Milhas Aéreas: Não se Deixe Embriagar, Aprecie com Moderação

1 de setembro de 2006 | Por | 93 Comentários More

As milhas voadas ou adquiridas via cartões de crédito são ferramentas para a aquisição de uma nova passagem no futuro, com custo reduzido. Custo reduzido? Sim, você pagou por elas! Além disso, as taxas e impostos não são cobertos pelas milhas.

Ao adquirir uma passagem, não se esqueça que geralmente haverá tarifas mais baixas que não permitem o acúmulo de milhas. Olha que se você adquirir uma passagem super promocional, sem acúmulo de milhas, poderá sentar-se ao lado de alguém que tenha comprado a mesma passagem com poucas restrições, mas que pagou até o dobro que você.

Se você viaja muito ou tem uma possibilidade de que isso ocorra num futuro próximo, vale a pena acumular milhas. O seu acúmulo pode levar a status superiores no programa de fidelidade escolhido  que por sua vez  pode lhe dar alguns ganhos extras, como multiplicação das milhas acumuladas em um vôo, aumento na franquia de peso ou um volume a mais de malas, acesso a salas vip (interessante já que agora temos de chegar cerca de 3 horas antes do vôo) ou acesso a assentos com maior espaço para as pernas, como os da United Economic Plus (faz diferença após umas 6 horas de vôo).

Mas cuidado, não encare suas milhas como depósitos de longo prazo em uma conta bancária. O ideal é usar as milhas o mais rápido possível. No correr dos anos, a cia na qual você acumula as tão suadas milhas pode passar por dificuldades financeiras, cortar parcerias ou rotas que te levavam àquele destino desejado ou mesmo alterar o número de milhas (geralmente para pior) necessárias para determinada passagem prêmio.

Exemplos: A antiga Varig! Ela deixou sem dormir muitos de seus associados ao Smiles durante seu processo de recuperação judicial, cortou várias rotas como a do Japão, onde era preciso de apenas 90.000 milhas e permitia uma parada nos EUA. Posteriormente passaram a ser necessárias 110.000 milhas para chegar ao Japão com cias da Star Alliance, sem direito a parada intermediária. Essas 20.000 milhas eram suficientes para te levar a Buenos Aires, Manaus, Caracas etc….Depois nem a possibilidade de emitir uma passagem para o Japão o Smiles passou a ter…

Outra forma de aumentar seu acúmulo de milhas é centralizar no seu cartão de crédito todos os pagamentos onde ele é aceito sem acréscimo no preço pago. Da padaria à revisão do carro. No final de um ano, pode-se ter uma surpresa. Além disso alguns cartões “dão” milhas bônus na aquisição e pagamento da primeira anuidade (tinha cartão que dava até 7.500 milhas).

Quer ter uma idéia de quantas milhas você pode ganhar em uma determinada rota? Visite MileMaker!

Você encontra muito mais sobre milhas e programas de milhagem aqui! Temos ainda um bê-a-bá sobre programas de milhagem para quem está começando a se interessar pela arte de acumular milhas.

Tags:

Category: Cartões de Crédito, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (93)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. SILVIA disse:

    Oiê, moçada…………..sou eu novamente…..só que agora não vou reclamar como antes,agora quero passar uma grande dica.Como já é sabido(acima eu relatei) fiquei 3 meses garimpando uma volta para o Brasil, ou seja uma esmola da Tam, por pontos ,saindo de São Francisco .Eu já tinha uma volta (cheia de conexões) e não a queria, lógico.E meu dia se resumia assim:além de tudo que tinha para fazer eu tinha que arranjar 2 a 3 horários por dia para falar com a Tam para tentar trocar minha passagem e eles diziam que era muito difícil…….. mas, no domingo (19/12) consegui alguma coisa voltando de Miami(obs: eu estaria em São Francisco).Embora não fosse algo bom eu topei e resolvi ir em Congonhas para reemitir a passagem.
    Minha surpresa;
    tudo que não podia pelo call center , lá, podia……….lá tinha ótimas opções e foi assim que consegui, com insistência e muita simpatia (necessária neste caso)trocar minha passagem, voando de lá , quase que direto ,para São Paulo.Era o vôo que eu sonhava e consegui e se eu quisesse mais , tinha……MEUS AMIGOS…….é possível sim viajar legal por pontos , tem que ter muita paciência e ser persistente.Minha dica é :ANTES DO CALL CENTER,VÁ ATÉ UMA LOJA DA TAM ,NÃO TAM VIAGENS E SIM DIRETO NOS BALCÕES DE AEROPORTO.Se tiverem sorte como eu tive e claro , tenho certeza que terão, o objetivo será alcançado.
    ABRAÇOS para todos e um ótimo natal e feliz ano novo para nosso”chefe” RODRIGO e claro ,para todos vcs…muita paz e muita saúde.
    SILVIA

  2. SILVIA disse:

    ah…….esqueci…..importante;
    até a UNITED …confirmava imediatamente……….não precisava das 12 horas.como eles falam…………..

  3. Gabriel Dias disse:

    A minha dica é: use um programa de fidelidade onde você não tenha dor de cabeça e o valorize como cliente.

  4. SILVIA disse:

    Gabriel
    qual vc aconselha?

  5. Gabriel Dias disse:

    Brasileiro? Smiles.
    Americano? AAdvantage.

  6. Pablo disse:

    gente, como faço pra receber as novidades do blog no meu e-mail ??

  7. Rodrigo Purisch disse:

    No topo a esquerda tem um link. É só clicar e colocar seu email. Depois vai receber um email para confirmar que você realmente quer receber as atualizações por email e pronto.

