Para a Europa, esse programa é muito fraco, mas para Ásia ele se destaca.

  11. Rodrigo Purisch disse:

    Na impossibilidade de emitir passagens, o pessoal está começando a usar outras emissões.

    O que está acontecendo é que programa de fidelidade está virando programa de créditos. E o comércio desse crédito está no momento dando mais grana que a própria fidelidade que as cias tinham como primeiro desejo ao implantar eles.
    Acho que isso vai nesse sentido, até a próxima crise área, quando a a fidelidade volta a ser importante.

    As mudanças que as cias estão ensaiando, como a United fez onde obriga um gasto mínimo para atingir status eleite vem no sentido cobrar mais fidelidade e reduzir os benefícios daqueles que optam por parceiros ou cartões.

    Esse mercado é muito dinâmico. O maior problema hoje é que se tem que gastar muito tempo para se definir a melhor estratégia e a maioria de nós não esse tempo todo para gastar com isso. Em momentos assim, vale a pena para muitos focar em preço mesmo.

    O mesmo se aplica aos cartões de crédito que viraram uma metamorfose ambulante.

    Um abraço e bom te ver aqui!
    Rodrigo

  12. Marcelo Q. disse:

    Rodrigo, boa noite.

    Obrigado pela resposta.

    Bom para todos nós, te ver por aqui.

    As portas de casa continuam abertas à você e sua familia.

    Grande abraço, e até breve.

  13. Cris disse:

    Oi Rodrigo,

    Com certeza o Lifemiles não é pra todo mundo, eu tb já tive problema com o call center, cheguei a ir no escritório deles aqui no centro do Rio, e nada. Acabei perdendo algumas milhas nessa história.

    Bom, mas resolvi tentar agora com uma cia da Star Alliance, e acabei comprando milhas na promoção de milhas em dobro vigente no momento. Consegui emitir ida em dezembro para Hong Kong na executiva com a Lufthansa e a Swiss. Até o momento tudo certo, mas fico sempre de olho no check my trip.

    A volta resolvi emitir com a Air France pelo Smiles, também na executiva. O voo seria SIN/GIG por 75.000 milhas, emiti sem problemas, paguei a taxa de embarque e entrei no site da Air France para marcar os assentos. Para a minha surpresa, apenas o trecho SIN/CDG estava em classe executiva, CDG/GIG estava em econômica.

    No atendimento pelo telefone, o atendente confirmou o problema com o sistema e que o bilhete seria automaticamente cancelado, as milhas e taxas reembolsadas. Segundo ele, isso nunca havia ocorrido antes, e que dentro de algumas horas o problema do sistema seria consertado. Ele me aconselhou abrir uma reclamação sobre a situação.

    Alguém já passou por isso no Smiles?

    Abs,
    Cris

  14. Cris disse:

    Oi Tomas,

    Eu comprei agora na promoção de milhas em dobro do Lifemiles pelo call center da Avianca. A compra foi feita em reais e parcelada em 10x sem juros. Além de não pagar IOF, eu escapei dessa alta do dólar que ocorreu na última semana. Mas diferente da compra online, onde as milhas caem na mesma hora, comprando pelo telefone tem um prazo de 72 horas, mas no meu caso as milhas caíram no mesmo dia.

    Abs,
    Cris

  15. Rodrigo Purisch disse:

    Nunca vi isso…Problema com sistema que cobra certo e emite errado. Ai vão cancelar a passagem e não consertar o erro… Duro.
    Legal a dica da compra pelo call center do Brasil. Pena que o Dólar não está ajudando…

  16. Marcelo Q. disse:

    Cris.

    Já passei por situações complicadas no Smiles, desde emissão nao reconhecida pela Delta no check in (e deixei de embarcar, tive que comprar outra passagem no aeroporto), até visualização de trecho HGK/ORD via DOH pela Qatar, tudo maravilhoso até o momento de confirmar o trecho selecionado, eis que o problema (não emitia) ocorria, telefonando para o call Center, era informado que o trecho não estava disponível, independente da disponibilidade no site.

    “Abrir” reclamações no Smiles normalmente é ridículo, nunca existe retorno, entretanto, em uma ocasião que “tirei” printscreen de todas as telas em uma emissão HGK/MIA via CDG, voando AF exec, enviei toda seqüência de print screen, e a emissão nao concluída pelo site mesmo após o debito das milhas, foi honrada pelo Smiles três dias após a reclamação.

    Muitas falhas e poucas soluções na minha opinião.

  17. Afi123 disse:

    A notícia está interessante, mas discordo em alguns pontos. O Lifemiles é um programa excelente quando compradao ao programa da Smiles e da TAM fidelidade (a dupla mais usada pelos brasileiros). Concordo que ele não é perfeito, mas a facilidade em comprar milhas 2×1, encontrar assentos disponíveis, e completar passagens com dinheiros já são excelentes motivos para classificá-lo melhor que a duplinha citada. Quando você cita que há uma difuculdade de informações pelo call center e e-mail, eu tenho que discordar totalmente. O Lifemiles é o único programa que eu conheço que te responde com e-mails personalizados, ou seja, que não são essas respostas automáticas que nunca respondem à sua pergunta. Em um total de 1 ano e meio usando Lifemiles, eu já consegui acumular cerca de 80 mil pontos, e usar todos eles. O que eu concordo é que sim, você tem que ter flexibilidade com datas e destinos, mas no ponto de vista de qualquer viajante, conhecer destinos diferentes é o que os “acumuladores de milhas” buscam. Minha única recomendação é que o Lifemiles funciona bem para pessoas que querem destinos internacionais. Para destinos nacionais, ele não é bom, já que a Avianca do Brasil não participa deste programa, e as demais brasileiras são concorrentes. Em um total de 4 anos usando TAM fidelidade, eu me vejo com o problema de milhas estarem quase expirando e eu não consigo trocá-las por nada, é super frustante. Bem,minah opinião é bem pessoal, e não invalida nada que a autora deste post comentou, é somente minha experiência pessoal com o Lifemiles. Eu recomendo para qualquer pessoa, com ou sem experiencia em milhagem.

  18. Cinthia Rangel disse:

    Bom dia Rodrigo,
    Não sei se é só comigo, mas estou há dias tentando emitir um bilhete pelo Lifemiles, escolho o bilhete, clico em continuar e sempre dá erro.
    Pedem para entrar em contato com o Suporte, mas já tentei de 02 computadores diferentes e do meu iPad e não consigo.
    Sabem de alguma coisa?
    Não sei mais o que fazer. Acho que vou ter que pagar a taxa de emissão pelo call center, mas acho um absurdo ter que pagar se o problema é do site deles.
    Ab,
    Cinthia.

  19. Rodrigo Purisch disse:

    O velho problema do suporte deles. Normalmente pedem um print screen da tela de erro. Tenta contato pelo twitter da Avianca (não da Avianca Brasil)

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