Mais uma Forma de Gastar seus Pontos do Fidelidade Tam: Star Alliance Upgrade Awards – SAUA

10 de fevereiro de 2011 | Por | 43 Comentários More

Como a Tam é participante da Star Alliance, agora é possível que os associados do Fidelidade Tam (ou seria melhor associados  Multiplus???) possam usar seus pontos para fazer um upgrade de classe em vôos de outras cias Star Alliance por meio de um Star Alliance Upgrade Award.

Antes de tentar explicar como o processo funciona, devo lembrar aos leitores que é uma operação complexa, já que envolve a compra de uma tarifa mais cara sem uma garantia de que vai se conseguir um upgrade. Um processo a ser realizado por quem tem um pouco mais de experiência.

Vale lembrar ainda que a Tam sempre coloca no seu site que as regras estão sujeitas a alterações  e solicita que se entre sempre em contato com a central de atendimento para confirmá-las… Quem sabe um dia eles mudam essa política.

 

Pré -requisitos para solicitar um Star Alliance Upgrade Award

a) Passagem emitida em uma das classes de reservas (não confundir com classe de serviço) que permitem upgrade em um vôo de uma cia aérea Star Alliance que não seja a Tam (as regras são outras em vôos na Tam). É importante que o vôo seja operado pela cia aérea dona da aeronave (não comprar vôo em code share, ou seja, vendido por uma cia como se fosse dela mas operado com avião e tripulação de outra cia aérea, mesmo que ambas sejam Star Alliance).

As classes de reserva que permitem upgrade de acordo com as cias aéreas listadas no site da Tam são:

b) Se a reserva (localizador) incluir mais de um passageiro e o upgrade for ser solicitado para apenas um deles, a reserva do passageiro que irá submeter-se ao upgrade deve ser desmembrada e ter um localizador próprio.

c) Pontos no Multiplus disponíveis em número suficiente para realizar o upgrade e senha de resgate desses pontos.

 

Quantos Pontos São Necessários?

Aqui começa um fator de confusão. Os pontos necessários são baseados em segmentos e não em trecho de ida e volta. Um vôo São Paulo/Barcelona na Lufthansa por exemplo, envolverá pelo menos 2 segmentos em cada sentido, já que será no mínimo um São Paulo/Frankfurt ou Munique e um Frankfurt ou Munique/Barcelona. Portanto atenção!

A quantidade de pontos dependerá do número de segmentos e também das regiões onde estão os  pontos de partida e chegada dos segmentos (a descrição das regiões pode ser vista aqui). Os pontos necessários por segmento de acordo com a localização dos mesmos pode ser vista abaixo:

 

Como Proceder para Solicitar o Upgrade?

De posse da passagem, então você vai fazer a solicitação via site da Tam em um sistema que na verdade é da Star Alliance.

Tendo disponibilidade, você receberá um email de confirmação do upgrade.

Disponibilidade, essa é  palavra chave. Não adianta ter comprado aquela tarifa mais cara que permite upgrade e depois descobrir que não existe disponibilidade de upgrade na rota que quer se fazer.

A disponibilidade para upgrade é a mesma para emissão de passagens prêmio (emitidas com milhas/pontos) na Executiva. O inventário é o mesmo e pode ser usado para as duas modalidade de prêmios. Se não tem disponibilidade para emitir uma passagem prêmio na Executiva, não há disponibilidade de vagas para upgrade. Não confundir com disponibilidade de assentos para venda, já que o número de assentos disponíveis para emissão de passagens prêmio são limitados!

Assim, só recomendo comprar uma passagem nessas classes mais caras visando um upgrade se confirmar a disponibilidade de assentos no vôo que se quer fazer. Compra e solicita o upgrade de imediato!

Como então confirmar a disponibilidade? Ai é uma outra história e merece um post próprio. Mas  há um tutorial (em inglês) muito bom no Flyertalk de como usar o site da ANA para isso. Serve inclusive para buscas de disponibilidade de assentos para emissão de passagens em cias Star Alliance em geral.

 

Outras informações Importantes

No momento do check in, deve-se informar ao atendente que você tem um SAUA associado a sua reserva.

O acúmulo de milhas será feito de acordo com a classe original da passagem e não a do upgrade.