  8. Eliane disse:

    Ola, gostaria de saber se alguem sabe uma coisa: quero emitir uma passagem para Londres em janeiro. So q possuo 60.000 milhas. Minha ideia seria emitir um trecho e comprar outro. Minha pergunta eh, vou pagar o valor de um trecho ou nao vale a pena? Pois um trecho custa 2800,00 e ida e volta o mesmo valor. Ou seja, se comprarmos apenas um trecho de ida vc paga o mesmo valor de ida e volta. Alguem ja fez isso? Pois passagens internacionais nao e possivel emitir apenas ida e sempre com a volta.

  9. Não sei em qual programa de fidelidade você possui, mas você pode emitir primeiro o bilhete prêmio para o seu retorno de londres, pode ser até em executiva.

    Depois vá até uma agência e compre o bilhete de ida mais barato possível na classe econômica e compre outro para o retorno na classe tarifária I (ou aquela que possue 100% de ressarcimento em caso de cancelamento). Depois você cancela apenas o bilhete comprado e utilize o bilhete prêmio. Você nao perderá dinheiro e usará as suas milhas. Aprendi essa dica com o Celso, moderador do Falando de Viagem.

    Att.

  10. Outra coisa interessante, leio o blog há 2 anos e nunca , eu disse NUNCA alguém comentou que tenha emitido bilhetes prêmios com a KLM da Holanda! q pasa?

  11. jabes fernandes da silva disse:

    Eu pretendo adiquirir da aviação aerea AA duas passagens para EUA em julho 2011,como faço para agora,ao adiquirir as mesmas e já usufruir de milhas para posterores viagens?

  12. Rodrigo Purisch disse:

    Você só efetivamente acumula as milhas depois de voar. Não é o pagamento que dá direto as milhas e sim o vôo em si.

  13. charles disse:

    fui viajar em dezembro mas não me escrevi para receber as milhas, posso me cadastrar após a viajem e receber retroativo os retrospectivos pontos????

  14. Rodrigo Purisch disse:

    A não ser que tenha sido na British e outras poucas cias, isso não e possível.
    Smiles e Fidelidade não permitem.

  15. Igor Scotelaro disse:

    Oi! Tenho 30000milhas, e gostaria de ir para os EUA em janeiro de 2012! Tenho que trocar minhas milhas pela passagem com antecedencia? Pq ate dezembro posso conseguir as restantes( EUA 50000 milhas) , o que vc me sugere? obrigado

  16. Carlos disse:

    Este foi o único local que achei para divulgar uma ação da American Airlines.

    No dia 8 de Março o vôo 905, de Miami para o Rio, atrasou por 10 horas.

    Nos deram a indicação de passar a noite num Holliday Inn perto do aeroporto, cum vouchers para hospedagem, jantar (US$20) e café da manhã (US$10).

    Foi péssimo esperar quase uma hora pelo shuttle do hotel, no aeroporto e, claro, o voucher de jantar custeou apenas uns 60% do valor dos sandubas que compramos no hotel.

    Como deveríamos estar às 6:30h no aeroporto, dormimos bem pouco.

    Na manhã seguinte, o Starbucks consumiu o voucher restante.

    Mas ontem recebo, via e-mail, uma notificação da American que estariam creditando 20.000 milhas como pedido de desculpas pelo inconveniente.

    Tudo considerando, mesmo tendo que voar durante o dia, desculpas aceitas.
    .

  17. Gabriel Dias disse:

    Já ganhei milhas diversas vezes por atrasos de voo. A American Airlines não tem os melhores aviões, mas no geral costuma tratar bem os clientes e tem o melhor programa de fidelidade ao meu ver.

  18. nelson disse:

    A American Airline não tem o melhor programa de milhagem. Perdi 38 mil milhas, ano passado (2010), porque simplesmente mesmo com praticamente 1 ano de atencedencia não consegui reserva de voo usando milhas. Mesmo 330 dias antes, é impossivel achar vaga para voo…Então do que adianta ter milhas se não é possivel viajar ??? e olha que era voo vagabundo, ou miami ou orlando. Nem LOs angeles foi possivel. A desculpa é sempre a mesma…não existe disponibilidade !!!
    A LAN AIRLINES É OUTRA. Exemplo: voo para bariloche usando milhas nem pensar !!! mesmo tendo rota para lá. Que seja usando o mesmo programa da LAN como usando os programas da TAM e AA…a mesma desculpa….sem disponibilidade e nem 330 dias de atencedencia !!!!

  19. Gabriel Dias disse:

    Nelson,
    Acho estranha sua afirmação. Acho que você foi o primeiro que li escrevendo aqui que não consegue emitir. Eu garanto que é fácil a emissão. Emiti diversas passagens nos últimos anos. Você não pode julgar a empresa apenas com uma única experiência.
    O AAdvantage funciona de maneira clara e respeita os clientes.

  20. nelson disse:

    Sou socios há anos, acho que desde 1998. Sempre tive problemas com AA. Viajavam LAN e TAM e colocava no programa da AA. Foi o meu erro, talvez tivesse sido melhor que deixar na TAM e usar localmente, já que a o programa da LANPASS é muito ruim, pede mais milhas que as outras empresas. Tentei em novembro de 2010 para voar em abril de 2011 para miami…sem nenhum sucesso. E todos os anos acontece a mesma coisa, tanto é que parei de viajar de AA por causa do programa de milhagem. Ter milhas para voar executivo não é a minha praia, eu até prefiro voar na “cozinha” para tentar deitar. Tentei outro voo´s e nada e minhas milhas foram para o espaço, porque eu só tinha até 2010 para usar…AA is too bad….paciencia, junto as milhares de ticket perdidos da VASP.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.