Multiplus: Tam Pretende fazer IPO
Tam deve lançar ações do seu novo programa de fidelidade, o Multiplus, dessa forma abrindo o seu capital.. Para o associado muda quase nada a princÃpio.
Essa é mais um demonstração que milhas, ou melhor, programas de fidelidade dão um bom lucro as cias aéreas. Fica mais claro ainda que alguém paga por esse lucro.
Sou da corrente que não acredita que milhas são prêmios, são sim direitos acumulados a prestações e que são pagos por nós consumidores diretamente ou indiretamente.
Pena que até hoje alguns magistrados ainda caiam na história das cias aéreas de que as milhas/pontos são prêmios sem qualquer lastro financeiro…
Category: NotÃcias
Rodrigo,
talvez minha pergunta seja um pouco repetitiva. Mas já li tantas informações que não consigo encontrar qual informação é a mais correta.
Quando será a entrada oficial da TAM na Star Aliance? Será possÃvel emitir passagens com milhas do fidelidade TAM em outras cias do grupo a partir de março?
Obrigada por tirar essa dúvida.
Feliz Natal
Natalie
Natalie,
A entrada da TAM na Star Alliance é Março/2010. A partir desse mês, você conseguirá emitir seus bilhetes para uso em cias parceiras.
Rodrigo,
Discordo do seu ponto de vista (direito adquirido em passagens grátis,´após compra de bilhetes.
As empresas de ônibus oferecem esse benefÃcio? Se é um direito adquirido, deveriam oferecer, correto?!
Outra coisa: por que pagamos seguro de carro se os impostos que pagamos são, entre outras coisas, pagos para garantir o direito de ir e vir e até mesmo a segurança pública.
Você anda com carro sem seguro porque paga impostos e tem direito adquirido à segurança?
Acho que vale repensar….
Att
Rodrigo
Caro Rodrigo, bom dia!
Neste trecho da sua matéria você colo a seguinte frase: “Sou da corrente que não acredita que milhas são prêmios, são sim direitos acumulados a prestações e que são pagos por nós consumidores diretamente ou indiretamente”.
O que direito acumulado?
No caso de um convênio médico nós pagamos um plano de saúde com a expectativa que o plano cubra as nossas necessidades e no decorrer do tempo o plano cada vez mais fica mais caro e não temos nenhum retorno…cade o direito acumulado????
Creio que o senhor deve rever seus conceitos!!!
Att.
F.F.
Fernando,
No caso de um plano de saúde, você compra um serviço que pode ou não usar. No caso de um seguro de saúde, você paga um valor pelo risco de poder usar de acordo com seu perfil.
No caso das milhas ou pontos, você acumula créditos (direitos) a prestações. Isso fica mais claro quando se acompanha um balanço de uma cia aérea: lá as milhas distribuÃdas e não usadas pelos associados são encaradas como dinheiro a pagar pela cia aérea (uma dÃvida)… No caso do plano de saúde, quando você não usa (queira Deus que você não precise) entra como lucro.
Fernando,
No caso de um plano de saúde, você compra um serviço que pode ou não usar. No caso de um seguro de saúde, você paga um valor pelo risco de poder usar de acordo com seu perfil.
No caso das milhas ou pontos, você acumula créditos (direitos) a prestações. Isso fica mais claro quando se acompanha um balanço de uma cia aérea: lá as milhas distribuÃdas e não usadas pelos associados são encaradas como dinheiro a pagar pela cia aérea (uma dÃvida)… No caso do plano de saúde, quando você não usa (queira Deus que você não precise) entra como lucro.
Rodrigo,
A partir do momento em que a cia cria um programa de fidelidade por vontade própria visando incentivar a compra de seus produtos em que se baseia no acúmulo de pontos/milhas que possibilitem a emissão de uma outra passagem (ela te promete algo em torca da sua fidelidade), ela então te oferece créditos a cada compra que podem ser usados para “pagar”por uma passagem.
Qualquer cia que fizer o mesmo, então permite acúmulo de créditos (direitos) a prestação. Sobre seguros, falei mais abaixo. O balanço financeiros das cias aéreas deixa bem claro como as cias encaram (financeiramente) as milhas. Na justiça, contam outra história aos magistrados…..