Em caso de necessidade de cancelar o upgrade ou alterá-lo, esse processo deve ser feito diretamente com a cia que opera o vôo e não mais com a Tam.

 

Vale a Pena Usar Esses Pontos Para Emissão de um Star Alliance Upgrade Award?

Essa é uma resposta difícil e vai depender muito do trecho que se quer utilizar esses pontos. Acho que pode ser uma opção sim em segmentos longos (Europa/Ásia, EUA/Ásia ou Oceania) ou em segmentos onde o preço da tarifa executiva é alta devido a demanda intensa do turismo de negócios.

Se for usar, vale a pena pesquisar qual cia aérea oferece o melhor serviço na classe que se quer voar para poder fazer valer mais ainda esse upgrade.

Como o uso dos pontos do Fidelidade para voar para fora da América do Sul anda complicado, o uso desse tipo de prêmio que não depende tanto da Tam pode ser uma opção e de quebra você ainda pode experimentar outras cias Star Alliance e comparar os serviços.

Mas antes de pensar em comprar uma passagem nas classes que permitem upgrade, faça uma busca pelas tarifas promocionais na Executiva da rota que você quer voar. Algumas vezes, pagando um pouco mais, consegue-se voar na Executiva em todos os seguimentos e ainda ganhar mais pontos ao invés de gastá-los.

 

Eu tenho zero experiência na emissão desses prêmios. E você leitor, já teve alguma experiência? Como foi? Para você valeu a pena? Deixe seu relato na caixa de comentários. Nós agradecemos!

 

Tags: , ,

Category: Cias Aéreas, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (43)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Thyago Portela disse:

    Rodrigo… mesmo não sendo este o tópico específico, deixo uma info.

    A TAM está com tarifa promocional para operadora hj.

    Comprei JPA/CGH GRU/JPA por R$ 448,00. Antes estava por quase 700,00. Período do show do U2.

    Não consegue visualizar pelo site.

    Fica a dica

  2. Valdir disse:

    Acho um tanto complexa esta estratégia.

    mais fácil é emitir o trecho fidelidade na hora do vôo.

    a TAM está permitindo isto, com um número de pontos bem camarada.

    se quiser voar amanhã trecho GRU-JFK em first uso só 60K milhas.

    e eu que achei que as passagens prêmio desta categoria estavam extintas, com a necessidade de emissões a partir de 280K por trecho.

  3. LUIZ FILIPE LISKA disse:

    Pra quem mora em RECIFE e quer comprar muamba no Paraguai tem uma(01) passagem no SMILES REC/FOZ/REC ida 23/03 volta 29/03 com 10 mil milhas ida e volta,
    Um abraço do FOFOOOOOOOOOOOOOOOOO

  4. LUIZ FILIPE LISKA disse:

    DICA pros MINEIROS: tem passagem com 7 mil milhas no smiles EZE/CNF 29/03 tem 08 lugares e 30/03 tem 01 lugar, Um abraço do FOFOOOOOOOOOOOO

  5. EDSON SIEG disse:

    Essas tarifas Y são sempre muito, muito caras, em seguida vem o trabalho p upgrade, tô fora!Melhor comprar logo na executiva e utilizar as milhas não utilizadas no up grade + as acumuladas e conhecer outros lugares. É claro, q isso é muito pessoal, mas a classe executiva quebra o galho muito bem numa viagem internacional longa, mas a econômica tb não mata (ou quase eheehe)!
    Acho q no final das contas, o melhor é peneirar uma daquelas promoções com valores entre 2999 e 3500 dólares , na EXEC da TAP ou da LUFTHANSA, AIR FRANCE como eles fazem às vezes e boa viagem.

  6. LUIZ FILIPE LISKA disse:

    ALERTA, outro topico o site booking.com reserva de hoteis, mesmo vc fazendo o
    cancelamento da reserva com antecedencia eles estão enviando a cobrança para o
    seu cartão de credito, olho vivo, um Abraço do FOFOOOOOOOOOOOOOO

  7. Bruno disse:

    gostaria de ter informaçoes sobre os programas da bmi airlines e jet airways como e` o regulamento e validade das milhas e se as milhas sao revalidadas a cada voo muito de ja agradeço .

  8. Leonardo disse:

    Pessoal,

    Se eu tenho 10.000 milhas em um programa de uma cia Star Alliance eu posso aproveitar a emissão com milhas reduzidas da TAM emitindo pelo programa onde tenho esses pontos ou não? Mesmo que a TAM faça promoção terei de gastar as milhas conforme a tabela da cia onde tenho pontos?

    Grato

    Leonardo

  9. Rodrigo Purisch disse:

    Leo,

    Sim.

    Não existe programa Star Alliance de milhas. Existem programas independentes com regras próprias e que se associam entorno da Star Alliance.

    Isso ficou bem claro quando a Varig estava prestes a falir e a Star deixou claro que as milhas Smiles eram um problema do Smiles/Varig e seus associados e não da Star Alliance.

    Assim as milhas não se comunicam entre os programas e sempre tem que seguir as regras de onde foram acumuladas.

  10. Leonardo disse:

    Obrigado Rodrigo!

  11. Pessoal , segue a preciosa dica do Celso como acompanhar a disponibilidade de assentos na aliança Star Alliance.

    http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=23&t=969

    Eu acho que alguém já comentou algo sobre essa possibilidade no site da cia. japonesa ANA, mas vai aí um reforço. Peço a autorização do Rodrigo para a divulgação da dica, será uma ferramenta importante para quem deseja efetuar uma ligação para a emissão de bilhetes prêmios, tanto no Fidelidade Tam, quanto no Victoria da TAP.

    att.

  12. Rodrigo Purisch disse:

    Wilian,

    No próprio corpo do texto acima tem um link do FlyerTalk falando sobre o portal da ANA.

  13. André T. disse:

    Pretendo fazer o voo GIG-LIS pela Tap em maio e, como pretendia queimar meus 25.000 pontos no Tam Fidelidade o mais rápido possível (pois não quero esperar a TAM sair da Star Alliance), fui atrás de verificar a disponibilidade de upgrade para o trecho no site da ANA.
    Como explica o tutorial citado no texto, é necessário, antes, fazer inscrição no ANA Mileage Club.
    Assim, depois de ter me inscrito no programa, entrei na página da ANA que contém a ferramenta de busca e… surpresa! A pesquisa de disponibilidade para voos de cias da Star Alliance não estava habilitada. Explicação ao fim da página: “The Partner Flight Award search function is only available for passengers who have a certain level of mileage”… Enfim, fiquei a ver navios!
    Se alguém souber outra forma de verificar a disponibilidade, será muito útil.

  14. André,

    Ou vocÊ não fez seguiu as instruções corretas, ou os japoneses perceberam que muitas pessoas se inscreveram apenas para verificar a disponibilidade e inseriram esse dispositivo “de que é preciso ter um certo n de milhas para a verificação”. Ué, os nossos japoneses não são melhores do que eles!?

  15. André T. disse:

    Tentei fazer a pesquisa de novo, e dessa vez, segui o passo-a-passo que está neste link http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=23&t=969, e que inclusive já apareceu em outro comentário. Existe um macete, que é fazer a pesquisa como se fosse para voo da própria ANA, indicando um trecho e data qualquer, e aí, numa janela seguinte, aparece a opção para procura de voos da rede star alliance. No meu caso deu certo, ou melhor, deu errado, porque descobri que não há bilhetes-prêmio na executiva nas datas que eu gostaria para o trecho GIG-LIS, sendo assim, também não há a possibilidade de upgrade.

  16. Marcelo disse:

    Faz um bom tempo que desisti dos upgrades pela SAUA
    Simplismente, nao consigo.
    Acredito que alguns colegas aqui já tiveram êxito, mas nao recomendo a ninguém que perca tempo com isso, a nao ser que nao absolutamente mais nada para fazer com seus pontos e precioso tempo.

  17. Francisco disse:

    Rodrigo, segui as recomendações do post e consegui localizar os upgrades nas companhias que desejo… obrigado pela dica! Agora vou começar o martírio para tentar efetivamente marcá-los junto à Tam…

    Vc ou algum leitor do blog saberia me informar se eu consigo utilizar a minha pontuação do programa TAM fidelidade para realizar o Upgrade da Star Alliance para terceiros? Ou seja, além do upgrade da minha passagem em um companhia parceira, eu poderia utilizar a minha pontuação para beneficiar as pessoas que irão viajar comigo?

    Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.